quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

MADURO VAI DANÇAR... E NÃO VAI SER A MACARENA!!!



Milhares de venezuelanos estão nas ruas nesta quarta-feira para protestar contra o governo de Nicolás Maduro. As manifestações ocorrem em diversas cidades do país, incluindo ex-redutos chavistas na capital. Além de Caracas, Táriba, Pedraza, San Cristóbal, Carúpano, Maracaibo e Valencia registram mobilização popular. Também há protestos em Barquisimeto, Vargas, El Tigre, Mérida, Maracay, Araure e San Juan de los Morros.

Em Caracas, os manifestantes partiram de pontos de encontro predeterminados em direção à Praça João Paulo II, no bairro de Chacao, onde haverá o ato de encerramento da jornada. Imagens mostram a avenida Francisco de Miranda, uma das principais da capital e que desemboca na praça, completamente tomada.

As primeiras horas desta quarta-feira começaram tensas. Ainda durante a madrugada, em manifestações prévias ao ato convocado pela oposição, pelo menos  QUATRO PESSOAS  morreram em meio a saques a comércios locais — entre elas, um jovem de 16 anos que participava de mobilização na favela de Catia, oeste de Caracas. Uma estátua do ex-presidente Hugo Chávez foi queimada em San Félix, no estado de Bolívar. Ao todo, segundo o site Efecto Cocuyo, desde a madrugada até o final da tarde desta quarta, haviam sido registradas 13 mortes no contexto dos protestos.

Pelo Twitter, o presidente da Assembleia Nacional (AN), Juan Guaidó, que se dispôs a encabeçar um governo de transição, publicou uma sequência de fotos da concentração popular contra Maduro em diversas cidades do país. De maioria opositora desde a eleição de 2015, o Parlamento não reconheceu o segundo mandato de Maduro, declarou-o usurpador do poder e propõe a formação de um governo de transição, que ficaria encarregado de convocar novas eleições.

Mais de 40 países consideram a AN o único poder legítimo na Venezuela e desconsideram a vitória do líder bolivariano nas eleições de maio de 2018, marcadas por boicote de opositores, alta abstenção e denúncias de fraude. "Venezuela hoje renasce nas ruas em busca de liberdade e democracia", escreveu Guaidó. - Fonte: O Globo. -

Nenhum comentário: