quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Ex-vereadora Andréa Nunes luta pela criação de uma CENTRAL DE ABASTECIMENTO na Cohab II de Garanhuns

 

”Nós, prefeitura e os moradores da comunidade, podemos, precisamos e vamos fazer juntos a futura Central de Abastecimento da nossa COHAB II de Garanhuns”. : Andréa Nunes


Por Altamir Pinheiro


Com o crescimento acelerado da COHAB II de Garanhuns, o processo de distribuição dos produtos hortifrutigranjeiros resumem-se somente  na chamada feirinha da Cohab II aos domingos. Daí, a importância de uma central de abastecimento que tanto a ex-vereadora ANDRÉA NUNES vem lutando com o poder público e os moradores  residentes naquele bairro para que seja implantado tal edificação de cimento cal e tijolo. 


A conhecida central de abastecimento que poderia ser tratada como uma MINI  CEASA II, trata-se de um mercado projetado para abastecer à população local, onde os preços são formados de acordo com a oferta e a procura de produtos. A prefeitura não interfere na negociação e formação de preços, ela é apenas responsável pelo gerenciamento do espaço e das atividades, como acontece  num condomínio.


As feiras livres  de legumes, frutas e  verduras  é altamente diversificada, com dezenas de produtos sendo comercializados e consumidos nas diferentes feirinhas de bairros de Garanhuns, embora o volume da produção tenha se concentrado em poucas espécies, como alface, batata, cebola, cenoura, melancia e tomate. 


A produção  do volume comercializado das hortaliças, boa parte vem da localidade do Castainho que fica a pouco mais de 2 quilômetros da Cohab II e  é realizada por pequenos agricultores, muitos deles Quilombolas,  principalmente o coentro, alface, cebolinha, macaxeira e batata doce. Por isso, a ex-vereadora Andréa Nunes não mede esforço para que seja concretizado o sonho da central de abastecimento que é um espaço diversificado que reúne vendedores e compradores, produtores e comerciantes, consumidores e prestadores de serviços. Vai ser  o ponto de encontro  para efeito de operações de compra e venda de produtos alimentícios de origem vegetal ou animal, preferencialmente realizadas em nível varejista.


Com seu poder de articulação e por ser uma pessoa muito respeitada perante os feirantes da COHAB II, a ex-vereadora Andréa Nunes foi quem ARTICULOU todas as conversas dos vendedores com o prefeito e com o funcionário da prefeitura,  Piquê, que é o diretor de abastecimento. Depois de três reuniões chegou-se a um denominador comum: os feirantes vão continuar com  suas bancas no mesmo local onde estão e quando for começar a construção da praça eles não poderão mais permanecer por lá.


No entanto, o local escolhido e  sugerido por Andréa Nunes para, posteriormente, os vendedores se deslocarem pra lá e a construção da CENTRAL DE ABASTECIMENTO começar foi acordado e respeitado  por todos os presentes, pois a escolha caiu para a RUA 39, próximo à construção de uma igreja e vai ficar em definitivo o ponto de venda para todos os feirantes do bairro da COHAB II. Resumo da história: todos ficaram satisfeitos com o acordo e encontraram o caminho correto através do diálogo aberto  entre os feirantes, o prefeito, o diretor de abastecimento da prefeitura e a incansável e legítima representante dos feirantes, Andréa Nunes. 






Nenhum comentário: