quinta-feira, 5 de outubro de 2017

ÔNIBUS GRÁTIS EM CORTEJO FÚNEBRE





Por Altamir Pinheiro

Na sessão desta quarta-feira (04), a Câmara de Garanhuns aprovou em 2ª discussão, o Projeto de Lei da vereadora Betânia da Ação Social(PTB), que AUTORIZA a cessão gratuita de ônibus – por parte da empresa de transportes coletivos São Cristovão, para atender a cortejos fúnebres. Quer dizer, haverá um ônibus permanentemente de plantão para suprir as respectivas necessidades dos familiares em situação fúnebre. Será contemplado com o serviço  os usuários beneficiados com o auxilio funeral ou famílias cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal.

Betânia da Ação Social defende que as despesas com transporte são sempre um grande problema para as famílias de baixa renda quando se encontram em situação fúnebre, pois quase sempre o vereador é procurado para custear o féretro. “Essas situações, diz ela,  são mais comuns do que imaginamos. No momento em que se torna obrigatória, por Lei, a concessão de uma cota diária proporcional às respectivas frotas cadastradas na AMSTT - Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, haverá uma melhor condição para os familiares, parentes e amigos prestarem a última homenagem àqueles que se vão”, concluiu.

Em que pese o projeto ora aprovado(Agora, se a Lei vai ser sancionada ou não  é outra história) ser  de um alcance social bastante abrangente, entendo que a vereadora DEVERIA TER IDO MAIS LONGE e incorporar em seu oportuno projeto para que a prefeitura tomasse as providências administrativas junto às repartições municipais, cemitérios, cartórios de registro civil e agências de previdência social, prestando conta às famílias interessadas de todas as despesas efetuadas. Medidas desse porte garantiriam mais conforto e segurança às famílias enlutadas num momento tão difícil.

Hoje, o vereador que se preza tem como filosofia de trabalho o famoso slogan TUDO PELO SOCIAL. Cada dia surge novos programas de assistência ao estudante, ao velho, ao índio, à criança, à mulher, às quengas, ao deficiente, ao doente, ao prisioneiro,  aos drogados e dana-se por aí a fora. Em geral os programas se apresentam sob a forma de um benefício ou de um serviço. O benefício consiste num auxílio dado em certos casos específicos de perda ou diminuição da capacidade de trabalho a fim de garantir um mínimo de subsistência ao trabalhador ou ao pobre desempregado. Assim, existe nas previdências sociais auxílio-natalidade, na ocasião do nascimento de uma criança; auxílio-doença ou auxílio-acidente.

Pois bem!!! No tocante à cidadã AFRA BETÂNIA DE OLIVEIRA MONTEIRO,  alto lá, gente!!! E por que digo isso?!?!?! Para quem não sabe, nas entranhas dessa senhora sempre esteve presente em toda sua simplicidade de  vida a VOLUNTARIEDADE SOCIAL e a CIDADANIA. Isso  só se consegue quando se tem compromisso com  a plena  espontaneidade que é o seu caso na sua vida cotidiana com toda sua coesa equipe que, juntos,  prestam um trabalho no campo social digno de aplausos há bastante tempo tendo ela como uma líder comunitária modelo e dedicada  nas áreas periféricas de Garanhuns e especialmente na  COHAB II. O Projeto de Lei  que autoriza ÔNIBUS GRÁTIS EM CORTEJO FÚNEBRE aprovado pelos seus pares por unanimidade em sua segunda votação,  é uma prova inconteste que, no campo social que é o seu forte, liderança não se IMPÕE, se conquista através de um trabalho sério, honesto, perseverante e exemplar.

Nenhum comentário: