quinta-feira, 10 de novembro de 2022

 

CONVENTO N.S.DA PIEDADE CONSTRUÍDO
POR UMA FREIRA FRANCESA EM 1918 EM UM
MORRO CONHECIDO COMO LADEIRA DO CAFÉ.
A FINALIDADE DA CONSTRUÇÃO FOI PARA
ABRIGAR PESSOAS PARA SE LIVRAREM DA  
TERRÍVEL GRIPE ESPANHOLA QUE DIZIMOU
MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO INTEIRO. 
LÁ SE VÃO MAIS DE UM SÉCULO, POIS NOS DIAS
ATUAIS PODEMOS DIZER QUE É O FAMOSO FIQUE EM CASA ATRAVÉS DA PANDEMIA DA COVID-19.


Por Altamir Pinheiro 

Qualquer leigo sabe muito bem que,  "FAZER  TURISMO” é descobrir novos lugares e o que eles têm a oferecer, conhecendo a cultural local. A bem da verdade,  os viajantes querem conforto, organização e também a possibilidade de apreciar, mesmo que por poucos dias, os costumes e o modo de viver de um povo de determinada  região. O turista é sempre um eterno  aprendiz  dos conhecimentos locais.


Pois bem, o Secretário de Turismo de Garanhuns, Givaldo Calado,  vive se gabando de viajar e conhecer o mundo inteiro. Porém,  seria de bom alvitre não  precisar ir muito longe e se deslocar  logo ali e dar um pulinho  em ILHÉUS, no  Sul da Bahia, para conhecer o que é  TURISMO PROFISSIONAL.


O turismo no Centro Histórico de Ilhéus é tão levado a sério que há no Batalhão da Polícia Militar daquela cidade uma equipe somente  para prestar, além da segurança, as informações completas aos turistas, pois são treinados juntamente com a guarda municipal para assegurar o bem estar a todo o turista que perambula pelas ruas limpas e bem conservadas do Centro Histórico de Ilhéus.


Outro fator preponderante é como o excursionista é tão bem tratado pelos GARÇONS de bares e restaurantes daquela área, pois há um departamento na Secretaria Municipal de Turismo somente para treinar e prevenir como o profissional garçom deve tratar o viajante.


Outro aspecto que chama bastante  atenção é que quase não  existir  MENDIGOS nem crianças pedindo esmolas (nem cachorros vadios na localidade). Eles, os humanos  são recolhidos pela secretaria, submetem-se a treinamentos e depois voltam às ruas, com fardamento adequado, tirando fotografias e ajudando o turista, como também vendendo peças de artesanatos, quadros, livros que retratam à cidade e, quando não, fritando acarajé para ser consumido pelo viajante que ali se encontra.


Os cicerones fardados e muito bem treinados, cada um falando uma língua  estrangeira,  prestam as devidas informações as caravanas de turistas que diariamente circulam naquele bem cuidado e preservado Centro Histórico de Ilhéus. Há um belo trabalho naquele setor onde todos os envolvidos trabalham  em circuito para que haja uma satisfação completa dos visitantes para  que voltem à cena daquele local mais de uma vez.


PITACO DO BLOG CHUMBO GROSSO : -  Que bom seria se os secretários de Turismo Cultura e Educação de Garanhuns fizessem uma viagem até àquele centro turístico baiano para aprenderem como se faz ou se pratica TURISMO PROFISSIONAL.  Quem sabe a Secretaria de Turismo de Ilhéus não desse uma mãozinha  à equipe local.


ALTAMIR PINHEIRO ENCHENDO A TROMBA DE CACHACA NO BAR VESÚVIO E NO CABARÉ DE MARIA MACHADÃO, NO FAMOSO BATACLAN :









Um comentário:

CÍCERO TAVARES DE MELO disse...

Expresso Altamir Pinheiro:

Se tomar, tome duas ou mais por mim, porque aquela caixa quo mestre me presenteou está sendo acurada, no bucho!

Bom turismo, na cabeça, NO ESCURINHO DO CINEMA, para ser lançado depois que o Seboso assumir e depois fechar o paletó, ficando o priquito de JANJA em aberto para uma disputa de porrinha.