HOJE, FAZ 22 ANOS DA MORTE DE RAUL SEIXAS – SE VIVO FOSSE, TERIA 66 ANOS.
Por Altamir Pinheiro
Quem neste mundão de my god é cinqüentão, curtiu adoidado o MENSAGEIRO OU PROFETA DO APOCALIPSE no final de uma era na saudosa década de 70/80 do Século passado. Quem viajou no TREM DAS SETE sabe muito bem do que estou falando... RAUL SEIXAS era um poeta, místico e filosófico. Para ele o fundamento da verdadeira SOCIEDADE ALTERNATIVA, consistia em jamais viver de acordo com a ideologia daqueles que venderam suas vidas para si mesmo ao pequeno preço de serem apenas eles pelo resto de suas vidas como está bem filosofada na música OURO DE TOLO. Segundo o seu próprio espírito caído, cego, surdo e perdido. Mas, nunca é tarde para começar tudo de novo!!! RAUL SEIXAS deixou um VÁCUO GIGANTESCO NA MÚSICA e na CULTURA MODERNA, especialmente no que diz respeito a sua mensagem que NÃO FOI COMPLETADA, lamentavelmente. Ele tinha uma missão ímpar, sem igual, fantástica, com seu JEITO REBELDE AOS VELHOS TABUS, as regras e paradigmas impostos pelo caótico e anacrônico capitalismo selvagem, desumano e cruel da ditadura e das falsas religiões e agora, para completar a tampa do tabaqueiro, esse desastrado modo de governar do PT. Tudo isso ele tratou e dissertou com muita maestria, destreza e habilidade na fenomenal e escultural letra METAMORFOSE AMBULANTE. RAUL SEIXAS era quase imbatível. Ao lado de seu parceiro Paulo Coelho, “Raulzito” construiu um dos repertórios mais substanciosos e volumosos em termos poéticos filosóficos que se tem notícia na história da música brasileira. Foi isso que tornou o “CARA” uma lenda e arregimentou um dos séqüitos de fãs mais chatos da história da galáxia – como não lembrar dos caras pentelhos que ficam gritando até hoje “TOCA RAUL” até mesmo em show de heavy metal?!?!?! Apesar disso, a obra de Raul sempre permaneceu muito acima dessa idolatria cega e estúpida. Algo, inclusive, que ele sempre reprovou." RAUL SEIXAS foi o nome mais importante do rock brasileiro e teve forte influência para os roqueiros que surgiram depois dele. Natural de Salvador, passou a adolescência ouvindo muito rock'n'roll, particularmente Elvis Presley, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Chuck Berry, e blues dos negros do sul dos Estados Unidos, sem deixar de lado o BAIÃO DE LUIZ GONZAGA e REPENTISTAS NORDESTINOS. Embalado por esse caldeirão rítmico e seduzido pelos ideais alternativos da geração do pós-guerra e pelo misticismo, deu asas a sua ANÁRQUICA GUITARRA e tornou-se o ídolo de diversas gerações, que incluem desde jovens rebeldes da classe média e do subúrbio das grandes cidades, até empregadas domésticas, caminhoneiros, empresários e até padres. Alguns de seus maiores sucessos são Metamorfose Ambulante, Trem das Sete, Como Vovô Já Dizia, medo da chuva, Al Capone. Quando jovem, começou, como ele mesmo disse, "A USAR CABELO DE JAMES DEAN, BLUSÃO DE COURO E BEBER CUBA-LIBRE, O QUE ESPANTAVA MEUS PAIS BURGUESES DE CLASSE MÉDIA". Trocou sua lambreta por dois velhos violões e um contrabaixo e formou seu primeiro grupo de rock, O RELÂMPAGO DO ROCK, em 1962. O grupo passou a se chamar THE PANTHERS, RAULZITO E OS PANTERAS e, por fim, RAULZITO E SEUS PANTERAS. Tocou em vários clubes de Salvador e em programas de rádio. Em 1967, a convite de Jerry Adriani, o grupo partiu para o Rio de Janeiro. Depois do lançamento fracassado de um LP homônimo, se dissolveu. De volta a Salvador, em 1970, Raul foi convidado a trabalhar como produtor de discos da CBS. Participou em 1972 do VII Festival Internacional da Canção (FIC), da Rede Globo, com a música Let me Sing, Let me Sing, cantada por ele mesmo, e Eu Sou Eu, Nicuri é o Diabo, por Lena Rios. Depois de ter sido expulso da gravadora por ter participado do festival, lançou seu primeiro disco-solo, KRIG-HÁ BANDOLO! (1973). Foi perseguido e preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Exilou-se nos Estados Unidos. Retornou ao Brasil devido ao sucesso do LP Gita (1974), que vendeu mais de 600 mil cópias. Como também a composição Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás (1976), que alcançou um estrondoso sucesso. RAUL SEIXAS nasceu na manhã do dia 28 de junho de 1945, na cidade de Salvador, capital da Bahia. Autodeclarado filho do PÓS-GUERRA, ele cresceu sob a influência do modo de vida propagado pelo vindouro movimento contracultural. Contra as atitudes beligerantes do sistema, curtição e ações pacíficas. O novo comportamento, que no Brasil foi apelidado de desbunde, era praticado pela turma que escutava rock, lia os poetas universais, fazia filmes em Super-8, não cortava os cabelos e preferia FUMAR MACONHA A PEGAR EM ARMAS. A “anarquia”, longe de ser uma simples alienação nos anos de chumbo do regime militar, foi uma atitude intempestiva e marginal que transgredia as normas sociais e políticas então vigentes. Na procura de uma nova forma de pensar o mundo, O DESBUNDE TORNAVA-SE UMA PERSPECTIVA CAPAZ DE ROMPER COM A RAZÃO INSTRUMENTAL E O MILITARISMO CARACTERÍSTICOS TANTO DAS DIREITAS QUANTO DAS ESQUERDAS. RAUL SEIXAS, avesso a qualquer tipo de autoridade, valorizou tanto o INDIVIDUALISMO, quanto a HETEROGENEIDADE e a PLURALIDADE. A ética universal impositiva foi substituída pelo pluralismo normativo, com o decorrente enaltecimento da METAMORFOSE AMBULANTE, isto é, do indivíduo fragmentado, descentrado, disposto a afirmar sua singularidade contra o rigor de todas as opressões. Na discografia do MALUCO BELEZA os irracionalismos, as antíteses e os antagonismos extremados ocupam o centro da cena. A sua música é um mosaico exemplar da contracultura. ELE MISTURA, EM SUA OBRA, DIFERENTES RITMOS E ESTILOS MUSICAIS, POESIA E MÚSICA, FILOSOFIA E ASTROLOGIA, OCULTISMO E RELIGIÃO, CRÍTICA SOCIAL E OUTRAS COSITAS MÁS, TUDO REGADO AO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS. Com essas características, suas músicas muitas vezes são recusadas por intelectuais e ativistas engajados, enquanto nem sempre são compreensíveis para as massas incultas. Atento às tensões políticas e socioculturais de seu tempo, um esperançoso compositor oferecia ao público a PROMESSA DE SUPERAÇÃO DO SOFRIMENTO IMPOSTO PELA SOCIEDADE AUTORITÁRIA. Diante das dificuldades de mudar os pressupostos sociais e políticos que geram a barbárie, sua arte assumiu como principal meta a formação de indivíduos autônomos, autocríticos e com vínculos sociais, eliminando, no que têm de fundamental, as condições que geram a ALIENAÇÃO e a VIOLÊNCIA. Todavia, uma PROPOSTA POLÍTICA CONCRETA ESTAVA AUSENTE. Não é à toa que ele NUNCA se ligou em usar boinas ou camisas do mito CHE GUEVARA, o ídolo da juventude estudantil daquela época, como fazia e ainda faz este saudosista e apaixonado escriba que ora vos fala. Não podemos esquecer que RAUL SEIXAS, autodeclarado “MOSCA NA SOPA” e “CARPINTEIRO DO UNIVERSO”, primava pelo “BANDA VOOU” ou mesmo o “PUTA QUE PARIU”, proposta estética e política que apresenta a arte como divertimento, gozo, celebração, paixão, sempre à margem dos valores dominantes: caretas, opressores, racionalistas e bélicos. SUA LIMITADA RESISTÊNCIA POLÍTICA SE DAVA POR ESSA VIA. Para nos salvarmos da opressão, mantendo a fidelidade às utopias não realizadas, o RAULSEIXISMO nos ensina que não devemos esperar o messias ou um líder revolucionário, mas sim reparar as injustiças e buscar erguer uma SOCIEDADE ALTERNATIVA a partir da UNIÃO COLETIVA de VONTADES INDIVIDUAIS. RAUL SEIXAS exortava insistentemente ao individualismo, instigando seus interlocutores a abraçarem sozinhos os próprios caminhos. Se assim procedia é porque sabia que, enquanto o venerassem, negariam a própria autonomia. Lúcido, ele não se identificava como um sábio, santo, profeta ou redentor do mundo. Ao mesmo tempo, convidava os fãs a questionarem-se a respeito de si mesmos e de suas vidas; Contestarem-se, opor-se a determinados vínculos viciosos de uma sociedade perversa e hipócrita. 66 anos após o seu nascimento e duas décadas depois de sua morte, a obra de RAUL SEIXAS permanece com sua tamanha importância por sua força imaginativa, utópica, por sua expressão e percepção das (im)possibilidades que permeiam a vida contemporânea. A sua vida nos revela a necessidade de assumirmos a existência como tarefa, uma tarefa da liberdade, que consiste na entrega à descoberta de nossas próprias possibilidades de existência. Pelo fato de ser uma construção permanente, um caminho de realização (NASCIMENTO E CRIAÇÃO) e desrealização (MORTE E DESTRUIÇÃO), essa tarefa só é concluída com a morte. Em 21 de agosto de 1989, dois dias após o lançamento do LP "A PANELA DO DIABO" e cinco dias depois do maior eclipse lunar do século XX, RAUL SEIXAS faleceu de PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA PROVOCADA POR PANCREATITE CRÔNICA E HIPOGLICEMIA. A governanta Dalva Borges foi a primeira a encontrá-lo em seu apartamento na Rua Frei Caneca, em São Paulo. O corpo do compositor foi velado no Palácio das Convenções do Anhembi, na capital paulista, para onde uma multidão convergiu a fim de lhe prestar as últimas homenagens, seu sepultamento fora realizado em Salvador. OS FÃS TORNARAM-SE ÓRFÃOS DA UTOPIA, DE SUA ILUSÃO, CONCEPÇÃO E SONHO. ALÉM DE SUA EXTRAVAGÂNCIA E EXCENTRICIDADE. Hoje, o grande desafio de todos aqueles que, seguindo as idéias de RAUL SEIXAS, sonham e lutam por ideais utópicos que se mostraram inalcançáveis, será a dedicação a novos ideais, à descoberta de novos caminhos, pois sonho que se sonha junto é realidade, já dizia o compositor na canção “PRELÚDIO”, do LP “Gita”, de 1974. (Alguns trechos deste longo artigo, foram pesquisados e retirados de livros que compõem a pacata biblioteca do Blog Chumbo Grosso, e feito seus devidos enxertos e adaptações cabíveis na fenomenal obra dessa história de vida curta do polêmico, incompreensível e rebelde MALUCO BELEZA).
RAUL SEIXAS ERA UM CARA QUE SABIA MUITAS COISAS SOBRE O ESPÍRITO HUMANO.
Por João Paulo Andrade
Como ele mesmo cantou na música : EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS. O nosso espírito na verdade é antiguíssimo, todos nós já existíamos antes de ganharmos um corpo humano. Mas a igreja romana fez de tudo para ninguém jamais saber de nada.
"NÓS SOMOS DE ONTEM E HOJE NADA SABEMOS. (Jó 8:9) "
QUEM ERA RAUL SEIXAS?!?!?!
Raul era um cara muito diferente dos demais de sua época, ele não vivia e nem falava coisas atuais, ele estava sempre além da realidade em todos os sentidos. Muitos o chamava de louco, mas será que ele era mesmo maluco? O que podemos analisar entre loucura e razão? NA VERDADE A LOUCURA NÃO EXISTE SEM RAZÃO E NEM A RAZÃO SEM A LOUCURA. Uma pessoa considerada louca em uma certa época, poderá ser considerada um gênio em outra. Ao longo da história da humanidade todas as pessoas que foram consideradas loucas com suas invenções criativas, mais tarde foram reconhecidas como grandes gênios.
RAUL SEIXAS teve muita dificuldade em adaptar-se por ver as coisas por uma ótica diferente, ele não se conformava com as mesmices de todos, ele era um protestante às idéias consideradas “IMEXÍVEIS” pela sociedade. E neste mundo em que vivemos, quando uma pessoa tem uma visão diferente dos demais, a pessoa começa a ser excluídas dos diversos grupinhos de luluzinhas que existe por aí. RAUL SEIXAS tinha uma idéia muito forte do que era a vida, e batia contra muitos movimentos considerados fechados na sociedade, tanto político como religioso. Ele foi FILÓSOFO, MÚSICO, CANTOR, COMPOSITOR E ATOR, nasceu em Salvador Bahia e veio morar no rio de Janeiro depois de um certo tempo, onde fez faculdade de filosofia. Era muito inteligente, em vez de escrever livros de filosofia, Raul, escreveu músicas que traziam uma mensagem tão profunda que daria para fazer um livro com letras de musicas de três minutos. Mas, chegou um determinado momento na vida de Raul que ele foi se distanciando de Deus ou das coisas sagradas que ele mesmo lera na Bíblia, e começou a se interessar pela filosofia de Aleister Crowley e do caminho do egoísmo, como ele mesmo se declarava: "EU SOU EGOÍSTA”. INFELIZMENTE NO DIA 21 DE AGOSTO MORRIA RAUL SEIXAS... Causa da morte: pancreatite crônica, hipoglicemia e parada cardiorrespiratória. O Nosso querido Raul Seixas findou o seu tempo e partiu para o mundo das eternas dimensões. Eu sempre fui fã do Raul, e de tanto pensar nas letras de suas músicas, em uma certa noite eu tive um sonho, e um homem se aproximava de mim e começou a me explicar muitas coisas da vida, e do universo, que eu não entendia, e ele, o personagem do meu sonho, passou a me explicar e abrir o meu entendimento. Foi quando me falou que a partir daquela noite em tudo o que eu colocasse os meus olhos eu enxergaria uma outra dimensão. E realmente, daquela noite em diante eu nunca mais fui o mesmo, cara!!! Passei a enxergar a vida com outros olhos, NUNCA MAIS ME DEIXEI SER LEVADO PELOS VENTOS DAS ILUSÕES E FALSAS EMOÇÕES QUE TANTO ME ARRASTAVA PARA UM ABISMO SEM FIM. E a partir de agora, em simples palavras, irei tentar revelar a todos à mensagem oculta nas letras de algumas músicas do RAUL SEIXAS. E me disse aquela pessoa no sonho: que ele tinha falado com o Raul para que ele transmitisse a verdadeira mensagem do segredo do universo e de todas as coisas, através das músicas e ele relutou, deixando o seu tempo passar. Me desculpem alguns fãs do RAUL SEIXAS que de repente possa estranhar essa mensagem, mas eu não posso ser desobediente ao meu chamado, porque eu bem sei das duras consequências que me virão se eu não transmitir essa mensagem ao mundo.
O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE ALGUMAS MÚSICAS:
PARANÓIA:
“Eu vivo procurando em tudo quanto é lugar...
Nos bares, nas igrejas eu tentei encontrar...
Nos becos nas esquinas, na lama e no pó...
Até no bolso do meu palitó...
Eu sei que essa coisa que eu tenho que achar...
Talvez tão perto que a mão não possa tocar ...
Quem sabe, uma gilete talvez no coração...
Olhei até debaixo do meu colchão.”
O nome dessa música é PARANÓIA, e revela algo muito interessante sobre o Raul, ele nasceu com um propósito muito especial, como ele mesmo se intitulava do MENSAGEIRO DO APOCALIPSE, ele tinha um chamado de DEUS para fazer uma grande revolução espiritual no mundo. Uma renovação entre as religiões superficiais do mundo, assim como foi Martinho Lutero, que revolucionou o protestantismo. Até o próprio RAUL SEIXAS conta em um de seus vídeos, que durante algum tempo em sua carreira, muitas pessoas o procurava como se ele fosse um profeta. Ele conta que um dia estava fazendo um show e uma mãe entrou com uma criança nos braços muito doente, e os seus fãs levantaram aquela criança três metros de altura para alcançar Raul no palco, para que ele tocasse naquela criança para que ela ficasse curada. Raul Seixas ficou muito perplexo durante algum tempo, e não sabia qual caminho a seguir, se o da REVOLUÇÃO ESPIRITUAL, ou o da LIBERDADE. Do egoísmo como ele mesmo chamava de nova reciclagem. Como ele mesmo declarou dizendo “EU SOU EGOÍSTA”, e não posso ser líder de nenhum movimento espiritual. Mas, ele tinha um chamado muito especial, ele tinha o dom de arrebatar as mentes dos jovens de todas as idades. Raul foi muito inteligente, foi cantor, músico, compositor, e filósofo. Formou-se em filosofia no Rio de Janeiro, e morou lá por muito tempo. Infelizmente as drogas consumiram sua vida, no dia 21 de agosto de 1989 aos 44 anos morria Raul Seixas, causa da morte: pancreatite crônica, hiperglicemia, e parada cardíaca. Seu nome completo: RAUL SANTOS SEIXAS, natural de Salvador. Muitas pessoas gostam de Raul, se maravilha com a sua rebeldia, mas não conseguem compreender o que ele realmente começou transmitir e tudo isso não pode terminar por causa de sua morte. Algumas músicas dele tinham um sentido espiritual muito profundo. RAUL SEIXAS foi um grande filósofo que em vez de escrever livros ele fazia musicas de três minutos com mensagens tão profundas que Para ser melhor interpretado, teria que fazer um livro de muitas páginas.
A EXPLICAÇÃO DA MÚSICA GITA
Essa música foi inspirada do livro BHAGAVAD GITA, um livro indiano que na verdade, ninguém sabe quem realmente escreveu, é um dos livros mais antigo da humanidade, como a Bíblia. Bhagavad Gita é para os indianos como é a Bíblia para os cristãos. Esse livro fala da história da revelação do Todo, do absoluto, do que é a vida, do que é DEUS, o que seria a revelação da grande resposta. Quando a música Gita, do RAUL SEIXAS, diz: EU SOU ISSO, EU SOU AQUILO, não está falando do Raul Seixas, de maneira nenhuma, está falando de cada um de nós. Ou seja, do nosso espírito, cada um é a sua própria estrela, luz ou treva, céu ou abismo.
Eu SOU, eu FUI, eu VOU. Eu sou o seu sacrifício, a placa de contra mão...
O sangue no olhar do vampiro...
E as juras de maldição...
Eu sou a vela que ascende ...
Eu sou a luz que se apaga...
Eu sou a beira do abismo...
Eu sou o Tudo e o Nada...
A MÚSICA : "PEDRO"
Essa música é uma simbologia que representa um diálogo entre a mente INCONSCIENTE e a mente CONSCIENTE. Ou a parte mental conversando com o corpo físico que sente na própria pele todo impacto dos impulsos provocado pelo espírito. Então a partir desse pressuposto, fica mais fácil do amigo leitor entender o que RAUL SEIXAS está dizendo com a música “PEDRO”.
Quantas vezes Pedro você fala
Sempre a se queixar da solidão...
(EXPLICAÇÃO: QUASE SEMPRE O SER HUMANO
SE SENTE SÓ. MESMO ESTANDO NO MEIO DE UMA
MULTIDÃO);
Quem te fez com ferro fez com fogo
Pena que você não sabe não...
(EXPLICAÇÃO: AS ESCRITURAS SAGRADAS REVELAM QUE DEUS CRIOU O HOMEM JÁ SABENDO O QUE O SEU ESPÍRITO ERA REBELDE, E SUA TESTA SEMELHANTE AO BRONZE E EM SEU PESCOÇO HAVIA UM NERVO TÃO DURO QUE ERA SEMELHANTE AO FERRO. O BODE TEM A TESTA TÃO DURA QUE É CAPAZ DE DERRUBAR UM BOI COM UMA TESTADA. O BODE TAMBÉM É SÍMBOLO DA REBELDIA DO PRÓPRIO SATANÁS).
Vai pro seu trabalho todo dia
Sem saber se é bom ou se é ruim
Quando quer chorar vai ao banheiro,
Pedro as coisas não são bem assim.
(EXPLICAÇÃO: AS PESSOAS VIVEM COMO ROBÔS).
Toda vez que eu sinto o paraíso
Ou me queimo torto no inferno
Eu penso em você meu pobre amigo
Que só usa sempre o mesmo terno
(EXPLICAÇÃO: ISSO QUER DIZER SE A PESSOA SENTE O PARAÍSO OU SEJA, ESTÁ FELIZ, TUDO ESTÁ CERTO EM SUA VIDA, OU ELA SE QUEIMA NO INFERNO, QUANDO TUDO DÁ ERRADO, DIZ A LETRA: “eu penso em você meu pobre amigo que só usa sempre o mesmo terno”. ESSE MESMO TERNO QUE PEDRO ESTÁ SEMPRE USANDO É O SEU CORPO FÍSICO, DE CARNE E OSSO, ”PEDRO” É O CONSCIENTE, A MENTE DE CADA UM, E O “TERNO” É O CORPO QUE SENTE TODO BAQUE DAS ATITUDES NÃO PENSADAS.
(REFRÃO)
Pedro onde sê vai eu também vô
( EX: ONDE PEDRO VAI, DIZ A LETRA DA MÚSICA EU TAMBÉM VÔ; ONDE O CORPO DA PESSOA VAI O SEU ESPÍRITO VAI TAMBÉM É LÓGICO, MAS, TUDO ACABA ONDE COMEÇOU, A JORNADA DO ESPÍRITO HUMANO TEVE INÍCIO NA FORMA ESPIRITUAL, E UM DIA VAI ACABAR VOLTANDO PARA A MESMA FORMA COMO COMEÇOU. Mas tudo acaba onde começou...
Tente-me ensinar das tuas coisas
Que a vida é séria e a guerra é dura
(EXPLICAÇÃO: AQUI O ESPÍRITO NO INCONSCIENTE DA PESSOA DIZ: “tente me ensinar das tuas coisas”. QUE COISAS SÃO ESSAS? AS COISAS DO MUNDO ANIMAL, FÍSICO, MATERIAL. AÍ O ESPÍRITO DIZ: mas, se não poder, cale essa boca e deixa eu viver minha loucura... O ESPÍRITO DO HOMEM SEGUNDO A BÍBLIA É MALQUISTO, PERVERSO, TORTO E LOUCO. MUITAS PESSOAS, SENTE QUE PRECISAM SER DIFERENTES E COMEÇAM A PARTICIPAR DE CERTAS RELIGIÕES, TENTANDO DOUTRINAR O SEU POBRE ESPÍRITO, MAS, POR AQUELA RELIGIÃO SER SUPERFICIAL, ELA ACABA CEDO OU TARDE CEDENDO AOS CAPRICHOS DO SEU ESPÍRITO TORTO. ISSO É CALAR A BOCA E DEIXAR O ESPÍRITO VIVER A SUA LOUCURA. Mas se não puder cale essa boca, Pedro... e deixa eu viver minha loucura;
Lembro Pedro aqueles velhos dias
Quando os dois pensavam sobre o mundo
(EXPLICAÇÃO: NESSE VERSO, O ESPÍRITO ESTÁ DIZENDO QUE SE LEMBRA DE QUANDO CONVERSAVA COM PEDRO, A RESPEITO DO MUNDO, OS PLANOS, OS SONHOS A SER REALIZADOS, PORÉM, QUANDO PEDRO QUE É A MENTE CONSCIENTE AMADURECE, NÃO TEM MAIS CORAGEM DE FAZER AS MESMAS LOUCURAS DA JUVENTUDE, AÍ O ESPÍRITO DIZ: hoje eu te chamo de careta, E PEDRO NÃO QUER SER MAIS UM PERDIDO, VAGANTE NA VIDA, UM VAGABUNDO. Hoje eu te chamo de careta e você me chama vagabundo;
Todos os caminhos são iguais
O que leva a glória ou a perdição
(EXPLICAÇÃO: NA VIDA EXISTEM MUITOS CAMINHOS, TANTAS PORTAS, TANTAS RELIGIÕES, MAS SÓ EXISTE UM CAMINHO QUE POSSUI UM CORAÇÃO, E ESSE CAMINHO SE CHAMA JESUS CRISTO, ELE MESMO DISSE: “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, DENTRO DO PEITO DE JESUS BATE UM CORAÇÃO CHEIO DE AMOR PELOS ESPÍRITOS DA HUMANIDADE PERDIDA.” há tantos caminhos tantas portas, mas somente um tem coração (JESUS CRISTO)
E eu não tenho nada a ti dizer
Mas não me critique como eu sou
Cada um de nós é um universo, Pedro
Onde você vai eu também vô.
QUAL A LIGAÇÃO ENTRE RAUL SEIXAS E O ESCRITOR PAULO COELHO?!?!?!
Raul e Paulo foram parceiros na composição de alguns dos maiores sucessos de Raul Seixas como Sociedade Alternativa, Gita, Há Dez Mil Anos Atrás, Canto Para Minha Morte, entre outros. Membros de sociedades anteriores (Raul da Grã Ordem Kavernista e Paulo da Sociedade da Besta do Apocalipse) fundaram a SOCIEDADE ALTERNATIVA baseada nos pensamentos de Aleister Crowley. Em comum tinham grande interesse por assuntos esotéricos.
QUEM FOI ALEISTER CROWLEY?!?!?!
Aleister Crowley foi um filósofo Inglês do século 19, considerado por muitos um bruxo e satanista. Seu pensamento e pregação se resumiam basicamente no conteúdo da obra chamada Livro da Lei e na doutrina conhecida por Thelema (palavra grega que significa vontade) e que pode ser resumida em "FAZ O QUE QUISERES QUE TUDO DEVE SER DA LEI. TODO HOMEM É UM INDIVÍDUO ÚNICO E TEM DIREITO A VIVER COMO QUISER". Os princípios hedonistas de Crowley, com a pregação do aproveitamento dos prazeres terrenos, incluindo sexo e drogas, foram base para todas as doutrinas satanistas que se seguiram, embora Crowley não tenha de maneira clara em sua obra se declarado satanista, sendo mais apenas um anti-cristão, tendo tomado para si próprio a denominação de "Número 666". Por ser uma figura controversa Aleister Crowley despertou muito interesse entre artistas de rock. É Aleister Crowley o sujeito da música Mr Crowley de Ozzy Osbourne. O disco Seventh Son Of a Seventh Son do Iron Maiden possui várias citações a trechos da obra de Aleister Crowley. Um dos mais famosos estudiosos da obra de Crowley foi Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin. Além de adquirir manuscritos e objetos pessoais de Crowley Page chegou a comprar a mansão do bruxo às margens do Lago Ness onde Crowley teoricamente faria seus rituais. Aleister Crowley aparece entre os personagens da capa do disco Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band dos Beatles. No rock do Brasil a maior personalidade ligada ao pensamento de Crowley foi Raul Seixas. A música Sociedade Alternativa, entre outras, são exemplos disto. Ao final de Sociedade Alternativa Raul Seixas grita para o público: "O Número 666 chama-se Aleister Crowley. A lei de Thelema... esta é a nossa lei e a alegria do mundo. Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. Todo homem e toda mulher é uma estrela." Tratam-se de trechos da obra de Crowley.
O QUE É A SOCIEDADE ALTERNATIVA?!?!?!
Foi um grupo formado por Raul Seixas e Paulo Coelho baseado nos princípios de ALEISTER CROWLEY. Editaram e distribuíram manifestos chegando a iniciar a organização de uma comunidade alternativa, Cidade das Estrelas (ou Cidade da Luz), onde cada um teria o direito de viver como bem entendesse. A Sociedade Alternativa foi fundada a partir da fusão do grupo Grã Ordem Kavernista de Raul Seixas com a Sociedade Secreta da Besta do Apocalipse da qual participava Paulo Coelho. Em 1973 participando de um congresso mundial de ordens deste tipo a Sociedade Alternativa foi reconhecida. A letra da música Sociedade Alternativa explica sucintamente a sua filosofia. Cada pessoa é um indivíduo único e especial e deve obedecer apenas a sua vontade, podendo viver como bem entender, "TOMAR BANHO DE CHAPÉU OU ESPERAR PAPAI NOEL" sem se preocupar com a opinião do sistema. A única lei seria "FAZ O QUE TU QUERES!". Em plena vigência da ditadura militar o grupo foi considerado subversivo e caçado pelo governo Geisel. Raul, Paulo Coelho e suas respectivas esposas foram deportados para os Estados Unidos.
RAUL SEIXAS ERA SATANISTA? TEVE ENVOLVIMENTO COM OCULTISMO?!?!?!
Aleister Crowley adotou para si o título de Besta do Apocalipse e Número 666 mais como agressão à sociedade cristã do que como homenagem a qualquer tipo de força demoníaca (lembre-se que a base da doutrina de Thelema é a adoração e satisfação apenas do "eu" e a não-adoração a qualquer tipo de entidade). Vem da adoção destas denominações a maior parte das acusações de satanismo tanto para Raul Seixas e Paulo Coelho quanto para qualquer outro seguidor do pensamento de Crowley. Por outro lado Raul e Paulo estudaram esoterismo e experimentaram muitos rituais (incluindo magia negra). Raul Seixas não veio a comentar com clareza e detalhes sua experiência nestes aspectos. Paulo Coelho posteriormente declarou que não havia gostado das experiências por que passara. Raul aborda com certa frequência em suas músicas a figura do diabo, muitas vezes de forma simpática como em O Rock do Diabo, mas uma análise mais profunda revela que este diabo é figurativo e representativo da negação ao pensamento cristão-conservador comum. "ENQUANTO FREUD EXPLICA. O DIABO FICA DANDOS OS TOQUES. EXISTEM DOIS DIABOS... UM DELES É O DO TOQUE... O OUTRO É AQUELE DO EXORCISTA".
O QUE É O SELO IMPRIMATUR PRESENTE EM ALGUNS DOS SEUS DISCOS?!?!?!
Trata-se de uma referência ao selo com a ordem de "imprima-se" que a igreja católica antiga usava para ordenar a publicação e divulgação de documentos. O selo da Sociedade Alternativa traz em seu centro uma adaptação da Cruz Ansat egípcia (o Ankh, que representa entre outras as tiras das sandálias do peregrino que busca algo) com dois pequenos degraus que lhe dão forma de chave (representando também os degraus da iniciação).
O QUE SIGNIFICA KRIG-HA BANDOLO?!?!?!
Trata-se do grito de Tarzan indicando que os inimigos estão chegando.
SOBRE O QUE FALA GITA?!?!?!?!
Gita é baseada no Bhagavad-Gitã, parte do Mahabarata, que seria a "bíblia" da religião hindu de Krishna. No texto um guerreiro, Arjuna, interroga Krishna sobre o seu significado (de Krishna). Krishna responde com frases como: "Entre as estrelas sou a lua... entre os animais selvagens sou o leão... dos peixes eu sou o tubarão.... de todas as criações eu sou o início e também o fim e também o meio... das letras eu sou a letra A... eu sou a morte que tudo devora e o gerador de todas as coisas ainda por existir... sou o jogo de azar dos enganadores..." em que obviamente se basearam os versos de Gita.
O QUE É O NOVO AEON?!?!?!
Um AEON é uma era, ou 2.148 anos, tempo necessário para que o eixo da terra complete uma volta completa (360 graus) em seu movimento de pião. A cada vez que isso ocorre geram-se mudanças na humanidade. O NOVO AEON é a nova era que está por vir, a Era de Aquário, que deverá ter início. Liricamente o Novo Aeon representa mudança (assim como o VELHO AEON representa o que está para ser superado).
QUAL O SIGNIFICADO DE ALGUMAS OUTRAS LETRAS?!?!?!
As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor - Raul critica o status-quo e fala sobre a necessidade de fazer uma "aliança estratégica" com o sistema (o Monstro Sist) para poder enfrentá-lo. "QUANDO SE QUER ENTRAR NUM BURACO DE RATO DE RATO VOCÊ TEM QUE TRANSAR".
TREM DAS SETE - Representa mudança. Ver Novo Aeon explicada anteriormente.
PARANÓIA - Fala sobre masturbação e o medo de estar cometendo um pecado. "Minha mãe me disse a tempo atrás aonde você for Deus vai atrás... Deus vê sempre tudo o que você faz... Vacilava sempre a ficar nu lá no chuveiro com vergonha... com vergonha de saber que tinha alguém ali comigo vendo fazer tudo o que se faz dentro de um banheiro".
O CARIMBADOR MALUCO - Parte do musical infantil Pluct Plact Zumm da Rede Globo e motivo de muitas críticas a Raul que teria se vendido ao sistema com uma música imbecil. Os mais inteligentes percebem a pesada crítica à burocracia do governo que teima em selar, registrar, carimbar, avaliar, rotular, adiando e atrapalhando todo tipo de atividade. É também uma referência ao texto do anarquista Proudon que diz "Ser governado é ser a cada operação... notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, autrizado, rotulado".
A LEI - É uma das referências mais claras a Aleister Crowley na obra de Raul. O Livro da Lei é a principal obra de Crowley e a maior parte da letra são trechos deste livro.
COWBOY FORA DA LEI - Sobre iconoclastia, e o peso da responsabilidade de ser um ícone, bem como os riscos de vida do mesmo. "Mamãe não quero ser prefeito, pode ser que eu seja eleito, e alguém possa querer me assassinar...(...)... "Papai não quero provar nada, eu já servi a pátria amada, e todo mundo cobra minha luz... minha luz... ó coitado, foi tão cedo, deus me livre eu tenho medo, morrer dependurado numa cruz..."
CAMBALACHE - Uma crítica óbvia, direta e revoltada a todos os males que assolam o mundo criados pelo ser humano desde longa data, além da falta de esperança no futuro. "Que mundo foi e será uma porcaria eu já sei, em 506, e em 2000 também, que sempre houve ladrões maquiavélicos safados, contentes e frustrados, valores, confusão..."
PARANÓIA II - Sobre o desespero e agonia o qual uma mulher pode levar um homem. Sobre o trecho "O QUE EU PROCUROS VOCÊ ESCONDEU NA BARRIGA, NÃO QUER ME ENTREGAR" pode ser uma referência a drogas que a esposa de Raul teria escondido dele.
OURO DE TOLO - Crítica severa à sociedade hipócrita, capitalista, materialista e cheia de si. A qual Raul fazia questão de ridicularizar. Nota-se grande semelhança com o estilo folk de Bob Dylan.
MEDO DA CHUVA - além de ser uma das mais belas e poéticas músicas de Raul, trata da escravidão que pode ser uma vida a dois quando se tem uma esposa possessiva e ditatorial. "é pena, que você pense que sou seu escravo... dizendo que sou seu marido e não posso partir..."
QUANDO ACABAR O MALUCO SOU EU - sobre como o mundo pode considerar normal as pessoas se matarem, fazerem tramóias políticas, traírem a si mesmas, guerrearem, culminarem no apocalipse, aceitarem a censura e considerar insanidade ser simplesmente excêntrico e afrontar o sistema.
Oh Deus!
Eu vim falar com o Senhor
Vim lhe pedir um favor
Só tem jeito você descendo.
Oh Deus!
Mudou pro pecaminoso
Vejo o senhor desgostoso
E da gente se esquecendo.
Oh Deus!
Venha mais rápido que a luz,
E não mande mais Jesus,
Poupe seu filho amado.
Por que
Hoje ta pior que antes
Se ele vier, num instante, será
De novo crucificado
Venha com um exército equipado
Venha bem armado
E tenha cuidado pra não ser rastreado
Tem satélite aí em cima que satã botou
E não venha aqui rezar, poupe sua fala
Oh Deus escuta o que digo meta logo bala
Mande pros quintos dos infernos
Todo pecador