terça-feira, 17 de julho de 2018

JÁ SE SABE QUE LULA FOI O MANDANTE DO ASSASSINATO DE CELSO DANIEL



A Veja divulgou uma reportagem na semana passada sobre as conversas entre a deputada tucana Mara Gabrilli (PSDB-SP) e o publicitário Marcos Valério, preso por envolvimento no esquema do mensalão do PT. O assunto era a chantagem que Ronan Maria Pinto fez com Lula.

Marcos Valério diz agora que quer  esclarecer todos detalhes da chantagem.  “O Valério me disse que Ronan ia apontar  o ex-presidente Lula como mentor do assassinato do Celso Daniel”, disse a deputada. Segundo ela, Valério garantiu ter as provas da chantagem.

"A primeira conversa de Valério com a deputada foi no dia 11 de outubro. Ela foi ao presídio atender às reivindicações de presos portadores de necessidades especiais e encontrou o publicitário em uma das celas. No ano passado, Mara, que é filha de um empresário que foi extorquido pela quadrilha que atuava na Prefeitura de Santo André, tinha entregado ao juiz Sérgio Moro um dossiê sobre o assassinato. No dia 3 de abril, Mara enviou um ofício ao procurador de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, narrando as conversas com o publicitário e pedindo andamento às investigações do crime.

'Ele (Valério) deixou muito claro que o senhor Ronan Maria Pinto ia entregar o senhor Luiz Inácio Lula da Silva para a polícia como mentor do assassinato do prefeito Celso Daniel', escreveu a deputada." Para ela, o depoimento de Valério pode ajudar a desvendar o crime.

Valério já vem negociando sua delação premiada com três promotores de Minas Gerais e dois procuradores da República. O publicitário disse que o ex-prefeito, pouco antes do assassinato, ia entregar um dossiê para a Polícia Federal e para o presidente Lula, envolvendo petistas com o crime organizado. Após o envio do ofício da deputada ao procurador de Justiça de São Paulo, dois promotores foram visitá-lo. O  publicitário quer depor  somente à Polícia Federal.

A maior parte do dinheiro que abasteceu a campanha de Lula em 2002 veio justamente dos desvios da prefeitura de Santo André. Celso Daniel foi um dos principais fundadores do PT e era o responsável pela campanha que levou Lula à Presidência da República, mas estranhamente, sua imagem não figura na galeria de heróis do PT, como José Dirce, Vaccarri e outros ladrões. Ninguém no partido fala de Celso Daniel até hoje.

Nenhum comentário: