quarta-feira, 15 de novembro de 2017

VENZUELA DEU UM CALOTE DE 5 BILHÕES DE DÓLARES NO BRASIL



 

Raquel Landim

O prejuízo do Brasil com o calote venezuelano deve aumentar significativamente nos próximos meses. Sob condição de anonimato, técnicos do governo brasileiro disseram à Folha que a perda pode ficar entre US$ 4 BILHÕES E US$ 5 BILHÕES. 

O Ministério da Fazenda se recusou a informar oficialmente a exposição do Brasil à Venezuela. Uma parte importante dos recursos devidos são créditos à exportação avalizados pelo Tesouro Nacional, por meio do Fundo de Garantia à Exportação. Ou seja, NO CASO DE CALOTE, o banco aciona o seguro e o dinheiro sai do Orçamento do próprio governo brasileiro. 

Até agora, os venezuelanos já atrasaram o pagamento de uma parcela de US$ 262 milhões desses créditos no âmbito do CCR (convênio de pagamentos e créditos recíprocos) —que funciona como uma câmara de compensação entre os bancos centrais de 12 países latino-americanos. 

A parcela está vencida DESDE SETEMBRO, e o Brasil tentou enviar uma missão a Caracas para negociar, mas o governo de Nicolás Maduro se esquivou e não marcou data para a reunião. O Brasil então comunicou o calote ao Clube de Paris, que reúne governos credores e do qual faz parte há um ano, para tentar receber o dinheiro de volta em conjunto com outros países. 

Segundo técnicos do governo brasileiro, a dívida total da Venezuela com o Brasil no âmbito do CCR chega a pouco mais de US$ 1 bilhão (R$ 3,31 bilhões no câmbio desta terça-feira). 

Boa parte desses valores são obras das construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez, envolvidas na Lava Jato, na Venezuela, que foram financiadas pelo BNDES.



LULA E CHÁVEZ



Graças à aproximação entre os ex-presidentes Hugo Chávez (1954-2013) e Luiz Inácio Lula da Silva, o BNDES emprestou US$ 3,2 bilhões para a Venezuela desde 2002. 

Os dois países chegaram até a anunciar uma parceria —que nunca se concretizou— entre a Petrobras e a PDVSA para a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. A estatal brasileira acabou sendo obrigada a tocar a obra sozinha. 

Os financiamentos do BNDES continuaram sendo liberados no governo Dilma Rousseff até o início de 2016, quando a Venezuela deixou de depositar as garantias necessárias para operar o CCR por causa da deterioração de sua economia. Depois disso, o Brasil interrompeu a concessão de novos créditos. 

Além do US$ 1 bilhão registrado no CCR, os técnicos brasileiros estimam haver entre US$ 3 bilhões e US$ 4 bilhões de dívida não paga pela Venezuela a empresas brasileiras. 

Nesse cálculo, estão desde importação de alimentos até pagamentos de passagens para as companhias TAM e GOL, que operavam voos regulares para Caracas. 

Com a dificuldade para receber, as empresas brasileiras abandonaram o mercado venezuelano nos últimos anos, e o comércio bilateral minguou. 

Em 2008, no auge das trocas entre os dois países, o Brasil exportou US$ 5,15 bilhões para a Venezuela. De janeiro a outubro deste ano, foram US$ 388 milhões.



terça-feira, 14 de novembro de 2017

A HISTÓRIA QUE OS BLOGS SUJOS SUSTENTAM SOBRE A EXECUÇÃO DO JORNALISTA WILLIAM WAACK É UM HINO À MENTIRA, UM CRIME.





 J. R. Guzzo

 O assassinato a pedradas da reputação e da carreira do jornalista William Waack, numa operação conjunta entre a Rede Globo, as “redes sociais” e os veículos de comunicação deste país, que correram para prestar apoio imediato aos patrões no ato de apedrejamento do colega, já tem lugar garantido na miserável história da infâmia brasileira. É uma história construída de atos rasteiros, algozes pequenos e justiceiros hipócritas – sejam eles os autores do linchamento ou seus cúmplices. No momento ela se faz em nome das pessoas que, segundo determina o evangelho corrente, “NÃO TINHAM VOZ”, NEM “ATENÇÃO”, NEM “ACESSO À MÍDIA” – NEGROS, GAYS, MULHERES, ECOLOGISTAS, QUILOMBOLAS, ÍNDIOS, VEGETARIANOS, CICLISTAS E QUEM MAIS DER UM JEITO DE ENTRAR NESSE BONDE. O problema, como sempre acontece em casos de linchamento, é a obrigação, por parte dos linchadores, de criar uma mentira para justificar o que fizeram. A mentira, no caso de William é dizer que ele “mereceu” a punição aplicada pelos empregadores. A mensagem que tentam passar é a seguinte: “Sim, claro, é preciso cuidado com essas denúncias das redes sociais. Não se pode ir linchando as pessoas assim sem mais nem menos. Mas num caso de racismo como esse o castigo foi justo.” 

SÓ QUE NÃO HÁ RACISMO NENHUM NOS ATOS DO JORNALISTA, NUNCA HOUVE, E TANTO É ASSIM QUE NÃO EXISTE UM ÚNICO FIAPO DE MANIFESTAÇÃO RACISTA EM NADA DO QUE DISSE NA TELEVISÃO OU ESCREVEU EM JORNAIS E REVISTAS DURANTE MAIS DE 40 ANOS DE PROFISSÃO. Mais: na sua vida pessoal, na qual teve contato frequente com colegas negros ou de outras etnias, há repetidos episódios de comportamento impecável diante de todos – algo perfeitamente verificável a qualquer momento, se alguém, na Globo ou no resto da imprensa, tivesse tido o interesse de verificar alguma coisa antes de sair gritando “racismo”. Mas ninguém perguntou nada. A verdade, no Brasil de hoje, é uma nota da Globo e as “pesquisas” sobre o que está sendo dito nas “redes sociais”. 

Racismo é crime, dizem todos. Tem de haver mais punição para William. A demissão é pouco. Eis aí um aspecto muito interessante dessa história. Sim, racismo é crime. Mas quando você acusa alguém de um crime, qualquer crime, e não prova a sua acusação, você está praticando um outro crime – a calúnia, descrita no artigo 138 do Código Penal Brasileiro. A Globo, como foi escrito e não pode mais ser apagado, disse que “AO QUE TUDO INDICA” William proferiu ofensas raciais. Como assim, “AO QUE TUDO INDICA”? Ofendeu ou não ofendeu? Um estagiário de advocacia sabe que precisa muito mais do que isso para chegar na frente de um juiz com uma acusação – ainda mais uma acusação que foi aceita pelos chefes como fato consumado, sem qualquer investigação séria, e gerou o afastamento imediato da vítima. Para se defender da acusação de ter praticado calúnia, a Globo terá de dizer que não acusou seu funcionário de ter cometido o crime de racismo. Nesse caso, porque tirou-lhe o cargo e contou para todo mundo em nota oficial? A alternativa é abandonar o “AO QUE TUDO INDICA” e dizer, com todas as letras, que William fez, sim, insultos raciais em público – só que aí vai ser obrigatório provar isso. Talvez não seja o jornalista, na verdade, quem está mais necessitado em demonstrar inocência à essa altura.

RENAN, LOBÃO, JADER, REQUIÃO, LULA, AMIGOS PARA SEMPRE!!!  JUNTOS E MISTURADOS...




Por Altamir Pinheiro

 Renan Calheiros (AL), Jader Barbalho (PA), Edison Lobão (MA), Roberto Requião (PR) e, agora, Eunício Oliveira (CE). A velha guarda do PMDB no Senado - à exceção, por enquanto, de Romero Jucá (RR), fiador no Congresso do governo de Michel Temer - já caminha firme para arranjos em seus Estados que lhes permitam dividir o palanque com um bandido do porte  do ratão de São Bernardo.  

O bando de bandidos barbudos do PT, há muito tempo,  jogou o seu código de conduta e ética na lata de lixo quando se uniu ao PMDB, principalmente a banda podre,  trocando seus militantes históricos e fundadores do partido, isolando-os, expulsando ou deixando que se desfiliassem por conta própria, como foi o caso de Marina silva, Heloisa Helena e nas ouras. O canalhinha do Lulinha paz e amor é que deu a senha:  perdoou os ‘’golpistas’’. Aliás, que golpe?!?!?!  Vamos esquecer isso, bobagem... É a nova narrativa do Seboso de Caetés. Até a Vaca Peidona,  a Dona Doida que foi chutada na bunda, já entrou nessa...  

Tanto o Seboso de Caetés quanto à Vaca Peidona provocaram a maior crise moral, política e econômica da história desta república que continua alienada pelo  lulopetismo  e cada dia mais chata. É muita cara de pau desse sujeito HEPTARRÉU... só falta mesmo incorporar ao grupo: Geddel, Cunha, Collor e Sarney.  Esse condenado que há de  ficar esquecido na trincheira (fosso ou escavação feita no solo) dos safados. A justiça já o julgou. As urnas irão colocar a pá de cal para o seu sepultamento que  virá em 2018, isso, se não houver um suicídio antes. Aliás, Na Bolsa de Valores de  São Paulo  estão apostando em qual mês Lula suicida-se... Tudo indica que Lula não vai suicidar-se politicamente... Quando for anunciada sua prisão ai  é se suicidar literalmente... 



OS SINDICATOS ESTÃO ARROMBADOS: FIM DO IMPOSTO OBRIGATÓRIO É DEFINITIVO APESAR DO CHORORÔ DA PELEGADA

TEMER NÃO VAI RESTABELECER O IMPOSTO SINDICAL. PARA O GOVERNO, FIM DA CONTRIBUIÇÃO OBRIGATÓRIA É DEFINITIVO

Não adianta chororô: o presidente Michel Temer decidiu não incluir, nas medidas de “revisão” da reforma trabalhista, o retorno da “contribuição” obrigatória que garantia à pelegada RECEITA ANUAL DE CERCA DE R$3,5 BILHÕES. A contribuição sindical morreu, segundo um dos ministros mais influentes. Entre os ajustes previstos estão a desvinculação das indenizações do salário e entrega de comprovantes de FGTS e INSS. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Centrais sindicais, confederações, federações e sindicatos não estão obrigados a prestar contas de sua receita bilionária. O Congresso aprovou lei submetendo entidades sindicais à fiscalização do Tribunal de Contas da União, mas o então presidente Lula vetou. Há décadas o trabalhador é obrigado a dar um dia de trabalho ao “BOLO” do imposto sindical. Agora, com a reforma, isso será voluntário. O fim do dinheiro fácil que os sustentava e aos “MORTADELAS” levou os sindicalistas a promoverem protestos em todo o País. Serão inúteis 





segunda-feira, 13 de novembro de 2017

O SEBOSO DE CAETÉS +  O CANGACEIRO DE ALAGOAS PAI & FILHO, DEUS OS FEZ E O DIABO OS JUNTOU...



SEPARADOS PELO IMPEACHMENT DE DILMA, OS DELINQUENTES TÊM TUDO PARA REFAZER O CASAMENTO DOS FORA-DA-LEI.
Augusto Nunes 

“ESTOU PERDOANDO OS GOLPISTAS QUE FIZERAM ESSA DESGRAÇA COM O PAÍS”, disse Lula a seus discípulos no sermão da missa negra celebrada em Belo Horizonte. Em seguida, O TORTURADOR DA VERDADE jurou que se inspira em Juscelino Kubitschek, que anistiou militares envolvidos em duas rebeliões contra o governo constitucional. 

O exemplo histórico escancara o MENTIROSO COMPULSIVO e o IGNORANTE SEM REMÉDIO que convivem na cabeça do palanque ambulante. JK perdoou os amotinados para conter a inquietação dos quartéis e consolidar a democracia. Lula se fantasia de generoso para REUNIFICAR A GRANDE QUADRILHA QUE CONCEBEU E CHEFIOU. 

Até a chegada da Lava Jato, OS LARÁPIOS DO PT E OS GATUNOS DO PMDB ROUBARAM JUNTOS. Em perfeita harmonia, esvaziaram cofres ministeriais, embolsaram verbas federais bilionárias e, com o PP como coadjuvante, transformaram a Petrobras no alvo do maior esquema corrupto da história. 

Os DELINQUENTES SEPARADOS PELO IMPEACHMENT de Dilma Rousseff têm tudo para refazer o casamento dos fora-da-lei. Geddel Vieira Lima, por exemplo, foi ministro de Lula, diretor da Caixa Econômica de Dilma e ministro de Temer. Elizeu Padilha e Moreira Franco atuaram no governo do poste fabricado por Lula com a mesma desenvoltura que exibem no governo do vice que o chefão escolheu. Todos estão ligados por anotações comuns nos PRONTUÁRIOS. E todos sabem que nasceram uns para os outros.

A VOLTA DA DISNEYLULA


Guilherme  Fiuza 

Finalmente as coisas estão voltando ao normal no Brasil. Que bom que foi só um pesadelo. Lula saiu em caravana por Minas Gerais, prometendo salvar o país da elite branca e gananciosa. Que alegria voltar a ouvir isso. Por um tempo (de trevas), os brasileiros chegaram a achar que tinha sido o próprio Lula, com sua quadrilha de cupins do Estado nacional, o autor do maior assalto da história da República. Ufa... Não foi nada disso. Olha ele aí flanando livre e falando pelos cotovelos contra tudo e contra todos. Os cotovelos mais honestos do Brasil estão de volta. 

Foi emocionante ouvir no rádio, na partida da caravana, a notícia de quantas cidades Lula iria percorrer, a expectativa sobre a presença de Dilma (haja coração!) e outros detalhes do grande evento – tudo comentado por um dirigente do PT, o partido mais injustiçado do presépio progressista. O grã-petista falava sozinho, sem ninguém de fora da igreja para quebrar o clima, nem para lembrar que Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Estão vendo? Só pode ter sido um mal-entendido. 

Não era a Rádio Sucupira, mas nem Odorico Paraguaçu sonhou com uma cobertura tão bonita (talvez só comparável à de São Bernardo ou à de Guarujá). Foi muito legal ouvir o dirigente do PT anunciando solene que o governador de Minas, Fernando Pimentel, estava animado com a caravana e marcharia lado a lado com Lula. Viva a revolução! 

Coincidências da vida: naquele mesmo dia, o companheiro Pimentel fora apontado pela Polícia Federal como coordenador de uma quadrilha de lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais. Troço chato, que pode acontecer com qualquer bandoleiro patriótico. Mas vejam o que é a verdadeira solidariedade: o noticiário sobre a caravana não fez nenhuma referência aos problemas do governador com a polícia. Certíssimo! ROUBO É QUESTÃO DE FORO ÍNTIMO, NINGUÉM TEM NADA COM ISSO. 

E assim vai o Brasil, no embalo da caravana purificadora de Lula, acordando daquele pesadelo terrível. Felizmente essa opinião pública atenta e determinada contra a corrupção (Lula ainda vai salvar a Lava Jato) nem se lembra mais quem foi Mônica Moura. É claro que não vamos estragar esse estado sublime. Quem quiser que vá ao Google. Falando francamente, talvez João Santana nem tenha existido. Pode ter sido só mais uma invenção de João Santana. E aquelas confissões todas sobre os formidáveis assaltos ao contribuinte via empreiteiras, você sonhou. O departamento de propinas da Odebrecht foi uma criação de seu inconsciente obsceno. ALIÁS, QUEM GARANTE QUE A ODEBRECHT EXISTE? Onde estão as provas? Os cães passam e a caravana ladra. 

Enquanto isso, os verdadeiros guardiões da democracia se desdobram. Depois de defender com unhas, dentes e flechas o mandato da companheira Dilma, a mais honesta das delinquentes, Rodrigo Janot foi o primeiro a investir contra o terrível pesadelo elitista, agindo com o açougueiro biônico para derrubar o governo do sucessor. Foi uma ação vadia, mas não se podem exigir virtuosismos numa hora dessas. O herói bilionário inventado pelo PT com dinheiro do BNDES (seu) acabou preso, e Janot desmoralizado (embora ainda solto), mas a narrativa criada foi genial: o país não foi depenado por 13 anos de PT, mas por 13 meses do Conde Drácula. 

Para qualquer plateia de circo, ainda mais num jardim de infância como o Brasil, não é difícil espalhar que a culpa é do mordomo. Afinal, o que é a vida senão um grande clichê cinematográfico? Foi o mordomo quem deixou entrar os que arrancaram a Petrobras da gangue do Dirceu. Imperdoável. COMO OUSA EXTINGUIR O PIXULECO, MAIOR CONQUISTA TRABALHISTA DESTE SÉCULO? Foi também o mordomo quem abriu a porta para a equipe econômica que tirou o país da vala em menos de um ano. Pau nele! 

E lá vai a caravana da DisneyLula contra a corrupção, incluindo atrações internacionais como Bono Vox – cuja vox não foi ouvida nos 13 anos de ternura do bando, período em que o papa fofo (estrela da companhia) também não mandou recadinhos policiais a Nossa Senhora Aparecida. Tem ainda Dartagnol Foratemer caçando votos com seu nojo aos políticos e a ira santa de Gabriel Predador, que só não mata presidente petista. O PESADELO ACABOU, BRASIL. ACORDA PARA ENTREGAR AS CALÇAS.

PITACO DO BLOG CHUMBO GROSSO: -   É muita cara de pau desse sujeito HEPTARRÉU com essa tal de caravana da mentira ou caravana do fracasso. Esse condenado que há de ficar esquecido na trincheira (fosso ou escavação feita no solo) dos safados. A justiça já o julgou. As urnas irão colocar a pá de cal para o seu sepultamento que virá em 2018, isso, se não houver um suicídio antes. Aliás, Na Bolsa de Valores de São Paulo estão apostando em qual mês Lula suicida-se... Tudo indica que Lula não vai suicidar-se politicamente... Quando for anunciada sua prisão ele vai é se suicidar literalmente...

P.S1. : - Durante 13 anos, esse mentiroso descarado exerceu o cargo de OFFICE BOY de luxo dos megas empreiteiros Emílio e Marcelo Odebrecht, donde, governou o país de dentro da garagem deles...

P.S2. : - Como perguntar não estupra, então Lá vai!!! Por que Lula se aliou à casa grande em seus dois mandatos?!?!?! –LEIA-SE: Eike Batista, Wesley Safadão, Marcelo Odebrecht e dana-se por aí a fora...

P.S3. : - Que a putada petralha aceite ou não, tanto o descarado Lula quanto à Dilma Doida promoveram, construíram, financiaram ou integraram além de estruturarem uma organização criminosa, que na surdina, os dois(tendo como braços fortes a Odebrecht, Eike Batista, Bumlai, Palocci e Wesley Safadão da FRIBOI), arrombaram com os cofres públicos e as empresas estatais...

P.S4. : - O Seboso de Caetés esteve à frente de um governo que comprava votos no Parlamento com dinheiro público desviado(Mensalão). O Ratão de São Bernardo esteve à frente de um governo que montou um esquema de corrupção que quebrou a maior estatal brasileira(Petrolão) e VITAMINOU, sempre com dinheiro público do BNDES, empresas privadas que serviam como entrepostos de propinas…

P.S5. : - Lula jogou o Brasil no SERASA... Atentai bem!!! O estrago causado pelo lulopetismo ainda vai durar mais de uma geração...

P.S6. : - Lula parou de roubar aos 72 anos de idade...

P.S7. : - REPETIMOS: Lula é a maior ameaça à democracia e ao verdadeiro estado democrático de direito...








domingo, 12 de novembro de 2017

WALTER BRENNAN, O ATOR COADJUVANTE DE FILME FAROESTE    MAIS PREMIADO DO CINEMA


  


Por Altamir Pinheiro 
Sem o menor farelo de dúvida, o perfeccionista e exuberante Walter Brennan é o mais premiado ator coadjuvante do cinema, tendo recebido três prêmios Oscar nos anos 1936, 1938 e 1940 respectivamente por “Meu Filho é Meu Rival”, “Romance do Sul” e “O Galante Aventureiro”.  Neste último Brennan fez uma até hoje insuperável criação do Juiz Roy Bean. E por pouco o ator não leva para casa um quarto Oscar por sua participação em “Sargento York”, pelo qual foi também indicado ao prêmio. Walter Brennan ainda não havia sido dirigido por John Ford(que fez 11 filmes com John Wayne) e após a experiência em “PAIXÃO DOS FORTES” que ele contracena com Henry Fonda e Victor Mature quando fez o papel de OLD MAN(pai colérico e violento com os filhos que recebem chicotadas por qualquer erro que cometam), naquela oportunidade declarou que jamais voltaria a trabalhar com o temperamental Ford, o que realmente aconteceu.

Se assim podemos dizer ou chamar, o ‘’DUELO INDIVIDUAL’’ mais longo da história dos faroestes foi aquele com Henry Fonda e Charles Bronson no espetacular filme, ERA UMA VEZ NO OESTE. Desnecessário informar do estupendo cenário, onde se passou  as filmagens externas que foram realizadas em MONUMENT VALLEY, nos Estados Unidos e no deserto de Almeria, na Espanha. Agora, o mais famoso ‘’DUELO COLETIVO’’ da história do Velho Oeste norte-americano foi aquele travado no Curral OK às três horas da tarde do dia 26 de outubro de 1881. De um lado, com distintivos de representantes da lei, estavam Victor Mature e tantos outros. Do outro lado,  o bando que roubava gado que enfrentou a lei, o grupo familiar formado por Walter Brennan e seus três filhos. Os dois duelos são cenas que ficarão para sempre nas cacholas dos amantes dos filmes de faroestes. VALE A PENA VER DE NOVO!!!

Outra grande película cinematográfica foi aquela  que deu o terceiro Oscar ao monumental Walter Brennan “O GALANTE AVENTUREIRO”, donde,  Walter Brennan  faz o papel de um magistrado e mostra porque o juiz Roy Bean (Walter Brennan) era considerado ‘A única lei a Oeste daquele condado. Despoticamente Roy Bean impõe a sua lei na cidadezinha de Vinegarroon e não vacila em condenar à forca quem violar as regras por ele estipuladas. Roy Bean condena o réu mais rapidamente ainda se ele for um dos pequenos agricultores que cercam suas propriedades para que elas não sejam invadidas pelos rebanhos dos pecuaristas. O Juiz Roy Bean é defensor intransigente dos criadores de gado e entende como crime o uso de cercas com arame farpado delimitando os pastos. O tribunal do Juiz Roy Bean funciona no pequeno saloon que o ‘juiz’ dirige e onde vai julgar um forasteiro acusado de roubar um cavalo. Esse homem é Cole Harden (Gary Cooper). O filme é uma bela resenha, como sempre rica em detalhes, deste western onde Walter Brennan se destaca. O filme alterna momentos cômicos, dramáticos e poéticos.

O filme que no Brasil recebeu a chancela de “O Galante Aventureiro” (The Western) é dividido em partes que beiram a comicidade e o sentimentalismo, passando por cenas de violência entre posseiros e criadores de gado até o dramático confronto entre o juiz Roy Bean(Walter Brennan) e Cole(Gary Cooper). Na verdade o personagem principal é o “Juiz” Roy Bean no qual Walter Brennan rouba completamente as cenas espetaculares do filme, embora Gary Cooper tenha conseguido sustentar a sua parte de forma elegante e com muita naturalidade.

Conforme escreve o pesquisador Darci Fonseca, Quase toda a primeira metade de “O GALANTE AVENTUREIRO” é conduzida em tom de comédia que pouco a pouco se transforma num drama intenso com o conflito nada engraçado dos interesses dos grupos antagônicos. A lei dos mais fortes que prevalecia no Velho Oeste é aplicada com violência contra os oprimidos plantadores. E é justamente a mescla de drama e comédia que faz deste filme do diretor  William Wyler um western diferente.

Na verdade, grandes vilões dos faroestes conseguem roubar os filmes dos heróis, isto desde Noah Beery até chegar a Gene Hackman (“Os Imperdoáveis”), passando por Lee Marvin, Eli Wallach e tantos outros. Walter Brennan se destaca nesse time admirável com sua criação como o juiz Roy Bean. Brennan voltaria a ser malfeitor em “PAIXÃO DOS FORTES”, mas seu personagem  ‘Old Man Clanton’ é tímido perto de Judge Roy Bean. A excepcional atuação de Walter Brennan lhe valeu um merecido terceiro Oscar, tornando secundária a trama principal de “O Galante Aventureiro”, pois as excentricidades de Roy Bean sutilmente interpretadas por Brennan dominam inteiramente o filme.

Finalmente seria de bom  alvitre deixar registrado que, Walter Brennan, um brilhante ator coadjuvante, pena que poucos se lembram dele nos dias de hoje, juntamente com  Daniel Day-Lewis e Jack Nicholson são os atores que ganharam mais Oscar,  3 estatuetas cada. O grande parceiro de Brennan  foi o inigualável e carismático  GARY COOPER. Já com o Papa do faroeste, JOHN WAYNE, Ele fez 6 filmes: A Conquista do Oeste (1962),  Onde Começa o Inferno (1959),  Rio Vermelho (1948),  Dakota (1945),  A Lei da Coragem (1932)  e Cavaleiro do Texas (1932).  A filmografia de Walter Brennan consta  com cerca de 200 grandes filmes.

Assistam ao vídeo de 10 minutos do final do filme “PAIXÃO DOS FORTES”, em preto  e branco com uma fotografia e paisagem exuberantes,    estrelado por nada mais nada menos que, Henry Fonda em plena forma ao 41 anos de idade, Victor Mature e o fenomenal ator coadjuvante, o velho e bom  Walter Brennan. É um ‘’DUELO COLETIVO’’ da baba descer...


sexta-feira, 10 de novembro de 2017

VICTOR MATURE: O PICÃO DO FAROESTE


Por Altamir Pinheiro

No glamoroso ambiente hollywoodiano, o atraente e sedutor Victor Mature era tratado pela mulherada como ‘’The Hunk’’, cuja melhor tradução seria ‘’Um Pedaço de Homem’’. As atrizes que com Victor contracenaram se incumbiram de espalhar a fama do ator que, se vivesse no Brasil seria chamado ou tratado de um  BEM DOTADO  por ser possuidor de uma tremenda e caprichosa ferramenta mais conhecida como  ‘‘PÉ DE MESA’’. E para comprovar, num tempo sem Internet e sem Photoshop, circularam no mercado negro norte-americano fotografias de Victor Mature vendidas a peso de ouro. Eram fotos em que ele aparecia nu e com uma monumental ereção. 

O cinéfilo adorador e pesquisador de filmes cinematográficos, Darci Fonseca, nos confirma que  nem tudo era perfeito na vida de Victor Mature em relação às mulheres. As famosas atrizes que o levavam para suas alcovas, quartos ou aposentos,  não se conformavam quando eram trocadas por outras e os constantes rompimentos eram invariavelmente rumorosos. Pior ainda os reflexos na vida conjugal de Victor, cujas esposas não suportando as infidelidades noticiadas pelas revistas e jornais pediam divórcio ou mesmo anulação de casamento. Isso levou Victor a ter quatro casamentos, até sossegar ao lado da última esposa, com quem viveu os 25 últimos anos de sua vida, de 1975 a 1994.

Em 1941 Victor Mature se casou pela segunda vez e dois anos depois era novamente o solteirão mais cobiçado de Hollywood, seja pelas mulheres que pretendiam levá-lo ao ALTAR ou simplesmente as que queriam comprovar o que diziam dele numa CAMA. Em 1948 Victor Mature se casou pela terceira vez, num enlace que durou sete anos. Novo casamento ocorreu em 1959, seguido de divórcio dez anos depois, em 1969. Nenhuma das quatro primeiras esposas deu filhos a Victor Mature, que adorava seus cães. E tudo indicava que o ator ficaria casado apenas com seu amado golfe, esporte que adorava,  mas em 1974, aos 61 anos de idade Mature se casou com Loretta, quinta esposa e com quem Victor teve a filha Victoria, nascida em 1975. Victor Mature contraiu leucemia, vindo a falecer em seu rancho, em Santa Fé, em 4 de agosto de 1999, aos 86 anos de idade. 

Deixando o seu lado mulherengo à  parte,  e penetrando na arte propriamente dita, para os fãs de faroestes, Victor Mature será sempre lembrado como o inesquecível Doc Holliday de “PAIXÃO DOS FORTES”, o dentista-pistoleiro-jogador tuberculoso que morre durante o duelo no OK Corral.  A chegada dos novos hábitos indicando o processo de civilização do Velho Oeste foi o que o diretor Ford imprimiu a este western com pouca ação, mas denso em sentimentos e conflitos entre os personagens. O salão de barbeiro com suas loções recendendo ao cheiro de frondosas flores trepadeiras; a troca das roupas de vaqueiro pelos ternos com estilo importado do Leste; o médico-pistoleiro-jogador, interpretado por Victor Mature,  que recita SHAKESPEARE quando o ator esquece o texto; a própria presença da companhia que apresentará uma peça clássica numa cidade onde gente de bem se mistura a assassinos e ladrões de gado. A simplicidade, idealismo e poesia das imagens de “PAIXÃO DOS FORTES” fazem desse western um sublime exemplo da “Americana” do excelente diretor, John Ford. Paixão dos Fortes é um faroeste estrelado por  Henry Fonda que contracena com  Victor Mature, película cinematográfica espetacular, RECOMENDO-A!!! 

Como nos lembra o mestre Darci, houve, no entanto, um gênero de filmes que marcou para sempre a carreira de Victor Mature, aqueles em que interpretou PERSONAGENS BÍBLICOs. Com seu belo e formoso porte físico mais que apropriado, Mature se impunha convincentemente nesses papéis. O primeiro deles foi “SANSÃO E DALILA”, extraordinário sucesso de bilheteria lançado em 1949 e que eternizou Victor Mature junto ao público. Superprodução que custou três milhões de dólares, “Sansão e Dalila” rendeu em seu lançamento, só nos Estados Unidos, 12 milhões de dólares.  Victor Mature atuou em seguida em “Andrócles e o Leão”, “O Manto Sagrado” e “Demétrius, o Gladiador” A essa altura Victor Mature já havia passado o cajado para Charlton Heston, que o sucedeu como grande astro de filmes bíblicos. Mas ainda vestindo tanga ou manto e sandálias e com uma larga espada nas mãos, Mature protagonizou “O Egípcio” e “Aníbal, o Conquistador”. 

Pois bem!!! Ao contrário, porém, de muitos artistas que dissiparam as fortunas que ganharam em extravagâncias, corridas de cavalos, mesa de pôquer ou divórcios, Victor Mature teve sempre uma vida financeira equilibrada. Victor decidiu encerrar a carreira aos 48 anos de idade, em 1961, consciente que seu tempo havia passado e também porque não mais precisava trabalhar. Com os investimentos feitos em imóveis e lojas de varejo, Victor Mature era um homem bem sucedido que escolheu para morar um belo rancho na aprazível localidade de Santa Fé, em San Diego, Califórnia. Victor Mature deixava momentaneamente a condição de aposentado apenas quando aceitava alguns convites para filmar. Um desses convites foi para interpretar O PAI DE SANSÃO, na versão de “Sansão e Dalila” feita para a TV em 1984. Perguntado se não ficaria constrangido em ser o envelhecido pai de Sansão, Victor Mature respondeu: “Pagando bem eu interpreto até mesmo a mãe de Sansão!”... 

Injustamente lembrado como um dos grandes canastrões do cinema, Victor Mature possuía certo talento artístico. Poucos atores poderiam atuar com sucesso em tantos gêneros diferentes como fez Victor Mature. E poucos atores também souberam, depois de conquistar a fama, se portar com simplicidade, ser espontaneamente alegre e conquistar a todos com o mais sincero e contagiante sorriso como fazia Victor Mature.  

A seguir assista ao vídeo de apenas 5 minutos da cena do filme “PAIXÃO DOS FORTES”, em que o personagem Doc Holliday (Victor Mature), o médico-pistoleiro-jogador e tuberculoso, recita SHAKESPEARE quando o ator esquece o texto  no palco. A frase "Ser ou não ser, eis a questão" (em inglês: To be or not to be, that is the question) vem da peça A TRAGÉDIA DE HAMLET, príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare. Encontra-se no Ato III, Cena I e é frequentemente usada como um fundo filosófico profundo. Sem dúvida alguma, é uma das mais famosas frases da literatura mundial. O verso, citado pelo personagem principal Hamlet é um espetáculo à  parte.