sábado, 1 de julho de 2017

HÁ SUSPEITA QUE OS ARAPONGAS DO GOLPISTA PETRALHA JANOT PERSEGUIAM  RAQUEL DODGE...



Reinaldo Azevedo

Coisas da maior gravidade estão em curso em Brasília. Graves, eu diria, num grau como ainda não se viu em tempos democráticos. PARECE QUE PESSOAS EMPENHADAS EM DERRUBAR O PRESIDENTE MICHEL TEMER ANDARAM INDO LONGE DEMAIS. E não consta que desistirão tão cedo. Por que tanta determinação? É o que a história deixará claro um dia — ao menos espero.

Há três episódios que precisam ser tornados públicos e que revelam o estado das coisas. Muito se diz, para desconfiança de alguns, que HÁ UMA TENTATIVA DE SE INSTAURAR UM REGIME POLICIAL NO BRASIL. Estou entre os que acham essa avaliação procedente. Então vamos ao primeiro evento estupefaciente.



EPISÓDIO UM


Nesta quinta-feira, RAQUEL DODGE, indicada na noite anterior pelo presidente Michel Temer para substituir RODRIGO JANOT, teve seus passos milimetricamente monitorados por pessoas que se disseram a serviço da Procuradoria-Geral da República. Para quem não entendeu: ELA FOI SEGUIDA.

Raquel, como se sabe, é uma desafeta de Janot porque se opõe não ao combate à corrupção, é claro!, mas aos métodos um tanto AUTOCRÁTICOS e TRUCULENTOS com que o titular da PGR conduz o órgão. “Está acusando Janot, Reinaldo?” Não me atrevo. Não sou do tipo que faria ilações irresponsáveis na linha: “a) Janot NÃO QUERIA Raquel na PGR; b) pessoas que se diziam a serviço da PGR SEGUIRAM Raquel; c) logo, JANOT mandou seguir Raquel”.

Se tivesse elementos para isso, diria. Quando menos, que se abra uma sindicância interna.

E que Raquel Dodge saiba: estava sendo seguida ontem. E seus perseguidores se diziam a serviço do órgão que ela vai comandar.



EPISÓDIO DOIS


Na quarta, enquanto Alexandre Parola, porta-voz do presidente, anunciava o nome de Raquel, um grupo ligado a Janot, sob sua orientação, fazia a revisão final de um MANDADO DE SEGURANÇA, com PEDIDO DE LIMINAR, a ser apresentado ao Supremo para IMPEDIR QUE TEMER FIZESSE A INDICAÇÃO. Pretexto? O presidente não poderia indicar a chefe do órgão que o denuncia. Há algum documento que trata do assunto? Existe algum diploma legal com tal disposição? Está na Constituição? Resposta: NÃO!

Mas sabem como é… Vai que, no sorteio, a coisa caísse no colo de um Roberto Barroso, de um Luiz Fux, de uma Rosa Weber… Afinal de contas, começa a ser influente a ideia de que a lei não é o limite. Ou não defendeu, com todas as letras, o senhor Barroso que um acordo de delação, por exemplo, pode conter o que está e o que não está na lei?

Quando Parola anunciou o nome de Raquel, antes da apresentação da ação, houve quem desse um murro na mesa de raiva. A razão é simples: sem a indicação, o alvo seria Temer — afinal, para todos os efeitos, pedia-se que ele não indicasse nenhum dos nomes da lista tríplice. Depois dela, o ato seria hostil à própria procuradora, o que não seria bem-visto por seus colegas.



EPISÓDIO TRÊS


Janot enviou EMISSÁRIOS ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), pedindo que ele buscasse ADIAR O MÁXIMO POSSÍVEL A SABATINA DE RAQUEL NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA — PREVISTA PARA 12 DE JULHO. Pretexto? Ah, o de sempre: sabatinar a indicada nos próximos dias concorreria para enfraquecer Janot e, por consequência, a Lava-Jato. Conhecem esse argumento, não? Eunício ouviu, mas não cedeu.



CLIMA DE TERROR


Se há ou não o dedo de Janot na perseguição — acho que a palavra é essa — de Raquel, bem, isso não sei. Que as outras duas ações partiram do seu gabinete, ah, isso partiram. E, convenham, nenhuma delas honra a biografia do ainda procurador-geral da República.

Brasília está assustada — e não necessariamente por bons motivos. Fala-se, em todo canto, da existência de uma mansão no Lago Sul que seria, na verdade, uma central de espionagem e de grampos ilegais. A casa seria dotada, entre outras traquitanas,  do “Sistema Guardião”, um SUPERAPARELHO de escuta telefônica destinado a órgãos policiais e de inteligência.

O mundo da ARAPONGAGEM é curioso: ao mesmo tempo em que se desenvolve na clandestinidade, é também muito buliçoso, porque os próprios arapongas de encarregam de ALCAGUETAR o trabalho da concorrência. A conversa sobre a tal central clandestina se tornou ainda mais nervosa porque, consta, tudo está sendo desmontado às pressas. Por alguma razão. TÁ BOM ESSE BRASIL PRA VOCÊ?

Nenhum comentário: