sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

PORTO ALEGRE ESTÁ ENTUPIDA DE OUTDOORS “LULA NA CADEIA”

  

Cerca de 30 outdoors com dizeres pedindo "LULA NA CADEIA" foram instalados em avenidas de grande circulação de Porto Alegre e outras cidades da região metropolitana. Os cartazes são assinados pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e pelo Vem Pra Rua.

Iria Cabreira, uma das coordenadoras do Vem Pra Rua no Rio Grande do Sul, explica que a campanha é um ato de apoio ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), "que tem cumprido o seu papel". Lula será julgado pelo TRF-4 no caso do triplex do Guarujá (SP) na próxima quarta-feira, dia 24.

"TEMOS VISTO ATAQUES AO TRABALHO DA JUSTIÇA E APOIO INCONDICIONAL AO LULA, QUE JÁ FOI CONDENADO EM PRIMEIRA INSTÂNCIA. PRECISAMOS MOSTRAR QUE A POPULAÇÃO NÃO ESTÁ CONIVENTE COM OS CRIMES DE CORRUPÇÃO, QUE O CIDADÃO COMUM, QUE ESTÁ TRABALHANDO E LUTANDO PELA SUA SUBSISTÊNCIA QUER, SIM, ACABAR COM A CORRUPÇÃO E APOIA, SE FOR O CASO, CONDENAÇÃO, PRISÃO, O QUE FOR, DE QUALQUER UM. NINGUÉM PODE ESTAR ACIMA DA LEI", diz Iria Cabreira.

Os outdoors apresentam a imagem de Lula como presidiário, no estilo do Pixuleco, o boneco inflável que ficou conhecido em protestos contra Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff. Ao lado, há uma silhueta com o convite: "FAÇA SUA SELFIE AQUI". A ideia é que as pessoas manifestassem seu apoio nas redes sociais, mas o movimento tem dificuldades para mensurar o sucesso da campanha, segundo Iria: "Muita gente não compartilha ou tira foto de dentro dos carros, já que em muitas avenidas não é fácil de parar".

A coordenadora afirma que uma vaquinha foi feita para suprir as despesas com a instalação dos outdoors, porém não informa o valor arrecadado. "Cada um de nós acaba doando, além do tempo, valores para as ações", resumiu.

O movimento Vem Pra Rua prepara um ato para a próxima terça-feira, 23, véspera do julgamento de Lula no TRF-4. O ponto de encontro será o Parque Moinhos de Vento, o Parcão, local já tradicional das manifestações contra Lula e Dilma em Porto Alegre. O evento no Facebook que convoca para o ato, a partir das 18h, tem menos de uma centena de confirmações.


"Vai ser um evento pequeno, já que consideramos e avaliamos que um evento grande poderia implicar questões de segurança. Será um ato de apoio ao TRF-4 e à Justiça, para que continuem fazendo o seu trabalho e que não se tolere ameaças ou intimidações", finaliza Iria Cabreira.

Nenhum comentário: