quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

BLOGUEIRA CUBANA RECEBE PASSAPORTE E PODE VIR AO BRASIL

YOANI SÁNCHEZ COMEMORA RECEBIMENTO DE PASSAPORTE

A BLOGUEIRA CUBANA YOANI SÁNCHEZ INFORMOU NESTA QUARTA-FEIRA, VIA TWITTER, QUE RECEBEU SEU PASSAPORTE, DUAS SEMANAS DEPOIS DE ENTRAR EM VIGOR UMA REFORMA MIGRATÓRIA QUE ELIMINOU A OBRIGAÇÃO DE PEDIR PERMISSÃO PARA FAZER VIAGENS AO EXTERIOR. O PRIVILÉGIO, NO ENTANTO, NÃO FOI CONCEDIDO AO DISSIDENTE ANGEL MOYA, QUE AFIRMOU NESTA QUARTA-FEIRA TER SEU PEDIDO DE PASSAPORTE NEGADO.

Incrível. Me ligaram na minha casa para me dizer que meu passaporte já estava pronto. Acabam de me entregar - comemorou a dissidente. - Estou feliz e triste. Por um lado tenho o meu documento para viajar, mas vários amigos como Angel Moya não conseguiram - complementou. Moya contou que foi ao escritório de imigração nesta quarta-feira para apresentar a documentação para solicitar um passaporte, mas lhe informaram que seu pedido não poderia ser atendido devido a razões de “INTERESSE PÚBLICO” não especificadas. Ele é um dos 75 ativistas antigoverno que foi preso em uma operação em 2003. A REJEIÇÃO SUGERE QUE CUBA VAI LIMITAR O DIREITO DE SEUS CIDADÃOS DE VIAJAR PELO MENOS EM ALGUNS CASOS. Outros opositores do governo, no entanto, foram informados de que terão permissão para obter passaportes, e os pedidos estão sendo processados. Também nesta terça-feira, a blogueira dissidente Yoani Sánchez usou o Twitter para reclamar da demora da entrega do passaporte: - O longo letargo da burocracia em Cuba. O PASSAPORTE AINDA NÃO ESTÁ PRONTO E DIZEM QUE VAI CHEGAR NA SEMANA QUE VEM - afirmou. A reforma migratória entrou em vigor em 14 de janeiro. A permissão para sair da ilha é exigida desde os primeiros anos do regime de Fidel Castro. Autoridades podiam aceitar ou negar, ao custo de US$ 150, um valor alto em um país no qual o salário mensal médio equivale a US$ 20 (O GLOBO).

#Luto Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil


“Minhas condolências as famílias e amigos dos familiares falecidos no incêndio de uma discoteca no Brasil. Uno-me a dor de todos vocês”
 

Nenhum comentário: