quinta-feira, 22 de julho de 2021

OKLAHOMA: UM MUSICAL CLÁSSICO

 



d.matt


Escrever sobre este clássico filme musical é muito gratificante, pois em todo o seu desenrolar só encontramos elogios para distinguir um dos melhores filmes musicais de todos os tempos do cinema. E olha que o cinema americano já nos premiou com dezenas, talvez até centenas de filmes musicais de excelente qualidade. É muito difícil, ou mesmo quase impossível afirmar qual o melhor filme musical de todos os tempos, pois cairíamos na armadilha de apontar um grande e deixar de mencionar outras tantas produções de qrande qualidade. 


Seria impossível falar de filmes musicais, sem esquecer alguns dos maiores, como por exemplo "SINFONIA DE PARIS" que ganhou merecidamente 6 Oscars , inclusive o de melhor filme do ano. Mas são muitos os grandes merecedores, citamos ainda "CANTANDO NA CHUVA" uma obra prima, que deslumbrou os cinéfilos de todo o mundo com a clássica cena do ator Gene Kelly, sapateando e cantando na chuva, um deslumbramento e talvez seja a cena mais vista entre todas as demais da história dos musicais e sempre é assistida com prazer e muitos elogios.  


Este introito serve apenas para mostrar que ao escrevermos sobre o filme OKLAHOMA, não estamos fazendo qualquer comparação de supremacia entre este filme ora em pauta, com os demais filmes do gênero, pois todos são grandes musicais merecidamente louvados pelo público e pela crítica. O que desejamos afirmar é que este filme OKLAHOMA, só poderia ter sido feito nos States, pois só eles têm no sangue o DNA musical para produzir algo de tamanha qualidade. Pode parecer exagero, mas não é.  


Vejamos, a França tentou uma ou duas vezes fazer um filme musical, imitando os filmes americanos, o resultado foi um filme razoavelmente bem feito, com bons artistas, mas muito "morno e sem sal", refiro-me a " Os guarda chuvas do amor " que a gente assiste com muito boa vontade , mas fica torcendo para chegar ao final, pois tudo é um tanto monótono e sem Garra Musical. 


A Inglaterra com grandes estúdios, diretores e artistas super talentosos também não se arriscou a nenhuma super produção como musical.  Já à  Itália fez alguma coisa com Sofia Loren, mas não teve grande resultado de crítica. O cinema alemão, que sempre foi de excelente qualidade, se omitiu neste gênero de grandes musicais, apenas algumas canções, algumas danças... Voltando a Oklahoma, este filme foi a versão cinematográfica de uma das maiores, senão a maior peça musical de todos os tempos, encenada na Broadway no ano de 1943. Ficou cinco anos em cartaz, com mais de 2.200 apresentações. A versão cinematográfica foi produzida em 1955 e dirigida por Fred Zinneman. Foi uma das mais caras produções da época, com um orçamento de 6 milhões de dólares; na época uma fortuna. 


As músicas são da dupla Rodgers -Hammerstein's que ficaram muito famosos e mais tarde produziram outros grandes musicais de sucesso. É de notar que o filme foi quase inteiramente feito em cenários naturais conforme consta dos créditos e foi inteiramente filmado no Estado do Arizona. Mais tarde, devido ao sucesso da peça e do filme, a canção OKLAHOMA foi oficialmente decretada como a canção oficial do Estado de Oklahoma.  A maioria das cenas foram filmadas em cenários naturais ao ar livre e muitas outras com bailados e sapateados certamente em estúdios, por necessidade de grandes e trabalhosos movimentos de câmeras e com ângulos e tomadas realmente notáveis. 


O Filme começa com o ator principal (Gordon MacRae) cavalgando em belíssima cena, ao lado de um milharal e com sua potente voz de barítono canta " OH! What A Beautiful Morning' de forma estupenda nos preparando para as maravilhas sonoras que virão a seguir. Logo após , junto com a novata Shirley Jones eles cantam em dueto outra maravilha sonora, a canção " People Will Say We're In Love " com belíssimo acompanhamento orquestral. Temos também a Oscarizada atriz Gloria Grahame, que nos dá uma a mostra da sua capacidade interpretativa, que é ela mesma quem canta " I cant say no " que foi editada e melhorada pela edição, pois ela nunca foi cantora, ela sempre foi uma excelente atriz que ganhou um Oscar como Melhor coadjuvante no filme de Vincent Minelli "Assim estava escrito".  


O elenco é de qualidade comprovada, basta citar Gene Nelson, ótimo bailarino que parece ter pernas de borracha e faz com perfeição, uma incrível coreografia e também canta com bastante agrado, Todos os demais estão impecáveis, Charlote Greenwood, Rod Steiger (antes da fama), James Whitmore e Eddie Albert. A atriz Shirley Jones faz a sua introdução no cinema com muita classe e mais tarde ganhou em 1960, um Oscar como melhor atriz coadjuvante no filme " Elmer Gantry" O filme teve seis indicações ao Oscar, e ganhou dois prêmios, um por melhor som e o outro por Melhor música original.  


As orquestrações de todas as canções estão impecáveis. A coreografia e os dançarinos são daquela classe habitual de grande qualidade dos estúdios americanos e nunca ficam a desejar, são de primeiríssima qualidade, tão bom como por exemplo os dançarinos atletas do excelente musical "Sete noivas para sete irmãos" que, como afirmei acima, colocam os americanos no cume qualitativo na feitura de filmes musicais, sem comparação com qualquer outro país que tenha uma produção cinematográfica de certa qualidade. Infelizmente o cinema americano "esqueceu" de como fazer filmes musicais de boa qualidade.  


Em..... alardearam que a onda musical estava voltando e que voltariam a fazer grandes filmes no gênero. Fizeram um filme chamado " La La Land " e anunciaram ao mundo que esse filme iria concorrer ao premio Oscar e seria um grande incentivo para a volta das grandes produções musicais. Foi uma decepção, o filme La La Land era apenas uma imitação barata dos filmes musicais antigos, os artistas não sabiam cantar, não sabiam dançar e a coreografia foi um pasticho de filmes antigos, imitaram e copiaram até os cenários e coreografias de filmes famosos, de modo escandaloso. O filme foi um fracasso de critica e de público e toda a onda  de volta dos musicais morreu e não teve nenhuma sobrevida.  


Como já expliquei em um comentário anterior, os filmes são empurrados para o prêmio OSCAR por campanhas milionárias dos produtores, gastam milhões, porque uma indicação ao OSCAR vale milhões de dólares na exibição nos cinemas em todo mundo. Fizeram de tudo para esse filme ganhar o OSCAR do ano 2017, teve 14 indicações e ganhou alguns prêmios menores. No final, ao anunciar o melhor filme do ano, La a Land foi dito como tendo ganho o melhor filme, os produtores subiram ao palco para receber o prêmio, mas a direção da "Academia" também subiu ao palco e disse que foi engano, o filme premiado seria e foi o filme MOONLIGHT. que também é uma droga sem qualquer valor. eles tentaram tudo, mas não deu certo e LA LA LAND, desta vez não levou a melhor. O que eu sempre digo, a academia sabe muito bem quem vai ganhar ou já ganhou os prêmios indicados. É tudo uma máfia!!!

3 comentários:

d.Matt disse...

Presado Altamirf.

Fiquei muito surpreso ao ver publicados 4 textos no mesmo dia.

Os leitores também ficarão surpresos, pois
certamentge não imaginam que eu tenha escritos tantos artigos e enviados ao amigo
para publicação.

Quero agradecer ao amigo, AS BELÍSSIMAS ILUSTRAÇÕES , que encabeçam todos os textos, o que

certamente vão valorizar tremendamente os artigos em questão.

Mais uma vez gratos pela sua colaboração e amizade.
Espere que estou preparando grandes artigos para enviar ao amigo, o próximo
será " PULP FICTION " uma ficção barata e descartável, que nas mãos do mágico Tarantino
virou uma obra de arte.

Abraços westernianos.

CÍCERO TAVARES DE MELO disse...

Impagáveis textos, mestre D.Matt.

Verdadeiras obras de arte escritas comentado obras de arte cinematográficas.

Meus parabéns mais uma vez.

CÍCERO TAVARES DE MELO disse...

Impagáveis textos, mestre D.Matt.

Verdadeiras obras de arte escritas comentado obras de arte cinematográficas.

Meus parabéns mais uma vez.