sexta-feira, 20 de novembro de 2020

ADELINO NASCIMENTO, O CANTOR APAIXONADO DO POVÃO

 



Por Altamir Pinheiro

José Alves Filho que tinha o nome artístico de Adelino Nascimento, nasceu em Maracaçumé, na região de Gurupi, no Maranhão. Foi autor de muitas músicas cantadas por outros intérpretes, como "ADEUS INGRATA", que fez grande sucesso na voz do também maranhense  Cláudio Fontana (que está hoje,  com idade de 75 anos). Com mais de 30 discos gravados, Adelino Nascimento estava entre os mais populares da música romântica regional, conhecida popularmente como brega. Junto com  Waldick Soriano,  Maurício Reis, Reginaldo Rossi, José Ribeiro, Roberto Muller, Genival Santos  e Lindomar Castilho, Adelino era considerado um dos melhores cantores do país em seu gênero. O desmantelado Adelino  faleceu em abril de 2008, em Aracaju,  por complicações pulmonares com apenas 51 anos de idade, pois bebia uma cachaça da gota serena e fumava maconha até umas “zora”...


Adelino Nascimento Gravou 30 discos de estilo brega nos anos 1980 e 1990 e anos 2000, tendo atingido um alto patamar de popularidade no interiorzão do  norte e nordeste. Lançou compacto simples, pelo selo RCA, em 1988. Em 1989, gravou os discos de maior destaque na carreira, "O cantor apaixonado do povão - vol. 1" e "O cantor apaixonado do povão - vol. 2", que contaram com sucessos como "Coração Arrependido"; "Não Precisa Chorar"; "Flagra do Ricardão" e "De Joelhos na Terra". Na reta final de sua carreira, entre 2000 e 2006,  só subia aos palcos às “queda” de bêbado e sua voz aguda e brilhante já não era a mesma. Eis uma balada de Adelino de arrebentar à boca do balão: Não toque essa música, que eu não posso ouvir/ Porque ela recorda triste um amor que perdi/ Dizem que o homem não chora quando sente saudade/ Mas na verdade esta música fere o meu coração...

 

Ele  teve discos relançados por gravadoras como Unimar Music, que lançou em 2009 o CD "Adelino Nascimento - Não se Vá", com as músicas: "Não se Vá"; "Eu Hoje Chorei"; "Eu Te Amo Feiticeira"; "Mulher Fingida"; "Te Amo,Te Amo"; "Quando Estou com Você"; "Vou Tentar Te Esquecer"; "Nosso Amor Morreu",(grande sucesso popular); "O que Será de Mim"; "Adão e Eva"; "Juras"; Coitado de Mim"; "De Pouco a Pouco" e "Mulher Falsa"; e, ainda a  Sony Music, que lançou o CD "Adelino Nascimento - 20 Supersucessos", com as músicas "Menina Faceira"; "Na Pracinha Da Igreja"; "Voa Canarinho"; "Caminhoneiro Apaixonado"; "Ruas Do Mundo"; "Brega Do Amor"; "Viola Velha Companheira"; "De Joelhos Na Terra"; "Vou Voltar Pra  São Luiz"; "Momento Infeliz"; "Coração Arrependido"; "Mulher Sem Dono"; "Decidi Ficar Sozinho"; "Bailarina"; "Garota Proibida"; "Nuvem De Chuva"; "Pelo Menos Uma Palavra"; "Secretária Da Beira Do Cais"; "A Surpresa Da Carta" e "A Cruz Que Carrego".


Eis o verdadeiro hino de Adelino Nascimento que é um melô  da dor de cotovelo,  na voz de Cláudio Fontana:  Hoje à noite partirei/ Pretendo nunca mais lhe ver/ Desde o dia em que lhe encontrei/ Minha vida é um eterno sofrer/ Adeus ingrata, adeus ingrata, Adeus ingrata/ Não é preciso nem me escrever/ Amanhã estarei longe daqui/ Outras garotas irei conhecer/ Um novo sol há de brilhar pra mim/ Não quero nem lembrar de você/ Adeus ingrata, adeus ingrata, adeus ingrata/ Não é preciso nem me escrever...

https://www.youtube.com/watch?v=WPFwQTWD6T4

tps://www.youtube.com/watch?v=gTTJMJ6hQO8

Nenhum comentário: