Por Altamir Pinheiro
Essa retórica manjada da velha política precisa urgentemente de uma nova ética para repensar e curar este flagelo que nos rodeia há muito tempo, como também esta doença do coletivo vem acompanhada nos dias de hoje deste veneno que, de um certo modo, circula nas redes sociais: A BABAQUICE. Refiro-me em especial aos chamados coordenadores de campanha ou aqueles que vivem ao redor do chamado núcleo do prefeito e vice-prefeito atuais de Garanhuns. Esses fodões de plantão tecem opiniões, batem, comparam, alimentam as frustrações do povo e pegam carona nas mazelas, já fragilizadas, dos seus próprios candidatos. Numa atitude de fraca ideologia, pegando carona nas informações desencontradas e, principalmente, na carência e desinformação do povo e, como um cavaleiro do caos, esses “pretensos coordenadores”, sem o menor pudor, com a maior cara de pau, tentam levar aquela vantagenzinha, no único intuito de extrair algo para si, o que ele ainda nem sabe bem o que é…
Pois bem!!! Faltando um ano para começar a campanha, ainda não se sabe em definitivo quem é o candidato do prefeito. Dentre os componentes que formam a linha de frente do BUNKER do atual gestor e do seu respectivo vice, deixando de lado os entretanto e partindo logo para os finalmente, temos na figura do secretário de governo Mewetton um ponderado que ouve mais do que fala(ainda bem!!!); já Tony Neto destaca-se como um profundo conhecedor da legislação eleitoral e tem o mapa eleitoral da cidade na palma da sua mão. Ainda aparecem um aqui outro acolá que demonstra alguma noção do candidato adequado para enfrentar o poderoso adversário do PSB. O resto é composto por um coquetel de notáveis ignorâncias e queimando o que sobra não rende uma colher de cinzas. Quer dizer, o governo municipal na questão de escolha do seu substituto começou mal. Vamos ver se termina bem.
Segundo a RÁDIO CORREDOR vem noticiando seguidamente em seus potentes microfones, vai haver uma debandada em massa de suas excelências, os senhores vereadores. Têm deles que já estão de malas prontas e, adivinhem pra onde vão?!?!?! Afinal de conta, quando o TITANIC está prestes a afundar... O Senhor prefeito que é o comandante do barco precisa de muito jogo de cintura e chegar junto com benesses e outro tipo de apoio para agradar sua tripulação(leia-se: vereadores), pois tolo é aquele que naufraga seu navio e depois vai culpar o mar. A propósito, 13 vereadores iniciaram a jornada com o atual prefeito, resta saber quantos continuarão com ele. Os pitacos andam bastante atrapalhados no tratamento que está sendo dado aos parlamentares que se dizem ou estarão ao lado do governo municipal. A equipe de coordenação, o prefeito e o candidato estão precisando ajustar esse foco, do contrário, pelo andar da carruagem, tudo indica, que dos 13 só restarão as 3 bravas mosqueteiras: Andréa, Carla e Luzia...
Para que haja uma campanha eleitoral exitosa, por parte do candidato do atual prefeito, é preciso que os envolvidos nela se prendam a uma corriqueira sabedoria popular que é esta máxima: Deve-se valorizar ao máximo os seus correligionários ao mesmo tempo ter como parâmetro a obrigação de respeitar os seus adversários e não menosprezá-los. Até porque alguém já disse que, nossos defeitos(principalmente na política) são, por vezes, os melhores adversários dos nossos vícios... Há quase quatro anos, na eleição passada, quem daria ou deu bola para o candidato a prefeito Sivaldo Albino, além de ninguém?!?!?! Só que, hoje é diferente. E bota ou põe diferença nisso!!! O forte candidato do PSB(quem sabe de todas as esquerdas de Garanhuns) vem aí soprando fogo pelas narinas e, para o governador, virou uma questão de honra elegê-lo prefeito do município. Todo cuidado é pouco, até porque quem erra ao identificar os adversários tende a perder a guerra.
Será que o atual gestor corre o risco de não fazer seu sucessor, hein?!?!?! Bem!!! Dizem que o melhor da festa é esperar por ela... Agora, essa turma, com aval do prefeito(o sabe tudo!!!), vem produzindo babaquices uma atrás da outra que, digamos, não dá o menor orgulho quando se olha pra trás, pois eles atropelam o óbvio!!! Politicamente, esses “COORDENADORES AMADORES” precisam apanhar para crescer, apanhar para aprender, e apanhar muito para amadurecer e conhecer as sutilezas sinuosas e escorregadias que envolvem à costura no que diz respeito à formação de uma chapa competitiva para enfrentar uma campanha eleitoral duríssima que está por vir. É preciso que esses fodões de plantão corrijam-se ou revejam o lapso de arrependimento, as babaquices cometidas que estão lá para quem quiser ver, nos olhando, nos fuzilando e gerando sentimentos de culpa, de vergonha e de julgamentos pela inaptidão ou inabilidade generalizada que predomina no grupo. Lembrem-se, abestados: todos vocês estão sendo olhados sob a LUPA da incompetência e se não tomarem pé da coisa, VOCÊS VÃO PERDER, BABACAS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário