terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Para recebermos a benção do emprego; da reconciliação; da cura divina, temos que fazer a nossa parte.

O pastor mineiro usa como nenhuma outra liderança pentecostal os depoimentos de enfermos e a evocação da cura divina. Juntos, eles provocam uma catarse espiritual. Os fiéis da IMPD fazem fila para testemunhar, no altar ao lado do apóstolo e com exames médicos em punho, que a medicina já os havia desenganado, mas que a intervenção milagrosa os salvou. “NA IGREJA MUNDIAL, O TOQUE NO CORPO DE SANTIAGO É MUITO VALORIZADO”, diz o sociólogo da religião Flávio Pierucci, da Universidade de São Paulo (USP). Aos 61 anos, a católica catarinense Aledir Lachewtz,  levou fotos e roupas de sua tia octogenária que sofria com um edema pulmonar para serem abençoadas em um culto na IMPD. “OS MÉDICOS DIZIAM QUE NÃO TINHA MAIS JEITO”, conta Aledir. “MAS, DEPOIS DAS BÊNÇÃOS, NOVOS EXAMES NÃO APONTARAM MAIS NADA. O APÓSTOLO TEM MUITO PODER DE CURA.” Essa espécie de pronto-socorro espiritual, como define o teólogo Edin Abumansur, da PUC-SP, floresce de modo particular na Mundial. Enquanto Santiago prega, dezenas de placas com os dizeres “Aqui tem milagre” são levantadas por obreiros para auxiliá-lo. Selecionado previamente e de posse de exames médicos que revelariam primeiro a enfermidade e, em seguida, o desaparecimento dela – chamado na IMPD de “o antes e o depois” –, o fiel é alçado ao microfone ao lado do pastor. E é nessa hora que o líder da Igreja Mundial vira astro. Do alto de seu 1,90 e 103 quilos (chegou a ter 153, mas emagreceu após uma cirurgia bariátrica, há oito anos), o apóstolo grampeia o rosto da pessoa contra o seu peito. Abraça, chora e grita, como fez com a mãe que atribuiu a cura de sua filha de 6 anos, que voltou a andar e a falar contrariando prognósticos médicos, segundo ela, à fé e às orações feitas na IMPD. “Esse Deus é poderoooso! Isso é para sacudir o barraco do cramunhão e botar pra baixo!”, berra o religioso. Ricardo Mariano, professor do programa de pós-graduação em ciências sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e um dos maiores especialistas do Brasil em movimento neopentecostal, contextualiza: “A ÊNFASE PENTECOSTAL NA CURA DIVINA JÁ TEM MAIS DE 60 ANOS E FOI UMA DAS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELO CRESCIMENTO DESSE MOVIMENTO RELIGIOSO NA AMÉRICA LATINA E NA ÁFRICA. DESDE ENTÃO, CONSTITUI UMA DAS ISCAS MAIS ATRAENTES DE POTENCIAIS ADEPTOS AOS TEMPLOS. ”Além da eloquência com que evangeliza, Santiago ficou conhecido por usar chapéus típicos de quem se criou no meio do mato. Assim também é visto em seus finais de semana, que acontecem, como ele diz, às quartas-feiras. Nesses dias, ele se tranca em um sítio, em Santa Isabel, a 50 quilômetros de São Paulo. Lá, desfruta de um pesqueiro, da piscina e do campo de futebol, onde organiza e disputa campeonatos entre times formados por membros de seu ministério. “Mas o que gosto mesmo é de sentar na beira do rio, com minha varinha de pescar”, diz. “Sou um sujeito de pouca educação. É uma coisa de chucro, de caipira”, completa ele, uma espécie de Tim Maia do altar, que passa boa parte do culto distribuindo broncas em obreiros, cinegrafistas e músicos que o acompanham. “Ô, oreiúdo (orelhudo), abre passagem para a mulher chegar até aqui”, disse o chefe da IMPD a um pastor, no culto do domingo 9, provocando gargalhadas nos súditos.

2 comentários:

ATEU CONVICTO disse...

Estou acompanhando a série de reportagens e estou admirando muito. Parabéns ao Blog Chumbo Grosso pela corajosa divulgação dessa lástima que emporcalha o Brasil que são esses analfabetos que acreditam em cretinos dos portes de Pastor, Dilma e Lula.

Hadriel Ferreira disse...

Parabéns. As pessoas temem falar disso para serem politicamente corretas. Tem de falar mesmo.