segunda-feira, 21 de março de 2016

A COBRA DE DUAS CABEÇAS


José Adalberto Ribeiro*

RIBEIROLÂNDIA – Mistura de cascavel e jararaca, o governo é uma cobra de duas cabeças. Esta é uma nova espécie de inseto. Os venenos ofídicos estão no ar. As manifestações antiofídicas estão nas ruas. Com a cabeça sob a mira da Vara do juiz Sergio Moro, a jararaca solta palavrões, afirma que o Poder Judiciário está acovardado, destila venenos contra a Policia Federal e a Receita Federal, e convoca as “mulheres de grelo duro” do cordão encarnado para defenderam a cascavel vermelha. 
A deputada Maria do Rosário tentou justificar a expressão chula da jararaca, disse que ele estava falando na informalidade e isto faz parte do linguajar do Nordeste. Quanta desfaçatez! Se fosse dito por um Bolsonaro, chamado de homofóbico pelas feministas, ele seria no mínimo capado. Mas, Bolsonaro é um gentil-man, não cometeria essa grosseria. Imaginem a que ponto de exclamação chegamos, de ter que comparar Bolsonaro em defesa das jararacas e cascavéis vermelhas!
Conheço o “Dicionário do Palavrão” do mestre Mario Souto Maior, da letra Alfa até Ômega, e nunca li ou ouvir falar nessa expressão lulística, com licença da palavra. Alias, o termo mais cabeludo que conheço nesse capítulo é ... deixa pra lá, porque este blog é lido por donzelas e menores de idade.
As palavras, gestos e obras da jararaca deveriam ser proibidas para maiores e menos de 18 anos, a bem da moral e dos bons costumes. As duas cobras se abraçam, solidárias. É o abraço dos afogados. Nos tempos de Jeca Tatu se dizia: ou o Brazil acaba com as saúvas ou as saúvas acabam com o Brazil. Hoje dizemos nós: ou o Brazil excomunga as cascavéis, as jararacas e os carcarás do cordão encarnado ou esses bichos acabam com nosso Brazil.
Neste momento grave e solene eu me penitencio diante das antas, dos sapos e das pererecas, bichinhos inocentes e de boa índole, de bom convívio com a natureza e com os humanos. Disse e repito: as pererecas me seduzem. Por favor, parem de chamar a mulher cascavel de anta. Nós humanos é que somos malvados.   
Eu já disse e repito: mais de 10 por cento da humanidade navega nas faixa da insanidade. Lembrai-vos do plebiscito na Antiga Roma: chapa 1 Jesus de Nazaré; chapa 2 Barrabás. Vocês sabem o resultado. Ainda hoje Barrabás seria vitorioso. Nestes últimos dias militantes e simpatizantes do cordão encarnado saíram às ruas em defesa da corrupção, tirando onda de defender a democracia. A maioria deles são animais amestrados de entidades chapas-brancas comandadas por caboclos mamadores dos cofres públicos.    
Depois de marchas e contramarchas, preliminares e liminares, certamente a jararaca será entronizada no ministério. Qual a missão heroica? Detonar a operação Lava-Jato. O que fazer para estancar a recessão, controlar a inflação e superar a crise política? O cara é muito macho e irá resolver os problemas na base do berro.
O novo ministro da Justiça foi nomeado pela cascavel a mando da jararaca. Qual a missão do bicho? Alô-alô ex-ministro Vannucchi: “Às vezes fico pensando até se o Aragão devia cumprir um papel de homem nessa porra”. (Refere-se a uma interferência nas atividades da Polícia Federal. Eugênio Aragão foi nomeado ministro da Justiça).
Coitado do nosso Brazil, nas mãos das jararacas, das cascavéis e dos mosquitos! Quem é mais malvado ou mais malvada: as cascavéis, as jararacas, os mosquitos ou as “mosquitas” da dengue e da zika? É de potência a potência em malvadeza. Zeus nos proteja!
Este mote da cobra de duas cabeças me foi sugerido pelo nobre amigo Angelo Castelo Branco, valente combatente das jararacas, cascavéis, mosquitas e mosquitos vermelhos. Valeu, Ângelo!
 * Jornalista 
joseadalbertoribeiro@gmail.com

Nenhum comentário: