sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Jingle bells... jingle bells... jingle bells... é natal... é natal... sinos de Belém...




EMPANTURRAI-VOS CRISTÃOS

Perus, árvores, bolas, luzinhas, nozes, castanhas, presentes, lembrancinhas, cartões, presépios, presepadas, compras... compras... compras... votos de felicidade, hipocrisias, trairagem, beijinhos, falsidades estampadas nas fuças, esbarrões na calçada, champagnes, vinho jurubeba, cidra cereser, gengibre quentinho, espumantes, zinebra gatinho, cerejas, passas, figos, damascos, ameixas, amêndoas, tâmaras, avelãs, papais noéis, renas, trenós, festões, fitas, embrulhos, pacotes, assados, secos e molhados, neve de isopor, vermelho com verde e dourado, jingle bells acabou o papel, jecas e seus jequinhas otografando, agências bancárias enfeitadas com os juros que te roubaram no resto do ano, o velho fogoso, o garanhão de motel que é ministro do turismo sexual sugerindo a bruxa do 71 da Dilma para criar o bolsa-motel, cartões de créditos esfolando teu orçamento mensal, plano de saúde tirando tua cueca ou caçola pelo pescoço, teu cheque especial estourado no limite, no vermelho, o atendimento VIP da tim da vivo claro e da oi levando o teu restinho de cabelo que ainda restava na careca, passagens de ônibus pela hora da morte, intermináveis filas nos bancos, janelas pisca-piscando, árvore gigante e mais jecas e jequinhas fotografando, o Lula com aquele português eclético dizendo pra Marisa que ela tá meia gorda e procure comer menas pizza, encolha essa pança, patroa-jeca, botinhas de feltro, sininhos, não-repara-é-só-uma-lembrancinha-viu?!?!?!, magina, tando com saúde tá bom, é o que importa!!! Taças de acrílicos de cores berrantes de 1,99 compradas lá em vando travessias, copos de supermercados de molho de tomate, por isso, feliz Natal, tudo de bom, lacinhos, ofertas pague-só-depois-do-ano-novo e pau na suas nádegas flácidas minha senhora, compre... compre... compre... está bem, compramos, compramos, compramos, não sabemos direito o porquê mas compramos... missa do galo, rabanadas, panetones, goiabadas, ceias, parentes, porres, dedo na guela, vômitos, ressacas, engovs, comida que sobrou, ai-fica-mais-gostosa-no-dia-seguinte!!!, farofas, chesters, papai noel de chocolate, arroz à grega + maionese estragada + farofa + pimentão suspeito + frutas + jaca + caju + pitomba + coxa de chester e couro de bacalhau + espinhas ao molho de coco tudo no mesmo prato, que nada!!! vai pra barriga do mesmo jeito, come-mais-um-pouco-você-não-vai-fazer-desfeita comigo, contagem regressiva, foguetórios, hohohôs, amigos secretos e inimigos ocultos, salões de belezas e barbearias lotados, aquela telefonista virtual e invisível que repete irritantemente se é para adquirir linha disque 3, reclamação disque 5, a dengue se alastrando por todo o país, “gangue da bomba” arrombando e explodindo caixas eletrônicos, a volta da CPMF, a bruxa do 71 da Dilma com àquela voz de quenga autoritária leiloando os ministérios, engarrafamentos, calor dos infernos, cometas de papel e purpurina, corais infantis, programa do Roberto Carlos, amor, amor, amor, emoções, vivendo esse momento lindo, ainda a defunta Maria Rita, jingle da Globo hoje a festa é sua... minha o cacete, ora porra!!! - donas-de-casa barrigudas e seu blogs jovenzinhos desejando feliz isso e aquilo, cartões eletrônicos cheios de germes, velas encarnadas e coloridas, supermercados assaltando mais do que pivete na rua, trombadinhas e maloqueiros tentando lavar seu carro na marra e, o cidadão com medo de ver seu carro arranhado sede aos caprichos desses flanelinhas canalhinhas, bandinha de pífano e zabumba de quatro bêbados tocando na calçada em troca de centavos pra cachaça, beatas e carolas encruadas na missa do galo, o corpo de Cristo na hóstia e o sangue que é bom, que é o vinho de missa, esse ninguém distribui. Só o padre bebe. Jingle bells... jingle bells... jingle bells... é natal... é natal... sinos de Belém... {Pequeno texto enviado por Sérgio Faria tendo sido adaptado e complementado pelo Blog Chumbo Grosso, inclusive a manchete}.





-EU SOU UM MOÇO VELHO-
O ancião Roberto Carlos insiste em sair do sarcófago pra cantar na globo no fim do ano ou então lá na praia de Copacabana. Ele sabe que todo mundo tá cheio daquele seu jeito meloso e mal percebe sua cara no vídeo, imagine se vai se ligar nas músicas. As de sempre, ainda que não sejam as de sempre, já que são todas iguais. O que incomoda é que o rei [rei de quem? Da juventude é que não é, com o pé na cova. Como sempre, vestido de azul ou branco nunca marrom ou preto. Não bastava ser papa-defunto da Maria Rita, agora deu pra falar de doença. Diz que tem TOC e vai ficar bom, mas é reticente ao explicar seus efeitos. Limita-se a dizer que agora vai falar palavras proibidas [entenda-se "inferno", "mal" e outras bobagens que igualmente não fazem falta]. Desse jeito ele não presta serviço nenhum aos que têm sintomas de TOC - coisa muito mais pesada do que as frescuras reveladas pelo cantor. Serviço mesmo, ele prestou à humanidade neste final de ano: não fez novo disco porque "não deu". Se bem que foi um golpe fatal nos amigos secretos. No show da TV ou na praia ele, mais uma vez deve puxar o saco de Jesus Cristo. Não se toca de que não adianta. Se o cara lá de cima fosse com os cornos dele, ele não teria perdido a perna, não teria um filho cego, não colecionaria mulheres defuntas, não seria parceiro do Erasmo nem sofreria de TOC. Na parada de sucessos lá de cima, Roberto Carlos, o bonzinho, o rezador e o repetitivo não encontra lugar nem pagando jabá ao porteiro do Céu...










É NATAL... É NATAL... SINOS DE BELÉM!!!

OLÁ, COMO VAI?

EU VOU INDO, E VOCÊ, TUDO BEM?

ENCAROU O PERU?

FOI BOM PRA VOCÊ?!?!?!






CONSELHO FRATERNAL DO BLOG CHUMBO GROSSO PARA ESTE NATAL:
Meu amigo, meu irmão, camarada!!! Estás phudido? Mal pago? Saldo do cheque especial no vermelho? Sofres por amor daquela quenga que não te queres? Estás gravemente enfermo e a suspeita é de um tremendo câncer de próstata? Deves dinheiro a agiota? Contaminaste-te com uma gonorréia galopante? Tua mulher engordou 100 quilos, fez um blog e quer 69 toda noite? Teus vizinhos quebram a casa a todo o momento, depois se reconciliam cantando de Jane e Erondy Não se Vá? Porém, não se afobe, mantenha a calma que para Tudo tem um jeito. Corre atrás de São Judas Tadeu, cara!!! Ele é o phodão das causas impossíveis. Te apega com ele, herege?!?!?!




PRESENTE DE NATAL

CASO ALGUNS DESOCUPADOS QUE FREQUENTAM ESTE BLOG QUISEREM ME AJUDAR A VENCER NA VIDA, POR FAVOR, ME DÊEM ESTE PRESENTE!!! SE NADA NA SUA VIDA DÁ CERTO, VOCÊ É UM INCOMPETENTE NO TRABALHO, UM PERNA DE PAU NO FUTEBOL E UM MANÉ COM AS MULHERES(ASSIM COMO EU)… PORÉM, NÃO SE DESESPERE, NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!!! COM ESTE MARAVILHOSO MANUAL PARA SE DAR BEM NA VIDA, OS DOUTORES CASSETAS(HÉLIO DE LA PENHA) VÃO ENSINAR COMO REVERTER ESTE QUADRO COM DICAS SENSACIONAIS AO ALCANCE DE QUALQUER UM. NA VERDADE, PARA VIRAR UM BOSTÃO VOCÊ AINDA TEM QUE ESTUDAR MUITO E FAZER SEXO PELA PRIMEIRA VEZ. AÍ SIM. AGORA, SUGIRO, QUE VOCÊ QUE VAI ME PRESENTEAR PROCURE UM LIVRO PRA VOCÊ QUE TENHA TUDO A VER COM SUA PASPALHICE OU ENTÃO QUE SEJA DIRECIONADO AOS BABACAS, TRAUMATIZADOS, PUNHETEIROS, REPRIMIDOS E CRIADOS PELAS “TITIAS” e "avós".

















FELIZ NATAL PRÁ VOCÊS “TUDIM” E... FELIZ 2011.... DE UM NORDESTINO ARRETADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um 2011 bem arretado pra vocês tudim!!! Conselhos de um nordestino para um 2011 primeira. Sobre as suas metas para o Ano Novo Anote os seus querê e pendure num lugar que você enxergue todo dia. Mesmo que seus objetivos estejam lá prá baixa da égua, vale à pena correr atrás. Não se agonie e nem esmoreça. Peleje. Se vire num cão chupando manga e mêta o pé na carreira, pois pra gente conseguir o que quer, tem de correr. Lembre que pra ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique só frescando.


*SOBRE O AMOR*

Não fique enrolando e arrudiando prá chegar junto de quem você gosta. Tome rumo, avie, se avexe Dê um desconto pra peste daquela cabrita que só “bate fofo” com você. Aperrei ela. Vai que dá certo e nasce um bruguelim réi amarelo. Você é uma cara linda. Se você ainda não tem ninguém, não pegue qualquer marmota. Escolha uma cara linda igual a você. Não bula no que tá quieto. Num seja avexado, pois de tanto coisar com uma, coisar com outra, você acaba mesmo é com um  chapéu de touro. As cabritas num devem se agoniar. O certo é “pastorar” até encontrar alguém primeira. Num devem se atracar com um “cabra peba”, malamanhado, cheio de fulerage. O segredo é pelejar e não desistir nunca. Num peça pinico e deixe quem quiser mangar. Um dia vai aparecer um machoréi da sua bitola.
  
*SOBRE O TRABALHO*

Trabalhe, num se mêta a besta. Quem num dá um prego numa barra de sabão num tem vez não. Se você vive fumando numa quenga, puto nas calças e não agüenta mais aquele seu  chefe rei da fulerage, tenha calma, não adianta se *ispritar*. Se ele não lhe notou até agora é porque num tá nem aí, se você rala o bucho no trabalho. Procure algo melhor e “cape o gato” assim que puder. Se a lida não está como você quer, num “bote boneco”, num se aperreie e nem fique de “lundu”. Saia com aquele magote de amigos pra tomar uns merol. Tome umas meiotas umas meropéias e conte uma ruma de piadas que tudo melhora.
  

*SOBRE A SUA VIDINHA*

Você já é um cagado só por estar vivo. Pense nisso e agradeça a Deus. Cuide bem dos “bruguelos” e da mulher. Dê sempre mais que o sustento, pois eles lhe dão o aconchego no fim da lida, num asilo. Não fique resmungando e batendo no quengo por besteira. Seje macho e pense positivo. Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie. Num é nas carreira que se esfola um preá.


*ARRUMAÇÃO MOTIVACIONAL*

No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura. Tome um quentão e tire o gosto com passarinha ou buchada que é prá num perder a mania. Prá começar o ano “cunforça”: Reflita sobre as besteiras do ano passado e “avoe no mato” os maus pensamentos. Murche as urêia, respire fundo e grite bem alto: SAI MUNDIÇA!!! Ah, e não esqueça do grito de guerra, que é prá dar mais sorte ainda:  PEGA  FOGO CABARÉ!!!  QUEIMA RAPARIGA!!! Agora é só levantar a cabeça e desembestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2011, afinal de contas você é nordestino e acredita cegamente na bruxa do 71 da Dilma. E para os que não são da terrinha, mas são doidim pra ser, nosso desejo é que sejam tão felizes quanto nós. Arre égua, cambada!!!























quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Você pode viajar no tempo sem precisar fumar maconha. É só acessar o Blog Chumbo Grosso. Afinal de contas, recordar é viver!!!



-DANONE-

Em 1919, o espanhol Isaac Carasso começou a fabricar iogurte com leite fresco num pequeno galpão depois de ouvir falar dos benefícios do alimento. Batizou-o de Danone, as primeiras letras do nome do filho, Daniel, unidas à palavra inglesa one, pois o menino era o primogênito. O negócio prosperou para Espanha e, em 1932, Daniel Carasso montou uma fábrica em França. Daniel era judeu, e, quando estourou a Segunda Guerra Mundial, foi obrigado a exilar-se nos Estados Unidos. Lá fundou a Dannon Companny. Nesse período, as fábricas francesa e espanhola tinham ficado com pessoas de sua confiança e, quando Daniel voltou a Europa, em 1952, reassumiu o controle.




-REVISTA-PLAYBOY-

Em 1953, aos 27 anos, o americano Hugh Hefner era diretor de circulação da revista Children's Activities. Ele acreditava que havia mercado para uma revista de jovens adultos, mas as publicações masculinas eram sobre caçadas, armas, carros, etc., e ignoravam os assuntos que mais preocupava os homens: mulheres. Por 500 dólares, comprou os direitos de fotos que Marilyn Monroe tirou para um calendário no início de carreira, pediu emprestado dinheiro com amigos e parentes e criou uma revista. O nome seria Stag Party (em português, farra) e o símbolo, um veado a fumar e à espera de uma companhia feminina. Na véspera do lançamento, porém, Hefner descobriu que havia uma publicação com esse nome. Pensou em vários outros - Top Hat, Bachelor, Gentlemen - até que um amigo sugeriu Playboy, nome de uma fábrica de carros falida. E Hefner encomendou ao desenhista Arthur Paul uma nova mascote. O coelho foi adotado e hoje é uma marca mundialmente conhecida. Em outubro de 1953, dos 69.500 exemplares do primeiro número, 54.175 foram vendidos.

-OVOMALTINE-

O químico suíço Georges Wander pesquisava de um complemento alimentar nutritivo e forte e interessou-se pelo extrato de malte, obtido da cevada. A sua morte fez com que o seu filho, Alberto, continuasse as pesquisas. Em 1904, Alberto Wander criou a fórmula do Ovomaltine, com extrato de malte de cevada, ovos, leite integral, cacau, vitaminas e sais minerais. Dois anos depois, começou a produzi-lo na cidade de Berna
-NESCAFÉ-

Nos anos 30, houve uma superprodução de café e os preços do produto no mercado internacional desceram bastante. O Brasil, o maior produtor da época, entrou numa crise séria. Entre 1931 e 1938, foram destruídas 65 milhões de sacas de café. Então as autoridades brasileiras sugeriram que a Nestlé, que já fabricava leite em pó, desenvolvesse um café solúvel. As pesquisas de Hans Morgenthales levaram 7 anos e o seu grande mérito foi descobrir que se deveria acrescentar hidratos de carbono à matéria-prima para manter o aroma do café. A produção de Nescafé foi iniciada em 1939.


-MCDONALD'S-

Ray Kroc vendia multimixers, máquinas que batiam 6 milk-shakes de uma só vez. Em 1954, ele foi conhecer um pequeno drive-in de hambúrgueres que precisava de 8 dos seus multimixers de uma só vez. Era o estabelecimento dos irmãos Dick e Maurice McDonald, onde as pessoas faziam fila para comprar um hambúrguer por 15 centavos ou uma porção de batatas fritas por 10 centavos. Krok imaginou que se os McDonald abrissem mais 10 estabelecimentos, ele poderia vender 80 multimixers. Os irmãos já tinham vendido franquias, mas muitas não mantinham os padrões e prejudicavam a imagem do estabelecimento. Mesmo assim, Kroc convenceu-os a abrir novas lojas. Partiu para Chicago com uma planta do restaurante, uma receita para as batatas fritas e um contrato que lhe dava permissão para encontrar novos locais para as filiais. Uma das únicas exigências era a de que todos os restaurantes deveriam ter a aparência exata daquele de San Bernardino. A primeira loja, aberta em abril de 1955, em Des Plaines, Illinois, foi um grande sucesso. Em 1957, eram 37 estabelecimentos. A dedicação de Kroc aos estabelecimentos era total, e logo se cansou da letargia dos irmãos McDonald. Comprou a companhia com 2,7 milhões de dólares vindos de um investidor. Na década de 60, os estabelecimentos ganharam lugares para se sentar. O sistema drive thru apareceu no início dos anos 70. Ronald McDonald, símbolo da rede, foi criado em 1963.

-LEVI'S-

Levi Strauss chegou aos Estados Unidos em junho de 1847. Foi trabalhar para os seus irmãos mais velhos, vendendo tecidos e objetos domésticos em Kentucky. Dois anos depois, partiu para a Corrida do Ouro, na Califórnia. Vendeu todos os seus pertences, mas não conseguiu desfazer-se de uns rolos de lona. Quis vendê-los como material para tendas ou para cobrir carroças, mas as pessoas queriam calças resistentes. Em 1850, contratou um alfaiate e transformou a sua lona em macacões, que foram vendidos rapidamente. Logo abriu uma pequena confecção de calças em San Francisco. E quando Levi trocou a lona pelo serge de Nimes (tecido de Nimes), mais resistente e durável, tingiu-o com índigo. Os americanos, que chamavam o tecido de denim, passaram a chamar a calça de Levi's blue denim ou blue jeans. Na década de 1860, o alfaiate Jacob Davis colocou rebites para reforçar os bolsos que se rasgavam. Levou a bem-sucedida idéia para Levi e tornaram-se sócios. O número 501 marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia. Por isso, o modelo foi chamado de Levi's 501.


LACOSTE[jacarezinho]

Em 1927, o tenista francês René Lacoste foi o principal responsável pela primeira vitória francesa na Taça Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills. Ele usou a figura de um crocodilo como brasão num blazer azul-marinho e numa camisa de mangas curtas, com gola e botões que iam até ao pescoço, desenhados por ele mesmo. O uniforme inusitado apareceu pela primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos. Dois anos depois, ele abandonou os courts por causa de uma tuberculose e dedicou-se totalmente aos negócios da sua marca.

-KODAK-

O americano George Eastman, inventor do filme em rolo, revolucionou o mercado em 1888 criando uma máquina fotográfica simples, leve e barata. Ela foi batizada de kodak, nome curto e fácil de ser pronunciado em qualquer língua. Ao terminar o filme, o cliente deveria levar a máquina até ao local em que a havia comprado para que ele fosse retirado. As fotos eram reveladas e entregues em 10 dias. Com o slogan "Aperte o botão que nós fazemos o resto", 90 mil máquinas kodak foram vendidas no primeiro ano.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Chumbo Grosso faz uma viagem no túnel do tempo...


 -FANTA-
Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a fábrica alemã da Coca-Cola deixou de receber o xarope usado no preparo do refrigerante, os donos da fábrica tiveram de ir à procura de novos ingredientes e inventaram a Fanta. O nome, escolhido pelos empregados da empresa, foi tirado da palavra fantástica, que é parecida em muitas línguas. Entre 1945 e 1955, a marca Fanta foi usada apenas para não perder o registro. Só foi ressuscitada de verdade para o lançamento de um refrigerante de laranja criado pela Coca-Cola italiana em abril de 1955. Fez sucesso e foi conquistando o mundo, chegando aos Estados Unidos em 1959.
  
 -GUINNES: LIVRO-DOS-RECORDES-
Em 1954, durante uma caçada na Irlanda, Hugh Beaver, concluiu que não havia caçado tarambolas porque os pássaros eram rápidos demais. Naquela noite, disse aos seus amigos que aquela era a "ave de caça mais rápida que temos". Mas não se chegou a um consenso e também não havia nenhuma enciclopédia com a resposta. Hugh, então diretor-executivo da Arthur Guinness, Son and Company, fabricante da cerveja Guinness, passou a pensar num livro que tivesse todos os tipos de recordes. A tarefa parecia grande demais, até que apareceram os gêmeos Norris e Ross McWhirter, jornalistas devoradores de trivialidades que colecionavam uma imensidão de fatos e números. Quatro meses após uma conversa com Hugh, os McWhirter haviam compilado e publicado o primeiro Guiness, então com 198 páginas. Quatro meses depois, era o número 1 na lista dos livros de não-ficção mais vendidos na Inglaterra.


 -HARLEY-DAVIDSON-
Foi de um barracão na cidade de Milwaukee, Estados Unidos, em 1903, que saiu a primeira moto batizada com o sobrenome dos seus criadores: o desenhista William Harley e o engenheiro Arthur Davidson. E era preciso pedalar para pegar. Para a Primeira Guerra Mundial, a empresa recebeu do exército americano a encomenda de 20 mil unidades, algumas com metralhadoras. Na Segunda Guerra Mundial, voltou à luta: 90 mil motocicletas de 750 cilindradas serviram as forças americanas.
 -JACUZZI-
A Jacuzzi foi fundada no início do século XX por 7 irmãos, imigrantes italianos que se instalaram nos Estados Unidos. A empresa era bem-sucedida fabricando hélices de avião e bombas de irrigação para agricultura. Em 1956, uma pessoa da família precisou de um tratamento de hidroterapia. Os engenheiros da Jacuzzi adaptaram uma dessas bombas para ser usada numa banheira. E Roy Jacuzzi viu aí um bom negócio e colocou as banheiras de hidromassagem no mercado em 1968.

 -KINDER-SURPRESA-
Fundada em 1944 na cidade de Alba, Itália, a Ferrero é a terceira maior fabricante de chocolates do mundo. A menina dos seus olhos é o ovo Kinder Surpresa, lançado em 1975. Os ovos são recheados com cápsulas de plástico que guardam pequenos brinquedos desmontados. Diariamente, são vendidos 5 milhões de ovos Kinder no mundo. Produzidos para ser vendidos em países de clima frio, o chocolate não é comercializado no verão.
-FARINHA-LÁCTEA-NESTLÉ-

Em 1867, Henri Nestlé, um químico alemão que morava em Vevey, na Suíça, descobriu um mercado emergente: o dos alimentos infantis. Começou a fabricar uma farinha nutritiva para crianças, à base de cereais e leite: a Farinha Láctea Nestlé. O nome Nestlé, em alemão, significa "pequeno ninho". E foi justamente esse o símbolo da empresa, porque traduz o carinho da mãe com os filhos. A Nestlé, é a maior indústria alimentícia do mundo.
-GILLETTE-

King Camp Gillette, em 1895, percebeu que para se barbear, apenas era necessária a ponta da lâmina da navalha. Pensou então em fabricar uma lâmina de aço pequena e descartável. Os industriais não acreditavam ser possível fazer uma lâmina pequena, de bom corte e barata a ponto de ser deitada fora depois. Com a ajuda do mecânico William Nickerson, resolveram os problemas técnicos. Assim surgiu a Gillette Safety Company, em 28 de setembro de 1901. A produção começou em 1903 e no primeiro ano foram vendidos 51 aparelhos e 168 lâminas. Os negócios dispararam em 1905. Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo americano encomendou 3,5 milhões de aparelhos e 36 milhões de lâminas para os seus soldados. Nessa época, a empresa já vendia 1 milhão de aparelhos e 120 milhões de lâminas por ano. A Gillette lançou o conceito de 2 lâminas paralelas em 1971 e o Sensor, em 1990.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Chumbo Grosso é saudosismo puro, sô!!!



-CONCORDE-Em novembro de 1962, França e Inglaterra desenvolveram o projeto do avião supersônico Concorde, que depois de 7 anos de estudos e testes, descolou dia 2 de março de 1969, na cidade francesa de Toulouse. O primeiro vôo, comandado por André Turcat, durou 28 minutos. O avião media 62,10 metros de comprimento, 11,40 metros de altura e 25,56 metros de envergadura. Voava a 18 mil metros de altitude a 2.200 km/h (quase duas vezes a velocidade do som), com autonomia de 6.580 quilômetros. Pesava 185 toneladas, levava 8 tripulantes e até 144 passageiros. O seu primeiro vôo comercial foi em 21 de janeiro de 1976. No Concorde, a viagem Paris-Rio de Janeiro durava 6,5 horas, enquanto um Jumbo 747 demorava cerca de 12 horas. O soviético Tupolev Tu-144, o primeiro avião supersônico civil, descolou antes do Concorde, em 31 de dezembro de 1968. 




-CHANEL-
A partir do seu primeiro emprego, numa loja de chapéus, a francesa Coco Chanel abriu as suas próprias lojas, tornando-se numa das mais importantes estilistas do mundo. O Chanel era elaborado com uma mistura de 60 fragrâncias. O 5 era o seu número da sorte, tanto que Coco apresentou o produto no dia 5 de maio de 1921. Mas foi Marilyn Monroe quem tornou o perfume um sucesso. Ao ser entrevistada, perguntaram o que vestia para dormir. Marilyn respondeu: "Apenas algumas gotas de chanel."




 -CANIVETE-
Sabendo que o exército do seu país importava canivetes alemães, Karl Elsener abriu a sua fábrica em 1884. Os seus primeiros canivetes Victorinox foram entregues aos soldados suíços em outubro de 1891. Colocou o brasão do país para diferenciá-los dos alemães e batizou o produto homenageando os seus pais, Victor e Victoria. Para ampliar o negócio e atrair utilizadores mais refinados, Elsener aperfeiçoou o canivete e, assim, surgiram os modelos com ferramentas: abre latas, chave de fendas, saca-rolhas, serrote, alicate, abre garrafas, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússola. O produto popularizou- se depois da Segunda Guerra Mundial, com as unidades militares americanas. Hoje, a linha para oficiais tem 100 diferentes combinações.
 -CANETA-BIC-
Marcel Bich, depois de trabalhar numa empresa de tintas durante a Segunda Guerra Mundial, em 1949, comprou uma pequena fábrica de canetas esferográficas. As canetas vazavam tinta e sujavam os dedos, mas faziam sucesso, e Bich decidiu investir no produto. Procurou o seu inventor, Ladislao "Laszlo" Biro, comprou a patente e iniciou a fabricação da caneta Bic, cujo modelo é praticamente o mesmo até hoje. Atualmente, são vendidas 10 milhões de canetas por dia.

 -BONECA-BARBIE-A boneca mais famosa do mundo, lançada em 1958, foi inspirada em Barbie Handler, filha da americana Ruth Handler, fabricante de brinquedos. Ruth achava as caras das bonecas da época infantis demais e desenhou a Barbie com um ar mais adulto. Ao lado do marido Elliot, que fabricava casas de bonecas, em 1945 ela fundou a fábrica de brinquedos Mattel. Desde o seu lançamento, a boneca já vendeu mais de um bilhão de unidades. Se todas elas fossem colocadas em pé, umas sobre as outras, dariam mais de sete voltas ao redor da Terra. A cada dez segundos, uma boneca Barbie é vendida no mundo. Ken, o namorado de Barbie, de 1961, também foi inspirado no filho do casal.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

BLOG CHUMBO GROSSO ALÉM DE SER CULTURA PURA TAMBÉM ACOMPANHA A HISTÓRIA DESSE MUNDO, VASTO, MUNDO...


 -ASPIRINA-
 Da casca da árvore chamada salgueiro é que vem o princípio ativo da aspirina. A salicina e o salicilato, extraídos dessa árvore, eram usados contra a cefalia na Mesopotamia, 3 mil anos a.C. No entanto, a aspirina foi patenteada pela indústria alemã Bayer em 10 de outubro de 1897. O químico Felix Hoffmann, com a ajuda do professor Heinrich Dreser, sintetizou o ácido acetilsalicilico para aliviar as dores reumáticas do seu pai. O nome do remédio mais popular do século passado foi formado assim: "a" vem de acetil; "spir" a raiz do ácido epírico (substância quimicamente idêntica ao ácido acetilsalicilico) ; e o "ina" é um sufixo que se adicionava ao nome de todos os medicamentos no final do século XIX.
-ALKA-SELTZER-No inverno de 1928, Hub Beardsley, presidente dos Laboratórios Dr. Miles, visitou uma redação de um jornal e viu que nenhum funcionário havia faltado por causa da gripe que estava a contagiar todos. Explicaram-lhe que eles tomavam uma combinação de aspirina e soda cáustica. Beardsley pediu aos seus químicos para testarem à fórmula. O químico Maurice Treneer foi mais longe e criou o Alka-Seltzer 3 anos depois.


 -CREME-NÍVEA-
Foi criado em dezembro de 1911 pela farmácia de manipulação do doutor Oskar Troplowitz, que descobriu como unir água e óleo para hidratar a pele. O Eucerit, retirado da lanolina e combinado com óleos, água, compostos de glicerina, ácido cítrico e essências de rosas e lírios, formava o creme. "Branco como a neve", foi batizado de Nívea e era comercializado numa latinha amarela. A embalagem ganhou a cor azul com letras brancas em 1925. Depois da Segunda Guerra Mundial, a marca Nívea foi expropriada. A partir de 1952, a empresa Beiersdorf iniciou uma longa jornada pelos países para readquirir os direitos sobre a marca.
 -COLGATE-A industrialização da pasta dentifrícia começou em 1890, nos Estados Unidos. Foi o fabricante de sabonetes William Colgate, um imigrante inglês, quem teve a idéia de lançar um creme dental em tubos de estanho flexíveis.
 -COTONETES-
A idéia de uma haste com a ponta de algodão foi lançada nos Estados Unidos pela Johnson & Johnson em 1921. No começo, o Wooden Applicator, uma haste de madeira com algodão em apenas uma das pontas, tinha o seu uso restrito a hospitais, na aplicação de remédios. Em 1947, o sucesso do produto fez a Johnson & Johnson lançar o Johnson's Cotton Tipped Applicator, disponível para venda direta ao consumidor e indicado para o público infantil. Em 1963, as hastes foram mudadas de madeira para plástico.