domingo, 26 de julho de 2020

PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE CAPOEIRAS É HOMEM DE PALAVRA



Por Altamir Pinheiro

Há um ditado popular muito conhecido por todos nós  que diz o seguinte: “Palavra dada  é como prego batido e ponta virada”. Pois bem, O pré-candidato a prefeito por Capoeiras, Nego do Mercado, é aquele tipo de político que se comporta como homem de uma palavra só. Ou seja,   é prego batido, ponta virada. É palavra que sai e não volta atrás. Na verdade, o município de Capoeiras está ganhando um político que surpreende positivamente pelo seu modo de proceder.  Voltando  a um tempo tão distinto, do qual temos saudade quando a gente era criança, ouvíamos muito falar  na expressão no FIO DO BIGODE que deu sequência ao lacre, a assinatura e a rubrica. Consistia em dar em garantia da palavra empenhada um fio da própria barba, retirado em geral do bigode. A palavra valia tanto quanto um fio do bigode. Pois homem que era homem, usava bigode. E para usá-lo tinha que honrar essa condição de homem. Tinha que ser muito macho, cumpridor de seus compromissos, custasse o que custasse. Tinha que ter na cara, além da barba, vergonha!!!

Uma das coisas mais bonitas de um político é aquela que ele cumpre a palavra empenhada perante seus eleitores na íntegra e em campanha, jamais foge ou engana o eleitor. Mais o que é credibilidade, hein?!?!?! No livro do escritor  Paulo Zabeu, intitulado Cinco regras para vencer seus limites, ele fala que, CREDIBILIDADE é quando se diz e faz; prometeu, cumpriu. Palavra é compromisso; jamais, em tempo algum, prometa algo que você já tenha certeza que não vai cumprir. Quando você promete sabendo que não vai cumprir, sua força interna recebe os reflexos da dúvida, da incerteza, da insegurança. Esse movimento interno de não cumprir o que prometeu exerce uma pressão desnecessária dentro de você, no seu ponto de equilíbrio. Se você prometeu, já sabendo que não irá cumprir, esse gesto forma um clima que vai trabalhar contrário à sua força interna. Muito mais grave ainda, prometeu-se para enganar, ou levar vantagens eleitorais; enfim, por má-fé.

A psicóloga Márcia Diniz nos  fala que, antigamente, a “palavra” significava tudo para as pessoas. Tudo isso baseado numa simples frase: “EU DOU A MINHA PALAVRA!!!”, pois  era o suficiente para se estabelecer um relacionamento baseado na confiança mútua. Em  Capoeiras, o eleitor já sabe muito bem  quem são os políticos “ENROLÃO”... Por isso não vota mais neles nem a pau!!! Da safra nova dos políticos de Capoeiras vem surgindo um que é digno da confiabilidade ou da própria credibilidade:  trata-se do pré-candidato a prefeito,   NEGO DO MERCADO, haja vista que pelo seu modo de conviver na sociedade local, ele tenta preservar   os valores  mais preciosos ou valiosos  e sabe muito bem que para ser uma pessoa de palavra ele está arquitetado  na   confiança, na ética e na moral. Mesmo  numa pré-campanha a conduta de Nego do Mercado é uma só e ele pretende ir até o fim no seu ponto de vista que é transmitir confiança ao seu possível eleitorado  para chegar triunfalmente na prefeitura de Capoeiras através de uma avalanche de votos, o VOTO DA CONFIANÇA depositado nele. Por isso, seu lema é um só:  cultivar a familiaridade, a ética e o  respeito, assumindo responsabilidades com o eleitor  e com aqueles que fazem parte do seu entorno, que é a população de Capoeiras, tanto os da Zona Rural como urbana. Assim será toda a campanha de Nego do  Mercado nas eleições municipais  de 15 de novembro. 

Nenhum comentário: