quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE : O PT CAUSA AMNÉSIA COLETIVA... Ninguém se lembra de nada…







Ricardo Brandt
O marqueteiro João Santana, preso há dois dias alvo da 23ª fase da Operação Lava Jato, afirmou à Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira, 25, que é dono da offshore Shellbill Finance SA, na Suíça, e que os valores recebidos em suas contas foram por serviços prestados a campanhas eleitorais no exterior, entre elas a de Angola e do Panamá. Confirmou ainda recebimentos da Odebrecht e do operador de propinas Zwi Skornicki, lobista do estaleiro Keppel Fels.
“O mais importante de tudo é que eles admitiram erros”, afirmou o criminalista Fábio Tofic Simantob, que defende Santana e a mulher, Mônica Moura, na saída da Superintendência da PF, em Curitiba. “Admitiram ter recebido recursos no exterior de conta não declarada.”
Ouvido cerca de três horas, Santana disse que abriu a conta ShellBill “em 1998 para receber recursos de uma campanha na Argentina e foi a forma como ele tinha para receber”. “Na época achava que não tinha problema, porque era recurso recebido em outros países. Ele achava que não tinha problema em ser conta não declarada”, explicou Tofic.
A Lava Jato aponta o recebimento de US$ 7,5 milhões, entre 2012 e 2014, nessa conta de dois investigados por corrupção na Petrobrás, o Grupo Odebrecht e o operador de propinas do estaleiro Keppel Fels, Zwi Skornicki – também preso na Operação Acarajé.

CONTA SECRETA

Tofic explicou que foi em uma auditoria que Santana foi informado que “havia essa irregularidade” no uso da conta secreta e “estava pensando já em como regularizar esses recursos”. “(Santana) se sente inclusive aliviado, ele disse que essa conta para ele é um tormento”.
“Porque quem recebe dinheiro de trabalho honesto quer receber de forma transparente, de forma regular, e não desta forma. Infelizmente esse é um vício que ainda permanece em alguns países, no Brasil não, e vitimiza profissionais que trabalham com marketing eleitoral como eles”, disse o defensor do casal.
Tofic disse que os clientes detalharam à PF que os US$ 4,5 milhõres repassados para a conta da Shellbill Finance, por meio de sua offshore do lobista Zwi Skornicki, a Deep Sea Oil, foi uma “doação a um partido Angolano”.

MÔNICA CUIDA DO DINHEIRO

Foi Mônica, ouvida ontem, 24, que deu os detalhes sobre os valores. Tofic explicou que Santana cuidava mais da criação das campanhas e a mulher tinha mais conhecimento da parte financeira. “Ela não sabe dizer qual é a relação que esse cidadão (Zwi) teria com o partido angolano, provavelmente algum interesse que ele teria naquele país, e que era uma divida antiga”.
“Nessa área de marketing eleitoral você demora muito a receber alguns valores. Ela (Mônica) diz que havia esse valor pendente, ela cobrava insistentemente, ate que eles disseram que procurasse esse rapaz que ele saldaria a divida”, afirmou o criminalista.
João Santana afirmou nunca ter visto Zwi, que o conheceu pela primeira vez na carceragem da PF, em Curitiba. “Não tinha a menor ideia de que era operador do estaleiro.”

MAIS US$ 3 MILHÕES

Outros US$ 3 milhões foram pagos à conta Shellbill Finance por offshores que seria controladas pela Odebrecht, aponta a Lava Jato. Segundo a defesa de Santana, Mônica “confirmou que houve de fato pagamentos feitos” pela empreiteira, “em relação a uma campanha no exterior”.
“O João não sabe disso. O João é um criador, não trabalha com a questão financeira, com questão bancária. Ele tinha pouco conhecimento de como eram feitos os pagamentos.”
Tofic afirmou que ela citou a campanha do Panamá. “Mas esses esclarecimentos são detalhes que vão ser esclarecidos através de documentos, contratos.”
Para o advogado, “provavelmente a Odebrecht tinha interesses econômicos nesse país”. “A Mônica não nega que parte desses recursos acabou sendo saldada pela Odebrecht em campanha estrangeira”, disse Tofic. Mas nega que exista recursos ilegais.

CAMPANHA DILMA

“Em relação ao PT está tudo declarado ao TRE, não há nada a esconder”, disse o advogado do marqueteiro do PT. O advogado disse que Santana explicou que Santana explicou que o dinheiro recebido no exterior não tem relação com os recebimentos por campanhas eleitorais no Brasil. O marqueteiro fez as últimas três campanhas presidenciais do PT, Dilma Rousseff (2010 e 2014) e Luiz Inácio Lula da Silva (2006), e a do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (2012).
Segundo o criminalista, os clientes deixaram claro que nunca suspeitaram e” continuam acreditando, que nenhum desses recursos tem relação com crimes cometidos no Brasil ou fora do Brasil”. “A PF fez uma suposição grave de que isso se trata de dinheiro de propina no Brasil, de que eles saberiam que se trata de propina. Eles não tem como saber de onde vem o dinheiro que os paga lá fora.”
“Se eles soubessem, certamente se recusariam a receber”, disse Tofic.

PRISÃO TEMPORÁRIA

O criminalista diz acreditar agora que as prisões temporárias do marqueteiro do PT e sua mulher sejam revistas. “O que sobrou são suposições. Você tem dois empresários honestos presos na sede da PF. Estão presos há dois dias com base em mera suposição. O que se espera agora é que, feitos os esclarecimentos, sejam revogadas as prisões”.
O advogado afirmou que após os dois depoimentos, “ficou claro que eles não têm nada a esconder”. “Pediram que seja aberto todo e qualquer sigilo financeiro e bancário através da polícia, para que acelere a investigação.”
“Admitiram ter recebido recursos no exterior de conta não declarada. Ele abriu essa conta em 1998 para receber recursos de uma campanha na Argentina e foi a forma como ele tinha que receber e na época achava que não tinha problema, porque era recurso recebido em outros países, ele achava que não tinha problema em ser conta não declarada.”

VEJA O BILHETE DESCARADO DA MULHER DE JOÃO SANTANA




Felipe Moura Brasil


Veja o bilhete descarado da mulher de João Santana Mensagem manuscrita contribuiu para prisão do marqueteiro de Lula e Dilma Escrito à mão pela mulher e sócia do marqueteiro João Santana, Mônica Moura, um bilhete endereçado a Zwi Skornicki e ao filho dele, Bruno, MOSTRA O DESCARAMENTO E AS ARTIMANHAS com que ela trata com um OPERADOR DE PROPINAS os métodos para receber RECURSOS EM CONTAS SECRETAS NO EXTERIOR. A Globonews exibiu uma imagem da mensagem que deu rumo às investigações da Lava Jato contra o marqueteiro de Lula e Dilma Rousseff.


Reproduzo abaixo: "Zwi/Bruno Mando cópia do contrato que firmei com outra empresa como modelo. Acho que o nosso pode ser simplificado, este é muito burocrático, mas vcs que sabem. APAGUEI, POR MOTIVOS ÓBVIOS, O NOME DA EMPRESA. Não tenho cópia eletrônica, POR SEGURANÇA. Espero notícias. Segue também os dados de minha conta com duas opções de caminhos. EURO ou DÓLAR. Vcs escolhem o melhor. Grata Abs Mônica Santana"



Este blog acha que o impeachment e a cassação de Dilma Rousseff TAMBÉM PODEM SER SIMPLIFICADOS, porque os processos andam muito burocráticos. 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O BRASIL NÃO PAGA NEM PROMESSA A SANTO


A agência de classificação de risco Moody's retirou o grau de investimento, espécie de selo de bom pagador, do Brasil ao cortar, em dois níveis, o rating do país a "Ba2", de "Baa3", nesta quarta-feira, mudando ainda a perspectiva da nota para NEGATIVA. O rebaixamento já era amplamente esperado pelo mercado.
Com a decisão, a Moody's junta-se agora às outras duas grandes agências de classificação de risco, Standard & Poor's (S&P) e Fitch, que já haviam retirado a classificação de grau de investimento do Brasil. Sem o rótulo de bom pagador, o país é excluído da cesta de países em que vale a pena investir.
Em nota, a agência diz que a decisão foi motivada pela maior deterioração das métricas de crédito do Brasil, em um ambiente de baixo crescimento, com expectativa de que a dívida do governo ultrapasse 80% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos três anos.
"A perspectiva negativa reflete a visão de que os riscos são de uma consolidação e uma recuperação ainda mais lentas, ou de que surjam mais choques, o que cria incertezas em relação à magnitude da deterioração do perfil de crédito do Brasil".
A agência também aponta que a "dinâmica política desafiadora" vai atrasar as reformas estruturais e continuar a complicar os esforços de consolidação fiscal.
Para a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, ainda que decisão já fosse aguardada, há um risco de contágio financeiro para empresas. "Diante disso, as companhias têm de captar a um custo mais elevado, têm dificuldades pra renovar dívida", considera. Ainda pode haver impactos sobre o dólar, investimentos estrangeiros e sobre a dívida do país.
Segundo Zeina, a decisão também pode deixar o mercado mais sensível a quaisquer sinalizações por parte do governo. "A primeira reação do mercado pode ser apática, mas mês é mês que vem", diz. Ela avalia que nada impede que a S&P rebaixe novamente a nota do país este ano e que a Moody's faça o mesmo. "O que precisamos é conter essa espiral de piora de nota de crédito, que deixa o país mais vulnerável", completa.
Alex Agostini, economista-chefe da agência de classificação de risco nacional Austin Rating, acredita que o REBAIXAMENTO alonga o horizonte de recuperação do grau de investimento. "Quando se perde [o grau] por uma agência, ainda há algum folego pra tentar recuperar. Agora, quando se perde em três agências, aí afeta capacidade de resiliência do país", diz.
Neste cenário, segundo Agostini, aumentam as dificuldades para a atração de investimentos ao setor produtivo. "Fica mais díficl para empresas que querem abrir capital. O downgrade mina a credibilidade do país e acentua a preocupação de investidores. Estamos dando vários passos para trás."
O economista-chefe da Nova Futura Corretora, Pedro Paulo Silveira, frisou que o principal evento que fez piorarem os indicadores macroeconômicos do país foi a queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. "A relação principal é entre a dívida bruta - que sofre correção pelos juros inflação, mais o déficit do governo - e o PIB, que cresce ou decresce a depender das condições econômicas", explica, em análise. Ele acrescenta que a dívida bruta vem EXPLODINDO por conta da queda do PIB, do forte aumento dos juros e da queda da arrecadação de impostos. Fonte: Veja.com
 

QUE FEIO, LULA!!! COMO ASSIM "ERRAMOS"?!?!?!



Sérgio Siqueira


A internet fez o milagre de tornar as revistas semanais em publicações diárias de notícias, reportagens e entrevistas, então está aí nas revistas e jornais de hoje parte do que, com pose de vítima, Lula afirmou ontem no programa do PT na TV:

"De um tempo para cá parece que virou moda falar mal do Brasil. As pessoas que ficam falando em crise, crise, crise, repetem isso todo santo dia e ficam minando a confiança no Brasil. É verdade que erramos, mas acertamos muito mais".

Eu já sabia. Lula foi apenas o mesmo Lula de sempre: um demolidor de adversários imaginários. Pelo menos Lula nunca, jamais, os identifica. São seres abstratos - "as pessoas que ficam falando"... Quer dizer, abstraídos por Lula que, longe de ser um Dom Quixote de La Mancha é um arremedo de Sancho Pança que enfrenta moinhos de vento.

É que assim ele não corre o risco de apanhar, de perder a luta e ainda banca o destemido, o corajoso que nunca foi. Dá nome aos bois, bicho. Mesmo que a Dilma tussa!

Pelo menos uma vez, banca o teu personagem preferido, o Metamorfose Ambulante e transforma o teu lado medroso de sempre numa porção valente de um Barba delator, de um Brahma de colarinho maduro no Clube do Bilhão; vê se te transformas em um Cara de coragem.

E que coisa, Lula! Que feio. O que é isso de passar para os outros o que é culpa tua?... Como assim "é verdade que erramos, mas acertamos muito mais"?!? "Erramos" quem, cara pálida? Quem errou foste tu. Tu és o PT, Lula. E mais ninguém. Todos petistas sabem disso muito bem.

Pergunta para o Rui Falcão, teu subalterno presidente do partido se, por acaso a Polícia não deixar que concorras ao lugar que deste de mão beijada para a Dilma em 2018, quem será o candidato do PT à Presidência do Brasil. Pergunta, só por perguntar.

O PT és tu. Tu fundaste o PT; tu presidiste o PT; tu te elegeste sempre com o PT que se entregou ao PMDB e aos sócios nanicos de ocasião

Lula, tu és o PT do Mensalão; tu és o PT do Petrolão e suas ramificações degenerativas; tu és mais que o resumo do PT feito pelas tuas elucubrações: tu és esse PT de centenas escândalos, de dezenas infindáveis de delatores premiados, de operadores, consultores e receptadores; tu, Lula és mais que os sintomas, tu és a doença; muito mais que o PT, tu és o princípio e o fim do PT.

E tu bem o sabes por que. Porque o PT nunca passou além do patamar de ser Lula. Tu não deixaste o PT ser na realidade o Partido dos Trabalhadores, tu não deixaste ninguém se criar dentro do partido só para que o PT fosse o Lula e nada mais que o Lula.

Tanto é verdade que, ao cumprires os oito anos constitucionais de Presidência da República, inventaste e iluminaste um poste que habitasse o Palácio do Planalto por apenas quatro anos e nada mais que isso. E aí levaste o tombo.

A criatura gostou de sentar na cadeira de espaldar alto do poder e derrubou o criador. Dilma Sapiens te enfiou a mandioca, digamos, goela abaixo. E de tal forma enfiou que saiu até uma desculpa para não voltares ao trono em 2014. A justificativa veio em forma de tumor maligno, justo na garganta por onde passou a mandioca, raiz da grande derrota da tua história de camaleão das massas.

Mas deixe-se isso pra lá e voltemos ao programa do PT na TV que eu, repito, não vi e não gostei... Diz aí, Lula, quem são "as pessoas que ficam falando".

Elas assim, poderão sair de dentro dos teus moinhos de ofensas deletérias e te jogar na cara o que sabem de ti e o que podem contar pa ti, pa tu contá pa tua patota que te contaram: tu és o PT doentio e pernicioso de hoje que engoliu o PT quase saudável dos portões de fábrica, porque agora tem nos tentáculos alma e espirito de crime organizado enfiado no corpo do Estado.

NO PROGRAMA DO PT, SÓ FALTOU O CHAPOLIN COLORADO…



Carlos Newton
É triste ver governantes eleitos pelo povo, mas que não podem mais sair à ruas, frequentar um restaurante qualquer, entrar numa loja ou viajar em avião comercial sem serem constrangidos e sofrerem ofensas. Em plena democracia, têm de viver na clandestinidade, evitando qualquer contato com a população. Só podem aparecer em cerimônias oficiais, cercados de assessores e áulicos, vejam a que ponto chegamos.
Treze anos depois de a esperança ter vencido o medo, o que se vê hoje é a desilusão ter derrotado a esperança. Somente em 2015, cerca de 100 mil lojas comerciais foram fechadas. Cada uma delas representa a esperança de brasileiros que perderam suas perspectivas de vida, sejam patrões, empregados ou fornecedores.
Nesta noite de terça-feira, 23 de fevereiro de 2016, tivemos mais um panelaço em resposta ao programa institucional do PT, que em nenhum momento tocou no assunto mais importante deste país – a recessão que massacra os brasileiros, lhes rouba os empregos e a dignidade. Também não falou na corrupção institucionalizada. O Brasil exibido pelo PT na telinha das TVs, no horário nobre, é coisa de marqueteiro, de quem falseia a verdade, cria factóides e tenta explicar o injustificável.

LULA, PATÉTICO

apresentação de Lula foi patética, uma pálida lembrança do grande líder político que já foi e poderia continuar a ser. Sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, nem coragem teve para participar do programa de seu partido. Foi convidada e se recusou, alegando problemas de agenda.
Foi muito triste assistir a este programa na TV. Só faltou aparecer o Chapolin Colorado, para justificar tudo o que foi dito, ao brandir seu slogan – “Não contavam com a minha astúcia…”

PT CUTUCOU AS PANELAS COM VARA MUITO CURTA


Josias de Souza

O grande problema do PT não é produzir comerciais. Isso o partido faz em cima da perna. Mesmo com o JOÃO SANTANA NA CADEIA. A questão é escolher o que dizer ao povo. Edinho Barbosa, o novo marqueteiro da legenda, se esforçou. Mas a propaganda levada ao ar na noite desta terça-feira mostrou que lhe faltou matéria-prima. Com o material de que dispunha, conseguiu apenas CUTUCAR AS PANELAS COM VARA CURTA. Vão abaixo sete provocações extraídas da peça do PT:

“Por que tanto ódio e intolerância contra um partido, nesse momento em que o país precisa tanto de união?”

(O que o PT quis dizer com este trecho de sua propaganda é que ele agora concorda com os críticos que avisaram que aquela história de ‘NÓS CONTA ELES’ não ia acabar bem.)
“Você tem que ser otimista, tem que ter esperança, a gente vai passar por mais essa, com certeza!”
(O PT quis dizer que, se você reparar bem, verá que não há motivo para tanto pessimismo. A economia está totalmente destrambelhada, possibilidade ideal para ser consertada.)
“Em 2008, uma nova crise abalou o mundo. […] Essa crise ainda não acabou.”
( O PT quis dizer que Lula estava apenas sendo Lula quando declarou que a crise de 2008 era “SÓ UMA MAROLINHA.”)
“Estamos trabalhando para o Brasil voltar a crescer, sem recuar nos direitos, na renda e no salário dos trabalhadores. Para nós, nenhuma medida econômica pode ser boa se deixar para trás as pessoas”, disse na propaganda Rui Falcão.
(O presidente do PT quis dizer que, não fosse por suas responsabilidades partidárias, TAMBÉM BATERIA PANELAS.)
“Meus amigos e minhas amigas, de um tempo pra cá parece que virou moda falar mal do Brasil. Olha, eu digo com toda certeza que hoje eu tenho muito mais confiança no Brasil do que quando eu tomei posse em 2003”, disse Lula.
(O ex-soberano quis dizer que, EM TERRA DE CEGO, quem tem um olho não diz a ninguém que a rainha que retirou do bolso do colete está nua.)
“É verdade que erramos, mas acertamos muito mais e podemos melhorar muito mais ainda”, acrescentou Lula.
(O morubixaba petista quis dizer o seguinte: entre o certo e o errado, HÁ SEMPRE ESPAÇO PARA MAIS ERROS.)
“Está na hora de mudar o enredo, vamos deixar de lado o pessimismo e alcançar novas vitórias”, declarou um locutor.
(O PT QUIS DIZER QUE, ASSIM QUE TERMINASSE A PROPAGANDA PARTIDÁRIA, IRIA ADERIR À OPOSIÇÃO E APOIAR O IMPEACHMENT DE DILMA.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

LULA POSA DE VÍTIMA NA TELEVISÃO E O BRASIL RESPONDE COM PANELAÇO FORA LULA, FORA PT.


No dia seguinte à deflagração da fase da Lava Jato que levou para a cadeia o marqueteiro do partido, o PT exibiu na noite desta terça-feira sua propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão. E o programa foi recebido com panelaços país afora. Houve protestos pelo menos em São Paulo, Rio Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Salvador, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A grande estrela do programa foi o ex-presidente Lula, que apareceu culpando os inimigos de sempre e nada falou sobre as graves suspeitas que pesam contra ele. A hashtag #panelaço rapidamente subiu aos Trending Topics do Twitter no Brasil.
Na capital paulista, houve manifestações em Moema, Vila Olímpia, Bela Vista, Jardins, Santa Cecília, Higienópolis, Vila Madalena, Pinheiros, Tatuapé, Perdizes, Lapa e Vila Romana. Na Região Metropolitana, ouviram-se panelas em São Bernardo do Campo, reduto político do ex-presidente. A cidade de Santos, no litoral paulista, registrou panelaços. Em Campinas e Ribeirão Preto, também houve manifestações. No Rio, houve protestos em Copacabana, Lebon, no Meier, na Penha e em Petrópolis. Em Minas, manifestantes bateram panelas em Belo Horizonte.

'ESQUENTA' PARA 13/MARÇO

Convocado ao longo de todo o dia pelas redes sociais, o protesto foi apoiado por movimentos como o Brasil Livre e Vem Pra Rua, dois dos principais grupos que organizam uma manifestação contra o governo e o PT no próximo dia 13 de março.
Enquanto as panelas rugiam, o locutor do comercial petista classificava como "ofensas e acusações de preconceituosos" as diversas frentes de apuração oficiais contra o ex-presidente, como as investigações sobre tráfico de influência internacional, sobre o tríplex e o sítio em nome de sócios de um dos filhos de Lula e sobre as medidas provisórias que beneficiaram o setor automotivo, aprovadas, conforme o MP, com pagamento de propina. "Os que hoje tentam manchar sua história, Lula, são os mesmos de ontem. Os preconceituosos que nunca aceitaram suas ideias e suas origens. Mas não vão conseguir. As ofensas, as acusações, a privacidade invadida. Tudo isso passa, Lula", afirma o PT.
Com pose de vítima, Lula afirma: "De um tempo para cá parece que virou moda falar mal do Brasil. As pessoas que ficam falando em crise, crise, crise, repetem isso todo santo dia e ficam minando a confiança no Brasil. É verdade que erramos, mas acertamos muito mais". Ele ainda atribiu a "gente que não gosta de dividir a poltrona do avião" a falta de credibilidade do governo para recuperar a economia - um argumento que ignora os seguidos rebaixamentos da nota de crédito do país e as previsões cada vez mais assustadoras do Banco Central para o país.
O programa petista também recupera os argumentos já desgastados durante a campanha eleitoral de 2014 e cita a crise econômica mundial de 2008 para justificar o enfraquecimento da economia brasileira. Como os seguidos panelaços durante pronunciamentos de petistas deixam claro: são desculpas em que os brasileiros já não acreditam - e não têm mais paciência para ouvir. Do site da revista Veja

Depois do ‘NÃO SABIA’, desponta o ‘NADA A VER’


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Josias de Souza

A campanha de Dilma Rousseff não tem nada a ver com os depósitos feitos POR BAIXO DA MESA em contas do marqueteiro João Santano no exterior, COMO NÃO TEVE NADA A VER com as doações eleitorais que empreiteiras fizeram com dinheiro roubado da Petrobras. Hoje, as suspeitas são reforçadas por um inédito volume de evidências documentais, incluindo uma CARTA DA MULHER DE SANTANA, MÔNICA MOURA, dirigida a um operador de petropropinas, e uma mensagem em que Marcelo Odecrecht recorda a um executivo de sua construtora que o melado escorreria até “a campanha dela.” Anteontem, Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, dissera que BORRIFOU R$ 7,5 MILHÕES no comitê reeleitoral. Mas a campanha de Dilma NÃO TEM NADA A VER COM ISSO. Depois que a ordem de prisão do primeiro-casal do marketing escalou as manchetes, Dilma reuniu-se com os ministros que lhe são mais próximos. Em declarações vazadas pelo Planalto, a presidente se disse “tranquila”. Heim?!?!? “Não tem nada a ver com a minha campanha”. Hã, hã… O presidente do PT, Rui Falcão, informa que o partido também NÃO TEM NADA A VER com os depósitos clandestinos em favor de João Santana, como não teve nada a ver com a conversão de verbas subtraídas dos cofres da Petrobras em doações registradas na Justiça Eleitoral como se fossem limpinhas. Hoje, a Polícia Federal realça que Santana fez fortuna tocando campanhas do PT. Anteontem, o tesoureiro petista João Vaccari Neto descera até o xadrez por receber pixulecos em nome do partido. Mas o PT NÃO TEM NADA A VER COM ISSO. Já meio cansado da tese do “EU NÃO SABIA”, o brasileiro precisa acreditar que o comitê eleitoral de Dilma e o PT não têm nada a ver com os pagamentos suspeitos porque a tese é muito coerente. Dilma, Rui Falcão e todos os petistas graduados deveriam mandar tatuar na testa a expressão “NADA A VER”. Isso os pouparia de falar e desobrigaria os repórteres de perguntar. Ora, personagens que não tiveram nada a ver com nada durante 13 anos, por que teriam agora? Há um único problema: se a Lava Jato já provou alguma coisa, foi que, no Brasil dirigido pelo petismo com o auxílio dos seus cleptoaliados, 'NADA' é uma palavra que ultrapassa tudo.


JOÃO SANTANA PRECISA DE UM BOM MARQUETEIRO

                      

Mestre no ofício de ESCULPIR imagens alheias, João Santana revela-se um marqueteiro relapso, muito relaxado na administração de sua reputação. É como se desejasse ajudar a força-tarefa da Lava Jato a demonstrar que não há gênio que não tenha, de vez em quando, a NOSTALGIA da desinteligência. João Santana revive a aventura brasileira de diante para trás. Da fantasia para a realidade. Parte da fábula —O BRASIL FANTÁSTICO QUE ELE CRIOU NAS PROPAGANDAS ELEITORAIS DO PT— e chega à cleptocracia, um país cujo sistema político mantém diuturnamente a honestidade com a cabeça a prêmio. A odisseia às avessas de João Santana é um retorno pela trilha pioneira. O desbravador volta para inspecionar a Pasárgada das propagandas de campanha e rever os seus conceitos. Horroriza-se ao constatar que nem a AMIZADE COM A RAINHA O LIVROU DAS GARRAS DA LEI. O filme que protagoniza é um relato de sua decepção. Nos videoclipes de campanha, João Santana exaltava o resgate do orgulho nacional. Ensinava que o brasileiro perdera a mania de depreciar o próprio país. Na sua jornada de volta à realidade, o mago do marketing reencarnou o que Nelson Rodrigues chamava de ALMA DO CACHORRO VIRA-LATA. Da República Dominicana, onde se encontrava para cuidar da campanha à reeleição do presidente Danilo Medina, João Santana pôs-se a maldizer a pátria. Em carta endereçada ao partido que o contratara retratou o Brasil como uma República de Bananas, sujeita a inquéritos precários e violações ultrajantes. “Conhecendo o clima de perseguição que se vive hoje em dia no meu país, não posso dizer que me pegou completamente de surpresa, mas ainda assim é difícil de acreditar”, escreveu João Santana sobre o despacho em que o juiz Sérgio Moro ordenara sua prisão temporária. Na propaganda eleitoral, João Santana esgrimia a tese segundo a qual a lama escorria pelos desvãos da República porque Lula e Dilma haviam soltado as rédeas da Polícia Federal e da Procuradoria. Na sua jornada pelas terras estranhas do Brasil real, o marqueteiro SE DEU CONTA DE QUE FOI ENGOLFADO PELO LODO. Subitamente, João Santana passou a enxergar ineficiência nas corporações que exaltava. Retorna ao Brasil, agora sem conta de fadas, para se “defender das acusações infundadas.'' Contra a mentira difundida pela força-tarefa de Curitiba, vai “IMPRIMIR A VERDADE DOS FATOS.” Tudo o que deseja é “esclarecer qualquer especulação.” Alguma coisa subiu à cabeça de João Santana no instante em que foi abalroado pela realidade. A SERVIÇO DO PT, TIRAVA COELHOS DA CARTOLA. COMO GESTOR DO PRÓPRIO DRAMA, TENTA TIRAR CARTOLAS DE DENTRO DO COELHO. Alega que o dinheiro que caiu ilegalmente em suas contas no exterior refere-se a campanhas que realizou fora do Brasil. O único ponto em comum que sobrevive entre a fábula e a realidade é a CRIATIVIDADE. Já não há fronteiras a desbravar. Mas o ímpeto continua. A diferença é que o fabulador já percebeu que não mora do país da sua propaganda. Faltando-lhe melhores argumentos, nada mais resta a João Santana senão rodar em círculos no xadrez até ser consumido pela revelação de que, ALÉM DE ADVOGADOS, PRECISA CONTRATAR UM BOM MARQUETEIRO.