sexta-feira, 7 de junho de 2013

O PT VAI QUEBRAR A PETROBRAS...

REALIDADE DRAMÁTICA DO BRASIL MARAVILHA QUE SÓ EXISTE REGISTRADO EM CARTÓRIO PELA MÁ FÉ DA QUADRILHA DO PT TÁ LEVANDO A PETROBRAS PARA O BURACO


Por Pedro Luiz Rodrigues

Espero, sinceramente, que o trabalho de manutenção de plataformas da Petrobras que dura já tantos meses esteja chegando ao fim. Com o passar do tempo, essa explicação vai se tornando mambembe, perdendo credibilidade até mesmo junto aos segmentos menos esclarecidos da opinião pública. A verdade que dói, depois de a empresa ter comemorado com tanta ênfase, há alguns anos, o alcance da autossuficiência no setor, é que retornamos à situação de importadores líquidos de petróleo. Os dados são impressionantes. De 2008 para cá, o consumo de gasolina cresceu 60%, E A DECANTADA AUTOSSUFICIÊNCIA FOI PARA O BREJO. Se em 2007 o País estava numa situação confortável, exportando quase 2 bilhões de dólares de gasolina, está hoje diante da necessidade de IMPORTAR MAIS DE 3 BILHÕES DE DÓLARES. De 2008 a 2012, o consumo de gasolina cresceu 58%. O Brasil saiu da situação de exportador de gasolina, com receita de US$ 1,8 bilhão em 2007, para a de importador, com gastos de US$ 3 bilhões em 2012. E QUANDO SE É IMPORTADOR LÍQUIDO DE PETRÓLEO O PAÍS FICA NUMA SITUAÇÃO DELICADA QUANDO O TEMA É O CÂMBIO. Diante do insucesso em se conseguir aumentar a produtividade da indústria nacional, nossas exportações vieram decrescendo lentamente, até chegar à situação atual, de resultados negativos na balança comercial. Para esse setor a desvalorização do real que está em curso é uma dádiva, na medida em que melhora a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. Mas, no que diz respeito ao câmbio, será mau para a Petrobras o que for bom para o Brasil. Os custos das importações de petróleo tenderão a aumentar, exercendo pressões adicionais sobre a balança comercial e as contas externas, de modo geral. NA ESFERA INTERNA, HÁ TRÊS ANOS A EMPRESA VEM APRESENTANDO PERDAS FINANCEIRAS, POR SER COMPELIDA A COMERCIALIZAR OS COMBUSTÍVEIS QUE PRODUZ A PREÇOS INFERIORES AOS QUE RECOMENDARIA O MERCADO. ISSO POR CONTA DA POLÍTICA DE CONTENÇÃO DE PREÇOS DETERMINADA PELO GOVERNO, PARA BUSCAR CONTROLAR A INFLAÇÃO. EM OUTRAS PALAVRAS, A PETROBRAS SUBSIDIA O CONSUMIDOR NACIONAL. É uma típica situação de se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. A desvalorização fará com que aumente a diferença entre o preço dos combustíveis que a empresa vende aos consumidores brasileiros e aqueles praticados no mercado internacional. Situação que só fará aumentar o prejuízo da Petrobras(Imagens e manchetes não fazem partes do texto original).




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