Por Altamir Pinheiro
Os profissionais que preparam o guia eleitoral do candidato a prefeito de Capoeiras, Nego do Mercado do PSB(40), tem plena consciência que o programa de rádio é escrito para ser ouvido por eleitores de várias classes sociais e de tendências culturais diversas, como também de diferente nível escolar. Por isso, o linguajar do programa evita palavras difíceis e foge do estrangeirismo. Como se vê ou se ouve, o texto dos experientes especialistas é escrito como se fala no dia a dia ou no cotidiano de cada eleitor. O linguajar usado no guia de Nego é formado por frases curtas como também são sucintas as perguntas e os diálogos. Até porque, eles sabem muito bem que o meio de comunicação chamado rádio é um veículo livre, e a conversa deve ser natural. Algo próximo a um bate papo informal entre velhos conhecidos, por isso deixam o principal protagonista, o candidato Nego do Mercado, à vontade para prosear com seus pretensos eleitores e a comunidade de Capoeiras como um todo.
Por ser um guia alto astral, mas com um profundo senso de responsabilidade, a boa equipe de comunicadores de Nego do Mercado, sabe muito bem que a comunicação política no rádio é de praxe seguir uma linha mais coloquial acompanhada de uma boa pitada do emocional. Todo bom e experiente marqueteiro sabe que se deve evitar que a locução seja dominada pelos cacoetes radiofônicos. Habilidades estas, que são ótimas para vender produtos e anunciar músicas, mas podem não soar bem ao tratar de um assunto importante como o futuro do município, como é o caso de Capoeiras que se defronta com um pleito atípico por ser uma eleição suplementar. Esse é o tom que se percebe em todo o desenrolar do guia do candidato Nego do Mercado que está no ar desde o dia primeiro de setembro transmitido às 7:00 e às 12:00 horas por duas emissoras locais.
Pela experiência que os marqueteiros do candidato a prefeito carregam em seus vastos currículos, percebe-se claramente o cuidado que a equipe tem ao usar o candidato. Não o banaliza nem muito menos o transforma em um locutor ou apresentador do guia. Muito pelo contrário, quase sempre ou com frequência, logo que o candidato do PSB se põe de microfone em punhos faz parte de uma peça ou tempo de gravação, fica notório que é tratado pelo locutor ou apresentador do programa com deferência, zelo e respeito, sendo recebido como um convidado especial. Aliás, um marketing elegante e muito bem implementado pelo pessoal que redige o texto. Finalmente, o ponto positivo do bom guia eleitoral do candidato a prefeito de Capoeiras é que a equipe NÃO usa Nego do Mercado para fazer ataques à sua candidata opositora ou a quem quer que seja. Aí é onde se percebe o padrão de qualidade do bom guia eleitoral preparado por um time de marqueteiros que sabe levar o programa do princípio, meio e fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário