quarta-feira, 1 de maio de 2019

LULA SÓ PODERÁ DISPUTAR ELEIÇÃO EM 2035, COM QUASE 90 ANOS...


Por mais que insista em se afirmar como uma alternativa para o país, o ex-presidente Lula parece não ter qualquer chance de voltar a disputar uma eleição. O petista teve suas condenações mantidas no julgamento de um recurso na terça-feira (23) no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Embora tenha reduzido a pena imposta ao petista pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região para 8 anos e 10 meses, o STJ reconheceu as condenações pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP)

Na prática, o STJ confirmou os requisitos que permitiram o enquadramento de Lula na Lei da Ficha Limpa. Com base no resultado do julgamento do STJ, Lula só poderá se candidatar a partir de 2035, quando terá 89 anos.

Segundo a Lei da Ficha Limpa, ficam inelegíveis políticos condenados em decisão transitada em julgado ou por órgão colegiado "desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena" por uma lista de crimes que inclui lavagem de dinheiro. No caso de Lula, o petista só poderá disputar eleições oito anos após o fim da pena, já após a redução para 8 anos e 10 meses de prisão. Lula poderá sair da cadeia antes disso, mas em regime especial. A progressão do cumprimento da pena não significa a extinção da mesma.

Lula nasceu em 27 de outubro de 1945. Tem 73 anos. Some-se a sua idade 8 anos e dez meses da condenação do caso do triplex, mais 8 anos de perda dos direitos políticos por conta da Lei da Ficha Limpa, contados após o cumprimento da pena. Isto, considerando apenas a condenação relativa ao caso do triplex do Guarujá. O petista ainda figura como réu em outras seis ações penais, nas quais também responde por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. - Imprensa Viva - 

Nenhum comentário: