Por Altamir Pinheiro
Eis uma grande película cinematográfica do conhecido diretor de cinema John Sturges, protagonizados pelos estupendos Burt Lancaster e Kirk Douglas. Trata-se do filme SEM LEI E SEM ALMA, que ainda nos proporciona uma bela canja com a participação da lindíssima ruiva Rhonda Fleming, uma das atrizes mais bonitas de seu tempo, que coestrelou vários western roubando cenas apenas com sua beleza encantadora que morreu em agosto de 2020 com 97 anos de idade. Quanto ao diretor John Sturges, este faleceu no ano de 1992 aos 82 anos. SEM LEI E SEM ALMA é mais um clássico de Sturges, que já nos dera Punido Pelo Próprio Sangue, antes deste e após, Joe Kid, com Clint Eastwood, Duelo de Titãs, Sete Homens e Um Destino, dentre outros. No filme em tela também temos a presença de ótimos atores coadjuvantes que não deixa de ser um deleite ver grandes figuras como Lee Van Cleef, DeForrest Kelley e Dennis Hopper em início de carreira!!!
A sinopse do filme nos conta que, Wyatt Earp (Burt Lancaster), lendário homem da lei, aposenta-se e vai visitar a família no Arizona. Lá ele se une a Doc Holliday (Kirk Douglas) - um dentista de formação, famoso pela rapidez no gatilho, gravemente doente e viciado em jogo, que também acaba de chegar na cidade para combater o temido bando de Ike Clanton (Lyle Bettger). Esta obra relata uma versão romanceada de um fato real ocorrido no Velho Oeste dos Estados Unidos da América: o famoso tiroteio do O.K. Corral em Tombstone, ocorrido de 26 de outubro de 1881. Este famoso duelo, que colocou Wyatt Earp e Doc Holliday frente a frente com a quadrilha dos Clanton, foi refilmado várias vezes pelo cinema, mas não de forma tão espetacular como neste clássico nomeado ao Oscar.
Na projeção há dois momentos com Wyatt(Lancaster) e Doc(Douglas) enfrentando bandidos não chegam a emocionar o espectador ávido por ação. No primeiro deles o enorme bando de desordeiros liderado por Shangai Pierce é facilmente dominado por Wyatt e Doc. Os bandidos são encarcerados na pequena cadeia de Dodge City e não se ouve mais falar deles. O confronto seguinte passa-se à noite quando três bandidos atacam Doc e Wyatt acreditando que ambos estão dormindo e o trio é morto pelo marshal e pelo jogador-pistoleiro. O assassinato de James, o mais novo dos irmãos Earp abrevia o clímax de “Sem Lei e Sem Alma” com o confronto marcado para o amanhecer no OK Corral. É quando o western de Sturges se torna eletrizante com os três Earps e mais Doc Holliday liquidando os cinco temíveis oponentes.
SEM LEI E SEM ALMA é um dos maiores clássicos do cinema, uma fita quase que imortal, sem falar nas atuações de Burt Lancaster e Kirk Douglas ambos no melhor de suas formas. Perfeito, bem dirigido, bem interpretado, mas com falhas no roteiro, segundo o que o próprio Earp deixou escrito. De qualquer forma o melhor de todos feito sobre o tema. a fotografia é simplesmente espetacular. O enredo é baseado em fatos reais da famosa veracidade dos acontecimentos ocorridos no O.K.CORRAL. Vale destacar a ótima direção de John Sturges e a trilha sonora de Dimitri Tiomkin que são simplesmente maravilhosas. Cena marcante é quando presenciamos um desolado Xerife Wyatt Earp(Burt Lancaster), com a morte do seu irmão, ao retirar o distintivo jogando-o ao chão, repetindo o gesto de Will Kane (Gary Cooper) em “Matar ou Morrer”.
Conforme nos conta o estudioso de cinema bang bang, Darci Fonseca, “Sem Lei e Sem Alma” (Gunfight at The OK Corral) foi um grande sucesso quando de seu lançamento. E não poderia ser de outra forma já que o elenco era encabeçado por Burt Lancaster (Wyatt Earp) e Kirk Douglas (Doc Holliday), ambos no auge de suas respectivas carreiras. Mas não foi fácil para o produtor Hall B. Wallis convencer Lancaster a fazer este filme. Como o ator de “Apache” havia a princípio se recusado a atuar nesse western, Wallis chegou a oferecer o papel de Wyatt Earp para Richard Widmark, Jack Palance e Van Heflin. Porém Hall B. Wallis sabia que a dupla Lancaster-Douglas atrairia muito mais público, o que significaria maior lucro para ele. Afinal de contas era Wallis quem estava bancando o filme que seria distribuído pela Paramount. Na verdade, Sem Lei e Sem Alma é um Western de raiz em questão presentes todos os elementos caros ao gênero como honra, lealdade e acerto de contas naquele tiroteio final, no O.K.CORRAL. Um baita filme!!!
Assista na íntegra ao filme que tem duração de 2 horas.
https://pt-br.facebook.com/tubodeimagem80/videos/sem-lei-e-sem-alma-filme-completo/124690339614555/
Um comentário:
SEM LEI E SEM ALMA, ALÉM DE SER UM GRANDE FILME WESTERN, É TAMBÉM UM BELO TÍTULO
PARA UMA COLUNA SOBRE FILMES WESTERNS.
o CARO AMIGO ALTAMIR JÁ DISSE TUDO SOBRE O FILME EM QUESTÃO, MAS COMO NÃO FALOU NADA SOBRE UMA IMPORTANTE PERSONAGEM DO FILME, PEÇO LICENÇA PARA ACRESCENTAR ALGUMAS PALAVRAS AO SEU PRECIOSO ARTIGO.
QUERO FALAR SOBRE UMA IMPORTANTE PERSONAGEM DESSE FILME, A FAMOSA PROSTITUTA KATE ELDER,
AQUELA MESMA , QUE FOI FESTEJADA PELOS SEUS FILHOS JOHN WAYNE E DEAN MARTIN NO FILME
" OS FILHOS DE KATE ELDER " POIS É, ELA EXISTIU REALMENTE . FOI UMA PROSTITUTA, QUE SE
TORNOU AMANTE DO LENDÁRIO PERSONAGEM DOC HOLLYDAY E NESSE FILME , FOI INTERPRETADA POR
UMA EXCELENTE ATRIZ JO VAN FLEET, QUE TINHA GANHADO UM OSCAR COMO MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
NO FILME VIDAS AMARGAS, ONDE CONTRACENOU COM O NOVATO ATOR JAMES DEAN.
PARABÉNS ALTAMIR POR MAIS UMA EXCELENTE CRÔNICA WESTERNIANA, QUE ESTÁ FAZENDO MUITA FALTA.
CONCORDO COM O AMIGO ALTAMIR QUANDO DIZ QUE O FILME É DE EXCELENTE QUALIDADE, COM GRANDES
INTERPRETAÇOES DOS GIGANTES LANCASTER E DOUGLAS QUE CONSEGUIRAM VIGOROSAS INTERPRETAÇÕES
EM UMA ESTÓRIA JÁ CONTADA INÚMERAS VEZES.
o MAIS INTERESSANTE SOBRE ESSES BRAVOS DEFENSORES DA LEI, É QUE ALGUMAS VEZES TÊM UM FIM
UM TANTO EXÓTICO E INESPERADO, POIS ESSE WAYT EARP , PARA QUEM NÃO SABE, INFORMO QUE ELE
TERMINOU A SUA CARREIRA EM HOLLYWOOD, COMO CONSULTOR PARA FILMES DE COWBOY.
Postar um comentário