segunda-feira, 26 de agosto de 2019

ELAS VÃO VOLTAR À CÂMARA


Por Altamir Pinheiro


Nesses últimos 30 anos, com o advento da INTERNET e, primordialmente, das redes sociais a região vivenciou uma progressão no debate público em torno das questões femininas. Temas como assédio, aborto, maternidade e carreira, vem sendo discutidos amplamente na sociedade pernambucana, especialmente em Garanhuns e ganhando espaço no nosso CENÁRIO POLÍTICO. A luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Nordeste brasileiro, mas em todo o país. Alguns avanços já foram conquistados há várias  décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. Porém, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado, mas já é algo de consolo pra ala feminina de nossa cidade, no entanto há uma conscientização delas e da própria macharia que ainda precisa avançar muito mais.


Margarida Cardoso abriu as porteiras para a mulherada ter assento na Casa Raimundo de Moraes e, paulatinamente, elas vêm conquistando esta abertura iniciada pela viúva do saudoso político Zé Cardoso. Das duas mulheres reeleitas com folga na atual legislatura, juntas,   Carla de Zé de Vilaço e Luzia da Saúde têm tudo para emplacar,  folgadamente,  seus retornos à Casa Raimundo de Moraes. Com estruturas consolidadas, CARLA, já sai da Zona Rural com metade da sua reeleição pela terceira vez garantida; enquanto isso, o Bairro de Mané Chéu chega junto a sua vereadora, LUZIA DA SAÚDE, pois não é à toa que, na eleição de 2016, ela se consagrou como a mulher que atingiu o maior número de votos da história de Garanhuns e deve repetir a quantidade de votos que teve na eleição passada. Só não será a mais votada em razão de ser superada pela nova sensação da vereança de Garanhuns, SOCORRO RÉGIS,  que deve ultrapassar a faixa dos 5 mil votos na eleição que se avizinha.


A vereadora BETÂNIA DA AÇÃO SOCIAL que  é uma política “peituda” e por possuir voz ativa nas suas  tomadas de decisões,  é,   constantemente massacrada pela tropa de choque situacionista da Câmara,  que a acusa de um tudo, menos de ser uma vereadora aguerrida e de NÃO ser conivente com algumas trapalhadas do atual gestor, como também faz questão de  NÃO viver “dependurada” na braguilha do Sr. Prefeito pedindo migalhas para atender seu eleitorado. Para 2020, Betânia da Ação Social tem  potencial para atingir a marca dos 2 mil votos e carimbar por mais 4 anos sua permanência na Câmara de Vereadores de Garanhuns. Betânia é uma das poucas parlamentares em atividade que não depende e nem torce pela aprovação desse tal voto distrital, haja vista que ela é votada em todos os bairros da cidade pelos seus inegáveis e  relevantes serviços prestados  aos deficientes físicos que, de um certo  modo, a sociedade dá de ombro  para eles enquanto ela os abraça de todo coração.


Outra vereadora que está com seu passaporte carimbado é a política revelação da Câmara, ANDRÉA NUNES. Reconhecida em todas as ruas, becos e vielas da COHAB II como uma mãezona daquela comunidade, hoje, ela  está com o passe bastante valorizado  e sendo pretendida por todos os prefeituráveis em razão de seus fiéis seguidores já garantirem 80% de sua eleição somente nas urnas das Cohab II. Política independente, altiva e convicta da sua responsabilidade com os temas educação e esporte e, principalmente,  com à comunidade que lhe dá respaldo.  Para se ter ideia do seu amor com àquela comunidade,  de 10 palavras pronunciadas pela vereadora, 11 são com referência a sua querida e adorada COHAB II. É outra que vai superar a marca dos 2 mil votos e se estabelecer de uma vez por toda  como a figura política número um do Bairro Francisco Simão dos Santos Figueira. A prova maior será o seu décimo encontro festeiro com o seu povo que se realizará em plena meio da rua da Cohab no próximo dia 31(sábado). O prefeito Izaías Régis promete fazer uma festa de arromba em conjunto com a vereadora Andréa. A festança promete virar à madrugada no meio da rua!!!


Entendo que essas quatro vereadoras que representam Garanhuns na Câmara(e tem vagas pra mais) devem ser  meigas e  carinhosa com seus maridos, amantes ou parceiros, mas na política ser  radical, rebelde, intensa, intelectual, certinha, mulherão, menininha, esperta,  burrinha e por quê não?!?!?! Claro que mulheres na política, independente da sigla partidária são exemplos também de ousadia, superação e de transformação. A presença da mulherada na política não é só uma questão de igualdade de gênero, mas contribuir de forma ativa com suas habilidades em lidar com as circunstâncias adversas e com as crises que atingem as famílias e sociedade sem perderem o charme e a sensibilidade. Portanto, torcemos juntos para que essas belezuras lindas, perfumadas, cheirosas, com seus toques, buquê de rosas e sonhos femininos voltem em 2020 com toda força e com um número maior do que temos na atualidade. Até porque, elas estão recebendo um grande reforço que é a candidatura de Socorro Régis que vai contribuir com uma grande e ótima bancada na Câmara de Vereadores de Garanhuns.

Um comentário:

Altamir Pinheiro disse...

A bem da verdade, a festa de arromba da vereadora ANDRÉA NUNES, dia 31 à noite(próximo sábado), na COHAB II, lamentavelmente, só irá até às 10 da noite... QUE PENA!!!