quarta-feira, 29 de agosto de 2018

MULHERES DE OLHO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO


Edmar Lyra
Aos poucos as mulheres buscam mais espaço na representatividade política em Pernambuco. Em 2016 a força feminina já foi demonstrada nas urnas. Naquele ano, a disputa foi para Câmara Municipal do Recife e a missionária Michelle Collins e irmã Aimée Carvalho garantiram mandato nas duas primeiras colocações entre os 39 eleitos. Evangélicas da Assembleia de Deus, denominação que reúne a maioria de fiéis em Pernambuco, as duas vereadoras não disputam as eleições desse ano.
Com 183 anos de história, somente 29 mulheres ocuparam cadeiras de deputadas estaduais na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em 2014, apenas quatro mulheres obtiveram êxito. Entre elas, Simone Santana (PSB), Priscila Krause (DEM) e Socorro Pimentel (PTB) tentarão a reeleição.
Agora em 2018, a história pode ser diferente. A novidade é que pelo menos 30% da verba do fundo eleitoral deve ser investida nas campanhas de candidatas mulheres. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda entendeu que o patamar de 30% também vale para o tempo de propaganda no rádio e na televisão. Dois fatores que podem contribuir para o aumento da representatividade feminina no Palácio Joaquim Nabuco.
RENOVAÇÃO – Nas eleições de outubro, estreantes podem surpreender nas urnas. A filha do prefeito do Cabo de Stº Agostinho, Fabíola Cabral (PSB), é uma delas. A candidata tentará herdar os votos do pai. Outra que entra na disputa é a esposa do prefeito de Olinda, Cláudia de Lupércio (SD). Essa conta com o apoio total do marido professor.
No interior, Andréa Mendonça (DEM) também é lembrada na lista de apostas. Ela é irmã do ex-ministro Mendonça Filho e tem base em Belo Jardim. Outra força do interior é Alessandra Vieira (PSDB), esposa do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe.
Com as bandeiras de apoio à mulheres vítimas de violência e combate ao feminicídio, a candidatura da delegada Gleide Ângelo (PSB) também apresenta viabilidade eleitoral. Gleide ficou conhecida por desvendar casos de grande repercussão no Estado. Com a bandeira “Em Defesa da Família”, Clarissa Tércio (PSC), filha do pastor Francisco Tércio (da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Novas de Paz), é lembrada em quase todas as listas de prováveis eleitas. Clarissa é muito conhecida principalmente entre os pentecostais, público que sempre se destaca elegendo representantes com expressivas votações.

Nenhum comentário: