Por Altamir Pinheiro
Através de uma bela iniciativa do marceneiro, pedreiro, arquiteto sem diploma e administrador do Parque Ruber Van Der Linden (aliás, o melhor administrador que o Pau Pombo já teve nos últimos 50 anos), ANANIAS RODRIGUES juntamente com seu filho João Paulo Rodrigues, propuseram construir, fazendo uso de toda essa criatividade, miniaturas de prédios históricos de Garanhuns nos canteiros em meio as flores daquele harmonioso e aprazível parque tão bem administrado pelo esforçado e, diga-se de passagem, o competente Ananias que se dedica, diuturnamente, de corpo e alma a preservação, limpeza e embelezamento daquela área verde localizada em pleno centro da cidade.
Aproveitando a pandemia do COVID-19 em razão do parque se encontrar fechado para o público, o arquiteto sem diploma bolou e estar construindo miniaturas como a do CASTELINHO, casa do engenheiro Ruber Van Der Linden que fora derrubada por um prefeito irresponsável e sem o mínimo escrúpulo ou respeito para com a história do município, como também edificou o lindo prédio histórico que é a prefeitura de Garanhuns, o Centro Cultural e com apoio total da prefeitura e da primeira dama Dona Socorro, já estão projetados a ser erguidos o projeto da Igreja Redonda, a Catedral, os três principais colégios da cidade, o Mosteiro de São Bento, o Castelo de João Capão e tudo que diz respeito ao cenário arquitetônico da bonita e engalanada Garanhuns.
Para criar e construir tais miniaturas, Ananias Rodrigues tem como linha de seguimento parte das imagens e fotos que ele se inspira em cartões postais antigos, donde o bom aprendiz de artesão se especializou em representar a nossa Garanhuns com seus valores históricos nas obras alicerçadas de pedra, cal e tijolo. A iniciativa por parte do administrador do parque é uma obra digna de aplausos por esse filho de Garanhuns (que nasceu dentro do Parque) que apesar do pouco estudo em seu currículo tem uma mente privilegiada e altamente voltada para a história de sua terra natal. VALE A PENA CONFERIR aquelas belezuras que estão nos canteiros de flores do Pau Pombo, donde, se percebe o carinho com que o construtor com suas mãos de fada e no capricho e paciência fez paredinha por paredinha ao criar miniaturas dos monumentos históricos da cidade das flores.
Os canteiros das bem cuidadas flores do Pau Pombo, agora com miniaturas dos prédios históricos, que logo mais voltam a ser visitados pelos turistas e moradores da cidade, vai parecer tudo muito familiar e feito com muita dedicação e um baita investimento de sentimento por parte de Ananias Rodrigues. Desde já, o Parque Ruber Van Der Linden nos incentiva a sonhar... A originalidade implantada por esse garanhuense e a vontade de tornar real o desejo de um mundo em pequenas proporções é merecedora dos mais dignos aplausos por parte da população local. O Parque vai reabrir com nova cara e sobre os rumos de um lugar que mistura realismo mágico, obstinação e imaginação desse simples filho de Garanhuns que dá uma demonstração do quanto é grande o seu amor pela terrinha e uma lição de como devemos preservar o que é nosso. A história do MINI MUNDO LOCAL que está sendo edificado no Parque Pau Pombo, resume-se na obsessão pelos detalhes e muita imaginação desse arquiteto sem diploma que é o dedicado Ananias Rodrigues. De parabéns pela obra que vai ficar, com absoluta certeza, para eternidade!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário