terça-feira, 9 de agosto de 2022

CENSO DO IBGE: UM PAÍS DE MARIAS E JOSÉS

 



Por Altamir Pinheiro 

O significado do nome Maria,  simboliza ou denomina-se de "senhora soberana", "vidente", ou a "pura". Já a simbologia do nome José,  nos quer dizer:  "aquele que acrescenta", "acréscimo do senhor" ou "Deus multiplica". Pois bem,  tudo indica que devem diminuir drasticamente esses dois  nomes próprios no CENSO do IBGE  que começou este mês  em todo o Brasil.  Até  então, no último CENSO de 2010, foram identificados 11 milhões de MARIAS e 6 milhões de  JOSÉS. Logo após  vêm os de João,  Luís (ou Luiz), Pedro, Paulo, Ana, Adriana, Juliana e Márcia. Assim se caracterizam os nomes próprios de uma grande maioria dessa nação gigante a caminho dos 250 milhões de habitantes.

Em se tratando de CENSO, por oportuno, é costumeiro  o RECENSEADOR em seus levantamentos ouvir da pessoa que será ENTREVISTADA algumas ironias ou deboches desse tipo: para que serve esse tal de CENSO? - O que  se ganha com isso? - É DO GOVERNO? O governo não serve pra nada... Não vou  cooperar com o governo... Seria de bom alvitre  o povo brasileiro saber  que, nas pesquisas, os dados são levantados para fornecer informações e divulgar características da população e de outros aspectos do país. Estas informações servem para planejar ou rever ações do poder público; para o planejamento de empresas; para pesquisadores; e para  que  os  cidadãos  tenham acesso  às informações de sua cidade, estado  ou  do próprio país e exerçam sua própria cidadania. Podem também  servir para cobrar medidas das autoridades que estejam de acordo com as necessidades da  localidade. É preciso que se saiba que o IBGE é  um órgão  do governo federal criado há quase 90 anos, mais precisamente em 1936 e está  a serviço da população.

A título de informação ou conhecimento ou até mesmo a propósito, quem está lendo este artigo poderia indagar: como posso saber se o recenseador é mesmo do IBGE? Vejamos: você  pode  verificar sua identificação comparando seu CRACHÁ e sua  identidade com as informações do SITE: respondendo.ibge.gov.br ou através do telefone 0800 721 8181 ou nos postos de coletas, em Garanhuns, que  estão localizados tanto na Escola Estadual Elvira Viana  quanto no prédio  do Ministério do Trabalho na Avenida Caruaru, ao lado da rodoviária de Garanhuns.

Finalmente, de público, não a minha pessoa, mas toda Garanhuns gostaria de agradecer ao solícito radialista Eduardo Peixoto que, por possuir uma voz de muita credibilidade em toda região tem dado sua parcela de colaboração ao CENSO que ora está sendo realizado em todo o município, pedindo para que nós, recenseadores,  não  sejamos tratados pelos moradores locais  a CHUTES E PONTAPÉS, mas com urbanidade, cortesia e gentileza. Diga-se de passagem, os apelos do radialista da Rádio Difusora vêm surtindo efeitos positivos. Afinal de contas, quem ganha com tudo isso é  a população como um todo que ao prestar as devidas informações corretas faz com que Garanhuns tenha um número de habitantes correto e quem ganha com isso é a própria  cidade que acompanha a evolução ou o aumento do Fundo de Participação do Município (FPM),  que é medido através  da quantidade de  gente que no momento  está sendo recenseada.

Nenhum comentário: