quarta-feira, 19 de maio de 2010

terça-feira, 18 de maio de 2010

SEMANA DO AÇÚCAR

EXPORTAÇÃO DE AÇÚCAR AOS ÁRABES CRESCE 122%

O BRASIL FATUROU US$ 304 MILHÕES COM VENDAS DE AÇÚCAR AOS PAÍSES DA LIGA ÁRABE EM SETEMBRO DE 2009. O PRODUTO RESPONDEU POR 37% DE TUDO O QUE O PAÍS EXPORTOU PARA A REGIÃO NO MÊS.
Isaura Daniel isaura.daniel@anba.com.br

O Brasil aumentou em 122% as suas exportações de açúcar para os países árabes em setembro sobre o mesmo mês do ano de 2008. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as exportações do produto para a região saltaram de US$ 136,8 milhões em setembro de 2008 para US$ 304 milhões no  mês de setembro de 2009. O açúcar respondeu por 37% de tudo o que o Brasil exportou para os árabes em setembro. No mundo árabe, os Emirados Árabes Unidos foram responsáveis pelas compras de praticamente metade do que o Brasil vendeu à região. O país gastou US$ 141,2 milhões com importações de açúcar brasileiro. O segundo maior comprador de açúcar brasileiro no mercado árabe em setembro foi a Arábia Saudita, com US$ 42,6 milhões. O terceiro foi o Egito, com US$ 39,4 milhões. Também compraram açúcar do Brasil, entre os árabes, Marrocos, Síria, Argélia, Líbia, Tunísia, Líbano, Iêmen, Djibuti, Jordânia, Kuwait, Omã, Somália, Bahrein e Sudão.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

BRASIL: O PAÍS MAIS DOCE DO MUNDO

A GUERRA CONTRA O AÇÚCAR E SUAS DIVERSAS ENCARNAÇÕES ACABARÁ PRODUZINDO, CEDO OU TARDE, MUDANÇAS SÍSMICAS NA VIDA DE BILHÕES DE PESSOAS. AO ATRAVESSAR O PLANETA DAS FLORESTAS DA POLINÉSIA ATÉ AS AMÉRICAS, A CANA-DE-AÇÚCAR ALTEROU A DIETA OCIDENTAL COMO TALVEZ NENHUM OUTRO PRODUTO. POPULARIZOU O SORVETE, O CHÁ, O CAFÉ, O CHOCOLATE, O RUM. TOMOU DE ASSALTO NOSSOS RITUAIS AFETIVOS. O AÇÚCAR ESTÁ NO CHOCOLATE DO DIA DOS NAMORADOS. ESTÁ NOS OVOS DE PÁSCOA DOS PEQUENOS, NO PIRULITO COM QUE DOCEMENTE CHANTAGEAMOS A CRIANÇA EM TROCA DE LHE SAPECAR UM BEIJO. ESTÁ NO BOLO DIANTE DO QUAL OS NOIVOS BEBEM A TAÇA DE CHAMPANHE NA FESTA DE CASAMENTO. É DIFÍCIL IMAGINAR O MUNDO DE HOJE SEM AÇÚCAR. O BRASIL, ENTÃO, É IMPOSSÍVEL. MAIOR PRODUTOR E MAIOR EXPORTADOR DO MUNDO, O BRASIL ESTÁ TAMBÉM ENTRE OS MAIORES CONSUMIDORES. MAIS QUE ARTIGO ECONÔMICO, O AÇÚCAR FAZ PARTE DA IDENTIDADE NACIONAL. NA SUA HERANÇA MAIS SOMBRIA, O AÇÚCAR É A ESCRAVIDÃO NEGRA, A AÇUCAROCRACIA, REGIME DESPÓTICO DO SENHOR DE ENGENHO. É O TRABALHO BRUTAL, EXAUSTIVO E MUTILANTE DOS CANAVIAIS DE ONTEM E HOJE. MAS O AÇÚCAR TAMBÉM TEM SEU ASPECTO ILUMINADO ENTRE NÓS. PARA O SOCIÓLOGO GILBERTO FREYRE, AMEIGOU NOSSAS MANEIRAS E GESTOS, AMOLENGOU AS PALAVRAS DO PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL, QUE SOA TÃO DESOSSADO, TÃO DOCE DIANTE DO PORTUGUÊS SALGADO E METÁLICO DE PORTUGAL. O AÇÚCAR INTEGROU-SE DE TAL MODO NA ALMA BRASILEIRA QUE INSPIRA SINÔNIMOS PARA TODAS AS GRADAÇÕES. NA DOSE CERTA, É MEIGUICE, SUAVIDADE, BRANDURA. COM UM GRÃO DE OUSADIA, É DENGO E SEDUÇÃO. NO EXAGERO, É ENJOO, TÉDIO. O AÇÚCAR, SENDO DOCE E AMARGO, É UMA BELA METÁFORA DO PRÓPRIO BRASILEIRO, QUE FUNDE EM SI MESMO, COM DESEMBARAÇO INTRIGANTE, O HOMEM CORDIAL E O HOMEM VIOLENTO. QUE O AÇÚCAR TENHA O DESTINO QUE TIVER DE TER PARA QUE A HUMANIDADE SEJA SAUDÁVEL E FELIZ. (Tópicos extraídos da revista veja). A MANCHETE NÃO FAZ PARTE DO TEXTO ORIGINAL.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

REFRIGERANTE É VENENO PURO

OS AMERICANOS BEBEM 56 BILHÕES DE LITROS DE REFRIGERANTE POR ANO, QUATRO VEZES O CONSUMO BRASILEIRO. COMO UM SINAL DOS TEMPOS, O CONSUMO DE BEBIDAS AÇUCARADAS CAI, ENQUANTO A VENDA DE REFRIGERANTES DIET CRESCE, EM MÉDIA, 3% AO ANO – DESEMPENHO SEM PRECEDENTES NA INDÚSTRIA. MAS, DE TODO MODO, OS AMERICANOS SÃO GRANDES DEVORADORES DE AÇÚCAR. DO AÇÚCAR DE CANA, CONSOMEM 9,6 MILHÕES DE TONELADAS POR ANO. E AINDA DEVORAM OUTRO TANTO DO AÇÚCAR CONHECIDO PELA SIGLA HFCS, UM XAROPE DE MILHO COM ALTO PODER EDULCORANTE QUE É MAIS RAPIDAMENTE ABSORVIDO PELO ORGANISMO HUMANO DO QUE O AÇÚCAR DE CANA REFINADO. AMERICANO OBESO CORRE O RISCO DE VIRAR PLEONASMO. ELES ESTÃO POR TODA PARTE. ANDAM ENCOSTADOS ÀS PAREDES PARA DESCANSAR A CADA DEZ PASSOS. USAM BENGALA, CADEIRA DE RODAS. NOS HOSPITAIS, HÁ MESAS DE CIRURGIA ESPECIAIS PARA RECEBÊ-LOS. HÁ FÁBRICAS DE CAIXÕES REFORÇADOS PARA DEFUNTOS MUITO OBESOS. OS MILITARES DIZEM QUE 25% DOS JOVENS SÃO PESADOS DEMAIS PARA SE ALISTAR. TEME-SE QUE, PELA PRIMEIRA VEZ DESDE A GUERRA CIVIL (1861-1865), A EXPECTATIVA DE VIDA CAIA DEVIDO ÀS MORTES POR OBESIDADE. A ESTATÍSTICA É TENEBROSA: 34,3% DOS AMERICANOS COM 20 ANOS OU MAIS ESTÃO OBESOS. ENTRE AS CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS, QUE BEBEM HOJE MAIS REFRIGERANTE DO QUE LEITE, A INCIDÊNCIA CHEGA A 17%. (Tópicos extraídos da revista veja). A MANCHETE NÃO FAZ PARTE DO TEXTO ORIGINAL.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

SEMANA DO AÇÚCAR

AÇÚCAR: CINCO SÉCULOS DE TRAGÉDIA E GLÓRIA

NO DIA EM QUE O PRIMEIRO EUROPEU COLOCOU UMA PITADA DE AÇÚCAR NA BOCA, O MUNDO COMEÇOU A GIRAR MAIS RÁPIDO. A DATA PRECISA DESSE ACONTECIMENTO NÃO FOI REGISTRADA PELA HISTÓRIA, MAS SE DEU EM ALGUM MOMENTO DA IDADE MÉDIA. DE LÁ PARA CÁ, NA VERTIGEM DA DESCOBERTA DO AÇÚCAR, A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL PASSOU A MUDAR NUM RITMO INTENSO. "O AÇÚCAR REDESENHOU O MAPA DEMOGRÁFICO, ECONÔMICO, AMBIENTAL, POLÍTICO, CULTURAL E MORAL DO MUNDO", DIZ A HISTORIADORA CANADENSE ELIZABETH ABBOTT, AUTORA DE UM LIVRO SOBRE A CIVILIZAÇÃO DO AÇÚCAR, SUGAR, A BITTERSWEET HISTORY (AÇÚCAR, UMA HISTÓRIA AGRIDOCE). EM SÉCULOS DE TRAGÉDIA E GLÓRIA, O AÇÚCAR TRANSFORMOU A ALIMENTAÇÃO DO OCIDENTE, ESCRAVIZOU GERAÇÕES DE AFRICANOS NAS AMÉRICAS, FOI COMBUSTÍVEL DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, PROMOVEU GUERRAS E IMPÉRIOS, DIZIMOU PARAÍSOS ECOLÓGICOS, ERGUEU E PULVERIZOU FORTUNAS – E, NOS TRÓPICOS, MOLDOU A IDENTIDADE BRASILEIRA. MOVIDO PELA SUA ENERGIA CALÓRICA, O MUNDO SEGUE GIRANDO RÁPIDO, TÃO RÁPIDO QUE ESTAMOS AGORA NA SOLEIRA DE OUTRA MUDANÇA VERTIGINOSA: O AÇÚCAR COMEÇA A SER CONSIDERADO UM VILÃO DA SAÚDE HUMANA, UM VENENO TÃO PREJUDICIAL QUE MERECE SER TRATADO COM O MESMO RIGOR EMPREGADO CONTRA – SUPREMA DECADÊNCIA! – O TABACO. - ESTÁ MAIS PERTO O DIA EM QUE UM PACOTE DE AÇÚCAR TRARÁ A INSCRIÇÃO: "O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: ESTE PRODUTO É PREJUDICIAL À SAÚDE". NENHUMA OUTRA SUBSTÂNCIA, SALVO O PETRÓLEO, FOI TÃO IMPACTANTE NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. O AÇÚCAR MUDOU A GEOGRAFIA GLOBAL, FUNDOU E REFUNDOU PAÍSES, ESCRAVIZOU MILHÕES DE AFRICANOS NA AMÉRICA, ATRAIU HOLANDESES A PERNAMBUCO, CONVERTEU O RECIFE DE MERO PORTO A CIDADE, FINCOU OS PORTUGUESES POR AQUI, CRIOU NOSSAS MULATAS, SENHORES ARISTOCRÁTICOS E, SEGUNDO GILBERTO FREYRE, ADOÇOU IRREVERSIVELMENTE NOSSOS HÁBITOS E PALAVRAS. (Tópicos extraídos da revistas veja e jornal do comércio com pequenas adaptações do Blog Chumbo Grosso). A MANCHETE NÃO FAZ PARTE DO TEXTO ORIGINAL.



sábado, 8 de maio de 2010

LISTA DOS MAIS VARIADOS TIPOS DE MULHERES:

  • MULHER CAMARÃO: Não tem nada na cabeça, mas é gostosa e você come assim mesmo;
  • MULHER CARANGUEJO: é feia e peluda, mas você bate nela, limpa direitinho e come;
  • MULHER PÃO: tem sempre o mesmo gosto, mas você come todo dia;
  • MULHER APERITIVO: acompanhada de uma bebida você come e ainda acha bom;
  • MULHER MARACUJÁ: é toda enrugada, mas você come e depois vira-se de lado da cama e vai dormir;
  • MULHER LAGOSTA: só come quem tem dinheiro.
  • MULHER CAVIAR: você sabe que alguém está comendo, mas não é ninguém que você conheça;
  • MULHER BACALHAU: você só come uma vez por ano;
  • MULHER ARROZ: é a oficial. Você só come porque já está acostumado;
  • MULHER MAIONESE DE FIM DE FESTA: todo mundo te avisa pra não comer, mas você come porque está a perigo. se arrepende e depois passa mal;
  • MULHER ENGOV: você dá uma antes de sair, faz farra a noite toda, e quando volta pra casa, bêbado, dá outra antes de dormir;
  • MULHER RÃ: todo mundo já comeu, menos você;
  • MULHER SALADA: é bonita, mas quando você come descobre que não é tão gostosa quanto pensava;
  • MULHER MARMITA: não é lá essas coisas, mas quando a fome aperta você come rapidinho;
  • MULHER CAFEZINHO DE SUPERMERCADO: você nem faz questão, mas como é de graça, come;
  • MULHER JILÓ: é horrível, mas por incrível que pareça você conhece alguém que come;
  • MULHER SORVETE: se você não comer logo, ela “derrete” e você não come nunca mais;
  • MULHER DOCINHO DE FESTA: você fica com vergonha de chegar junto, então vem outro, come, e deixa você chupando dedo;
  • MULHER COGUMELO VENENOSO: comeu, tá phudido;
  • MULHER FEIJOADA: você come e ela fica te enchendo o dia todinho;
  • MULHER COQUEIRO: pode trepar que não tem galho;
  • MULHER MAVERICK: antiga, já esteve na moda e bebe pra cacete;
  • MULHER BANDEIRA DE PIRATA: é só pano e osso.
  • MULHER COCA 2 LITROS: dá prá seis.(Putaria gentilmente roubada do Blog Testosterona).

 

 

 
LEI MÁRIO DA PENHA

Presidência da República

Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 24.024, DE 08 de maio de 2010.

Regulamenta o direito e as obrigações dos casais.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

ART.1º - Todo desejo do marido é uma ordem;

PARÁGRAFO ÚNICO – É obrigação da esposa adivinhar todos os desejos do marido;

ART.2º - Fica assegurada à mulher a liberdade de expressar sua opinião;

PARÁGRAFO PRIMEIRO - O marido não é obrigado a ouvi-la;

PARÁGRAFO SEGUNDO - Caso a opinião possa ser aproveitada, o marido assume automaticamente a autoria da mesma;

ART.3º - É facultado a esposa dizer a última palavra, desde que seja ’sim senhor’, ou algo equivalente;

ART.4º - É facultado ao marido conviver em regime matrimonial com tantas mulheres quantas as que ele possa sustentar. (Vetado)

ART.5º - É dever da esposa que trabalha ou que tenha fonte de renda de qualquer natureza, entregar toda remuneração ao marido, para que este o administre com a inteligência que somente a ele é peculiar;

ART.6º - Ficam garantidas: cinco noites, duas manhãs e três tardes livres, por semana, para o marido jogar futebol, beber com os amigos ou qualquer atividade exigida por sua condição de macho e predador;

PARÁGRAFO ÚNICO - Em caráter compensatório, pode a mulher assistir por três vezes uma telenovela noturna, desde que não coincida com o horário jornalístico ou de futebol. isto, se todo o trabalho doméstico estiver dentro dos conformes estipulados pelo marido;

ART.7º - A partir desta data, a esposa ou assemelhada, mesmo que eventual, passa a ser chamada de ‘MULHER’, e esta poderá, caso permitido pelo marido, tratá-lo por ‘TU’, porém, somente em casa e nunca em público, onde o tratamento deverá ser, obrigatoriamente, ‘O SENHOR’.

Art. 8º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.(Gentilmente roubado do Blog Capitão Porreta)
FRASES MACHISTAS E FEMINISTAS:

---NEM TODAS AS MULHERES SE REALIZAM NO FOGÃO, MUITAS SÓ ENCONTRAM A FELICIDADE NO TANQUE;
--- HOMEM É IGUAL AO DIPLOMA UNIVERSITÁRIO. VOCÊ LEVA UM TEMPÃO PARA CONSEGUIR E DEPOIS NÃO SABE O QUE FAZER COM ELE;
--- OS HOMENS SÃO RESPONSÁVEIS POR 99% DOS ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICO AO EMPRESTAR A CHAVE DO CARRO;
--- SE AS MULHERES DIRIGEM MAL, É PORQUE TODOS OS INSTRUTORES DE AUTO-ESCOLAS SÃO HOMENS;
--- QUER SABER QUANTO VALE A SUA MULHER? PEÇA O DIVÓRCIO;
--- QUER VER UM HOMEM FAZER ABDOMINAIS? COLOQUE O CONTROLE REMOTO NOS PÉS DELE;
--- HOMEM FALAR DE SEXO COM MULHER É ASSÉDIO SEXUAL. MULHER FALAR DE SEXO COM HOMEM SÃO R$ 3,90 POR MINUTO;
--- HOMEM É IGUAL A PÃO DE FORMA : CHATO, QUADRADO, CASCA DURA E FÁCIL DE DOBRAR;
--- TODO FEMINISMO ACABA COM O PRIMEIRO PNEU FURADO;


TENHO UMA AMIGA, LÁ DO BAIRRO DE MANÉ CHÉU, AQUI DE GARANHUNS, QUE PASSOU POR UMA EXPERIÊNCIA INÉDITA E, CLARO, NÃO RESISTIU E VEIO ME CONTAR. FEZ UMA DEPILAÇÃO COMPLETA E LUXUOSA DA VIZINHANÇA DO CU. HAVIA 20 ANOS ELA NÃO SABIA A DELÍCIA QUE É TIRAR OS EXCESSOS DE PÊLO DAQUELA REGIÃO. POIS ELA FEZ, POR POUCO MENOS DE R$ 50, INCLUINDO AS PERNAS E A VIRILHA. DISSE QUE ESTÁ TODA RÓSEA, COMO BUNDA DE BEBÊ. AGORA ANDA TENSA. ESTÁ LOUCA PARA DAR O TRASEIRO E NÃO ESTÁ CONSEGUINDO VOLUNTÁRIO. MESMO!!! POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, ELA SÓ ENCONTRA QUEM TOPE COMER SUA XANINHA. SE ELA NÃO COMENTA QUE GOSTA DE DAR PARA O CARA, ELE NEM VAI NA ÁREA DE SERVIÇO DELA. COMO ASSIM? CAIU UM MITO? VAMOS PEDIR ÀS MULHERES PARA FICAREM DE BRUÇOS, GENTE!!!




sexta-feira, 7 de maio de 2010

“TIME”, O VEXAME
Guilherme Fiúza

José Serra disse que Lula aparecer na lista dos mais influentes da “Time” é bom para o Brasil. Enganou-se redondamente. O mais novo outdoor emoldurando o presidente brasileiro é, sem meias-palavras, um vexame.
É bem verdade que, na pressa da vida moderna, ninguém mais lê nada direito. Valem as manchetes. E são justamente a ignorância e a pressa que podem salvar o Brasil nesse caso da “Time”.
Mas se der zebra e o pessoal desandar a ler o texto do cineasta Michael Moore – que justifica a exaltação a Lula –, nem uma junta com Duda Mendonça e Ivo Pitanguy dará jeito no estrago.
A razão do constrangimento “extraordinário” é singela e trágica: querendo fazer uma elegia politicamente correta aos pobres, Michael Moore acabou escrevendo um texto preconceituoso, etnocêntrico e reacionário.
Como se sabe, o referido cineasta ganha a vida bajulando os militantes do antiamericanismo, que compõem um mercado vasto e altamente lucrativo. É o surrado – mas sempre eficiente – número do americano gordo e branco esculhambando os americanos gordos e brancos. Um negócio da China.
Rodando seus panfletos contra George Bush – o emprego do século –, Michael Moore chegou a fazer carinho na al-Qaeda, no seu libelo sobre o 11 de setembro, irresponsavelmente classificado como documentário.
A “Time” avacalhou o Brasil ao escalar esse autor para exaltar Lula. O texto retórico e ignorante reforçará (para o bom entendedor) a imagem de um país longínquo e desimportante, que só aparece no centro do mundo como folclore – no caso, com um presidente transformado em bibelô da miséria.
Como sempre, Michael Moore ouviu o galo cantar e não sabe aonde. Mesmo cedendo aqui e ali ao sectarismo petista, a verdade é que Lula regeu um momento histórico de estabilidade política e conciliação nacional. Seguindo a linha do seu antecessor, soube esvaziar as crises paroquiais que desde sempre atolaram o país.
Como nada disso importa de verdade ao ranking mandrake da “Time”, o cineasta panfletário festejou Lula como um Indiana Jones da periferia contra os “barões ladrões”, pintando um quadro de cisão social e vingança popular. Só faltou celebrar os 50 anos da capital Caracas.
De sobremesa, o presidente brasileiro é envernizado pela revista americana e seu redator aloprado como exemplo mundial por seu programa Fome Zero – um conhecido e retumbante fracasso de propaganda populista. Vexame.
Com seu texto surrealista e preguiçoso, Michael Moore transmite (aos que não tiverem preguiça de lê-lo) uma única mensagem: não tem o menor respeito por Lula, pelos pobres ou pelo Brasil como nação. O que o comove de verdade é a sua indústria particular de heróis coitados.
Os brasileiros ainda tiveram que engolir a errata da “Time”: o primeiro lugar da lista não era de Lula, mas do texto de Moore. Durma-se com um orgulho desses.



LULA FOI TAPEADO PELA REVISTA TIME