sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CHE GUEVARA E JESUS CRISTO: AS DUAS FIGURAS HUMANAS MAIS PRESENTES NO UNIVERSO. NÃO É À TOA QUE SÃO OS DOIS ROSTOS MAIS CONHECIDO DO MUNDO...

 
TUDO QUE ENVOLVA  A HUMANIDADE, MANIFESTAÇÕES POPULARES, MOVIMENTOS SOCIAIS E A SIMBOLIZAÇÃO DA LIBERDADE, RELIGIOSIDADE E FRATERNIDADE, OS DOIS ESTÃO PRESENTES. UM TINHA A MISSÃO DE FAZER UM “PELO SINAL” NA TESTA; O OUTRO A INCUMBÊNCIA DE  ATIRAR NO MEIO DA TESTA DE CANALHA PARA NÃO PERDER O COURO; E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE...
Por Carlos Sabino
Tradução: Ernane Garcia

Ele é lembrado como um mártir, generoso, incorruptível, cheio de amor pela humanidade, especialmente pelos mais pobres e mais oprimidos. Rodeado agora da auréola da santidade – UMA SANTIDADE LAICA, É CLARO – como um personagem nobre e idealista, que lutou por uma utopia que propunha a criação de um novo homem, revolucionário e altruísta. Seu fim trágico é sempre recordado, assassinado quando havia se rendido, depois de fracassar em uma experiência guerrilheira que o levou até as selvas bolivianas à frente de um punhado de homens. Glorificado hoje, quase cinquenta anos após sua morte, transformado em um mito que apela aos sentimentos mais puros da juventude. Assim ocorre porque o Che, e a estranha parábola de sua vida, oferecem o material propício para construir, em torno dele, a imagem mítica que os seres humanos sempre queremos tecer em nossos sonhos, porque ela parece apelar a certos valores que se apresentam como puros, superiores, próprios de um humanismo não contaminado. MAS A VERDADE, SABEMOS BEM, POUCO TEM A VER COM A SUA SUPOSTA SANTIDADE OU COM ESTA IMAGEM IDEALIZADA PELO TEMPO.  O Che nunca alcançou o poder supremo e, por isso, pode ser mais facilmente canonizado do que outras figuras que se converteram em escravizadores despóticos de povos inteiros: Mao, Lênin, Ho Chi Minh ou Tito, por exemplo. MAS ERNESTO ERA SEM DÚVIDA UM DELES, UM REVOLUCIONÁRIO DISPOSTO A TUDO PARA IMPOR SUA VISÃO DE MUNDO, NÃO POR CONVENCIMENTO, SIM POR MEIO DA VIOLÊNCIA MAIS ENCARNIÇADA, DESEJOSO DE CRIAR DITADURAS TOTALITÁRIAS NAS QUAIS O SER HUMANO PERDE TODO VESTÍGIO DE LIBERDADE. Morreu em uma encruzilhada trágica, não cabe dúvida, no entanto sucumbiu quando tratava de levantar em armas UM POVO QUE QUERIA VIVER EM PAZ, QUANDO TRATOU DE SUBVERTER A ORDEM DE UM PAÍS QUE NÃO O HAVIA CHAMADO, quando sua aventura fracassou do modo mais estrondoso ante a indiferença ou o profundo rechaço dos mesmos camponeses os quais queria incorporar à sua guerra santa.  SIM, É CERTO QUE SE MOVEU PELAS IDÉIAS ÀS QUAIS ENTREGOU SUA VIDA E QUE NÃO SE DETEVE ANTE QUALQUER SACRIFÍCIO. Mas não se pode esquecer que pelo caminho não teve a menor piedade daqueles que se opuseram à sua cruzada violenta e que não hesitou em matá-los, com as próprias mãos, quando teve oportunidade, os quais julgou como burgueses ou contra-revolucionários, escórias de um mundo que queria destruir pela raiz. Sua dureza e paixão sem limites por essa utopia, à qual queria arrastar os demais, parecem-me mais as atitudes de um fanático ou de um inquisidor do que as de um santo ou um modelo de humanismo. Seu martírio não foi o daqueles que enfrentraram os leões do coliseu romano de mãos vazias, sim o do portador de uma metralhadora que queria levar uma guerra implacável a todo um continente. Che Guevara queria muitos Vietnãs, porque não lhe bastavam os milhares de mortos que a guerra na Indochina produziu.

PITACO DO BLOG CHUMBO GROSSO:: - O CHE TINHA UM ESPÍRITO LÚCIDO, COERENTE E APRESENTAVA  CLARA E HONESTAMENTE A VISÃO DO PURO E AUTÊNTICO REVOLUCIONÁRIO. POR TER SIDO POSSUIDOR DE UMA VISÃO CLARA E HONESTA, TORNOU-SE   NUM DOS MAIORES HERÓIS MUNDIAIS DO SÉCULO XX. ESTE SENSO DE JUSTIÇA NORTEOU A VIDA DE CHE, QUE ESTÁ RELATADA EM DEZENAS DE BIOGRAFIAS E FILMES SOBRE SUA VIDA. ERNESTO CHE GUEVARA RECEBEU E ENRIQUECEU ESSA HERANÇA ESPIRITUAL, E DECIDIU FORMAR SEU CARÁTER PARA ASSUMIR, COM OS FATOS E COM A CONSAGRAÇÃO DE SUA VIDA, O COMPROMISSO QUE REPUTOU IRRENUNCIÁVEL: O DE DEFENDER COM SEU ENORME TALENTO E BRAVURA, OS VALORES E VIRTUDES ALÉM DOS DIREITOS DOS POBRES DA AMÉRICA E A ASPIRAÇÃO MORAL DE QUERER IMPLANTAR UM REGIME DE IGUALDADE PERANTE O POVO DAS PÁTRIAS LATINO-AMERICANAS(QUE DEU EM ÁGUA, EM NADA, FRACASSO TOTAL, HAJA VISTA,    ALGUMAS  NAÇÕES TER ENVEREDADO PELO CAMINHO DAS DITADURAS SANGRENTAS, TORNANDO-SE UMA ABERRAÇÃO O REGIME COMUNISTA!!!). SÓ QUE, A DIREITONA SAFADA A TODO O MOMENTO PROCURA, INFRUTIFERAMENTE, DESQUALIFICÁ-LO PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA. SEMPRE COM MEDO DE QUE SUA BIOGRAFIA E SUAS IDEIAS POSSAM ACARRETAR A VONTADE DE MUDANÇA DE UMA JUVENTUDE ÁVIDA DE LIBERDADE, DE JUSTIÇA, E, PRINCIPALMENTE, DE LUTA PELO MUNDO AFORA. QUER QUEIRAMOS OU NÃO, OS HEROIS SÃO TIPOS POSITIVAMENTE SANCIONADOS DE PERSONALIDADE QUE OS SUJEITOS SOCIAIS SÃO LEVADOS A COPIAR E QUE CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO. E O CHE SEMPRE SERÁ UM EXEMPLO A SER SEGUIDO. SÓ LAMENTO A MANEIRA COMO FORA CONDUZIDA A REVOLUÇÃO CUBANA PELO PILANTRA E TIRANO DO FIDEL CASTRO E SUA CASTA E, EM TERMOS DE BRASIL, UM GOVERNO QUE SE DIZ DE ESQUERDA, FORMADO POR BANDIDOS MENSALISTAS DO PT. AÍ, É DOSE ALIMENTAR E PROTEGER ESSA QUADRILHA PETISTA QUE TEM O SEU CHE GUEVARA AO CONTRÁRIO QUE É O DEUS LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, TENDO EM VISTA O QUE ESSA TURMA VEM ROUBANDO NESSES ÚLTIMOS DEZ ANOS, MACACO NÃO PULA NUM SÉCULO...
 

3 comentários:

Lucinha Peixoto disse...

O Guerrilheiro das Sete Colinas faz um esforço supremo, a meu ver, em vão de, ao mesmo tempo que defende um dos maiores assassinos de século vinte, o Che Guevara, tirar-lhe toda a culpa pelo acontece em Cuba e no Brasil de hoje. Tanto Fidel, quanto o Lula, quanto o Guevara, foram frutos de sonhos de uma noite de verão, que viam no socialismo uma forma de mudar o mundo, sem antes passar pelo capitalismo que forja o homem novo e trabalhador individual para, através do aumento de sua produtividade, dar condições de vida melhor a todos. Esta era a ideia do comunismo vislumbrado por Marx como um etapa após o sistema capitalista, que hoje, se ele nascesse outra vez, não saberia nem onde estaria.

No mundo atual, os Estados Unidos e Europa estão muito mais perto do comunismo sonhado pelo Marx do que Cuba, União Soviética, China e o rebutalho do terceiro mundo da África de da América Latina. Hoje as noções de direita e esquerda, revolucionário e reacionário, progressista e conservador, não passam de rótulos para se ganhar eleições enganando o povo. Quem é progressista, revolucionário, de esquerda no Brasil de hoje? O Lula, a Dilma, o Roberto Freire, o Collor, o Renan, o Sarney, o Sérgio Guerra, o Zé Serra, ou o Zé Dirceu? Todos eles devem ter vestido um dia uma camisa do Che Guevara, como o Guerrilheiro ainda usa uma boina dele. Esta vestimenta apenas ajudou e ajudou ao capitalismo a vender camisas.

Não se pode comparar Jesus Cristo com Che Guevara, sem violentar a História. Talvez, isto possa ser feito em alguns pontos, como, por exemplo, que ambos tinham barbas e ambos não apoiariam um Programa do Bolsa Família para comprar votos. O resto é apenas delírio do meu contendor, neste aspecto, Guerrilheiro que parece estar sonhando com a ressurreição do seu ídolo, com uma metralhadora em punho e evitando que o Zé Dirceu vá para cadeia, pois ele é um dos que andaram treinando em Cuba e tomando lições em sua cartilha.

Caro Guerrilheiro, se houver uma forma de defender o Che e condenar o Fidel e seus comparsas brasileiros, sem estourar os meus miolos de tanto malabarismo intelectual eu o apoiarei para prefeito de Garanhuns nas próximas eleições.

Um abraço fraternal de fim de ano de sua contendora e colegada defenestradora de petistas.

Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

PITACO DO BLOG CHUMBO GROSSO disse...

O CHE JAMAIS FOI UM ASSASSINO CRUEL. ATÉ PORQUE, ERA UM GUERRILHEIRO ROMÂNTICO!!! APENAS, POR POSSUIR UMA EXÍMIA PONTARIA, ELE SÓ ATIRAVA NO MEIO DA TESTA PARA NÃO PERDER O COURO NEM O FREGUÊS E NEM A VIAGEM. AGORA, SOMENTE NOS CANALHAS, CLARO!!! JÁ PENSOU, A ESTA ALTURA DO CAMPEONATO, A BALA DE PRATA QUE O CHE TERIA RESERVADA, HOJE, PARA UM CANALHA DO PORTE DO LULA DA SILVA... OUTROSSIM, JAMAIS SE PODE JULGAR UM HOMEM ESPLENDOROSO E DE VIDA ESPARTANA COMO O CHE QUE VIVERA APENAS 39 ANOS. É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL!!!

Altamir Pinheiro disse...

EXISTIA UM ASPECTO QUE ERNESTO CHE GUEVARA NÃO TINHA A MENOR COMPARAÇÃO COM JESUS CRISTO: ENQUANTO CRISTO COMIA MADALENA POR DETRÁS DOS TRONCOS DAS OLIVEIRAS, NA GALILÉIA, CHE JAMAIS TRAIU A SUA ESPOSA, PREFERIA MORRER NA MÃO FEITO CULÉ DE PEDREIRO...