O povo brasileiro já deveria estar calejado, após décadas de manipulação de grupos que atuam de forma corporativa na defesa de interesses espúrios. Mas pelo visto, a pátria sindicalista que sofre nas mãos do PT, da Odebrecht, da JBS, de artistas da Lei Rouanet e de grupos de comunicação inescrupulosos não aprendeu nada. Socialistas e comunistas, inclusive aqueles que tentam se passar por conservadores de direita, adoram greves, caos, subsídios, revoluções, manifestações anti-democráticas e tudo que estamos vendo no Brasil faltando apenas 4 meses para as eleições.
O rescaldo da famigerada greve dos caminhoneiros ainda deve revelar as dimensões monstruosas do prejuízo causado à nação por mais um grupo de oportunistas que usou a frustração de apoiadores da intervenção militar para aplicar mais um estelionato imoral no país. O fato é que as reivindicações dos caminhoneiros tem uma série de embustes como pano de fundo. O fracasso da manobra insana de empresários gananciosos, caminhoneiros autônomos desesperados, políticos oportunistas, produtores rurais espertos, atravessadores, especuladores e fanáticos incapazes de se conformar com o destino democrático do país vai custar caro para toda a população.
As facilidades no acesso ao crédito para a compra de caminhões durante o auge da valorização das commodities no mercado internacional entre os anos de 2009 e 2010 permitiram que milhares de autônomos ingressassem no mercado de transporte de cargas em todo o país. Além da ampliação das linhas de crédito, o governo Lula aprovou ainda um programa de renovação da frota, atendendo a demandas das montadoras de caminhões.
Em 2012, o governo Dilma voltou a ceder aos apelos das montadoras de caminhões, quando o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, inclui a prorrogação do IPI menor e a redução da taxa de juros de linhas do BNDES para o financiamento para caminhões por meio do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).
O PSI, criado em 2009, desembolsou cerca de 227 bilhões até de julho 2012. Com o ingresso de milhares de profissionais no mercado, aumentou a concorrência e a pressão pelos baixos custos dos fretes em todo o país. Se a situação já não era cômoda para os autônomos do setor nos idos de 2012, a situação piorou ainda mais a parti de 2013 e vem deteriorando desde então.
Com a recessão, tornou-se cada vez mais difícil repassar as altas do preço do diesel para os contratos e fretes. Com uma concorrência enorme no mercado, vários caminhoneiros se viram obrigados a aceitar serviços com margens cada vez mais reduzidas de lucro. Se o mercado de cargas estivesse aquecido, não haveria greve. Os custos com a alta do diesel seriam simplesmente repassados aos custos, conforme as regras de livre mercado. Como se vê, a natureza dos problemas da categoria não estão relacionados apenas à questão do custo do diesel. Ao contrário de outros setores que enfrentam dificuldades sazonais e precisam se adaptar, se modernizar ou até mesmo mudar de atividade, os empresários do setor de cargas e caminhoneiros preferiram colocar a faca no pescoço da nação para que o povo resolvesse seus problemas, que não acabaram.
Mesmo após a assinatura do vantajoso acordo com o governo, a categoria deve continuar enfrentando dificuldades. devido à alta concorrência no setor.
As vantagens obtidas pelo setor favorecem ainda mais as grandes empresas de transportes de cargas, o que pode criar maiores dificuldades aos autônomos. O governo investiga a atuação de empresários e associações na organização dos bloqueios. As paralisações também são investigadas pelo CADE, que investiga a conduta anticompetitiva no setor e fraude à concorrência.
Sobre os simpatizantes da intervenção militar, vale lembrar o que disse o comandante do Exército, General Eduardo Villas Bôas: “Esses tresloucados, esses malucos vêm procurar a gente aqui e perguntam: ‘Até quando as Forças Armadas vão deixar o País afundando? Cadê a responsabilidade das Forças Armadas?’” E o que ele responde? “Eu respondo com o artigo 142 da Constituição. Está tudo ali. Ponto”.
Pelo artigo 142, “as Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.” Os militares do Brasil são defensores da DEMOCRACIA. - Imprensa Viva -