quinta-feira, 26 de maio de 2016

Gravações de Machado estão destruindo todo mundo, menos Michel Temer


Temer, com Marcela e Michel, realmente um homem de sorte
Carlos Newton
Não há dúvida alguma de que Michel Temer é um homem de sorte. Jamais foi um grande orador, de arrebatar multidões, mas demonstra trabalhar magistralmente nos bastidores da política. Só teve votação expressiva em 1998, quando se reelegeu deputado federal com 206 mil votos. Depois, foi perdendo eleitores. Na última disputa de que participou para a Câmara Federal, mesmo tendo sido presidente da Câmara duas vezes e na época estar presidindo o PMDB, o maior partido do país, ele teve apenas 99 mil votos. Ficou como primeiro suplente, mas conseguiu assumir, voltou a presidir a Câmara, conseguiu ser vice na chapa do PT e o destino fez com que acabasse se instalando na Presidência da República.
Poucos dias depois de assumir interinamente a Presidência, enquanto o impeachment não se concretiza, Temer foi atingido por um míssil Exocet, devido à divulgação do diálogo entre o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.
Tratava-se de uma conversa longa, na qual Machado, em busca de uma delação premiada, instigava Jucá a fazer revelações comprometedoras. Os trechos pinçados do diálogo, para divulgação na imprensa, evidenciavam a possibilidade de um complô para depor a presidente Dilma Rousseff, conforme acabou acontecendo.
TEORIA CONSPIRATÓRIA
A gravação feita por Machado foi entusiasticamente comemorada no Palácio Alvorada, e o ex-ministro José Eduardo Cardozo logo anunciou que vai anexar a transcrição do diálogo Machado/Jucá à defesa da presidente Dilma no Senado, que tem de ser apresentada até o dia 31.
Mas a alegria durou pouco, porque Machado seguiu divulgando outras gravações, feitas com o senador Renan Calheiros e o ex-presidente José Sarney, e a teoria conspiratória do golpe contra a presidente Dilma caiu por terra novamente.
Os diálogos com Renan e Sarney fizeram sucesso no Jornal Nacional desta quarta-feira. Ajudam a demolir todo mundo, inclusive Aécio Neves, mas destroem mais especificamente o ex-presidente Lula da Silva e a própria Dilma Rousseff, ao demonstrar que a classe política considera que ela não tem a menor condição para continuar na Presidência da República.
“HOUSE OF CARDS “TROPICALISTA
Além da derrocada total de Dilma Rousseff, as gravações mostram que o tal golpe em preparação era armado pelo próprio PT e tinha objetivo de transferir o poder para Lula, que por isso foi nomeado ministro-chefe da Casa Civil.
E o mais interessante, neste “House of Cards” tropicalista, é que o golpe acabou sendo evitado pelo Supremo Tribunal Federal, que nos ensandecidos diálogos aparece como cúmplice da conspiração contra Dilma Rousseff e Lula, que nomearam oito dos onze ministros hoje em exercício, vejam se algum analista estrangeiro pode entender a política brasileira.
TEMER SAI FORTALECIDO
Não mais que de repente, como dizia Vinicius de Moraes, quem sai fortalecido dessa confusão é o próprio Michel Temer, que até conseguiu se livrar da convivência com Romero Jucá, sem perder o apoio dele, que será fundamental no Senado.
Em meio a esse caos político, econômico, administrativo e social, na maior crise deste país, quem tem um mínimo de juízo está apoiando a gestão de Temer, que já mostrou ter maioria no Congresso e realmente montou com Henrique Meirelles uma equipe que tem condições de recuperar o equilíbrio das finanças públicas.
DILMA E TEMER
Quanto a Dilma Rousseff, as gravações mostram o conceito que a classe política hoje faz dela – todos a consideram uma figura inútil e patética, incompetente e presunçosa, que tem um encontro marcado com o fracasso. Suas possibilidades de voltar ao poder na votação final do Senado, prevista para 2 de agosto, simplesmente inexistem.
Em contrapartida, Temer mostra que realmente é um homem de sorte, que tem coragem de afirmar que erra e depois corrige o erro. Que dá um murro na mesa e diz que sabe governar. E que já mandou o ministro da Justiça anunciar que a Lava Jato precisa avançar. Portanto, Temer está no caminho certo e vai fazendo correções de rumo, como se espera de um governante de verdade.
E quando ele for oficialmente empossado no dia 2 de agosto, ao lado da primeira-dama mais linda da História Universal, passará a ser um dos homens mais invejados do mundo, com toda certeza.

Nenhum comentário: