domingo, 19 de setembro de 2021

O GUIA ELEITORAL DO CANDIDATO A PREFEITO, NEGO DO MERCADO, É ALTO ASTRAL, ENXUTO E PRODUZIDO COM MUITO SENSO DE RESPONSABILIDADE

 


Por Altamir Pinheiro

Os profissionais que preparam o guia eleitoral do candidato a prefeito de Capoeiras,  Nego do Mercado do PSB(40),  tem plena consciência  que o programa de rádio é escrito para ser ouvido  por eleitores de várias classes sociais e de tendências culturais diversas, como também   de diferente  nível escolar. Por isso,  o linguajar do programa evita palavras difíceis e foge  do estrangeirismo. Como se vê ou se ouve, o texto dos experientes especialistas é escrito como se fala no dia a dia ou no cotidiano de cada eleitor.  O linguajar usado  no guia de Nego é formado por frases curtas como também são sucintas as perguntas e os diálogos. Até porque, eles sabem muito bem que o meio de comunicação chamado  rádio é um veículo livre, e a conversa deve ser natural. Algo próximo a um bate papo  informal  entre velhos conhecidos, por isso deixam o principal protagonista, o candidato Nego do Mercado, à vontade para prosear com seus pretensos eleitores e a comunidade de Capoeiras como um todo. 


Por ser um guia alto astral, mas com um profundo senso de responsabilidade, a boa  equipe  de comunicadores de Nego do Mercado, sabe muito bem que  a  comunicação política no rádio é de praxe seguir uma linha mais coloquial acompanhada de   uma boa pitada do emocional.   Todo bom  e experiente  marqueteiro sabe  que se deve  evitar que a locução seja dominada pelos cacoetes radiofônicos. Habilidades estas,  que são ótimas para vender produtos e anunciar músicas, mas podem não soar bem ao tratar de um assunto importante como o futuro do município, como é o caso de  Capoeiras  que se defronta com um  pleito  atípico por ser uma eleição  suplementar. Esse é o tom que se percebe em todo o desenrolar do guia  do candidato Nego do Mercado que está no ar desde o dia primeiro de setembro transmitido às 7:00 e às 12:00 horas por duas emissoras locais. 


Pela experiência que os marqueteiros do candidato a prefeito carregam  em seus vastos  currículos, percebe-se claramente o cuidado que  a equipe tem ao usar o candidato. Não o banaliza nem muito menos  o transforma em um locutor ou apresentador do guia. Muito pelo contrário, quase sempre ou com frequência,  logo que o    candidato do PSB se põe de microfone em punhos faz parte de uma peça ou tempo de gravação, fica notório que é tratado pelo locutor ou apresentador do programa  com deferência, zelo e respeito, sendo recebido como um convidado especial. Aliás, um marketing elegante  e  muito bem   implementado pelo pessoal que redige o texto. Finalmente, o ponto positivo do bom guia eleitoral do candidato a prefeito de Capoeiras  é que a equipe NÃO usa  Nego do Mercado  para fazer ataques à sua candidata opositora ou a quem quer que seja. Aí é onde se percebe  o padrão de qualidade do bom guia eleitoral preparado por um time de marqueteiros que sabe levar o programa do  princípio,  meio e fim.  

Nenhum comentário: