sexta-feira, 7 de junho de 2013
O PT VAI QUEBRAR A PETROBRAS...
REALIDADE DRAMÁTICA DO BRASIL MARAVILHA QUE SÓ
EXISTE REGISTRADO EM CARTÓRIO PELA MÁ FÉ DA QUADRILHA DO PT TÁ LEVANDO A PETROBRAS
PARA O BURACO
Espero, sinceramente, que o trabalho de
manutenção de plataformas da Petrobras que dura já tantos meses esteja chegando
ao fim. Com o passar do tempo, essa explicação vai se tornando mambembe,
perdendo credibilidade até mesmo junto aos segmentos menos esclarecidos da
opinião pública. A verdade que dói, depois de a empresa ter comemorado com
tanta ênfase, há alguns anos, o alcance da autossuficiência no setor, é que
retornamos à situação de importadores líquidos de petróleo. Os dados são
impressionantes. De 2008 para cá, o consumo de gasolina cresceu 60%, E A DECANTADA AUTOSSUFICIÊNCIA FOI PARA
O BREJO. Se em 2007 o País estava numa situação
confortável, exportando quase 2 bilhões de dólares de gasolina, está hoje
diante da necessidade de IMPORTAR MAIS DE 3 BILHÕES
DE DÓLARES. De 2008 a 2012, o consumo de gasolina
cresceu 58%. O Brasil saiu da situação de exportador de gasolina, com receita
de US$ 1,8 bilhão em 2007, para a de importador, com gastos de US$ 3 bilhões em
2012. E QUANDO SE É IMPORTADOR LÍQUIDO DE PETRÓLEO O PAÍS FICA NUMA
SITUAÇÃO DELICADA QUANDO O TEMA É O CÂMBIO. Diante do
insucesso em se conseguir aumentar a produtividade da indústria nacional, nossas
exportações vieram decrescendo lentamente, até chegar à situação atual, de
resultados negativos na balança comercial. Para esse setor a desvalorização do
real que está em curso é uma dádiva, na medida em que melhora a competitividade
dos produtos brasileiros no mercado internacional. Mas, no que diz respeito ao
câmbio, será mau para a Petrobras o que for bom para o Brasil. Os custos das
importações de petróleo tenderão a aumentar, exercendo pressões adicionais
sobre a balança comercial e as contas externas, de modo geral. NA ESFERA INTERNA, HÁ TRÊS ANOS A
EMPRESA VEM APRESENTANDO PERDAS FINANCEIRAS, POR SER COMPELIDA A COMERCIALIZAR
OS COMBUSTÍVEIS QUE PRODUZ A PREÇOS INFERIORES AOS QUE RECOMENDARIA O MERCADO.
ISSO POR CONTA DA POLÍTICA DE CONTENÇÃO DE PREÇOS DETERMINADA PELO GOVERNO,
PARA BUSCAR CONTROLAR A INFLAÇÃO. EM OUTRAS PALAVRAS, A PETROBRAS SUBSIDIA O
CONSUMIDOR NACIONAL. É uma típica situação de se
ficar o bicho pega, se correr o bicho come. A desvalorização fará com que
aumente a diferença entre o preço dos combustíveis que a empresa vende aos
consumidores brasileiros e aqueles praticados no mercado internacional.
Situação que só fará aumentar o prejuízo da Petrobras(Imagens e manchetes
não fazem partes do texto original).
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