Eliane Catanhede
Marketing é coisa de
gênio e nós, meros mortais, não somos gênios. Mas também não precisam tratar os
145 milhões de eleitores do país como idiotas. Querer vender Marina como “ELITE
BRANCA”, quem sabe como “ELITE BRANCA DE OLHOS AZUIS”, quem sabe até como “ELITE
BRANCA DE OLHOS AZUIS DO CAPITALISMO PAULISTA”, vai colar? Depois do sociólogo,
do migrante nordestino e da primeira mulher, faz sentido uma mulher negra,
saída dos cafundós do Acre e alfabetizada a duras penas aos 16 anos. Um “LULA
DE SAIAS”. Daí o pânico da campanha de Dilma. O poder da imagem de Marina, a
força da sua simbiose com a maioria do povo brasileiro. E lá vem Dilma e sua
propaganda DEFORMANDO A COR, A CARA, A IMAGEM, A HISTÓRIA E AS
INTENÇÕES DE MARINA, ADULTERADA COMO REPRESENTANTE DE BANQUEIROS E UM PERIGO
PARA O PRATO DE COMIDA DOS POBRES. E lá
vem João Pedro Stedile, do MST, ameaçando invadir tudo, todo dia, se ela
vencer. É a implosão da Marina real e a construção da Marina “de direita”. Será
que os eleitores brasileiros somos tão imbecis, caímos como patinhos em
qualquer lorota? Ou será que só cai quem é manipulável e quem está pendurado
nas boquinhas e verbonas, na promiscuidade entre o público e o privado? Para
cair no engodo, na “genialidade” da propaganda, só por ignorância ou por má-fé,
pura e simples. Se Lula saiu de um casebre do interior de Pernambuco, Marina
emergiu de um seringal do Acre. Se Lula fez curso de torneiro mecânico, Marina
teve de lavar chão para formar-se em história. Se Lula se tornou o grande líder
sindical no Sul Maravilha, Marina impõe-se na órbita do ambientalista Chico
Mendes. A DIFERENÇA É QUE
LULA SE RENDEU AOS LUCROS ESTRATOSFÉRICOS DO SETOR FINANCEIRO, AOS JATINHOS DAS
EMPREITEIRAS, ÀS VANTAGENS CAMARADAS PARA FILHOS E NORAS E AOS CONVESCOTES DAS
OLIGARQUIAS POLÍTICAS MAIS ATRASADAS. Logo,
o candidato dos sonhos dos banqueiros não é Marina. É Lula. (A manchete e a
imagem não fazem parte do texto original).
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