segunda-feira, 29 de março de 2021

SEGURO DE SI E TOTALMENTE CORRETO, SÉRGIO MORO DIZ QUE NÃO SE ARREPENDE DE NADA SOBRE LAVA JATO

 



O ex-juiz Sergio Moro afirmou neste domingo (28) não ter arrependimentos por seu trabalho no âmbito da Lava Jato, apesar da decisão recente do STF (Supremo Tribunal Federal) que considerou sua atuação parcial em caso do ex-presidente Lula.


"Não me arrependo de nada. Pelo contrário. Tenho muito orgulho do que foi feito na Operação Lava Jato", afirmou.

O ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro até admitiu a possibilidade de erros na Lava Jato, mas não propositais. "Pode ter tido algum erro aqui ou ali. Mas algum abuso, algo intencional? Nada."


Ao participar de live promovida pelo grupo Parlatório, com a presença de empresários e políticos, Moro disse ser necessário desmistificar a narrativa de criminalização, de que haveria um conluio de um juiz malvado com procuradores ambiciosos com intuito de prejudicar políticos.

"Quando se fala em criminalização da política pela Lava-Jato, isso é uma grande bobagem. O que havia são pessoas que receberam ou que pagaram suborno", afirmou.


Depois do que chamou de desabafo, Moro encerrou: "Dá para tocar [Edith] Piaf [cantora francesa] ao fundo. Non, je ne regrette Rien. Não me arrependo de nada. Foi um trabalho importante, reconhecido pela população brasileira".


Essa é a primeira vez que Moro se manifesta presencialmente sobre a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal pela parcialidade do ex-juiz na condução do caso do triplex de Guarujá (SP), que havia levado à condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


Na última quarta (24), o ex-juiz divulgou uma nota sobre a decisão do STF, ocorrida na véspera, e disse que tinha "absoluta tranquilidade" sobre as decisões.


Neste domingo, embora não tenho citado especificamente a decisão do STF sobre sua conduta, Moro chamou de "muito ruim" a decisão que retirou de Curitiba a competência para julgar Lula. "Sempre tratei o STF com o máximo respeito, mas a decisão de revisão da jurisprudência das execuções da primeira instância foi uma decisão errada, uma decisão infeliz."


Ele se defendeu da acusação de parcialidade: "Quando se fala em abusos e excessos, temos que ir aos fatos", disse. O ex-juiz afirmou que 20% dos acusados pela Lava Jato foram absolvidos e perguntou. "Cadê o conluio?"


Ao falar do combate à corrupção no Brasil, Moro afirmou que, nos últimos anos, "houve retrocessos em relação a leis, jurisprudências e processos simbólicos".


Segundo Moro, a Lava-Jato mostrou que não estamos fadados ao fracasso no combate à corrupção. Ele afirmou ainda que a luta contra corrupção é resultado de avanços, inclusive do próprio STF no julgamento do mensalão. Mas "tem sofrido agora esse retrocesso". "Temos que nos perguntar hoje onde estão os bons exemplos. O que foi feito em matéria de combate à corrupção como bons exemplos, considerando os últimos acontecimentos? Que tipo de mensagem estamos passando para dentro e fora do país?"


A decisão da Segunda Turma do STF foi tomada por 3 votos a 2, após mudança de posicionamento da ministra Cármen Lúcia.


A turma julgou procedente o habeas corpus em que a defesa do petista pedia a declaração da suspeição de Moro e decidiu anular a ação do tríplex -ficam nulos todos os atos do ex-juiz.

Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski foram os outros dois ministros do colegiado a votar contra Moro. Os votos derrotados foram os de Kassio Nunes Marques e Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo.


Embora os ministros tenham frisado em seus votos que a decisão vale para o caso tríplex, há um temor entre defensores da Lava Jato de que ela abra caminho para anulação de outros processos da força-tarefa. Advogados de outros investigados já se preparam para apresentar pedidos similares ao de Lula.


A transmissão contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, e do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, além de empresários. Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB) fizeram a abertura do encontro virtual. Ambos minimizaram a ameaça de retrocesso no combate à corrupção no Brasil.


Com cerca de 225 participantes do grupo, Moro admitiu que muitos consideraram errada sua decisão de deixar a toga para ocupar o Ministério da Justiça, mas disse ter visto no convite de Bolsonaro uma oportunidade de construir políticas públicas para combate à corrupção. "Quando vi que não tinha chance de acontecer dentro do governo que eu ocupava, saí". Informação da FolhaPress.

2 comentários:

- d.Matt disse...

Casos como esse, somente pode acontecer no Brasil de hoje e nas ditaduras bolchevik
ao redor do mundo, cheio de exemplos indiguinificantes.
O erro do Juiz Sergio Moro foi acreditar que o BOZO desejava realmente um governo correto
e não numa farsa encenada para proteger os seus filhos moleques e bandidos.
Como não pode contar com uma parcialidade do nobre Juiz, então o BOZO deu-lhe uma
rasteira e espalhou aos sete ventos que o Juiz ( que deixou a sua nobre profissão,
para ajudar o governo ) que Sergio Moro tinha traido o presidente, com ambições de
tomar-lhe o lugar em 2022.

Se borrou de medo do ministro que contava ( e ainda conta podem crer ) com milhões de eleitores
que sabem da sua idoneidade e da rasteira traição proporcionada pelo BOZO traira e seus
cupinchas palacianos.
Nada como o tempo para esclarecer as coisas, ainda falta muito tempo para as próximas
eleições e muita coisa pode acontecer, até mesmo não haver eleições.

A Marreta do Azarão disse...

E o MOro tá certo! Por que um sujeito que colocou na cadeia o maior ladrão do mundo ia se arrepender!!!! Se ele for candidato, meu voto é dele. Só nao pode ser junto com o narizudo do Huck!