terça-feira, 10 de dezembro de 2019

COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO LULINHA, FILHO DO BOM LADRÃO...


A Lava Jato revelou nesta terça-feira (10) que parte do dinheiro para a compra do sítio de Atibaia (SP) teria vindo de um esquema envolvendo repasses suspeitos de mais de R$ 132 milhões da empresa de telefonia Oi/Telemar para o grupo de empresas Gamecorp/Gol, cujos donos são Fábio Luis Lula da Silva (o Lulinha), filho do ex-presidente Lula; Fernando Bittar, Kalil Bittar e Jonas Suassuna. Bittar e Suassuna são os “donos oficiais” do sítio, pelo qual Lula foi condenado pela Lava Jato. A investigação envolvendo Lulinha faz parte da 69ª fase da operação Lava Jato, deflagrada nesta terça.

O procurador da Lava Jato Roberson Pozzobon afirmou que o que está em apuração são as evidências de que o sítio de Atibaia pode ter sido obtidos por Fernando Bittar e Jonas Suassuna com dinheiro repassado pela Oi. A empresa de telefonia, por sua vez, é investigada por supostamente sido beneficiado pelo governo federal na gestão de Lula.

Segundo a investigação, o grupo Gamecorp/Gol era contratado pela Oi/Telemar para prestar diversos serviços, mas não tinha mão de obra ou ativos necessários para realizar os trabalhos – uma evidência de que era um contrato de fachada para simular a legalidade dos pagamentos, que na verdade seriam propina.

Os procuradores acreditam ainda que a PJA Empreendimentos, uma das empresas do grupo Gamecorp/Gol, teria aportado recursos para Suassuna e Bittar comprarem o sítio. As contas deles seriam “irrigadas” com dinheiro do grupo Gamecorp/Gol, que por sua vez recebiam dinheiro da Oi/Telemar. Foram encontrados planilhas e e-mails que indicariam as transações.

“Foram cerca de R$ 132 milhões repassados pelo grupo Oi/Telemar para o grupo Gamecorp/Gol. Algumas empresas do grupo Gamecorp/Gol receberam quase que exclusivamente [recursos] do grupo Oi. A gente consegue, em virtude dessas circunstâncias, rastrear o dinheiro entre repasses do grupo Oi, o meio do caminho pelo grupo Gamecorp/Gol e o aporte final de uma parte dos valores para a aquisição do sítio”, disse Pozzobon.

Em uma das planilhas investigadas, a PJA constava como prestadora de serviços de assessoria jurídica. Porém, a empresa de Lulinha não tem esse tipo de atividade. Um pagamento efetuado em abril de 2009, na conta do Jonas Suassuna, teria sido feito imediatamente antes de ele comprar o sítio, disse o procurador.

As investigações mostram que o esquema teria funcionado entre 2004 e 2016. Mais de 50% dos valores recebidos pelo grupo Gamecorp/Gol vinha de pagamentos efetuados pela Oi/Telemar. Por não possuir condições de realizar os serviços para os quais eram contratados, a Gamecorp usava terceirizados. De acordo com os procuradores da Lava Jato, a Oi contratou a empresa justamente porque o filho de Lula era um dos sócios.


APARTAMENTO PARA FILHO DE LULA - O procurador Roberson Pozzobon afirma que uma operação parecida com a do sítio de Atibaia ocorreu com um apartamento em São Paulo. Jonas Suassuna, sócio de Lulinha, teria adquirido o imóvel investogado por R$ 3 milhões. O contrato foi assinado em 10 de setembro de 2009 – mesmo período da aquisição do sítio. Quem escolheu a planta do imóvel teria sido o filho de Lula, em agosto daquele ano, segundo e-mail analisado durante as investigações.

Todas as reformas no imóvel custaram R$ 1,6 milhão, pagos por Suassuna. Ele alega ter locado o apartamento para Lulinha por R$ 15 mil. Mas os valores mensais de aluguel na região onde fica o apartamento é de R$ 40 mil. Além disso, era para terem sido realizados 28 pagamentos de aluguel, mas só foram feitos 13. “É algo muito semelhante ao que aconteceu no sítio de Atibaia”, disse Pozzobon.


COMPETÊNCIA DA LAVA JATO EM CURITIBA  PARA INVESTIGAR O CASO


O procurador Roberson Pozzobon afirmou nesta terça-feira (10) que, como a investigação sobre o sítio de Atibaia era de responsabilidade da Lava Jato, naturalmente a competência da apuração desse caso é de Curitiba. E ele explicou que o caso tem conexão com o esquema de corrupção na Petrobras – cuja investigação é de responsabilidade da força-tarefa de Curitiba.

Além dos contratos das empresas PPR e Rede com Petrobras, que mantiveram contratos e relações suspeitas com o grupo Gamecorp/Gol. As ações ligadas à Petrobras são de responsabilidade da

Os primeiros repasses para a Gamecorp/Gol, quando ela ainda era embrionária, foram feitos pelo grupo Oi em 2006, em três repasses no mesmo valor de R$ 415.937,47. Antes disso, em dezembro de 2005, duas agências de comunicação – PPR Profissionais de Publicidade Reunidos e a Rede Interamericana de Comunicação S.A. – fizeram juntas dois repasses ao grupo Gamecorp/Gol que, somados, davam exatamente o mesmo valor repassado pela Oi: R$ 415.937,47.

Isso chamou a atenção da Lava Jato. “Ou seja, o que se verifica aqui é que a PPR Publicidade e a Rede Interamericana pagavam a Gamecorp um determinado valor e esse valor foi o mesmo que continuou a ser pago pela Oi logo na sequência”, disse Pozzobon.

Os repasses se tornaram “interessantes” para a Lava Jato quando os investigadores se depararam com informações durante busca e apreensão em imóveis de Otávio de Azevedo, que era membro do conselho dessas empresas de comunicações e presidente da Andrade Gutierrez Telecom – na época uma das maiores acionistas da Telemar, que mais tarde se tornou o grupo Oi/Telemar. O grupo Andrade Gutierrez, por sua vez, participou do esquema de corrupção na Petrobras.

A Lava Jato encontrou, num dos e-mails recebidos por Otávio de Azevedo, uma planilha com gastos da Oi/Telemar na qual constava a rubrica “conta da presidência da Oi/Telemar”. Entre os registros presentes na planilha, havia anotações de pagamento para a Gamecorp no valor R$ 985 mil (em setembro de 2009) e para PJA no valor R$ 900 mil (em abril de 2009).

O que foi considerado anormal nesses gastos foi a descrição do motivo do pagamento: “assessoria jurídica”, serviço que tanto a Gamecorp, quanto a PJA não prestam. De acordo com a Lava Jato, isso indica que havia pagamentos que não se davam pela causa por eles declarada.

A PPR Publicidade e a Rede Interamericana também teriam participado do esquema ao receber R$ 39 milhões da Andrade Gutierrez e do grupo Oi/Telemar, entre setembro de 2008 e novembro 2009. Ambas realizaram transações com o lobista Adir Assad ao repassarem R$ 25 milhões para empresas dele, sem prestar serviços. E, segundo o procurador Roberson Pozzobon, também mantiveram contrato com a Petrobras no valor de R$ 1,1 bilhão.

De acordo com os procuradores da Lava Jato, em um e-mail aprendido com Otávio Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez, havia uma minuta de decreto para outorgas de serviços de telecomunicações. Essa outorgas teriam sido facilitadas pelo decreto nº 6654, de 2008, editado pelo então presidente Lula. Nas palavras do procurador Athayde Ribeiro Costa, seria “um jogo de cartas marcadas”. Além disso, Lula também teria nomeado dois conselheiros na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para facilitar o esquema.

OPERAÇÃO MAPA DA MINA - Batizada de Mapa da Mina, a nova fase é um desdobramento da 24ª fase realizada pela Lava Jato em 2016, chamada de Aletheia. A operação ficou conhecida por levar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a depor na Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A expressão “mapa da mina” foi encontrada em slides durante a investigação, possivelmente numa referência às verbas que o grupo Gamecorp/Gol recebia. A Polícia Federal ainda investiga para saber exatamente o que a expressão significa para o esquema. - Fonte: Gazeta do Povo. -

DEPOIS DO PAPAI, AGORA ESTÃO MASSACRANDO O FILHINHO...


NA VIDA LUXUOSA DE LULINHA ELE QUERIA EVITAR FOFOCAS DE PORTEIROS E VIZINHOS


Para tentar evitar a fofoca dos porteiros e vizinhos sobre a vida de luxo que ostentava, Fábio Luís Lula da Silva chegou a pedir aos sócios, Jonas Suassuna e Kalil Bittar, que colocassem as contas do imóvel que morava em nome da Gol, uma das firmas da Gamecorp. Num e-mail enviado em novembro de 2007, Lulinha comunica a “Kaka” e “titio Jonas” que fechou o aluguel por R$ 7 mil, mas que “achava muito ruim tudo ao apartamento ficar em meu nome”. “Não é nada demais, mesmo porque eu atualmente tenho condições de arcar com os custos do mesmo, mas quando as contas começam a chegar em meu nome, em menos de uma semana os porteiros se comunicam, que contam para as empregadas, que contam para os vizinhos, que estudam em frente, que contam para deus e o mundo, ou seja, vai ser um inferno, como aconteceu aonde estou morando”, escreveu.  TITIO JONAS, CLARO, CONCORDOU...


PROPINA DA OI/TELEMAR FOI USADA NA COMPRA DO SÍTIO DE LULA EM ATIBAIA


Os pagamentos de R$132 milhões da empresa de Oi/Telemar ao grupo de Fábio Luís da Silva, entre 2004 a 2016, foram usados na compra do sítio do ex-presidente em Atibaia (SP), segundo indicam investigações da Lava Jato, que deflagrou nesta segunda-feira (10) sua 69ª fase, denominada de Operação Mapa da Mina. Em novembro, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) condenou Lula por corrupção e lavagem de dinheiro relativas a esse sítio e ainda aumentou a pena na primeira instância (12 anos e 11 meses de prisão) para 17 anos e 1 mês. Ficha-suja e impedido de disputar eleições, Lula segue solto até fim dos recursos -ele também está condenado no caso do tríplex de Guarujá. No caso do sítio, segundo a Justiça, Lula recebeu vantagens indevidas das empreiteiras Odebrecht e OAS em troca de favorecimento em contratos da Petrobras. Segundo a sentença da Justiça, as reformas e benfeitorias realizadas pelas construtoras no sítio configuraram a prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.,

Lulinha, Suassuna e Bittar tratavam propina como “verba política”


A Polícia Federal (PF) realiza nesta terça-feira, dia 10, mais uma fase da Operação Lava-Jato. São cumpridos 47 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal. A PF e o Ministério Público Federal (MPF) investigam pagamentos suspeitos de R$ 132 milhões da Oi para empresas do filho do ex-presidente Lula, Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha.
Essa é a 69ª fase da Operação Lava-Jato e foi batizada de “Mapa da Mina”, um desdobramento da 24ª fase, que levou o ex-presidente Lula para depoimento . De acordo com o Ministério Público Federal, tais pagamentos foram realizados sem justificativa econômica plausível enquanto o grupo Oi/Telemar foi beneficiado por diversos atos praticados pelo Governo Federal.
SEM COTAÇÃO – Contratos e notas fiscais colhidas pela operação, além da quebra de sigilo bancário e fiscal que demonstrariam que as empresas do grupo Oi/Telemar contrataram as empresas de Lulinha sem cotação de preços e com pagamentos acima dos valores contratados e praticados no mercado, bem como teriam realizado pagamentos por serviços não executados.
“Entre 2005 e 2016 o grupo Oi/Telemar foi responsável por 74% dos recebimentos da  Gamecorp”, afirma o MPF, citando uma das empresas de Lulinha. Fabio Luis Lula da Silva é sócio de Fernando Bittar , Kalil Bittar e Jonas Suassuna em pelo menos nove empresas.
ATIBAIA – Fernando Bittar e Jonas Suassuna também aparecem como proprietários do sítio de Atibaia, que levou à condenação do ex-presidente Lula a 17 anos, um mês e dez dias de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
De acordo com a Lava-Jato, as evidências apontam que os serviços contratados pelo grupo econômico foram contratados em patamares ínfimos ou sequer foram prestados. “O montante dos repasses apurado até o momento chega a R$ 193 milhões, ocorridos entre 2005 e 2016”, afirma a Polícia Federal.
PAGAMENTOS  – Segundo o MPF, o grupo Oi/Telemar teria sido beneficiado pelo Governo Federal em algumas decisões políticas e administrativas. Além dos pagamentos para empresas ligadas ao filho do ex-presidente Lula, a Lava-Jato também apura pagamentos para a RT Serviços Especializados, empresa que teria sido utilziada para o custeio de despesas do ex-ministro José Dirceu.
Além da Oi, os investigadores também apuram indícios de irregularidades da empresa Vivo. Dados bancários indicam o pagamento de R$ 40 milhões de uma das empresas do grupo. A operação foi batizada de “Mapa da Mina”, em razão de um arquivo eletrônico de apresentação financeira interno da empresa encontrado durante a deflagração da 24ª fase da Operação.
TRANSPARÊNCIA – Os mandados expedidos pela 13ª Vara Federal, em Curitiba, estão sendo cumpridos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em nota, a Oi diz que “atua de forma transparente e tem prestado todas as informações e esclarecimentos que vêm sendo solicitados pelas autoridades, assegurando total e plena colaboração com as autoridades competentes”.

GRETA GARBO, A DAMA DAS CAMÉLIAS


Por Altamir Pinheiro

Há mais de 80 anos estreava nos cinemas do mundo inteiro o clássico de 1936, A Dama das Camélias, protagonizados pelo casal Greta Garbo e Robert Taylor. No auge de sua beleza e talento(aos 31 anos de idade), Greta Garbo interpretaria Marguerite  e Robert Taylor(aos 27 anos) personifica o plebeu Armand. A Dama das Camélias é um filme que você vê, revê e não se cansa. Seja pela interpretação do elenco e os cenários bem recriados, a aura do romantismo, os figurinos,  como também   a  exuberante  atuação de Garbo ou sua simples presença... O próprio diretor do filme ficou  chocado ou pasmo  com a leveza do toque dela - a frieza, a perversidade com que interpretava a sua personagem. Na história da cinematografia mundial, Greta Garbo tornou-se  um  tipo de estrela, daquela  que nunca se apaga.

Na versão em preto & branco a  estonteante
Greta Garbo interpreta uma simples cortesã(Marguerite Gautier), que  é uma mulher ambiciosa, fútil, caprichosa, vive num ambiente de colegas a quem chama de seus únicos amigos. Ela vive do dinheiro de homens. Todos se vestem muito bem, o ambiente é de festas, as mulheres não leem e mal sabem escrever. Ao encontrar o amor ela o evita porque é interesseira e pródiga, gasta mais do que pode, tem dívidas e não para de contrair novas. Quando por fim resolve aceitar o amor, condições sociais lhe são imposta de modo que se vê moralmente obrigada a deixá-lo. Então cai em desgraça, fica doente e tudo perde o sentido.


Nesta adaptação do famoso romance de Alexandre Dumas Filho, a radiante GARBO  parece que veio de outro planeta. Ela tem uma estranheza que faz com que até os momentos mais exageradamente sentimentais dessa história funcionem. Ela tem um ar enigmático, mas mostra perfeita e sutilmente todas as indecisões e dilemas da personagem. Ela é alma e coração desse grande melodrama ao  desempenhar o papel de  uma prostituta francesa na Paris do século 19. Se apaixona por um jovem estudante, filho de uma família aristocrática, mas sua má reputação não favorece o affair e ela termina por morrer de tuberculose. O mundo inteiro derramou lágrimas com esse estrondoso sucesso, que valeu para ela mais um prêmio do Círculo de Críticos de Cinema de Nova Iorque, além de ser o seu filme favorito.

Sueca naturalizada norte-americana, possivelmente tudo já foi dito sobre esta estrela de rosto perfeito. Do cinema mudo passou para o falado, sem sofrer qualquer arranhão em sua trajetória, muito pelo contrário, valorizando ainda mais o status de Rainha de Hollywood. O ar andrógino e gélido solidificou a fama, conquistando um lugar único na Sétima Arte. O que fez dela uma figura tão especial – possivelmente o ícone mais duradouro das telas – foi o seu rosto. Insondável e curiosamente duro, prestava-se a todas as leituras, levando-a ao estrelato. Com seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das atrizes mais fascinantes de sempre, eleita pelo AMERICAN FILM INSTITUTE (AFI) como a quinta maior lenda da história do cinema.

Mais uma vez nos socorremos do conhecimento do bom cinéfilo e pesquisador Antonio Nahud para falar sobre a divina e maravilhosa GARBO. No auge da fama, ela recebia, e jamais leu, quinze mil cartas de fãs por semana, muitas delas pornográficas. Em 1941, aos 36 anos, inesperadamente, abandonou o cinema e durante os seguintes 50 anos tentou que o mundo a esquecesse, numa reclusão voluntária. Foi uma tarefa impossível: considerada a mulher mais bonita do nosso planeta, GRETA GARBO era prisioneira de seu próprio mito. Durante seu retiro, poucos amigos tiveram acesso a sua intimidade. Nos tempos de glória, o visual sofisticado, com sobrancelhas e pálpebras marcadas a lápis e pó de arroz bem claro, era imitado por milhares de admiradoras.

Em 18 de setembro de 1905, em Estocolmo, na Suécia, nascia num dos mais miseráveis bairros operários da capital sueca, Greta Lovisa Gustafsson, a caçula de três filhos. Soberana nas telas em seus vestidos sofisticados, na vida real a deusa era simples, inclusive muitas vezes esnobada porque se vestia mal.  Em um dos seus maiores triunfos, Grande Hotel de 1932, fala a famosa frase que a marcou pelo resto de sua vida: “I want to be alone” (Desejo ficar só). O que realmente aconteceu em 1941, depois de “Duas Vezes Meu”, retirando-se da carreira artística e nunca mais aparecendo publicamente. Contestando essa frase mítica, numa de suas raras entrevistas, GARBO declarou que “Nunca disse “Desejo ficar só”. Eu apenas disse “Quero ser deixada em paz”. Existe uma grande diferença”.

Indicada quatro vezes ao Oscar de Melhor atriz (“Anna Christie”, “Romance”, “A Dama das Camélias” e “Ninotchka”), jamais chegou a ganhá-lo, o que para ela tinha pouca importância. Em 1954 recebeu um Oscar Especial pelo conjunto da obra. Como era de se esperar, não compareceu à cerimônia para receber a estatueta, cabendo a Nancy Kelly receber o prêmio por ela.  Em 1953, comprou  um apartamento com sete quartos em Nova Iorque, na Rua 52, nº 450, com vista para o East River, onde passou o resto da vida. A moradia era luxuosamente decorada, com móveis do século XVIII e obras de arte, mas sem qualquer fotografia ou jarro de flores. Ocasionalmente era vista caminhando pelas ruas com roupas simplórias e enormes óculos de sol, sempre evitando a todo custo olhares curiosos, paparazzis e chamar qualquer tipo de atenção. Um dos seus prazeres secretos era escolher um estranho nas ruas e segui-lo discretamente durante horas.

De personalidade forte, entre a luz e as trevas. Era possessiva, narcisista e sofria longos períodos de depressão. Complexa e excêntrica, solitária e majestosa, construiu sua carreira sem escândalos, com firmeza e elegância. Belíssima, altiva, distante, glacial, enigmática, irônica, culta e com senso de humor: entre o encanto ambíguo e a sensualidade, a indiferença e a androginia. Sonhava em desempenhar papéis masculinos – Dorian Gray, Hamlet e São Francisco de Assis – e lutou por isso, mas a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) considerava tal pretensão absurda. Ela não gostava do seu primeiro nome, GRETA, e não respondia quando era chamada por ele. Sim, essa aí foi Greta Garbo...

A pesquisadora de teatro e cinema  Danielle Crepaldi nos descreve  a maestria com que Hollywood tomou a desajeitada mocinha sueca e transformou-a na sinopse da sedução e do mistério é digna de nota. A imagem da mulher inatingível que Greta mantinha na imprensa, ao fugir das câmeras, viajar e hospedar-se sob pseudônimos e se recusar a dar entrevistas, encontrava seu eco nas personagens que desempenhava. Greta Garbo, a bela, esquiva, sedutora e andrógina Miss Garbo, que raramente era premiada com o amor de seus pares românticos ao final de seus filmes, e que, curiosamente (ou não), viveu, durante toda sua existência, uma vida amorosa complicada e dúbia.

há algo de sádico que circunda a criação de Greta Garbo e de tantos outros astros e estrelas fabricados pela indústria cinematográfica, especialmente aqueles encarregados de tipos exóticos. Esta grande atriz, de uma intensidade dramática ímpar, temia envelhecer e, assim, perder aquilo que mantinha em pé sua imagem de deusa, imagem sem a qual a Hollywood daqueles tempos supunha não poder viver. No entanto, infelizmente sua maturidade como atriz chegou juntamente com o desgaste do tipo que lhe foi criado, e ela se viu obrigada a abandonar as telas aos 36 anos.

Greta viveu mais quase 50 anos, todos eles para negar o “EU” que seus filmes lhe imprimiram. Essa fotografia, logo abaixo,  é a prova disso. Aliás,  a  última fotografia de Greta Garbo  do ano de 1990. Aí está ela, aos 84 anos, flagrada antes da última visita que faria ao hospital, de onde não mais sairia. Em 15 de abril de 1990 morreu em Nova York, Greta Lovisa Gustafsson, a "ESFINGE SUECA" que se aposentou do mundo do cinema com apenas 36 anos, quando era a atriz mais bem paga de Hollywood, para fugir de uma vida pública que, segundo muitos, sempre a aborreceu.


A seguir, clic no endereço abaixo  para assistir na íntegra ao filme A Dama das Camélias. 




segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

A DUPLA AL PACINO E ROBERT DE NIRO COM CARA DE ÓSCAR PARA 2020



Por Altamir Pinheiro

Há quem diga, eu também digo, que a fita  O IRLANDÊS que já está na provedora global de filmes NETFLIX e foi lançado este final de ano(outubro de 2019) nos principais cinemas do país,  tem tudo pra ser um grande concorrente ao Oscar de filme do ano. Embora seja sobre uma temática nada palatável pra bancada do júri aclamar em razão de muita violência. O filme se caracteriza pela união de  excelentes atores como  Al Pacino de  79 anos de idade,  Robert De Niro 76 anos e Joe Pesci também  76, tendo à frente  esse  diretor fenomenal que é Martin Scorsese, quando recentemente completou   77 anos de idade. Quem assistiu a trilogia do   Poderoso Chefão (diretor Copolla) os amantes da Sétima Arte vão amar,  entender e bater palmas de pé pra essa obra prima de Scorsese.  Essa é uma trinca de ases de Hollywood que não se reúne à toa não... Então pode esperar que O Irlandês  é  um filme classe A. Na verdade, quando se trata de filme sobre MÁFIA, Scorcese é petróleo e o resto é derivado. E pra variar, Al Pacino  e Robert De Niro roubaram  as cenas.


Por mim, O Irlandês levaria  a maioria das  estatuetas de 2020. Agora, de uma coisa estejamos certos, dificilmente tirarão o Oscar de melhor coadjuvante do Joe Pesci. Talvez não seja  a melhor obra do Scorsese nem as melhores atuações de De Niro, Pacino ou Joe Pesci, mas está à altura dos pontos altos de todos eles. Parece ser, mais uma vez,  a última obra prima definitiva do diretor. Já descambando pros  80 anos e naquela que provavelmente será sua derradeira  parceria com De Niro e Al Pacino. Pecado mortal desse filme foi não ter escolhido uma excelente  trilha sonora  e/ou uma música tema para o filme para o deixar mais épico ainda.  Já pensou, se o maestro italiano Ennio Morricone tivesse sido convidado!!! Mesmo assim, o brasileiro não tem o que reclamar, pois na trilha sonora tem uma versão maravilhosa  do músico   Waldir Azevedo. Gente, aos 22 minutos de filme ouve-se o   chorinho delicioso, sabe-se lá  com  Waldir Azevedo ou  Altamiro Carrilho,  na cena que entram 2 mafiosos na barbearia ao som instrumental da música DELICADO(que parece muito com brasileirinho),  além de um deleite é prazeroso ouvir o som do cavaquinho.


Para os níveis de filmes originais da provedora Netflix os críticos revelam que  O Irlandês é uma obra de arte. São mais de 3 horas que passam rápido, final triste e melancólico que mostra uma faceta interessante da vida de um mafioso. Scorsese explora, com louvor, a natureza do mafioso. O mafioso que luta, sobretudo, para existir, criar seus filhos e encarar a solidão e o peso de suas escolhas. Isso, sem contar as atuações do Deus Pacino, do Gênio De Niro e do Incrível Pesci. É preciso ter fôlego para acompanhar a história do mafioso Frank Sheeran (De Niro), o irlandês que dá título à história. É maravilhoso rever Joe Pesci atuando. Quanto a  De Niro e Al Pacino estão excepcionais. Não só eles. Todos os atores fazem um excelente trabalho.  E sem contar  que, ver esses monstros sagrados  juntos é o máximo. De forma geral, a fita é muito boa. Só ficou um pouco estranho o excelente  De Niro fazendo cena agressiva com o rosto rejuvenescido num corpo velho....


O estudioso em filmes quando se referem a mafiosos, Anderson Gomes, nos relata que o trio já citado é composto de atores históricos do cinema americano, todos os três marcantes por filmes de máfia agora se encontram e protagonizam uma atuação que vai além do "MUITO BOM".  Três ótimos atores que enfrentam os problemas de seus personagens com afinco, sutileza e explosão, e até vivem seus dramas em suas vidas reais, o medo do esquecimento, os dramas familiares, são atuações profundas de três gênios que aparentemente haviam deixado sua genialidade no século passado voltam e se provam novamente, é lindo ver três ícones de filmes de máfia atuando tão bem, De Niro, Al Pacino e Joe Pesci merecem uma indicação ao Oscar, De Niro fazendo um personagem frio e contido, porém o mais expressivo, Al Pacino fazendo um clássico personagem explosivo e manipulador, muito comum em sua filmografia porém que sempre funciona, e aqui temos muito mais profundidade do que apenas gritaria, e Joe Pesci, para mim, o melhor do filme fazendo um personagem contido, muito profundo e extremamente ameaçador. Diz o cinéfilo Anderson.


Além da dificuldade desse elenco se juntar, ambos estufam o peito com seu trabalho. “Tivemos a sorte de estarmos disponíveis para filmar”, admitem De Niro e Pacino perante os jornalistas que os entrevistaram. O Irlandês sofreu incontáveis atrasos durante anos, causados pelo seu orçamento –enorme para um filme de Scorsese– de 175 milhões de dólares (cerca de 730 milhões de reais), necessário para rejuvenescer digitalmente os rostos dos protagonistas. No caso do papel desempenhado  por De Niro, vai desde seus 24 anos, quando se tornou um assassino impiedoso na Segunda Guerra Mundial, até os 83, quando morreu. O filme é um verdadeiro rejuvenescimento digital. O Irlandês também reflete sobre o envelhecimento. Daí, a pergunta dos repórteres: Como ambos lidam com isso? De Niro: “É a vida!”. Pacino: “Estamos tão mal assim?”.


No campo da pessoalidade, Alfredo James Pacino nasceu em Nova Iorque em  25 de abril de 1940. De ascendência italiana, o seu pai era da cidade de Corleone na Sicília.   Foi o primeiro na história do Oscar a ser indicado no mesmo ano nas categorias de melhor ator e melhor ator coadjuvante; trabalhou  com Robert De Niro em quatro oportunidades; como ATOR COADJUVANTE foi indicado 7 vezes ao Oscar não levando nenhuma vez a estatueta; seu único Oscar que ganhou como ator foi com o filme Perfume de Mulher de 1992, no filme ele faz o papel de um cego com uma estupenda interpretação; ele  é considerado um dos atores mais injustiçado de Hollywood no que diz respeito a prêmios que deixou de receber da academia de Artes e Ciências Cinematográficas.  Al Pacino  é  um dos poucos astros hollywoodianos que nunca se casou(apesar de ter 3 filhos). Como também  um dos poucos atores de Hollywood quase oitentão que continua um coroa enxuto e relativamente  bem conservado.


No tocante ao ator Robert De Niro, ele possui atuações monstruosas em O Poderoso Chefão - Parte II, Taxi Driver, Touro Indomável,  Cabo do Medo, Era Uma Vez na América  e outras diversas atuações ótimas, é sem sombra de dúvidas um dos melhores atores de todos os tempos. Sem sombra de dúvida é um dos atores prediletos de quaisquer cinéfilos, mas podem reparar que ele sempre tem a mesma postura e trejeitos, parece não possuir técnicas apuradas de dramaturgia. Sempre com os mesmos olhares e reações diante das situações apresentadas nos filmes. Mesmo assim é uma lenda no cinema atual. Apesar de estar muito longe de ser um AL Pacino, este sim é o maior de todos!!!  Foi reconhecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que lhe concedeu dois Oscar. O primeiro como ator coadjuvante, ao interpretar o jovem Vito Corleone em O Poderoso Chefão 2, e o segundo como ator principal por Touro Indomável. Recebeu ainda outras quatro indicações, todas como melhor ator, por Taxi Driver, O Franco Atirador (1978), Tempo de Despertar (1990) e Cabo do Medo (1991).


Em se tratando da  temporada de premiação do Oscar(2020) parece ser o ano do filme   O Irlandês. O filme de Martin Scorsese foi nomeado o filme do ano pela ASSOCIAÇÃO DE CRÍTICOS DE NOVA YORK, um dos termômetros de previsão para o Oscar. A honra vem um dia depois de o filme ganhar a mesma nomeação pela National Board of Review. Além de melhor filme, Joe Pesci levou o prêmio de melhor ator coadjuvante por sua interpretação. Vamos aguardar quantas estatuetas O IRLANDÊS vai abocanhar. Apesar de violento, no frigir dos ovos, a mensagem que o filme deixa para o telespectador é a dolorosa solidão no final da vida de cada um dos gângsteres. 











sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

VEREADORA DE GARANHUNS COBRA INSTALAÇÃO DE INTERNET, SERVIÇO DE WI FI E TOMADAS USB PARA CELULARES NAS LINHAS DE ÔNIBUS DA CIDADE

A ESFORÇADA VEREADORA ANDRÉA NUNES LADEADA PELO SEU DINÂMICO CHEFE DE GABINETE ALMIR

Por Altamir Pinheiro

Não é à toa que Andréa Nunes consagrou-se como a vereadora REVELAÇÃO do ano de 2019  na Câmara Municipal de Garanhuns, por  ela ter uma visão privilegiada e ser uma autêntica futurista que acompanha a modernização das linhas de ônibus nas capitais brasileiras como também que serviço é prestado aos passageiros das capitais europeias e nas principais cidades norte-americanas e do Canadá  nos transportes de massa daquelas civilizações que estão muito mais adiantado de que nós no que diz respeito ao advento da Internet e das redes sociais como um todo. Em algumas áreas metropolitanas do Brasil, hoje, grande parte das empresas de ônibus estão aderindo uma modalidade digital que amplia a satisfação de seus clientes e, através da visionária vereadora, Garanhuns pode vir a se inserir nesse contexto por meio de um moderno processo tecnológico em razão de sua cobrança as empresas prestadora de serviço à população.


O feliz ponto de vista da vereadora traz em seu bojo uma boa maneira de toda uma população que depende da rede de transporte de  coletivos  da cidade em  se manter conectada à internet no caminho de ida e volta ao trabalho e ainda chegar em casa  com o celular totalmente carregado.  A ideia tem uma função social tão brilhante por parte da parlamentar que, quando houver uma necessidade extrema e urgente na situação em que o passageiro esteja sem crédito no seu aparelho de telefone celular é só usufruir do WI FI interno do ônibus e fazer sua devida ligação  avisando em casa ou  a sua empresa onde trabalha se por acaso acontecer alguma emergência ou algum  problema inesperado em seu respectivo trajeto. É bom que se frise que o acesso gratuito à internet e instalação de tomadas USB não representa qualquer custo para o município ou para o usuário do transporte coletivo e nem pode ser incluída nos reajustes anuais das passagens.


Já foi apresentado o requerimento na Câmara que teve uma aprovação por unanimidade e as  conversações  que a vereadora Andréa Nunes pretende  estabelecer  com o chefe do executivo municipal e os proprietários das empresas de coletivos que rodam na cidade  é  informá-los desse novo  "CONCEITO DE MODERNIZAÇÃO" que deve  ser introduzido por lei municipal e as negociações em relação ao custo e viabilidade da implantação destas tomadas, a vereadora diz que a tecnologia tende a ser barateada com o decorrer dos anos e que as concessionárias poderão arcar os custos por meio de publicidade.


Diante de tudo isso, o que se vê é a determinação da ideia bem apresentada pela vereadora que tem tudo para ser muito bem sucedida, pois depende da boa vontade de ambas as partes. A instalação de pontos de energia elétrica para o carregamento de celulares e outros dispositivos móveis na frota de ônibus de Garanhuns   pode se tornar obrigatório através de  Projeto de Lei. Andréa Nunes tem muita esperança que o prefeito vista esta camisa, arregace as mangas e venha apoiar esse brilhante  e oportuno requerimento apresentado pela vereadora que usou de suas atribuições como representante do povo com  a intenção de modernizar a frota de ônibus da cidade, com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB e outros itens que se fazem necessários.



A bem da verdade, empresa que se preza acredita piamente que, no mundo dos negócios, só  será  bem-sucedida se conseguir satisfazer seus clientes. Pensando nisso, todas as empresas de ônibus de Garanhuns deve atender a  oportuna  sugestão e cobrança da competente e  atuante vereadora ANDRÉA NUNES no que diz respeito a instalação de INTERNET, serviço de WI FI e tomadas USB para celulares dos usuários das linhas de ônibus que vai  atender com toda a comodidade de Garanhuns que faz uso do transporte coletivo para seu deslocamento.   DE PARABÉNS A VEREADORA ANDRÉA NUNES PELA BRILHANTE INICIATIVA, NOTA MIL!!!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

O CATASTRÓFICO NAUFRÁGIO DO TITANIC: SALVE-SE QUEM PUDER!!!


Por Altamir Pinheiro


O longa-metragem mais amado e  aclamado do mundo foi escrito e dirigido por     James Cameron(o visionário diretor de “Avatar”) e teve como protagonistas Leonardo DiCaprio (Jack) que na época, 1997, tinha apenas 23 anos e sua namorada Kate Winstel (Rose), 22. A trama é de um artista pobre e uma jovem rica que se conhecem num Cruzeiro Londres/Nova Iorque e se apaixonam. Titanic é um filme trágico, um drama onde se mistura o romance, que serve de fio condutor à tragédia, e a ação, em que os excessos de efeitos especiais ocupam o lugar de honra. Baseado em fatos reais, retrata o desastre marítimo, ocorrido no início do século XX(1912), que deixou marcas profundas na história da navegação universal.  O maior transatlântico de todos os tempos, considerado o mais seguro,  surpreendentemente, afundou nos mares do Atlântico Norte após, à noite,  bater num ICEBERG.  1.500 pessoas morreram e quase  800 salvaram-se. Entre as que escaparam,  90% foram  mulheres e crianças. As mortes tanto se deram por afogamentos como também por hipotermia causada pelas águas geladas do oceano. Neste texto faça a viagem,  apaixone-se e viva o Titanic, no bom sentido, claro!!! 
 

Símbolo sagrado  da ousadia humana, orgulho da engenharia náutica, colosso de 269 metros de comprimento e 46 mil toneladas, obra-prima de 7,5 milhões de dólares foi o custo  na época,  TITANIC, tido como indestrutível pelos mais insuspeitos especialistas, naufragou em sua viagem inaugural. Desde a tragédia, O TITANIC apareceu em todos os meios de comunicação de massa do século 20 - livros, canções, peças teatrais, filmes, e até minisséries.   Sua imagem se tornou um símbolo da cultura popular desde quando desapareceu nas águas gélidas do Atlântico Norte. Das primeiras manchetes as primeiras fitas, tornou-se parte da nossa consciência coletiva, e uma história reinventada no cinema de várias formas, do melodrama a propaganda política, de lendas de coragem a atos de sacrifício por amor.


Até então, 1996,  foi o 1º filme na história do cinema a ultrapassar a barreira do um bilhão de dólares arrecadados apenas nas bilheterias. O filme permaneceu na lista das 10 maiores bilheterias da semana, nos Estados Unidos, por quase seis meses.  O filme Titanic custou mais do que o navio em si. A construção do navio, que ocorreu entre 1910 e 1912, custou US$ 7,5 milhões, que corrigidos para valores de 1997 ficariam em torno de US$ 150 milhões. Por sua vez, a produção cinematográfica foi orçada em US$ 200 milhões, que à época fazia da obra a mais cara de todos os tempos. A 20th Century Fox precisou construir um estúdio novo para comportar a equipe de filmagem de Titanic e a réplica do navio, que tinha quase a mesma escala do original e que não cabia em nenhuma outra propriedade da empresa. A companhia comprou 15 hectares de terra no litoral sul do México, onde construiu um tanque com mais de 60 milhões de litros d’água. 


Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção e mais
nove estatuetas. Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Direção. Usou o malfadado navio como pano de fundo para uma história de amor épica. Seu orçamento de 200 milhões de dólares foi um dos maiores de toda a história do cinema. Lotou os cinemas do mundo todo, transformando DiCaprio e Winslet em estrelas. O  trágico e inesperado naufrágio fez com que, na telona, surgisse uma dezena de versões, mas os dois melhores são TITANIC  de 1997 e  SOMENTE DEUS POR TESTEMUNHA DE 1958, outro muito bom é O DESTINO DO POSEIDON de 1972. O interessante em tudo isso é saber que,  o primeiro filme a ser produzido sobre a tragédia data do mesmo ano, 1912, e ainda mais interessante que a atriz protagonista é uma das reais sobreviventes. O primeiro filme sobre o naufrágio, “Salva do Titanic”, foi realizado ainda no cinema mudo, em 1912, seguido do alemão “Na Noite e no Gelo”, lançado no mesmo ano. Outros apenas se inspiraram no famoso naufrágio, como  Atlantis DE 1913 -,  Atlantic DE 1929 -, A História Começou a Noite  DE 1937 -,  O Grande Naufrágio  de  1960 -, O Destino do Poseidon  de   1972 -, e o  Dramático Reencontro do Poseidon  de 1979.



O episódio trouxe curiosidades bastante  peculiares como por exemplo e também por  ironia do destino havia um treinamento de emergência marcado com os passageiros para a mesma data em que o navio afundou, mas o capitão por algum motivo resolveu cancelar. Se o treinamento agendado realmente tivesse acontecido, provavelmente mais pessoas teriam sido salvas;  posteriormente foi constatado que,  muitos dos barcos salva-vidas não estavam com a sua capacidade máxima de pessoas a bordo. Se estivessem, seria possível salvar 53% dos passageiros, mas apenas 32% deles sobreviveram;  outro fato bastante hilariante ou homérico aconteceu com um dos rapazes que trabalhava na cozinha do navio (Charles Joughin),  que conseguiu sobreviver na água por duas horas em temperaturas abaixo de zero porque tinha bebido muito whisky antes do naufrágio, o que manteve seu corpo aquecido tempo suficiente para o resgate.


Crenças à parte, há quem diga que, o naufrágio do Titanic foi castigo divino em razão do proprietário do navio Bruce Ismay,  e Thomas Andrews, o projetista, tenham usado  a famosa e infame declaração que ainda  hoje é lembrada como a culpa da tragédia. Eis a frase arrogante que alegam ter sido proferida:  “NEM DEUS PODE AFUNDAR O TITANIC”. No entanto, o momento não é baseado em qualquer fato ou pessoa verídica, mas sim na crença não confirmada de que a frase tenha sido usada na época. Conforme a fonte destinodosnavios,  o  que se sabe é que  a revista ''The Shipbuilder'' em 1911 (um ano antes do naufrágio), se referindo à segurança dos novos navios, publicou apenas a seguinte declaração sobre os dois navios que estavam sendo fabricados, o  Olympic e o Titanic: ''NA MEDIDA DO QUE É POSSÍVEL CONCEBER, ESTES DOIS MARAVILHOSOS NAVIOS SÃO PROJETADOS PARA SEREM INAFUNDÁVEIS''.  No entanto, apesar de muitos reveses sobre as informações, a famosa frase jamais foi utilizada com a palavra “DEUS” envolvida.



terça-feira, 3 de dezembro de 2019

JOHN WAYNE: O HERÓI DAS PLANÍCIES E PENHASCOS DO OESTE AMERICANO

 

Por Altamir Pinheiro

Cavalgando no seu alazão  puro de  origem pelas  vastas  planícies e enormes penhascos, montanhas e desfiladeiros   do Oeste Cinematográfico,  o PAPA do FAROESTE se tornou uma lenda imortal. O curioso na vida pessoal  desse astro é que o seu nome de batismo é MARION (nome afeminado ou feminino)  que na sua meninice  foi motivo de gozação por parte dos garotos do seu tope ou idade. Quem diria que o maior cowboy do cinema mundial, símbolo do machismo e virilidade, tinha em seu nome da eucaristia do sacramento e do registro de nascimento  um nome de mulher?

A Trajetória de Wayne se confunde com a
própria história do cinema americano, já que iniciou sua carreira em 1927. Ganhou um apelido tão logo ingressou na Meca do cinema, Hollywood, a alcunha de “Duke”. O grandalhão Duke em  sua vida pessoal,  também tinha suas preferências. Com acentuada atração por mulheres latinas, John Wayne foi casado com duas mexicanas: JOSEPHINE SAENZ (33/44) de quem teve os filhos Melinda, Michael (que se tornou produtor) e Patrick (ator) e ESPERANZA BAUER (46/53). Em 1954 casou-se com a peruana PILAR PALETTE, que lhe deu os filhos Aissa, Marisa e Ethan (nome de seu personagem em Rastros de ódio), e terminou em divórcio em 1973.


Entre tantos, os dois maiores pesquisadores e estudiosos, aqui no Brasil, da biografia de John Wayne são Paulo Telles e Darci Fonseca – Outro muito bom é o  pernambucano de Caruaru Joaílton -  O carioca Telles, em suas pesquisas e seus escritos nos informa que, “Se medirmos a grandeza dos astros pelo número de pessoas que vai assistir aos seus filmes, Wayne talvez possa ser considerado o maior astro de cinema em todos os tempos. Na verdade, recuando a 1932 e verificando, daí em diante, o produto das bilheterias de todos os filmes produzidos no mundo, vamos perceber logo que ele é a maior atração do Cinema sonoro, tendo alcançado o estrelato e ficado entre os dez maiores sucessos de cada ano, a partir de 1949 até 1974”.

Já o paulista Darci Fonseca nos confirma que, “Em 1958 John Wayne se considerava (e era considerado) um homem rico e tinha muitas razões para isso. A partir de 1949 o Duke(como era apelidado) esteve sempre na lista dos dez atores cujos filmes mais arrecadavam nas bilheterias, tendo encabeçado essa lista nos anos de 1950, 1951 e 1954, sendo o segundo em 1956 e 1957 e terceiro em 1952, 1953 e 1955. WAYNE COBRAVA 500 MIL DÓLARES POR FILME e ainda recebia porcentagem pelo lucro dos mesmos, isto além de produzir muitos filmes com a sua produtora independente”. A partir da década de 1960 John Wayne não era mais uma grande atração de bilheteria, haja vista  que sua saúde  não ia nada bem e era impossível esconder dos jornalistas que em seus últimos filmes ele atuava com a desagradável companhia de um cilindro de oxigênio para compensar sua dificuldade respiratória, além de um batalhão de dublês...

Seu grande bilhete de sorte foi quando conheceu o diretor John Ford que acabou sendo um de seus maiores amigos e exerceria uma grande influência em sua vida artística. Em 1939, acontece a grande chance de sua carreira: NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS “Stagecoach”, considerado um dos maiores clássicos do Western. A princípio, os produtores relutaram em aceitar um principiante saído de faroestinhos baratos e de orçamento duvidoso para o papel célebre de Ringo Kid. Mas John Ford decidiu que já havia dado o papel a Wayne e que jamais voltaria atrás. Já O Homem que Matou o Facínora do ano de 1962 fez com que os dois se separassem. Um dos maiores clássicos do Western que tinha um elenco formado por John Wayne, James Stewart, Lee Marvin e o negão Woody Strode. O Homem que Matou o Facínora registrou o último filme da parceria Wayne/Ford.

Para além da figura do americano duro e vigoroso,  John Wayne é considerado um dos atores mais conservadores e reacionários da história de Hollywood. Ele  protagonizou heróis imbatíveis em dezenas de filmes, pretendendo simbolizar a característica típica de um norte-americano vigoroso, duro e rápido no gatilho. Fora das telas, Wayne se tornou conhecido por suas visões políticas reacionárias, pois era um REPUBLICANO convicto. Produziu, dirigiu e atuou em “O Álamo” (1960) e “Os Boinas Verdes” (1968), com recursos próprios,  ambos refletindo suas inclinações nacionalistas e conservadoras. O roteiro  da Guerra do Vietnã deste último alimentou a fúria dos opositores a essa intervenção militar estadunidense, que realizaram vários protestos contra a exibição do filme.

Há uma grande confusão, por parte de muitos críticos, entre as interpretações de Wayne no Cinema, como um grande individualista, bem como as posições políticas e reacionárias do homem, como republicano de direita, onde realmente ele se opunha a qualquer atitude mais liberal. Por incrível que possa parecer, o maior inimigo que teve em vida não foi no cinema, e sim, na vida real, e começou a caçá-lo em 1964. Era o Câncer.  Em 1964, Wayne foi obrigado a tirar um pulmão. Ele morreu de câncer do pulmão (fumava seis maços de cigarros por dia) em 1979  aos  72 anos de idade. Precisamente  há  40 anos falecia o número um do faroeste mundial.

Em 1976, Wayne daria ao mundo sua maior performance num duelo de vida e morte, onde se despediu das telas e realizou sua derradeira fita, O Último Pistoleiro (The Shootist), dirigido por Don Siegel, com Lauren Bacall e Ron Howard (que se tornaria um grande cineasta como bem o conhecemos), no papel de um velho caubói morrendo de câncer mas ainda lutando para sobreviver. O roteiro, que tinha muito a ver com a própria vida do astro trazia a história de um velho e lendário pistoleiro que sofria de câncer e procurava um local onde pudesse morrer em paz. Mas não conseguia escapar de sua reputação. Este foi o último filme  em  vida  da fascinante carreira de John Wayne.

Independente de gostos partidários ou posições políticas que o Duke defendia,   mesmo nos anos 60/70, onde pareciam querer sepultar o faroeste, lá estava o nosso cowboy, mesmo doente, cansado, despedaçado, ali seguia ele, ereto em sua cela, brigando, disparando e ainda nos enchendo da alegria e prazer de vê-lo em ação. Assim era o velho, enfermo e cansado Wayne, Marion ou  Duke que, através de seu derradeiro filme do ano de 1976, O ÚLTIMO PISTOLEIRO, Wayne se despediu da vida com uma pistola na mão. Lamentavelmente,  o Duke nos abandonou para sempre em 1979. A vida nos privou de novidades do nosso grande herói do faroeste, mas nos legou o trabalho de toda sua vida em prol dessa modalidade de cinema: o filme faroeste de cowboy ou bang, bang!!!

E para encerrar, pode-se dizer que a marca John Wayne é tão espetacular que a espalhafatosa  cantora Lady Gaga estourou nas paradas de sucesso com o clipe de um dos seus  LP’s,  CD’s ou ÁLBUNS intitulado “John Wayne”. Curta as palhaçadas da POP STAR MUNDIAL...