segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

GARANHUNS COMPLETA 140 ANOS COMO CIDADE E RECEBE UM VALIOSO PRESENTE



Altamir Pinheiro
Quando criou Garanhuns, Deus teve a bondade ou gentileza de presentear as fontes de  água mineral(que estavam guardadas para seu uso particular)  a este paraíso terrestre... Ao completar 140 anos de emancipação  política à terra dos Guarás e dos Anuns foi contemplada com outro presente que há 33 anos estava empacotado para ser entregue e só aconteceu agora com à posse de um deputado na Câmara Federal. Aliás, diga-se de passagem, o aniversário é de Garanhuns, mas o presente é do povo que elegeu Fernando Rodolfo o mais jovem deputado ao pisar em Brasília nesses seus 140 anos de independência político administrativa.

Por falar em juventude, bons ventos, os eternos sonhos e a saudável rebeldia estão levando os jovens ao caminho da política. Do mesmo modo que ouvimos expressões do tipo: juventude perdida, viciada, violenta; escutamos frases como os jovens são o futuro do país.   É nesse contexto que cada vez mais os movimentos organizados de juventude, ao lado de entidades representativas e instituições acadêmicas, ganham notoriedade por sua força na reivindicação de políticas públicas para os jovens, pautando a agenda governamental nas esferas nacional, estadual e municipal.

Basta ver o que aconteceu neste último final de semana com dois jovens de 48 e 41 anos de idade foram eleitos presidentes da Câmara e do Senado. Se analisarmos bem  a história do Brasil, veremos que todas as importantes mudanças e conquistas contaram com a participação decisiva da juventude. Na década de 50, entidades estudantis e juvenis estiveram à frente da campanha “O Petróleo é Nosso”; já entre 1964 e 1985 a participação da juventude foi decisiva contra a ditadura militar e Diretas já!!! Em 1992, fomos às ruas e pintamos os rostos pelo “impeachment” do ex-presidente Collor, com o movimento dos “Caras-Pintadas” e, recentemente, a famosa Avenida Paulista levou dois milhões e 400 mil pessoas(em sua grande maioria jovens) para apear do cargo uma presidente envolvida com práticas nefastas e abomináveis ao Tesouro Nacional.

Mas voltando a nossa aldeia, Garanhuns, politicamente falando, está passando por uma fase delicada, pois não é à toa que possuímos umas das piores câmaras de vereadores que já se viu por estas bandas... Ali, excetuando-se uma ou duas pessoas, não se aproveita quase nada ou mesmo ninguém!!! No campo administrativo, gestores se arvoram em tomar posições monocráticas desastrosas e a câmara de vereadores engolir todo esses desmandos em seco, com esse papo furado que o gestor tem maioria perante os legisladores e, na democracia é assim mesmo, quem ganha é o voto. De um certo modo isso é tudo balela!!! Pra não dizer outras coisas...

O jovem deputado federal Fernando Rodolfo nos arranjos políticos de 2020 ele tem compromisso com a juventude de Garanhuns(e porque não dizer de todo o Agreste Meridional) para remodelar e iniciar uma nova fase curricular administrativa e  não se aliar através de conchavos à velharia, em que todo respeito que mereça e o muito com que contribuiu para com o nosso engrandecimento, mas, chega!!! A renovação nos espera!!! A bola da vez é o próprio deputado que deve se envolver e entrar de cabeça nessa ação ou efeito de requalificação dos quadros políticos ora existentes como  Alfredo Góis, Hélder Carvalho, Mano Imóveis, Coronel Campos,  o deputado estadual Sivaldo Albino e outros que venham a fazer fileiras nessa árdua caminhada que se avizinha. Renovação sim, volta da velharia não!!!

Através de letras frias da “LEI” e tomada de posição sem consultar o povo, há quem afirme que Garanhuns já é bicentenária... NEGATIVO!!! Estamos há cerca de 50 anos de distância de cidades agrestinas quase bicentenárias  como São Bento do Una, Pesqueira e Caruaru. Seria de bom alvitre frisar que, todos temos direito a nossas próprias opiniões, mas não temos direito a retrucar ou bombardear os  fatos e como se sabe: contra fatos não há argumentos... Daí,  o buraco ser mais embaixo!!!  E passemos a régua nesse assunto e c’est fini.

Quanto à renovação política, cabe aqui, também,  o papel preponderante de toda imprensa local e da região, enquanto na vanguarda da notícia informativa trabalhar para inserir os jovens no que têm de bom e satisfatório  na política, de modo a que se transformem em protagonistas da contemporaneidade. Sem sua participação,  nossa cidade não pegará o bonde da história, pois lá se vão 19 anos  deste Século. É obrigação desses órgãos incentivar os jovens a participarem ativamente do processo eleitoral de 2020, até porque quando se grita ou se dá um berro aos quatro cantos da aniversariante Garanhuns  um ECO responde: Juventude Sim!!! Velharia não, CHEGA!!!







Nenhum comentário: