terça-feira, 18 de agosto de 2020

O ECLÉTICO ATOR DE HOLYWOOD, RICHARD WIDMARK, JAMAIS RECEBEU UM OSCAR DA ACADEMIA

 

Por Altamir Pinheiro


Richard Widmark que morreu no ano de 2008 aos 93 anos de idade foi uma das figuras marcantes do cinema antigo e dos anos dourados de Hollywood. Em que pese ter sido um excelente ator jamais ganhou um prêmio da Academia. Widmark sempre foi uma pessoa discreta, porém um baita intelectual e professor de direito. iniciou no cinema quando já estava com 34 anos, idade considerada fora do padrão para quem começa  no mundo deslumbrado de  Hollywood.   O cinéfilo Paulo Telles o ver como um ator eclético que sabia desempenhar muito bem tanto vilões como heróis. Seu primeiro filme associado ao gênero Western aconteceu em 1949 que foi Céu Amarelo (Yellow Sky) com os ótimos Gregory Peck e John Russel. Este filme é dirigido por William A. Wellman e tem uma fotografia em preto e branco deslumbrante.


Sua estreia no cinema  deu-se com o filme "O Beijo da Morte", de Henry Hathaway, num papel que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, e o Globo de Ouro como Melhor Revelação Masculina.  Nesse filme, ele fazia o papel de um vilão sádico que entrou para a história do cinema pela risada cínica que antecedia os atos de violência, como o de empurrar uma paralítica do alto de uma escada, fato este que chamou a atenção do público devido à presença magnética do ator. No Brasil, quando o filme foi lançado, Widmark recebeu aqui o apelido de “RISADINHA”. Neste filme ele não foi laureado com o Oscar, mas ganhou o Globo de Ouro com o prêmio de Melhor Revelação Masculina. 


Foi no filme Punido pelo Próprio Sangue de 1956 que  traz o loiro ator pela primeira vez como o protagonista de um western, dirigido por um especialista, John Sturges. A Última Carroça,  também de 1956, talvez traga o mais heroico personagem feito por Widmark, COMANCHE TODD, um branco criado pelos índios e que termina se convertendo em herói para salvar alguns dos pioneiros dos peles vermelhas em pé de guerra e assumindo o comando da caravana. Um faroeste de categoria que só mesmo o primor de Delmer Daves pode conceber. Ação vibrante em belas paisagens e com uma moral: a história de um homem que descobre como, para viver condignamente, deve aprender a sofrer com as adversidades. Segundo o historiador de filmes faroestes Paulo Telles,  talvez, a maior interpretação de Richard Widmark dentro ou fora do gênero. 


Na minha concepção, um dos melhores filmes de western que teve a participação de Richard Widmark foi no lendário  MINHA VONTADE É A LEI de  1959. A película traz Widmark como um fora da lei regenerado,  que se cansa da vida de bandido e de andar com um bando liderados por um perverso chefe.  O bando promove arruaças em San Pablo e cometem crimes no vilarejo, levando os moradores a contratar um “domador de cidades”, o invicto pistoleiro Clay Blaisdell (Henry Fonda), que infunde respeito aos desordeiros, sempre trajado de negro e com suas pistolas de coldre dourado, além de acompanhado pelo seu capanga, o aleijado Morgan (Anthony Quinn).  Entretanto, Blaisdell é lúcido e sabe que os que o apoiam agora, mais tarde criticarão seus métodos quando a cidade estiver pacificada, e detendo o Poder, a população desejará sua partida. Não demora e isto vem a acontecer, quando o povoado nomeia Johnny Gannon para xerife, que conhecera Blaisdell em seu tempo de fora da lei. No elenco, as belas Dorothy Malone, interesse romântico de Gannon(Quinn), e Dolores Michaels, interesse romântico de Blaisdell(Fonda).


Para quem não sabe, Fora dos sets de filmagem, Widmark era um defensor dos direitos humanos e da preservação de patrimônios históricos em geral, sendo um liberal democrata na política. Mas em 1960, Widmark recebeu um convite de John Wayne para interpretar o lendário Jim Bowie, o aventureiro lutador de facas e inventor da faca Bowie no épico O Álamo (The Alamo), que reconstituiria o episódio da história da luta da independência do Texas, anterior a sua anexação aos Estados Unidos.  Antes, o papel havia sido oferecido pelo Duke a Charlton Heston, que se recusou a trabalhar na ocasião com Wayne, por ser um Republicano brutamontes. 


Ao trabalhar  no filme O ÀLAMO que teve a direção de John Wayne, Widmark, por profissionalismo, resolveu esquecer seu lado político, mesmo sabendo que o Duke era um radical republicano. Não nutria de grandes amores por Wayne, mas em 1960, Widmark estava sem projetos ou filmes a fazer, por isto aceitou o convite de trabalho, que seria uma superprodução. O encontro com os dois astros de pensamentos políticos diferentes rendeu boas histórias, e uma delas é que quando após a assinatura do contrato, foi publicado um anúncio com a foto do ator que interpretaria Jim Bowie e a frase "Welcome aboard, Dick" (bem-vindo a bordo, Dick).  Ao recepcionar Widmark em Brackettville, Wayne teve que ouvi-lo dizer na frente de todos os presentes: "Diga ao seu pessoal de publicidade que o meu nome é Richard!”, deixando claro que não queria nenhuma intimidade com John Wayne. Chocado, o Duke apenas respondeu: "Eu vou dizer sim, Richard", enfatizando o nome do já declarado inimigo. Entretanto, anos depois, Richard negou este fato, afirmando que todos os colegas o chamavam de Dick e que nunca se incomodou. O eclético ator Richard Widmark encerrou  sua carreira com o filme True Colors (1991), onde interpretou o papel de um senador.

https://www.youtube.com/watch?v=5WG5uSZQL98&list=RD5WG5uSZQL98&start_radio=1&t=869

 

 

JOE KIDD, UM ESTILO DIFERENCIADO DO COWBOY CLINT EASTWOOD


Por Altamir Pinheiro

Joe Kidd é uma  película filmada no ano de 1972, que de um certo modo   deixa a desejar por conta de seus poucos 88 minutos, além de que sua história poderia ser mais envolvente. Conta com um elenco de astros consagrados pelo cinema, como Clint Eastwood e até Robert Duvall; possui uma bela trilha sonora; um local de filmagem bem escolhido, porém a maior falha é a de que não souberam aproveitar muito bem todos esses importantes quesitos e fizeram com que o filme ficasse meio cansativo. O consagrado diretor John Sturges tinha de tudo em suas mãos para realizar um dos melhores westerns, inclusive dois grandes nomes do cinema (Clint Eastwood e Robert Duvall, ambos aparecendo em grandes trabalhos fora do filme). Infelizmente, John Sturges não soube trabalhar com o que tinha em que pese ser  um dos melhores diretores norte-americanos de filmes de faroeste, com absoluta certeza.


É interessante notar que, quando o filme   JOE KIDD  foi lançado, em 1972, Clint Eastwood já havia dirigido seu primeiro filme  Perversa Paixão, que é de 1971. No ano seguinte, 1973, dirigiria seu segundo filme, O Estranho Sem Nome em que interpreta um personagem bastante parecido com o dos filmes de Sergio Leone e com este Joe Kidd. É bom que se diga que Joe Kidd foi um dos últimos filmes de diretor John Sturges (1910-1992), um bom cineasta que realizou vários belos filmes. Fez westerns clássicos que arrebataram  plateias no mundo inteiro – A Fera do Forte Bravo(1953), Sem Lei e Sem Alma(1957), Duelo de Titãs(1959) e Sete Homens e um Destino (1960), além de ter dirigido   bons filmes de guerra e ação, como Fugindo do Inferno e Quando Explodem as Paixões(1959). E fez ainda um grande filme, um marco, sobre preconceito racial, Conspiração do Silêncio, com uma das grandes interpretações de Spencer Tracy. O grande Tracy fez com ele também uma ousada filmagem de O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway, em 1958.


A sinopse do filme  nos revela que  Joe Kidd(Clint Eastwood), um caçador de recompensas professional, está em sérios apuros: depois de causar muito tumulto em terras indígenas em um de suas missões, acabou sendo preso. Mas, depois de receber a proposta para lutar contra o revolucionário por nome de CHAMA, que tem causado sérios transtornos aos moradores, ele decide que precisa voltar ao trabalho de qualquer jeito. Quer dizer, durante a guerra dos EUA com o México, Joe Kidd um ex-caçador de recompensas, se envolve na disputa entre o líder mexicano Louis Chama e o dono de terras Frank Harlan. Toda história está voltada para um ex-caçador de recompensas que  ajuda de forma relutante um rico proprietário a perseguir um líder revolucionário mexicano. Há quem diga que Joe Kidd é  o filme mais fraco que Clint Eastwood já atuou.  


A trilha do Lalo Schifrin é muito bacana, mas o filme é razoável, Duvall chama mais atenção que Eastwood nessa atuação. Diga-se de passagem, Joe Kidd é um western mediano e cheio de clichês, como o malvadão que quer terras e o ''revolucionário'' que luta por uma ''causa'' e tudo mais ou mais alguma coisa. Na verdade, para quem assistiu ao filme  parece que faltou inspiração para todos nesse filme, está longe de ser das melhores obras do John Sturges e do Clint. Se isso fosse uma partida de futebol poderíamos afirmar que  os times só entraram em campo  para cumprir tabela. 


No filme Joe Kidd. a gente se  confronta com um Clint Eastwood um pouco diferenciado do que foi seu estilo até os dias de hoje. O Clint mudou até demais, largou o velho cowboy sem nome e misterioso para um sujeito dono de rancho. É curioso que dessa vez o nome dele foi o título do filme. Porém tem uma cena nele que  torna essa película inesquecível: usar um TREM para entrar no Saloon, pois isso aconteceu no final e foi o que   salvou todo o enredo.  Em suma é um filme até legal, mas não espere muito achando que o trio Sturges,  Eastwood e Duvall, os três  fizeram um filme digno de top 10 do western, pois é uma película mediana. 

https://www.dailymotion.com/video/x7n4rms


sábado, 15 de agosto de 2020

O BLOGUEIRO KLEBER CISNEIROS É UM FANFARRÃO E MATA DE VERGONHA A IMPRENSA DE GARANHUNS


Por Altamir Pinheiro


As atitudes desse blogueiro machista e perseguidor de mulher, Kleber Cisneiros,   parece mais gentalha de pontas de rua  que vive a cutucar a cicatriz da perseguição, de mexericos e das acusações infundadas e recheadas de safadezas e sem-vergonhice. A  imprensa de Garanhuns tem por obrigação  de considerar criminoso todo e qualquer incitamento à cafajestice e à perseguição que esse rapaz vem praticando a ilustres figuras de nossa sociedade, principalmente as mulheres. E o que é mais grave: Esse “representante da imprensa de Garanhuns”,  entre aspas, criou sua própria  liberdade de expressão que não tem limites, ao transformar tal liberdade em agressão barata,  perseguição fuleira e provocação descabida e fora do contexto.


Todo bom entendedor sabe muito bem que,  perseguição de boca (hoje, através das chamadas  LIVES), maledicência, fofoca e boatos de pessoas sem credibilidade alguma  afeta sensivelmente ou contamina o bom jornalismo interiorano que é praticado em nossa cidade. O único antidoto de comprovada eficiência é duvidar sempre de toda  informação de caráter político “PROPINEIRO”  propagado por gentinha que emporcalha o jornalismo de Garanhuns. Há quem diga que a perseguição obstinada e insistente não é artigo ou parágrafo do Código de Processo Penal, é um ato covarde praticado atropelando a Lei e a verdade, é fazer o mal por  “CAPRICHOS” e interesses pessoais sem amparo no código penal. Pessoas de bem em nossa cidade vêm sendo afetadas por essa moléstia de lives superficiais e esse crítico de botequim vem dando um show de distorção histórica no jornalismo interiorano.


Quando o blogueiro espalha aos quatro cantos de Garanhuns que sua família  está sendo ameaçada por alguns maloqueiros das redes sociais, demonstra ser esse tipo de blogueiro espalhafatoso  que parece mais com alguns pastores protestantes que portam uma espécie de máscara de homens da fé para ganhar os fiéis. É como esse blogueiro que usa a cara de sério, de carranca  para ludibriar os trouxas que julgam seguindo a aparência. Como perguntar não estupra, então lá vai: meu prezado, por que você não tornou público quando, há dois anos,  Altamir Pinheiro lhe procurou para informar que tinha um pistoleiro de aluguel na sua cola e, eu, fui quem evitou tamanha tragédia; você também não tornou público, quando a barra pesada de alguns elementos da Polícia Militar(os chamados banda podre) foi a sua casa e mandaram você calar a boca a respeito das denúncias infundadas que você vinha cometendo contra a atual Secretária de Saúde do Munícipio, hein? Por que calou? Calou por quê?!?!?!


Na verdade, você é um blogueiro chantagista, perseguidor de mulher, como você faz com a divorciada ANDRÉA NUNES. Você sabe que ela não tem marido, por isso usa dessa medida de intimidação ao chamado sexo frágil. Só que vai quebrar a cara!!! A sertaneja criadora de bode do Sertão Central de Salgueiro é uma tora de braúna em pessoa, destemida e não tem medo de cara feia e já decidiu: vai levá-lo às barras dos tribunais ou melhor seu machão de teclado ou lives, você vai ter um bate papo informal com a senhora Débora Bandeira,  lá na delegacia das mulheres e com certeza que a delegada Débora vai testa seu machismo e se você é mesmo cabra macho ou homem com H. Recomenda-se,  antecipadamente,  que você tome algumas doses cavalares dos remédios Imosec e Floratil, vista  fraldas geriátricas descartáveis ou então  leve um estoque de sabugo de milho  a tiracolo que o merdeiro lá vai dar no meio da canela...


DUDU DE CAPOEIRAS É FICHA SUJA E NÃO PODE SAIR CANDIDATO A PREFEITO


Por Altamir Pinheiro

Nessa sexta-feira(14), o presidente e vice-presidente do TCE-PE entregaram ao presidente do TRE-PE a lista negra com prefeitos e ex-prefeitos que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal nos últimos 8 anos e, desta lista, consta o nome em dois processos do Senhor Luiz Claudino de Souza do município de Capoeiras(PE). O ex-prefeito DUDU está enrolado em dois processos. O primeiro é o de nº 01190096-9 do exercício de 2010 e julgado em 25.03.2013 tendo sido REJEITADO pela Câmara municipal de Capoeiras; o mesmo aconteceu com o segundo do processo que tem o nº 01390089-4 do exercício de 2012 e julgado em 22.03.2016 que também foi rejeitado pela Câmara Municipal de Capoeiras.


Portanto, como se vê,  já são favas contadas. DUDU não poderá sair candidato a prefeito pelo município de Capoeiras, pois se ganhar não leva. Ou seja, não  toma posse. Agora, o TRE-PE vai aguardar o pedido de registro da candidatura do Sr. Luiz Claudino de Souza, para passa-lhe a guilhotina e  definir de uma vez por toda a sua INELEGIBILIDADE para o pleito do ano de 2020. Tudo isso é com  base na Lei da Ficha Limpa e caso DUDU teime em registrar sua candidatura a partir de 31 de agosto, juridicamente, vai ser na base ou através  de medidas paliativas, conhecidas por  LIMINARES, que lá na frente será impedido e guilhotinado impiedosamente  pela justiça eleitoral. Essa é a chamada candidatura que DUDU vai tentar empurrar com a barriga e seja lá o que Deus quiser, mas a verdade  é uma só:  no popular, DUDU É FICHA SUJA...


quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Dr. ULISSES PEREIRA foi leviano e fez uso da hipocrisia ao denegrir uma LIVE feita por nove pessoas, além de tentar manchar a reputação da honrada ex-vereadora ANDRÉA NUNES

Por Altamir Pinheiro

Em que pese ser um gentlemen no trato pessoal e gozar de alto prestígio perante à  sociedade local,   além de ser um especialista gabaritado no ramo da medicina, mesmo com todas essas credenciais curriculares no campo  moral e profissional que lhes favorece,  isso não lhe dá o direito de fazer uso imprudente de um fato legal, muito bem informado  e NÃO  desautorizado por quem de direito que foi a LIVE da  Balada Bus dos estudantes da COHAB II. Diante das circunstâncias ou das evidências    ora expostas, o que se pode dizer é que o Dr. Ulisses Pereira pisou na bola e pisou feio!!!


Ao informar nos potentes microfones da Rádio Marano de Garanhuns  que a BALADA TERIA SIDO MOVIDA A ÁLCOOL, no mínimo, Dr. Ulisses Pereira foi um inconsequente!!! A propósito, isso foi um tapa na cara em uma educadora da envergadura moral de ANDRÉA NUNES,  que por 8 anos foi diretora da Escola Simôa Gomes da COHAB II,  e, incansavelmente,  combateu com  veemência o uso de drogas   ilícitas ou mesmo lícitas  naquele ambiente educacional. Apurando o caso por outro ângulo e, o que se vê,   eleitoralmente falando,  um blogueiro, um radialista e um médico,  tentaram jogá-la na lata do lixo, porém, quebraram a cara!!!


Os três alcaguetes, o médico Ulisses Pereira, o radialista Gláucio Costa(deduz-se ou queira-se crer que inocentemente) e o blogueiro Kleber Cisneiros, propositalmente, deram uma de João-Sem-Braço e  “esqueceram”  de informar a opinião pública que,  preventivamente  foram tomadas por parte da responsável pelo bonito e tradicional  evento todas as medidas sanitárias exigidas pela OMS e Ministério da Saúde do Brasil, pois  tomou-se a iniciativa da desinfecção total do ônibus foi passado álcool gel do lado interno, todo o piso foi lavado com cloro,  as nove pessoas que circulavam dentro do ônibus foram submetidas a uma  aferição de  temperatura além do uso obrigatório das máscaras.


Sinceramente, o  que se viu por parte do conceituado  Dr. Ulisses foi   a disputa por holofotes, microfones  e refletores ao mandar para as cucuias a lógica e os fatos. E o que sobrou?!?!?! Ora, ora, somente   o cinismo e a hipocrisia, como também a licença  para tratar os outros como bobos e babacas. O tratamento que se pode dar a esse lamentável episódio é nada mais nada menos afirmar  que isso se chama dissimulação, fingimento, farsa, disfarce, sonsice, impostura,  insinceridade  e deslealdade de um correligionário do PTB com uma pré-candidata a vereadora pelo mesmo PTB. No mínimo, esse ato de arapongagem teria de ser punido pela comissão de ética do partido...  Ainda bem que a ex-vereadora ANDRÉA NUNES é uma pessoa de caráter admirável e sentimentos puros quando jamais se deixará ser levada por futrica e inveja de quem surfou ou viajou na maionese como foi o caso do Dr. Ulisses Pereira. 


Diz um dito popular que, recordar é viver... Pois bem, vamos aos fatos!!! Afinal de contas, contra fatos não há argumentos: o então Ministro da Saúde Henrique  Mandetta decretou estado de  emergência sanitária de interesse nacional  a respeito do COVID-19, no dia  4 de fevereiro de 2020. Pois não é que, o preocupado médico Ulisses que chamou os jovens de cachaceiros  da BALADA realizada em  8 de agosto, esse mesmo doutor, no dia 21 de fevereiro, promoveu o DESFILE DAS VIRGENS (sem ´máscaras) com a cachaça comendo no centro em plena Avenida Rui Barbosa.  Vejam bem,   sua festa foi realizada 17 dias depois do ministro Mandetta alertar o país através de Decreto-lei que o coronavírus estava em curso. Quer dizer, o Dr. Ulisses Pereira cobra exemplo da ex-vereadora ANDRÉA NUNES ao invés de se dar como exemplo!!! Ou seja, é aquele velho dilema ou aquela velha tática recheada de hipocrisia, mas bastante conhecida: Acuse os outros  do que você faz...





segunda-feira, 10 de agosto de 2020

BLOGUEIRO KLEBER CISNEIRO TENTOU ENGANAR A OPINIÃO PÚBLICA, MAS SE DEU MAL E CAIU DO CAVALO...

 

Por  Altamir Pinheiro

Preocupado  com os desdobramentos políticos do arranca-rabo em sabotar,  provocar e insultar o PTB de Izaías Régis e Silvino Duarte. o blogueiro Kleber Cisneiros agrediu covardemente e sem conhecimento de causa, a ex-vereadora ANDRÉA NUNES(PTB),  ao afirmar através de LIVE para seus apaniguados e sectários internautas que a suplente de vereadora é uma   imbecil e irresponsável, chegando a dizer que a mesma não merece o voto dos garanhuenses...  É  de se lamentar um linguajar chulo desse quando a gente sabe muito bem o que estar por trás dessa balela toda. Fico triste quando vejo um representante da imprensa usar de tais argumentos quando toda Garanhuns sabe o que é que estar por trás desses dizeres. pois não considero que essas palavras foram ditas por um REPRESENTANTE DA IMPRENSA local. Isso é palavreado ou linguajar de ASSESSOR DE IMPRENSA, COMEDOR DE TOCO OU PUXA-SACO,   jamais de blogueiro. Isto é o que podemos chamar de inconsequência de um  manipulador de fato em nome do seu queridinho político para fazer média perante sua turma.


Na denúncia agressiva, raivosa e sem cabimento, em momento algum lê-se ou ouve-se na LIVE que essa foi  a décima primeira balada consecutiva promovida pelos estudantes e professores da COHAB II. Aliás, há um tom de menosprezo quando ele fala a palavra BALADA, pois insinua ou tenta discriminar com  um tom de raparigagem, safadeza, bandalheira ou coisa que o valha. Na verdade, sacanamente, ele tentou  vender sua live  como furo de reportagem se achando com coragem e  competência que, se as têm, estão de todos escondidas. O que eu vejo no representante da imprensa é muito bucho, excesso de papada, pouca coragem e uma merreca  de competência. Percebe-se claramente, que ele não estava acometido de indignação, mas  uma somatória de manipulação e servidão a interesses escusos... Ele tentou engabelar até o Dr. Ulisses Pereira que se pronunciou em emissoras de rádio quando tentou insinuar que a balada foi movida a álcool, quando na verdade só havia refrigerante patrocinado pela empresa Jatobá.


Os dois, tanto Kleber Cisneiros como o Dr. Ulisses Pereira,  reagiram com raiva, com o fígado, com moralismo desinformado — como costuma ser o moralismo dessa gente e não profissional de imprensa ou médico. Na live o blogueiro   esturrou, “budejou”, gritou e um ECO respondeu-lhe: É MENTIIIIIRAAAAA!!! Ele não sabia em que direção devia apontar, pois  perdeu o rumo e o senso de ridículo. agredindo a ex-vereadora e, principalmente, seus cerca de 2 mil eleitores. A bem bolada balada que há 11 anos entusiasma os estudantes daquela localidade foi realizada dentro das normas regulamentares e avalizada, abonada e afiançada com toda segurança e prevenção pelas autoridades competentes.  O que se observou foi o  representante da imprensa, propositalmente, não informou que existe um projeto que foi apresentado ao 9º BPM, à AMSTT, à Vigilância Sanitária, ao Corpo de Bombeiros e, principalmente,  ao Ministério Público e nenhum desses órgãos disseram, NÃO FAÇA!!!  Houve  carta branca para a balada ser realizada dentro dos padrões de segurança orientado por um instrutor do Corpo de Bombeiros.


Daqui manda-se um recado aos dois que tomaram posições políticas  e jamais profissionais. Sejam bons profissionais, preservem seus empregos. Não sejam esquerdopatas à cata de IBOPE para atenderem às suas demandas, pois correm o risco de naufragarem. Não subestimem a inteligência dos leitores e ouvintes, pois nem todos são incautos e se deixam manipular… Pois bem, no tocante ao representante da imprensa é preciso que todos saibam que ele foi escroto e sorrateiramente, usou da desfaçatez, praticou chicanas e perseguição a uma política que engrandece a COHAB II pelas suas atitudes que sempre soube tomar e cumprir as ordens como manda à lei.  Olha, blogueiro!!!  Pare com essa  paranoia e mania de perseguição  que você nutre pela cidadã ANDRÉA NUNES e  veja as coisas sob o ponto de vista dos argumentos, se eles são lógicos ou não. E não se eles te agradam ou não, ora bolas!!! Cuidado para você não cair no buraco da irrelevância, meu chapa!!! Até porque, PARANOIA é doença psíquica, requer tratamento e administração de droga adequada. Já o OPORTUNISMO pode ser curado com um remédio que não se vende e não se compra: vergonha na cara!!!


EIS A PROVA DA LEGALIDADE DO EVENTO: 







80% DOS VEREADORES DE GARANHUNS SERÃO CASSADOS PELA SEDE DE RENOVAÇÃO

 

 

 

Por  Altamir Pinheiro

 

O eleitorado de Garanhuns precisa muito deixar acontecer o momento da renovação nesta eleição de 2020 para a função de vereador,  é extremamente necessário trocar de pele e mudar de cor. A política de Garanhuns clama pela  necessidade do novo, mais que seja o novo mesmo, nem que sejam os problemas. O eleitorado de nosso município tem por obrigação  deixar a casa (leia-se: Câmara municipal) vazia para receber a nova mobília. Fazer a faxina da mente, da alma, do corpo e optar pelas  cabeças pensantes. Demolir as ruínas e construir qualquer coisa nova, quem sabe uma Câmara que dignifique a importância política que Garanhuns merece e tudo isso vem com a RENOVAÇÃO. Pois há uma perspectiva que, 80% daquela casa será renovada imperiosamente é o que podemos chamar da sede de reestruturação ou revigoramento  do quadro político no poder legislativo.

 

 

Dando nome a essa nova safra que está vindo por aí, o quadro é vasto e as opções são múltiplas. Dentre tantos, destaca-se a simpatia como também a agradabilidade de CHARLES GOMES, herdeiro político do Paulo Gomes do Bairro do Magano, que foi o polí8tico mais garanhuense dos garanhuenses por ser brigão,  pidão e não media esforços para trazer desenvolvimento para essa terra, seja no campo municipal, estadual ou mesmo na esfera federal. Paulo Gomes era um defensor intransigente da terrinha e um tribuno acalorado que fez discurso históricos no plenário da Casa Raimundo de Moraes.

 

 

Do voto faxina que vem por aí, o grande beneficiado dessa avalanche será sem dúvida o filho de Paulo Gomes, CHARLES GOMES. Além do Bairro do Magano, donde ele vai sair com uma esmagadora votação, Charles é o tipo do candidato a vereador que terá voto em todos os bairros, pois, através de sua amizade e o tino político que adquiriu  com o seu genitor,  tem uma grande penetração no eleitorado dos candidatos a prefeito tanto de Zaqueu como nas candidaturas de Silvino e Sivaldo. Habilmente, Charles Gomes que aprendeu muito na escola política de sua casa, ele vai navegar  seguro nessa  onda de RENOVAÇÃO que abrange os 90 mil eleitores de Garanhuns, pois o município  experimenta a demonização da atual Câmara, a partir da ideia de que todos os atuais vereadores são incompetentes ou fazem corpo mole ao  atuarem de maneira igual - o que agrava a crise de representatividade e aumenta a descredibilidade da Câmara Municipal de Garanhuns como maneira de resolver os problemas cruciantes  da sociedade local.

 

 

Entre os pontos positivos que o hoje político, Charles Gomes, carrega em sua personalidade sem a menor sombra de dúvida é o seu poder de sedução e seu modo peculiar por ser uma figura altamente carismática. Quem o conhece sabe muito bem que ele irradia carisma e isso é um ponto fundamental para quem quer exercer um cargo de vereador à altura e sob a responsabilidade da égide de representar com dignidade o legado que o seu pai deixou no campo em que atuou em toda sua longa vida político-partidária. Não é exagero dizer que aproveitando essa deixa do CLIMA DE RENOVAÇÃO que se abateu na cidade e no eleitor,   Charles Gomes  ao ser eleito vereador está aí despontando a mais nova liderança política de que tanto Garanhuns necessita. Mudar faz bem e renovar é preciso!!!


sexta-feira, 7 de agosto de 2020

BATATA DETONA EX-PREFEITO DE CAPOEIRAS TRATANDO-O POR: “DUDU BEIRA MAR”...



Enquanto o prefeiturável de Capoeiras, Nego do Mercado,  prega a paz, a seriedade e uma campanha SEM  baixarias  seus possíveis adversário vivem se digladiando e nessa quarta-feira, dia 05, nos estudos da Rádio Jovem Cap, um ex-prefeito acusou outro ex-prefeito, obviamente sem arrodeio algum, de maneira clara e inequívoca, donde,  o candidato do AVANTE ao responder uma pergunta do seu interlocutor Sulipa afirmou que jamais se juntaria  ou renunciava sua candidatura para se juntar com o candidato do PL. “Dudu eu vou dizer uma coisa  olhando nos seus olhos que não tenho nenhum motivo para lhe apoiar, haja vista que você não deixou nenhum legado na sua administração e não inaugurou uma só obra. Governou com o povo de fora, privilegiou os mais ricos em detrimento aos mais pobres. Praticou lavagem de dinheiro, corrupção e falcatrua”. Afirmou o pré-candidato do Avante.


Além de tratar seu adversário do PL com muita dureza e crueldade, como  “DUDU BEIRA MAR” pois não se trata de uma pergunta, mas de uma afirmação na lata e sem titubear  ao afirmar que, seu adversário, quando prefeito, gastou R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) numa placa de inauguração de uma ponte... ISSO MESMO!!! Foi apenas uma placa de inauguração e não a ponte ou passagem molhada construída no Povoado do Alegre. O pré-candidato do  AVANTE afirmou ainda  que o ex-prefeito era um propineiro nato e que na sua gestão (2009-2012) ele recebia uma mala preta mensal de 110 mil de propina de um fornecedor, fato esse que ele fez questão de denunciar ao Ministério Público. Entre esses dois adversários de Nego do Mercado, Há muito mar a ser navegado, e tempestades e tormentas  à frente. Pois não é à toa que, Batata afirmou com todas as letras que o tratamento que ele deu ou cunhou o apelido de “DUDU BEIRA MAR”, em razão de ser tanta grana que se perdeu no ralo da corrupção da prefeitura de Capoeiras e foi pro bolso de Dudu,  que só dinheiro de droga dava tanta margem a tamanhas falcatruas, desfalques e negociatas feitas às escuras ou na calada da noite...

EM ENTREVISTA À RÁDIO, NEGO DO MERCADO, DEU UM SHOW DE SERIEDADE E AS REDES SOCIAS BOMBARAM EM CAPOEIRAS

Por Altamir Pinheiro

A cada dia que passa a pré-campanha a prefeito de NEGO DO MERCADO, pela sua seriedade,  vem recebendo muitos elogios e inúmeras adesões por uma grande margem do eleitorado de Capoeiras.  As pesquisas eleitorais internas já demonstram toda essa euforia e aceitação tanto na zona rural quanto à urbana. Na quinta-feira, dia 06, a Rádio Jovem Cap FM levou uma entrevista do pré-candidato ao ar, ao vivo, alcançando uma audiência enorme conforme constatado pelo mecanismo(medidor) de audiência divulgado pela emissora e os acompanhantes pelas redes sociais que bombou com um público ligado e interessado em ouvir o que Nego do Mercado tinha a falar e a expectativa do seu excelente programa de governo que ele pretende colocar em prática caso venha se eleger prefeito de Capoeiras nas eleições do dia 15 de novembro.

No lado social seu programa de governo tem uma abrangência bastante satisfatória, basta ver o incremento que ele vai dar ao programa RENDA BRASIL que desde já falou em alto e bom som ao assumir o compromisso de implementar um departamento exclusivo na Secretaria de Ação Social para beneficiar todo capoeirense que se enquadre no programa Renda Brasil.  Seu pessoal vai rodar os quatro cantos do município para que todos tenham acesso a uma renda que terá o valor mínimo de  cerca de R$ 250,00 a 300,00 reais mensais, assi8m informa o Governo Federal. 

Em sua entrevista, outro ponto importante e de largo alcance social que beneficiará toda comunidade de Capoeiras será a bem-vinda DEMOCRATIZAÇÃO DA INTERNET através do sinal de WI-FI que vai ser distribuído, de um lado a outro,  com antenas apropriadas que serão instaladas nos distritos e nos respectivos pontos estratégicos dos bairros de periferias e no centro de Capoeiras.  Todo usuário de um telefone celular vai poder se comunicar com o mundo totalmente de graça sem precisar colocar crédito no seu aparelho, pois só precisa mesmo cadastrar a senha do WI-FI de sua localização e usufruir dessa tecnologia totalmente gratuita por todos  que residem no município. O possível prefeito eleito denomina esse significativo projeto social de, Democratização da Internet.

Seu destaque maior da entrevista ou seu ponto principal  foi a ênfase que ele deu a zona rural do município. A lista de benefício  é vasta e muito abrangente.  Nego do Mercado foi taxativo ao afirmar que vai ter um cuidado especial com aração de terra, limpeza de barragem, tratores da região que serão agregados à prefeitura, preservação das estradas vicinais, trazer de volta a exposição agropecuária de Capoeiras como também patrocinar concurso leiteiros e um tratamento especial aos queijeiros, inclusive, com o acondicionamento do queijo em freezer para que seja comercializado durante toda semana esse produto de fundamental importância para economia do  município. Outro fato citado na entrevista foi a especial atenção que ele terá com os vaqueiros, os folguedos e cavalhadas como também as tradicionais cantorias de violeiros. 

De um modo geral, a entrevista de Nego do Mercado foi topada, desinibida, bastante explicativa e bombou durante todo dia nas redes sociais. Ele não correu da raia de nenhuma pergunta dos internautas ou mesmos dos dois entrevistadores da emissora, pois é só conferir o que diz as redes logo após no bate papo.  Os fatos todos estão aí, à prova. Vejam que são explícitos, escancarados, inquestionáveis. Foi uma baita entrevista!!!

terça-feira, 4 de agosto de 2020

GARANHUNS TAMBÉM TEM A SUA CRACOLÂNDIA



Por Altamir Pinheiro

Se já não bastassem os bairros periféricos onde há uma predominância do tráfico de drogas, hoje,  bem no centro da cidade de Garanhuns, mais precisamente à  Rua Manoel Borba, artéria onde fica localizado o mercado de Carne e de feijão e farinha virou uma verdadeira CRACOLÂNDIA a céu aberto.  No caso específico, essa atrocidade vem prejudicando sensivelmente o comércio local e as poucas casas de famílias daquela localidade, pois o movimento da droga é escancarada e funciona na parte da manhã, tarde  e noite, prejudicando sensivelmente todos os transeuntes que circulam naquela artéria da cidade. Pois a rua sofre de uma falta de melhor higienização e quem se desloca para fazer suas compras naquela rua e adjacências são as principais vítimas desse submundo psicotrópico que as autoridades não dão a mínima!!! 

Eis que o problema é mais sério do que se pensa, ali o buraco é mais embaixo e é o que podemos chamar de uma baita problemática sem “solucionática” à vista  por parte das autoridades locais. Entender esse incidente social em todos os bairros de Garanhuns e, especialmente, na rua da feirinha (Manoel Borba) começa, antes de qualquer outra coisa, por entender a droga. Criado como uma mistura de pasta-base de cocaína e  com bicarbonato de sódio e água,  segundo os estudiosos do assunto,  atrai seu usuário pelos intensos dez minutos de euforia que traz, praticamente desligando os sentidos de quem usa durante seu efeito. Para o mercado do crime, é um negócio duplamente rentável: além de a droga viciar muitos logo no primeiro uso, sua ação sobre o sistema nervoso central é tão poderosa que ela pode ser feita até com as piores sobras da produção da cocaína, vendida a preços mais altos. Como golpe de misericórdia, muitos laboratórios caseiros  adicionam elementos tóxicos como cimento, cal, querosene e acetona para fortalecer o vício.

É de fundamental importância que as autoridades locais, o poder público com suas respectivas secretarias em conjunto com a polícia militar deem um basta e cheguem juntos para não avacalhar o que já está praticamente fora de controle. Na Manoel Borba pode estar se criando ou despontando um dos bolsões  de violência naquela artéria que fica praticamente deserta depois do pôr do sol quando os drogados andam livre nas calçadas e becos da área circunvizinha e da própria rua citada. A coisa é  tão preocupante e vem  avançando diuturnamente que os drogados já estão invadindo prédios da área como é o caso do edifício da TELPE onde eles arrombam os cadeados das grades de ferro e transformam tudo aquilo nos seus PONTO DE APOIO. Para a população daquela área afetada,  os principais resultados do tsunami psicoativo são MEDO e INSEGURANÇA. Em última instância, a Rua Manoel Borba, além de suja  tornou-se numa artéria dominada pelas legiões de viciados. Diga-se de passagem, aquele quarteirão vem   sofrendo uma grande depreciação, o que é particularmente visível, por todos os feirante, comerciantes e moradores da NÃO higienizada rua que está precisando, urgentemente, dos olhares das autoridades locais.


sábado, 1 de agosto de 2020

PARQUE PAU POMBO EMBELEZADO POR MINIATURAS DE PRÉDIOS HISTÓRICOS



Por Altamir Pinheiro 

Através de uma bela iniciativa do marceneiro, pedreiro, arquiteto sem diploma e administrador do Parque Ruber Van Der Linden (aliás, o melhor administrador que o Pau Pombo já teve nos últimos 50 anos), ANANIAS RODRIGUES juntamente com  seu filho  João Paulo Rodrigues, propuseram construir, fazendo uso de  toda essa criatividade, miniaturas de prédios históricos de Garanhuns nos canteiros em meio as flores daquele harmonioso e aprazível  parque tão bem administrado pelo esforçado e, diga-se de passagem, o  competente Ananias que se dedica, diuturnamente, de corpo e alma a preservação, limpeza e embelezamento daquela área verde localizada em pleno centro da cidade. 

Aproveitando a pandemia do COVID-19 em razão do parque se encontrar fechado para o público, o arquiteto sem diploma bolou e estar construindo miniaturas como a  do CASTELINHO, casa do engenheiro  Ruber Van Der Linden que fora derrubada por um prefeito irresponsável e sem o mínimo escrúpulo ou respeito para com a história do município, como também edificou o lindo prédio histórico que é a prefeitura de Garanhuns, o Centro Cultural e com apoio total da prefeitura e da primeira dama Dona Socorro, já estão projetados a ser erguidos o projeto da Igreja Redonda, a Catedral, os três principais colégios da cidade, o Mosteiro de São Bento, o Castelo de João Capão e tudo que diz respeito ao cenário arquitetônico da bonita e engalanada  Garanhuns. 

Para criar e construir tais miniaturas, Ananias Rodrigues tem como linha de seguimento   parte das imagens e fotos que ele  se inspira em cartões postais antigos, donde o bom aprendiz de  artesão  se especializou em representar a nossa Garanhuns com seus valores históricos nas obras alicerçadas de pedra, cal e tijolo. A iniciativa por parte do administrador do parque é uma obra digna de aplausos por esse filho de Garanhuns (que nasceu dentro do Parque) que apesar do pouco estudo em seu currículo tem uma mente privilegiada e altamente voltada para a história de sua terra natal. VALE A PENA CONFERIR aquelas belezuras que estão nos canteiros de flores do Pau Pombo, donde, se percebe o carinho com que o construtor com suas mãos de fada e no capricho e paciência fez paredinha por paredinha ao criar miniaturas dos monumentos históricos da cidade das flores. 

Os canteiros das bem cuidadas flores do  Pau Pombo, agora com miniaturas dos prédios históricos,  que logo mais voltam a ser visitados pelos turistas e moradores da cidade, vai parecer   tudo  muito familiar e feito com muita dedicação e um baita investimento de sentimento por  parte de Ananias Rodrigues. Desde já, o Parque Ruber Van Der Linden nos incentiva a sonhar...  A originalidade implantada por esse garanhuense e a  vontade de tornar real o desejo de um mundo em pequenas proporções é merecedora dos mais dignos aplausos por parte da população local.  O Parque vai reabrir com nova cara e sobre os rumos de um  lugar que mistura realismo mágico, obstinação e imaginação desse simples filho de Garanhuns que dá uma demonstração do quanto é grande o seu amor pela terrinha   e uma lição de como  devemos preservar o que é nosso. A história do MINI MUNDO LOCAL  que está sendo edificado no Parque Pau Pombo,  resume-se  na obsessão pelos detalhes e muita imaginação desse arquiteto sem diploma que é o dedicado Ananias Rodrigues. De parabéns pela obra que vai ficar, com absoluta certeza,  para eternidade!!!

sexta-feira, 31 de julho de 2020

DANÇA COM LOBOS: DO SUBLIME AO ESPETACULAR



Por Altamir Pinheiro

A película cinematográfica Dança com Lobos é do ano de 1990  dirigido por Kevin Costner e seu artista principal também é Kevin Costner que na época estava com 35 anos de idade.  A virtude maior de Costner como diretor foi ter realizado um filme sincero e cativante  apesar dos aspectos que poderiam comprometê-lo. Esse filme  rendeu quase 200 milhões de dólares nos Estados Unidos e um total de meio bilhão  de dólares no mundo todo, isto apenas por ocasião de seu LANÇAMENTO nos cinemas. É, até hoje, o faroeste de maior bilheteria de todos os tempos, bem como o mais premiado, arrebatando sete prêmios Oscar e uma vasta lista de premiações no mundo inteiro. Filme com uma fotografia exuberante que arrebatou prêmios em muitos países e pode-se dizer que animou Clint Eastwood a voltar ao gênero com “Os Imperdoáveis”, que também foi premiado com o Oscar de Melhor Filme em 1992.

O especialista em cinema faroeste, o cinéfilo paulista Darci Fonseca, nos faz um diagnóstico muito preciso desse venerado  filme e um dos aspectos apaixonante em o telespectador assisti-lo é presenciar como o enredo trata os índios com dignidade, ao contrário do que era costume em Hollywood. Vamos ao que tem a dizer o cinéfilo: fazer um filme apenas bonito não é tarefa difícil num tempo em que o cinema ganhou contornos do artificialismo dos comerciais de propaganda. Incutir, no entanto, à história a exata dose de lírica melancolia sem cair na armadilha da pieguice é o desafio que cineastas encontram e poucas vezes superam de forma tão bem sucedida quanto se vê em “Dança com Lobos” quando narra o descobrimento da vida na fronteira. Solitário, os momentos em que o personagem Dunbar(Kevin Costner) se diverte com suas únicas companhias, o cavalo Cisco e o reticente lobo “Duas Meias”  que o visita, evocam a pureza ainda não maculada pela maldade humana.

A partir do momento   do lançamento do filme, de repente, não mais que de repente, Kevin Costner virou um astro da noite para o dia. Em sua sinopse  ele vive o personagem John Dunbar, um tenente da União, condecorado por bravura durante a Guerra de Secessão, mandado para um forte isolado na fronteira selvagem de Sioux. Dunbar (Costner) enfrenta uma série de perigos e trava contatos com uma tribo indígena que inicialmente parece hostilizá-lo. Acompanhado de seu cavalo Cisco e de um lobo com quem faz amizade, passa a ser chamado de "Dança com Lobos", pelos peles vermelhas. A convivência com os nativos faz com que o oficial ganhe respeito da tribo, principalmente depois de uma empolgante caçada de búfalos. Mas logo a cavalaria aponta no horizonte e Dunbar precisa enfrentar o maior dilema de sua vida. Em que pese suas 3 horas de duração, vale apena assisti-lo por ser um filme fascinante.

Vai aqui uma provocação ao leitor desta coluna: qual o mais premiado western do cinema? DANÇA COM LOBOS ou  OS IMPERDOÁVEIS?!?!?  Produzidos em anos muito próximos, tanto um quanto o outro, respectivamente 1990 e 1992, esses dois faroestes juntos ganharam uma penca de prêmios Oscar como jamais o gênero western imaginou receber. Foram onze, no total, sete para o filme de Kevin Costner em doze indicações; e quatro para o de Clint Eastwood em nove nominações. Quem chegou mais próximo desses números foi Butch Cassidy, em 1969, que conquistou quatro Oscars tendo sido indicado para sete categorias. Porém Dança com Lobos e Os Imperdoáveis venceram em categorias consideradas mais importantes, como as de Melhor Filme e Melhor Diretor, tendo ainda Os Imperdoáveis  propiciado a Gene Hackman o de Melhor Ator Coadjuvante. 

Pessoalmente confesso que, esse é o tipo de Western que não me agrada muito, mas nem por isso acho o filme ruim, em hipótese alguma, pois é  TOP  DE LINHA.  Na verdade, ele é mais drama do que um faroeste propriamente dito. Kevin Costner protagoniza e dirige com maestria e que ainda acompanha uma  bela fotografia e trilha sonora com linda ciranda em torno dos lobos.  Não é à toa que foi  ganhador de sete Oscar como  melhor filme, direção, roteiro adaptado, fotografia, montagem, som e trilha sonora.  São  três horas de projeção muito bem distribuídas em excelentes diálogos e cenas de ação de tirar o fôlego. A paisagem do filme é maravilhosa, a relação de amizade no filme é marcante. A parte em que Kevin Costner é capturado pelo exército e incorpora o espirito indígena é simplesmente impressionante. é um filme que deixa bem explícito o burro imperialismo americano, que destruiu culturas indígenas milenares. Na íntegra percebe-se que a intenção do diretor é retratar verdadeiramente os peles vermelhas.  Sem sombra de dúvida  é um baita filme que se tornou um marco do cinema.



quarta-feira, 29 de julho de 2020

MORRE AOS 104 NOS, OLIVIA DE HAVILLAND, ESTRELA DE “...E O VENTO LEVOU”


Olivia de Havilland – Wikipédia, a enciclopédia livre

Por Altamir Pinheiro

A brilhante e talentosa atriz Olivia de Havilland, estrela de "... E o Vento Levou" e uma das últimas sobreviventes da era de ouro de Hollywood, morreu na noite de domingo dia 26 de julho de 2020 aos 104 anos. A atriz morreu de causas naturais enquanto dormia. De Havilland venceu dois Oscar em sua carreira, por "Só Resta Uma Lágrima" (1946) e "Tarde Demais" (1949). Foi indicada outras três vezes, por "... E o Vento Levou" (1939), "A Porta de Ouro" (1941) e "Na Cova da Serpente" (1948). Olivia de Havilland como Melanie em  “... E o Vento Levou”. Famosos usaram as redes sociais para lamentar e prestar homenagens à atriz, ícone da era de ouro do cinema. Entre eles, o ator Antonio Banderas: "Olivia de Havilland, um grande ícone da cinematografia, faleceu. Descanse em paz."... 


No filme E O Vento Levou não se deve confundir os papéis da protagonista   Vivien Leigh que tinha como  personagem  Scarlett O'Hara com Olivia de Havilland  que representava a personagem  de Melanie Hamilton. O cinéfilo Paulo Telles nos faz uma brilhante observação quando diz que   “Não foi só de canduras que viveu esta grande atriz dentro e fora das telas. Ela se impôs como mulher e artista, desafiando o sistema hollywoodiano de estúdios e com isso, conquistando o respeito de seus amigos e colegas de profissão (entre os quais, se destaca Bette Davis”.  Ela foi premiada pela Academia em duas ocasiões. Dame Olivia Mary de Havilland é uma atriz britânico-américo-francesa NASCIDA NO JAPÃO, hoje, radicada na França e tendo como seu esporte predileto o ciclismo que pratica diariamente no vigor dos seus 103 anos. 

Um dos maiores estudiosos do cinema, o brasileiro e natalense Antonio Nahud, é um profundo conhecedor da história pessoal de Olívia de Havilland( nascida no Japão e hoje com 103 anos de idade) & Joan Fontaine(também nascida em Tóquio, Japão, e falecida em 2013 aos 96 anos de idade). O cinéfilo Nahud nos conta que,  AS DUAS ATRIZES IRMÃS ERAM INIMIGAS FIGADAL e jamais se conciliaram em vida mesmo vivendo no estrelato em seus longínquos anos.  Essas duas atrizes como Havilland, em contraste com sua imagem pública comportada e boazinha, sempre teve um temperamento inflexível e brigão. Fontaine, insossa e sofisticada, em cena parece estar repetindo o mesmo personagem de inúmeros outros filmes que fez: a vítima apaixonada, frágil e desorientada, mas sempre foram duas excelentes atrizes. 

Através do livro de Charles Higham e os escritos de Antonio Nahud podemos conhecer os “puxavancos” de cabelos que rolavam entre as irmãs inimigas. Elas sempre tiveram uma relação difícil, começando na infância, quando Olivia teria rasgado uma roupa de Joan, forçando-a a costurá-la novamente. A rivalidade e o ressentimento resultam também da percepção de Joan em relação ao fato de Olivia ser a filha favorita da mãe delas, a atriz Lillian Augusta Ruse. JOAN FONTAINE, certa vez, declarou: “Lamento, mas não me lembro de um ato de bondade de minha irmã durante toda a minha infância. Em 1933, quando ela tinha 17 anos, jogou-me na laje da piscina e pulou em cima de mim, fraturando a minha clavícula”. Segundo o biógrafo Higham, OLIVIA DE HAVILLAND nunca conseguiu dividir a atenção maternal com a irmã mais nova, além disso ela se via como “a mais bonita e a mais talentosa”, chegando a fazer um testamento, em uma de suas brincadeiras de criança, deixando toda a sua beleza para a sua irmã, “que nada possui”. Nos estudos, no entanto, era Joan quem se destacava. 

Ambas vencedoras do Oscar, com estrelas na Calçada da Fama de Hollywood e aclamadas por seus papéis em filmes maravilhosos dos anos 30, 40 e 50, OLIVIA DE HAVILLAND foi a primeira a se tornar atriz, estreando na comédia “Esfarrapando Desculpas em  1935. Enquanto sua carreira decolava, através de clássicos de aventuras ao lado de Errol Flynn (com quem fez oito filmes), como “Capitão Blood, “A Carga da Brigada Ligeira de  1936 e “As Aventuras de Robin Hood 1938, JOAN FONTAINE  desenvolvia um “complexo de Cinderela” e se via como coitadinha. Para piorar as coisas, sua mãe exigiu que mudasse seu sobrenome para Fontaine, evitando uma possível associação com Olivia, e proibiu-a de aceitar um interessante contrato com a Warner Bros., “porque era o estúdio de sua irmã”.

Em 1942, elas foram nomeadas para o Oscar de Melhor Atriz. Joan indicada pela atuação em “SUSPEITA”, de Alfred Hitchcock, e Olivia por “A Porta de Ouro. Joan acabou levando a estatueta. O biógrafo Charles Higham descreveu os eventos da cerimônia de premiação, afirmando que Joan avançou empolgada para receber seu prêmio, rejeitando as tentativas da irmã cumprimentá-la. Olivia acabou se ofendendo com essa atitude. Depois, Joan declararia: “Quando foi anunciado o meu nome como vitoriosa, percebi que Olivia teve vontade de dar um salto e me agarrar pelos cabelos”. Anos mais tarde, em 1947, seria a vez de Olivia ganhar o Oscar, pela atuação no melodrama “SÓ RESTA UMA LÁGRIMA”.

A relação entre as irmãs continuou a deteriorar-se após os incidentes na cerimônia do Oscar. Em 1975, aconteceria algo que faria com que elas deixassem de se falar definitivamente: segundo Joan, Olivia não a convidou para um ritual religioso em homenagem a mãe delas recentemente falecida. Mais tarde, Olivia afirmou que tentou comunicar Joan, mas ela se encontrava muito ocupada para atendê-la. Charles Higham também diz que Joan tem uma convivência distante com suas próprias filhas, talvez porque tenha descoberto que elas sempre mantiveram uma amizade secreta com a tia Olivia. Até pouco antes de JOAN morrer  as irmãs se recusavam a falar publicamente sobre sua delicada situação, apesar de JOAN FONTAINE ter comentado em entrevista que muitos boatos a respeito delas surgiram dos “cães de publicidade” do estúdio. 

Ocasionalmente, uma rara trégua acontece entre elas. Em 1961, passaram o Natal juntas no apartamento de Joan, em Nova York, mas a noite terminou em briga. Oito anos depois, Joan recebeu um pedido de ajuda de OLIVIA DE HAVILLAND, então adoentada e em dificuldades financeiras. “Deixei um gordo cheque”, lembra Joan. Mas os ressentimentos e a mesquinha antipatia continuaram. Quando a mãe morreu de câncer, deixou sua herança para os filhos de Olivia e nada para as filhas (uma delas, adotiva) de Joan. Vingativa, Joan lançou em 1978 a autobiografia “No Bed of Roses” (Nenhum Mar de Rosas), que segundo um dos seus ex-maridos – William Dozier – não contém nenhuma verdade, fazendo um retrato cruel da irmã, inclusive descrevendo-a como venenosa. 

O interessante é que, ao  falarem da Olivia de Havilland pelo seu papel em E o vento levou, pois o principal papel não era dela, mas de Vivien Leigh, que ganhou o Oscar de melhor atriz. Além disso, seu desempenho como Melanie em E o vento levou, apesar de ótimo, e isso lhe rendeu a indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante (que ela perdeu com justiça para outra atriz de E o vento levou, HATTIE MAC DANIEL, que fez a Mammy, e foi a primeira afro-americana a vencer o Oscar), não foi o melhor de sua carreira. Quem nunca viu Tarde demais (The heiress), de 1949, dirigido por William Wyler, que lhe deu seu segundo Oscar de melhor atriz, veja. Trabalho maravilhoso de Olivia, como uma moça solteirona, de poucos atrativos e talentos, rejeitada pelo pai e enganada e abandonada pelo namorado. O último ato da carreira da atriz foi na TV, vencendo um Emmy e um Globo de Ouro pela minissérie "Anastácia: O Mistério de Ana" (1986). Seguiu atuando até 1988, se afastando então dos holofotes para viver em Paris, na França. No país europeu, era uma figura adorada, sendo premiada com a Legião de Honra em 2010. "Você honra a França por nos escolher como sua morada", disse o presidente Nicolas Sarkozy na cerimônia de premiação. 

https://globoplay.globo.com/v/8728202/


O BUNDA SUJA BOLSONARO CONTINUA CRIANDO CASO E BOTANDO BANCA. DESTNO: IMPEACHMENT...

2017: Bolsonaro rebate Veja sobre ser chamado de "bunda suja"

Carlos Newton

Para um homem com a personalidade de Jair Messias Bolsonaro, especialmente na posição de presidente da República, é muito difícil ficar em quarentena médica ou política, até porque ele se julga responsável por tudo, a ponto de dizer, dia 20 de abril: “Eu sou a Constituição”.

Apresentou-se assim ao respeitável público, como nova versão do rei francês Luiz 14, que morreu em 1715, a quem se atribui a célebre frase “O Estado sou Eu”.

APÓS O FORTE APACHE – A despropositada frase constitucional foi dita após Bolsonaro criticar duramente o Supremo e o Congresso, no dia seguinte à mais provocativa das manifestações já realizadas por seus admiradores, diante do famoso Forte Apache, o quartel-general do Exército Brasileiro.

 Nesta altura do campeonato, em meio a fricotes e faniquitos. Bolsonaro, os três filhos e seus áulicos previam abertamente que haveria um golpe militar para fechar Supremo e Congresso e dar ao presidente poderes inconstitucionais e arbitrários.

Mas os comandantes da Forças Armadas (leia-se o general Eduardo Pujol) tiveram o bom senso necessário para dizer não ao aprendiz de ditador e lhe impuseram um sigilo estratégico, que Bolsonaro vem cumprindo desde então, recolhido a uma quarentena política.

BOLSONARO ZEN – De lá para cá, o presidente fez lembrar dois líderes políticos que já se foram – Antonio Carlos Magalhães, o ACM Ternura, que faz tempo passou dessa para a melhor, e o Lula Paz e Amor, ainda entre nós, mas politicamente sepultado pela Lei da Ficha Limpa, sancionada por ele mesmo em 2010.

Assim, no final do mês passado, atendendo a insistentes pedidos superiores, o verborrágico Bolsonaro se recolheu à sua insignificância e se transformou num túmulo. Coincidentemente, logo a seguir pegou a covid-19, teve de ficar também em quarentena médica, e o país respirou aliviado. O presidente passou a ser uma ausência que preenchia uma lacuna, como se dizia antigamente

De repente, a surpresa: Bolsonaro não resistiu e decidiu comprar nova briga com o STF, ao determinar que o ministro da Advocacia-Geral da União ingressasse com Ação de Inconstitucionalidade contra um ato do ministro Alexandre de Moraes, que é respaldado por dez dos onze integrantes da Suprema Corte.