quarta-feira, 24 de junho de 2020

LEGADO PARA A POSTERIDADE DOS 90 ANOS DE CLINT EASTWOOD



Por Altamir Pinheiro

Qualquer manchete cairá bem quando alguém for  escrever sobre um monstro sagrado da cinematografia mundial, assim como essa!!! CLINT EASTWOOD FAZ 90 ANOS: DE CAUBÓI DURÃO A FINO DIRETOR DE OBRAS-PRIMAS. Alguém, assim como eu,  já escreveu o seguinte ou mais ou menos desta forma   sobre esse noventão: Clint era um magrelo  que não tinha cara de ir muito longe — alto, cabelos cor de areia e tímido, ele mesmo não se via como o tipo certo para o estrelato. Há época da glamourizada Hollywood pedia-se  morenos, mandões, românticos. Só que, no caminho apareceu  um Leone tinha um Leone em seu caminho...  

Pois bem!!! A literatura mundial do cinema e seus respectivos cinéfilos nos afirmam que, Sergio Leone não viu as coisas assim. Com a ida à Itália e Por um Punhado de Dólares, de 1964, Clint tornou popular o caubói silencioso e durão, que chega a um lugar MUDO e, aventuras depois, vai embora CALADO como chegou. O sucesso popular chegou aos 34 anos e consagrou o tipo do estranho sem nome em cujo rosto parecia que o sol batia sempre forte. Mas, para todos os efeitos, era ainda um galãzinho do "western spaghetti", um gênero popularesco, definitivamente menor, de um intruso no Velho Oeste como Leone.

Clint Eastwood veio da TV  quando apareceu  com a série de western Couro Cru - Rawhide,  Ele dividia a Série ao lado de Eric Fleming, cujo papel era mais importante do que o de Clint, embora este seja o segundo nome no elenco. A série foi ao ar até 1965. Mas foi graças a esta série televisiva que a estrela de  Clint acabaria de encontro com o cineasta Sergio Leone (1929-1989), que introduziria o chamado Western Spaghetti, um novo estilo de se fazer faroestes bem diferentes dos americanos. Em 1964 Sergio Leone tinha conseguido 200 mil dólares para rodar seu primeiro western que se chamaria Por um Punhado de Dólares. Pensou em Henry Fonda, James Coburn, e Charles Bronson para o papel principal, mas os três recusaram.

Vejam só que ironia do destino: Indicaram então a Leone  ERIC FLEMING, o astro principal da série de TV  Couro Cru.  Mas Eric pediu 50 mil dólares para participar do filme. Portanto,  Leone recusou a pagar seu preço. Por sua vez, Leone ofereceu o papel a Clint Eastwood, o companheiro de Eric Fleming, com a oferta de 15 mil dólares, quantia esta que foi aceita por Eastwood, que acabou virando um grande astro. Eric Fleming, por sua vez, saiu da série Couro Cru, e foi filmar no Peru, onde acabou morrendo tragicamente em um acidente de filmagem, afogado num rio da floresta amazônica, aos 41 anos de idade.

Daí, Eastwood começou a ter destaque após interpretar o misterioso Homem sem nome na trilogia dos dólares de Sergio Leone. Os filmes Por Um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965), e Três Homens em Conflito (1966) foram um verdadeiro sucesso em terras italianas e norte-americanas, em especial o último, que fez Clint Eastwood se tornar famoso mundialmente. Em que pese ser um ator mediano ou meeiro, ele sempre nos passava a impressão de ser o herói ou anti-herói monossilábico, com ar impenetrável – uma combinação perfeita para o estilo cara-de-pedra. Mesmo não sendo um grande ator era uma figura bastante carismática, pois o vejo, cada um com seu estilo ou linhas bem  diferentes,   como o sucessor do grande John Wayne. Não à toa que o mestre Sérgio Leone costumava afirmar que,  “Eu gosto do Clint Eastwood porque ele tem somente duas expressões faciais. UMA COM O CHAPÉU E OUTRA SEM ELE...”.

O nosso tributo  a Clint Eastwood pelo seu aniversário é em razão  dele ser uma das grandes lendas VIVAS do cinema que no última dia 31 de maio completou 9  décadas de existência,  e uma vida cheia de lutas, prêmios e glórias. Conforme nos relata com muita precisão  o pesquisador e estudioso da biografia de Clint, o carioca Paulo Telles,  ele é  um artista que não se deixou abater pelo avanço da idade e que continua firme e forte em seus projetos, um exemplo para seus amigos, colegas de profissão, e fãs que com o passar do tempo se transformou   nesse espetacular  ator, produtor e diretor. Seu nome de batismo  é Clinton "Clint" Eastwood  Jr, nascido em São Francisco, Califórnia, sua família era  de ascendência escocesa, inglesa e irlandesa,  de classe média e protestante.

Por fim, que fique bem entendido: quando me refiro a esses  dois "monstros" sagrados do cinema,  pois  é bom que fique bem evidenciado  que, na verdade,   John Wayne foi melhor apenas um degrau acima. Eu ousaria afirmar que os dois astros não eram grandes atores, e sim altamente carismáticos. Afinal, os dois tinham uma presença fascinante nas plateias do mundo inteiro!!!



Nenhum comentário: