Por Altamir Pinheiro
O significado do nome Maria, simboliza ou denomina-se de "senhora soberana", "vidente", ou a "pura". Já a simbologia do nome José, nos quer dizer: "aquele que acrescenta", "acréscimo do senhor" ou "Deus multiplica". Pois bem, tudo indica que devem diminuir drasticamente esses dois nomes próprios no CENSO do IBGE que começou este mês em todo o Brasil. Até então, no último CENSO de 2010, foram identificados 11 milhões de MARIAS e 6 milhões de JOSÉS. Logo após vêm os de João, Luís (ou Luiz), Pedro, Paulo, Ana, Adriana, Juliana e Márcia. Assim se caracterizam os nomes próprios de uma grande maioria dessa nação gigante a caminho dos 250 milhões de habitantes.
Em se tratando de CENSO, por oportuno, é costumeiro o RECENSEADOR em seus levantamentos ouvir da pessoa que será ENTREVISTADA algumas ironias ou deboches desse tipo: para que serve esse tal de CENSO? - O que se ganha com isso? - É DO GOVERNO? O governo não serve pra nada... Não vou cooperar com o governo... Seria de bom alvitre o povo brasileiro saber que, nas pesquisas, os dados são levantados para fornecer informações e divulgar características da população e de outros aspectos do país. Estas informações servem para planejar ou rever ações do poder público; para o planejamento de empresas; para pesquisadores; e para que os cidadãos tenham acesso às informações de sua cidade, estado ou do próprio país e exerçam sua própria cidadania. Podem também servir para cobrar medidas das autoridades que estejam de acordo com as necessidades da localidade. É preciso que se saiba que o IBGE é um órgão do governo federal criado há quase 90 anos, mais precisamente em 1936 e está a serviço da população.
A título de informação ou conhecimento ou até mesmo a propósito, quem está lendo este artigo poderia indagar: como posso saber se o recenseador é mesmo do IBGE? Vejamos: você pode verificar sua identificação comparando seu CRACHÁ e sua identidade com as informações do SITE: respondendo.ibge.gov.br ou através do telefone 0800 721 8181 ou nos postos de coletas, em Garanhuns, que estão localizados tanto na Escola Estadual Elvira Viana quanto no prédio do Ministério do Trabalho na Avenida Caruaru, ao lado da rodoviária de Garanhuns.
Finalmente, de público, não a minha pessoa, mas toda Garanhuns gostaria de agradecer ao solícito radialista Eduardo Peixoto que, por possuir uma voz de muita credibilidade em toda região tem dado sua parcela de colaboração ao CENSO que ora está sendo realizado em todo o município, pedindo para que nós, recenseadores, não sejamos tratados pelos moradores locais a CHUTES E PONTAPÉS, mas com urbanidade, cortesia e gentileza. Diga-se de passagem, os apelos do radialista da Rádio Difusora vêm surtindo efeitos positivos. Afinal de contas, quem ganha com tudo isso é a população como um todo que ao prestar as devidas informações corretas faz com que Garanhuns tenha um número de habitantes correto e quem ganha com isso é a própria cidade que acompanha a evolução ou o aumento do Fundo de Participação do Município (FPM), que é medido através da quantidade de gente que no momento está sendo recenseada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário