quarta-feira, 9 de março de 2011

A DILMA TÁ MAIS ENROLADA DO QUE “PENTEIO” DE AFRICANA COM AS FINANÇAS DO BRASIL

O QUE PORRA É COPOM?!?!?! 
A definição histórica do COPOM(Comitê de Política Monetária) é que foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de DEFINIR A TAXA DE JUROS. ATUALMENTE, UMA VASTA GAMA DE AUTORIDADES MONETÁRIAS EM TODO O MUNDO ADOTA PRÁTICA SEMELHANTE, FACILITANDO O PROCESSO DECISÓRIO, A TRANSPARÊNCIA E A COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO EM GERAL. Desde 1996, o Regulamento do Copom sofreu uma série de alterações no que se refere ao seu objetivo, à periodicidade das reuniões, à composição, e às atribuições e competências de seus integrantes. Desde então, AS DECISÕES DO COPOM PASSARAM A TER COMO OBJETIVO CUMPRIR AS METAS PARA A INFLAÇÃO DEFINIDAS PELO CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL. Segundo esse Decreto de 1996, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos. Formalmente, os objetivos do Copom são "IMPLEMENTAR A POLÍTICA MONETÁRIA, DEFINIR A META DA TAXA SELIC E SEU EVENTUAL VIÉS, E ANALISAR O “RELATÓRIO DE INFLAÇÃO”. A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o COPOM também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias. Entendeste Cara Pálida?!?!?! Ou queres que eu faça um desenho!!!

O QUE É A TAXA SELIC?!?!?!
Sigla de Sistema Especial de Liquidação e  Custódia. É um sistema computadorizado do Banco Central onde são registradas todas as operações de DÉBITOS e CRÉDITOS feitas apenas entre bancos e demais instituições financeiras credenciadas. SEU FUNCIONAMENTO É PARECIDO COM O SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DE CHEQUES SÓ QUE PARA TÍTULOS PÚBLICOS. É por meio DESSAS TROCAS que o governo consegue dinheiro emprestado dos bancos. Pela SELIC, portanto, é possível calcular a média dos juros que o governo paga aos bancos que lhe emprestam dinheiro. Essa média, que é a taxa SELIC, serve de referência para o cálculo de todas as outras taxas de juros do País. Por isso ela é também chamada de TAXA DE JURO BÁSICO A Taxa de juros básica no Brasil, está a 11,75% a.a. O juro real (descontado a inflação) é um dos mais elevados do mundo. Entendeste Luzia?!?!?! Ou queres que eu faça um desenho e soque dentro dos teus miolos...
O QUE É ESSA TAL DE  SELIC?!?!?!
O SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é um sistema informatizado que foi criado para gerenciar a emissão e negociação dos títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. OS TÍTULOS PÚBLICOS SÃO UMA ESPÉCIE DE EMPRÉSTIMO QUE O GOVERNO FAZ COM PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS. Pense nesse título como se fosse uma nota promissória ou um empréstimo que o governo faz falando que vai te pagar o dinheiro que você emprestou pra ele em um tempo determinado a uma taxa de X% de juros. Compreendeste o que falei Juvenal?!?!?! Ou queres que eu faça um desenho e esfregue no teu fucinho, peste burro!!!


POLÍTICA MONETÁRIA: BANCO CENTRAL ELEVA JUROS PARA CONTER INFLAÇÃO:
SELIC SUBIU 0,5 PONTOS E FOI A 11,75%. DECISÃO FOI DURAMENTE CRITICADA

O Comitê de Política Monetária(Copom) do Banco Central decidiu no último dia 3 de março(antes do carnaval), elevar a taxa Selic em 0,5 ponto percentual para 11,75% ao ano. Ao elevar os juros, o BC deixa o crédito mais caro, trava o consumo e reduz o ritmo de crescimento do País.  Por outro lado, juros mais altos evitam o descontrole dos preços. Com a decisão do último dia 3, tomada por unanimidade, o BC manteve o ritmo de alta do juro básico da economia iniciado em janeiro deste ano, quando a taxa já havia sido elevada em 0,5 ponto percentual. A decisão ficou dentro da previsão da maior parte dos analistas financeiros. De acordo com levantamento da agência estado, de 53 instituições financeiras consultadas, 47 esperavam uma alta de 0,50 ponto percentual e seis projetavam elevação de 0,75 ponto. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 19 e 20 de abril. A ata da reunião do dia 3 será divulgada pelo BC na próxima quinta feira, dia 10 de março. A decisão do BC,  como era de se esperar, provocou uma onda de críticas ao governo.
A FECOMÉRCIO DE SÃO PAULO,  entende que seria mais prudente esperar o mercado se estabilizar e, se necessário, aumentar a Selic somente no futuro, uma vez que a ação do BC estrangula o crescimento econômico do País sem lidar com as verdadeiras causas do aumento de preços: guerra cambial e crescentes gastos de custeio da máquina pública, disse, em nota, o presidente da entidade. Para a CNI, o aumento de 0,5 ponto percentual é “inadequado e desconsidera a tendência atual de evolução dos preços e da atividade econômica”. A FIESP, seguiu a mesma linha: “O Banco Central está incorrendo no perigoso erro pelo excesso”, advertiu o presidente da entidade, Paulo Skaf. “Os impactos desse ciclo de elevação da taxa de juros irão desaquecer nossa economia ainda mais no futuro  próximo”. De acordo com a ANEFAC, o efeito da alta dos juros sobre as operações de crédito será pequeno porque “existe um deslocamento muito grande entre a taxa Selic e as taxas cobradas ao consumidor que, na média da pessoa física, atingem 121,46% ao ano. A DIFERENÇA ENTRE A SELIC E O QUE É EFETIVAMENTE COBRADO DAS EMPRESAS TAMBÉM É GRANDE. Pelas projeções da ANEFAC, a alta da Selic para 11,75% ao ano fará os juros cobrados no comércio subirem de 96,49% para 97,38% ao ano.  A taxa média de cartão de crédito  passará de 238,30% para 239,77% ao ano. No caso de cheque especial, a alta da Selic fará a taxa de juros subir de 141,66% para 142,74% ao ano.
Na esfera política, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira(SP), disse que o aumento dos juros “FAZ PARTE DO PACOTE DE MALDADES DO GOVERNO E É UMA FORMA  DE PASSAR PARA O CIDADÃO CONTRIBUINTE O PREJUÍZO DA GASTANÇA DOS ÚLTIMOS ANO”.
Fonte:(JC) 


Nenhum comentário: