sexta-feira, 11 de outubro de 2019

O BONDINHO AÉREO DO MONTE SINAI



Por Altamir Pinheiro

A cidade de Gramado(RS), mas precisamente o Natal Luz serviu de fonte de inspiração para  o atual prefeito Izaías Régis  criar o nosso MAGIA DO NATAL  em Garanhuns; da mesma forma, o futuro prefeito Hélder Carvalho deslocou-se até a cidade de  Canela, também no Rio Grande Sul, para conhecer e  implantar em sua gestão  um BONDINHO AÉREO. Como se vê,   copiar o que é bonito não é feio!!! Já dizia o grande mestre que se tornou numa das grandes figuras Renascentista, o italiano Leonardo da Vinci que: “Um bom artista COPIA, um grande artista rouba”. Afinal de Contas, quem não imita, não inventa...


Por enxergar longe e ser possuidor de uma visão futurista, feito o ex-prefeito Ivo Amaral quando teve a feliz ideia de inaugurar o  Relógio das Flores, o determinado Hélder Carvalho já bateu o martelo,  pois consta do seu programa de governo(registrado em cartório) essa  realização que irá incrementar como  prefeito da cidade que  será  a criação de um moderno BONDINHO AÉREO   com capacidade para dez  pessoas tendo duas  torres e duas estações, uma  edificada no Batalhão do Monte Sinai e outra na Praça do Relógio das Flores, aonde vai fazer um percurso com uma circunferência  de cerca de 500 metros e em seu ponto elevado vai ser possível descortinar as belas montanhas que fazem parte do Planalto  da Borborema, no alto do Magano,    passando por belas paisagens e apreciando ou tendo como vista panorâmica, além da bela Cidade Serrana ter como ver lá de cima as sete colinas verdejantes que simbolizam à terra da Garoa. 


Para quem é alpinista uma das melhores maneiras de se apreciar uma cidade ou uma região é tendo uma vista panorâmica do alto de uma montanha. Para o pobre mortal que não tem a arte de escalar montanhas é  preciso apelar aos bondinhos aéreos ou qualquer outro nome dado a estas maravilhas da engenharia. Seja para subir no alto de uma montanha para esquiar ou apenas para levar visitantes a um mirante,  só o trajeto deles já vale o passeio. O projeto elaborado a pedido de Hélder é possuidor de tecnologia suíça com margem total  de segurança. Os  turistas que aqui chegarem, um a um, vai  vivenciar um momento agradável com suas respectivas famílias quando, juntos,     desfrutarão de momentos lindos de uma viagem inesquecível, além  de nos deixar dividendos, haja vista  que a arrecadação do bondinho terá finalidade social. 


A partir do momento que   Hélder Carvalho chegar à  prefeitura,  o garanhuense vai poder ficar  mais pertinho do céu. Aliás, para quem conhece ou já ouviu falar nós não precisamos ir ao exterior para ter uma experiência incrível como apreciar uma das vistas mais lindas do planeta. Aberto em 1912 o Bondinho do Pão de Açúcar é atração obrigatória para quem visita o Rio e, não à toa, já recebeu mais de 40 milhões de passageiros desde sua inauguração. O Bondinho de Garanhuns  vai  poder transportar até 10 passageiros, já o do Pão de Açúcar carrega  65 passageiros em cada viagem, e sai a cada 20 minutos. Tanta lá como cá, a viagem é imperdível. Uma das exigências do projeto que será implantado aqui, o futuro prefeito pediu para que na fabricação do BONDINHO AÉREO fosse  reservado um espaço para os portadores de necessidades especiais para receber deficientes físicos de maneira segura e rápida.


E por fim, para quem conhece o dinamismo do  jovem maduro, Hélder Carvalho, de apenas 42 anos de idade, quando se vê ele focado no empreendimento como o BONDINHO AÉREO, lembra-nos de imediato o empreendedorismo do Industrial Delmiro Gouveia, que no começo do Século XX(1907 a 1917), com esta mesma idade de Hélder,  nas terras esturricadas de um sol causticante  no sertão alagoano implantou uma indústria de linhas e tecidos que   tinha  características revolucionárias, no campo social, com uma vila operária, assistência médica, escola e cinema.  Delmiro deixou saudades no povo, pois os trabalhadores tinham direito à creche e aprendiam a ler e a escrever à noite, depois do expediente. Teriam direito à aposentadoria mediante uma pequena contribuição voluntária que lhes garantiria uma velhice digna. Tudo isto muito antes de existir direitos trabalhistas. Será que Garanhuns está diante de um predestinado; será que Garanhuns está ganhando um Delmiro Gouveia 100 anos depois?!?!?! QUE OS ANJOS DIGAM AMÉM!!!

Nenhum comentário: