segunda-feira, 10 de outubro de 2016

NEIDE REINO/JUJU: DA MANIÇOBA PARA O MUNDO...




Por Altamir Pinheiro


MANIÇOBA é uma árvore de tamanho médio, encontrada em tempos passados em todo o Agreste Meridional, principalmente nos quintais das casas da zona rural do município de Capoeiras, como também enormes áreas conhecidas por MANIÇOBAL que era terreno onde vicejavam maniçobas em abundância. A maniçoba é uma planta brasileira que se assemelha à mandioca e da qual se extrai borracha e serve, também, de alimentação. Possui grande resistência à seca por apresentar raízes com grande capacidade de reserva, mais desenvolvidas que as da mandioca, sua parenta próxima. A maniçoba é um dos pratos da culinária brasileira, de origem indígena. O seu preparo é feito com as folhas da maniva/mandioca  moídas e cozidas, por aproximadamente uma semana (para que se retire da planta o acido cianídrico, que é venenoso), acrescida de carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados. Na verdade, a MANIÇOBA  é uma feijoada sem feijão.

POIS BEM!!! O povoado da Maniçoba, em Capoeiras, pariu para o mundo  duas figuras da maior importância para este município, que é muito conhecido como um dos grandes produtores de queijo artesanal de todo o agreste, trata-se dos atuais comandantes que governam o município, a MANIÇOBEIRA Lucineide Almeida  Reino(NEIDE REINO) e o MANIÇOBEIRO Júlio Valença da Costa(JUJU). Pois essas duas figuras que nasceram na Maniçoba deram duas surras consecutivas no fraco adversário Carlos Batata em 2012 e a outra vez em 2016. A primeira bordoada foi com uma diferença de 4.825 votos. Ou seja, NEIDE(5.485), BATATA(633). Já em 2016, a lapada foi de 620 votos em prol de Neide Reino. Aliás, é uma incógnita afirmar que Batata, nesta eleição, teve 5.399 votos. PURA BALELA!!! Como se sabe, dele mesmo, não é dono sequer de míseros 600 votos(não se elegeria vereador). Essa votação é daquele eleitor que não vai com a cara do casal 20, a dupla NN, aí despeja todo esse ódio babaca, seja lá em quem for,  desde que seja  adversário do casal 20.


E por falar em CASAL 20, Quem tem acima de 40 anos, sabe muito bem que, isso é uma expressão que se tornou popular a partir do seriado americano, "Hart to Hart", que aqui no Brasil ficou conhecida como “Casal 20”, e fez grande sucesso nos anos 80. Mais importante que qualquer mistério ou crime solucionado pelo casal 20, a série teve como base a solidez de uma relação, que surgiu e se manteve pelo amor e pelo respeito entre duas pessoas. Foi esse tema, e a química entre os atores, que fez com que “Casal 20″ se tornasse um sucesso na televisão americana e brasileira. Quanto ao município de Capoeiras, o casal NN se tornou um sucesso absoluto na política. Não é à toa que, juntos,  já paparam 4 folgadas eleições. Aliás, os dois foram os únicos que se reelegeram, marca jamais atingida pelos seus fracos adversários. Portanto, desde já passaram a ser então um símbolo de respeito em Capoeiras. Casal feliz, unidos que tem um rumo na vida, o que falta em muitos outros casais. As pessoas usam essa expressão casal 20 ou casal NN,  quando querem dizer que esse casal forma um par perfeito e também é bom de voto. Politico e eleitoralmente falando É o casal nota 10 ao dobro!!!

Enquanto isso, os eleitores da MANIÇOBA foram fiéis aos seus filhos ilustres e despejaram votos à vontade nas urnas do posto de saúde daquela localidade  e na Escola Cônego João Rodrigues. Para se ter  ideia,  a dupla NEIDE/JUJU ganhou em todas as urnas daquele povoado, aliás, teve urna que os maniçobeiros tiveram o triplo de voto do seu irrisório adversário. Foi a ponderação mais justa, mais sensata e a mais correta praticadas pelos eleitores daquela comunidade que presentearam com toneladas de votos os  seus filhos ilustres que saíram da MANIÇOBA para o mundo... O mundo político de Capoeiras...









Nenhum comentário:

Postar um comentário