DILMA NEGA QUE ESTEJA "FRITANDO" MANTEGA,
A presidente Dilma Rousseff negou que esteja "fritando" o ministro da Fazenda, Guido Mantega, segundo informa a Folha na edição de ontem. Em entrevista para o "PAINEL", coluna diária de política do jornal, Dilma disse que tem "ABSOLUTA CONFIANÇA NO MANTEGA" e que ele continua no governo. Em sua coluna de quarta-feira (16) na Folha, o jornalista ELIO GASPARI havia noticiado que Mantega estava sendo "fritado". "Sinais de fumaça partidos do Planalto informam que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, entrou na lista dos ministros bisonhos, na terrível companhia de Fernando Haddad, da Educação, e Ana de Hollanda, da Cultura", diz Gaspari. Dilma teria reclamado do comportamento de Mantega, durante reunião que teve com sindicalistas. Conforme o relato de Gaspari, falava-se sobre inflação, e a presidente reclamou da maneira como o ministro discute publicamente o assunto: "Fica dando explicação para porteiro de prédio", teria comentado a presidente.
ESPECIALISTAS DIZEM QUE CRISE NO JAPÃO CHEGA AO BRASIL
Anne Dias
O terremoto e o tsunami no Japão atingiram também a Bolsa de Valores local. A Bolsa japonesa afundou sob ameaça de desastre nuclear. Para o investidor estrangeiro tanto faz onde está o problema. O fato é que ele existe. Então, o aplicador internacional foge dali. Daí a queda. E essa queda no valor das ações pode afetar o Brasil? Para quem acompanha o mercado financeiro, sim. “O JAPÃO FOI RESPONSÁVEL POR 11% DAS VENDAS DA VALE DO ANO PASSADO”, Por outro lado, a crise é sinal de oportunidade. “Os japoneses vão precisar de aço, minério de ferro, cimento, petróleo, gás, combustível. Empresas como Gerdau, Aço Minas, Brasil Foods, Duratex e a própria Vale podem exportar mais”. Mas assim como as empresas brasileiras pensam desta maneira, o resto do mundo também está de olho no Japão. “Serão gastos cerca de US$ 183 bilhões na recuperação do país. Vai ter investimento para muita empresa”. Os “DAY TRADERS”, ou seja, investidores que compram e vendem ações várias vezes por dia, devem ficar atentos, pois deve haver muita oscilação na Bolsa brasileira. Quem pensa no longo prazo pode se beneficiar, porque, a China vai continuar crescendo e os Estados Unidos estão se reerguendo. “E em seis meses o Japão volta a ser o que era antes.” Para o analista da corretora Socopa, Osmar Camilo, a catástrofe no Japão está afetando todos os mercados internacionais. “Ela trouxe desequilíbrio aos mercados de commodities (matérias-primas) e semicondutores, dos quais o país tem quase um terço da produção mundial”, afirma Camilo. Segundo ele, a grande questão é a Vale, cujas exportações dependem dos japoneses. “No curto prazo, as vendas serão interrompidas, mas vão se normalizando no futuro”, diz Camilo.
INFLUÊNCIA:
Para o educador financeiro Mauro Calil, além de afetar a Bolsa brasileira, A CRISE JAPONESA também pode abalar a economia brasileira. “Mas os japoneses vão se reerguer rapidamente. E os investidores estrangeiros logo voltarão”, afirma Calil. A sócia da Kodja Investimentos Claudia Kodja afirma que os investidores estrangeiros, aliás, foram bem rápidos. “Numa economia globalizada, o clima de incertezas é suficiente para espantar os investidores”, diz Kodja.
Um comentário:
COMO PARTICIPAR NAS EDIÇÕES DO EPISÓDIO CULTURAL?
O Fanzine Episódio Cultural é uma publicação bimestral sem fins lucrativos, distribuído na região sul de Minas Gerais, São Paulo (capital), Belo Horizonte e Salvador-BA. Para participar basta mandar um artigo: poema, um conto, matérias (esporte, arte, sociedade, curiosidades, artesanato, artes plásticas, turismo, biografias, sinopses de livros e filmes, curiosidades, folclore, moda, saúde, esporte, artes cênicas, biografias, etc.) em Times Roman 12.
Mande em anexo uma foto pessoal para que seja publicada juntamente com a matéria. Se desejar, você pode enviar uma imagem correspondente ao assunto abordado. Caso o artigo não seja de sua autoria, favor informar a fonte.
PARA ENTRAR COM CARLOS (Editor)
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1464676950&ref=profile
machadocultural@gmail.com
http://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com
Postar um comentário