quinta-feira, 2 de maio de 2019

LULA USAVA SUA MULHER COMO LARANJA








A morte de Marisa Letícia, em 2017,  encerrou a trajetória de uma mulher que chegou ao posto de primeira dama do Brasil, mas que se anulou como pessoa para atender as imposições de seu marido, o ex-presidente Lula. Marisa era apenas uma peça decorativa ao lado do petista ávido por holofotes. Lula foi candidato à presidência por cinco vezes e Marisa esteve ao se lado em todas as campanhas. Mas mesmo nos palanques, o microfone era uma peça a qual jamais teve acesso.

Proibida de se manifestar publicamente pelo marido, Marisa nunca chegou a ter uma voz ativa durante os oito anos em que habitou o Palácio do Planalto. Marisa morreu "silenciada" pelo temor do marido de que pudesse falar alguma besteira que o prejudicasse em sua obstinada sede de poder, confirmam pessoas que conviviam com o casal.

Uma das raras vezes em que se ouviu sua voz, Marisa conversava ao telefone com o filho sobre os protestos contra um pronunciamento da ex-presidente Dilma Rousseff. A gravação da conversa, interceptada pela Polícia Federal com autorização da Justiça teve o sigilo levantado durante os desdobramentos da Operação Alethea, quando agentes da PF fizeram buscas em seus dois apartamentos de cobertura em São Bernardo do Campo e cumpriram um mandato de condução coercitiva contra seu marido.

Anulada por Lula, que temia que comentários "pouco oportunos ou inteligentes" contaminassem suas campanhas, Marisa era subserviente e assinava qualquer documento que o marido mandava.

Este comportamento acabou lhe rendendo dois inquéritos policiais em investigações sobre crimes relacionados a ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro. Marisa se tornou ré em duas ações penais na Lava Jato, por ter atuado como cúmplice do marido em esquemas para acobertar o uso de imóveis.

Agora se sabe que havia mais motivos para que Lula preferisse que sua mulher mantivesse a boca fechada. O inventário parcial da ex-primeira dama divulgado esta semana revelou que Marisa tinha mais de R$ 10 milhões em suas contas, além de ter sido obrigada a jogar sujeiras envolvendo transações imobiliárias mantidas por Lula e seu compadre, o advogado Roberto Teixeira. Marisa era uma laranja de Lula e viveu uma vida condenada ao silêncio. - Imprensa Viva - 

Nenhum comentário: