segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

BLOG CHUMBO GROSSO ALÉM DE SER CULTURA PURA TAMBÉM ACOMPANHA A HISTÓRIA DESSE MUNDO, VASTO, MUNDO...


 -ASPIRINA-
 Da casca da árvore chamada salgueiro é que vem o princípio ativo da aspirina. A salicina e o salicilato, extraídos dessa árvore, eram usados contra a cefalia na Mesopotamia, 3 mil anos a.C. No entanto, a aspirina foi patenteada pela indústria alemã Bayer em 10 de outubro de 1897. O químico Felix Hoffmann, com a ajuda do professor Heinrich Dreser, sintetizou o ácido acetilsalicilico para aliviar as dores reumáticas do seu pai. O nome do remédio mais popular do século passado foi formado assim: "a" vem de acetil; "spir" a raiz do ácido epírico (substância quimicamente idêntica ao ácido acetilsalicilico) ; e o "ina" é um sufixo que se adicionava ao nome de todos os medicamentos no final do século XIX.
-ALKA-SELTZER-No inverno de 1928, Hub Beardsley, presidente dos Laboratórios Dr. Miles, visitou uma redação de um jornal e viu que nenhum funcionário havia faltado por causa da gripe que estava a contagiar todos. Explicaram-lhe que eles tomavam uma combinação de aspirina e soda cáustica. Beardsley pediu aos seus químicos para testarem à fórmula. O químico Maurice Treneer foi mais longe e criou o Alka-Seltzer 3 anos depois.


 -CREME-NÍVEA-
Foi criado em dezembro de 1911 pela farmácia de manipulação do doutor Oskar Troplowitz, que descobriu como unir água e óleo para hidratar a pele. O Eucerit, retirado da lanolina e combinado com óleos, água, compostos de glicerina, ácido cítrico e essências de rosas e lírios, formava o creme. "Branco como a neve", foi batizado de Nívea e era comercializado numa latinha amarela. A embalagem ganhou a cor azul com letras brancas em 1925. Depois da Segunda Guerra Mundial, a marca Nívea foi expropriada. A partir de 1952, a empresa Beiersdorf iniciou uma longa jornada pelos países para readquirir os direitos sobre a marca.
 -COLGATE-A industrialização da pasta dentifrícia começou em 1890, nos Estados Unidos. Foi o fabricante de sabonetes William Colgate, um imigrante inglês, quem teve a idéia de lançar um creme dental em tubos de estanho flexíveis.
 -COTONETES-
A idéia de uma haste com a ponta de algodão foi lançada nos Estados Unidos pela Johnson & Johnson em 1921. No começo, o Wooden Applicator, uma haste de madeira com algodão em apenas uma das pontas, tinha o seu uso restrito a hospitais, na aplicação de remédios. Em 1947, o sucesso do produto fez a Johnson & Johnson lançar o Johnson's Cotton Tipped Applicator, disponível para venda direta ao consumidor e indicado para o público infantil. Em 1963, as hastes foram mudadas de madeira para plástico.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BLOG CHUMBO GROSSO disse...

O EINSTEIN é o tipo do corno Descarado: Aquele que leva chifre e ainda sai desfilando com a mulher. É ser muito filho da puta.