domingo, 3 de julho de 2016

A MORTE E O LEGADO DEIXADO PELO BISPO DOM IRINEU ROQUE SCHERER EM GARANHUNS




Dos últimos bispos de Garanhuns, Dom Irineu Roque Scherer foi o que acompanhei mais de perto.

Estive com ele em vários momentos, fiz entrevistas com religioso para o jornal Correio Sete Colinas e na Rádio FM Sete Colinas, no tempo em que comandei o Jornal das 7.

Era sério, educado, preparado como “pastor de almas”.

Quando chegou à cidade os padres da Diocese estavam há muito tempo na mesma paróquia, um tanto acomodados.

Muitos estavam usando a batina para entrar na política.

Foi Dom Irineu quem fez o primeiro “rodízio de padres” em muitos anos, causando uma revolução na época.

Por conta de sua atitude, até ameaças veladas de morte recebeu, como me confidenciou numa conversa particular.

O bispo também deu um freio no ímpeto político dos padres, tirando da cabeça de Padre Carlos André, para citar um só exemplo,  o sonho de ser prefeito de Garanhuns.

Foi um bispo que se revelou também um excelente gestor. Com Dom Irineu Roque Scherer foi feita a reforma do Seminário São José, que virou cartão postal na Avenida Rui Barbosa,

Outra reforma importante foi feita no prédio da cúria, que estava “caindo aos pedaços” e foi entregue à comunidade garanhuense “novinho em folha”.

Com Dom Irineu também foi inaugurado o Santuário da Mãe Rainha, hoje um dos principais destinos turísticos de Garanhuns.

O bispo se foi aos 66 anos, levado por um infarto, quando comandava a importante Diocese de Joinville, uma das cidades mais importantes de Santa Catarina.

Muitos católicos estão órfãos de Dom Irineu e acredito que padres como Edson Viana, Aldo Mariano, Marcelo Protásio, Carlos André e outros da Diocese de Garanhuns neste momento choram a sua morte.

Ele se foi mas deixou sua marca, um legado importante, inclusive aqui em Garanhuns.

Tanto que mesmo fora já há bastante tempo foi lembrado por toda a imprensa local e o prefeito Izaías Régis decretou luto oficial por três dias, devido a sua partida inesperada para o outro lado da vida.


Que Deus o acolha em toda sua glória!

*Fotos do Google: 1) Dom Irineu; 2) Seminário São José; 3) Santuário da Mãe Rainha em Garanhuns. - Este texto foi gentilmente roubado lá no Blog do Roberto Almeida - 

Nenhum comentário: