quarta-feira, 20 de março de 2019

VEREADORA ANDRÉA NUNES É CIDADÃ HONORÁRIA DE GARANHUNS




Por Altamir Pinheiro



Fato inédito: Andréa Nunes de Sá Rocha foi a primeira mulher a receber um título de Cidadã Honorária de Garanhuns no EXERCÍCIO DO MANDATO. Nascida em Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco, tendo entre  seus familiares grandes fazendeiros criadores de bode naquelas caatingas de terras áridas e sol causticante,   por toda essa tradição, consta do seu cardápio na sua casa residencial perante sua família, donde,  ela se orgulha de preferir saborear um filé de bode assado  ou carne guisada  de cabrito ao invés de degustar caviar, lagosta ou ensopado de camarão... 



Há 36 anos residindo em Garanhuns, eterna moradora da COHAB II, Andréa Diretora como é conhecida com pouco mais de dois meses exercendo o cargo de vereadora quando  nas eleições de  2016 recebeu uma votação de mais de 1.200 votos, hoje,  na Câmara, Andréa já se tornou a GRATA REVELAÇÃO  da Casa Raimundo de Moraes, pela sua atuação, agradabilidade, determinação e pontualidade nas sessões daquela casa. O vereador José Ary  Souto Leal, através de Projeto de Resolução nº. 026/2019 aprovado por unanimidade pelos seus pares concedeu-lhe a merecida comenda pelos seus préstimos à educação em prol do município e em especial da COHAB II onde ela  exerce o cargo de diretora do Educandário Simôa Gomes. 



O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão ou irmã, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida na localidade, para que se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ela (no  caso da homenageada Andréa) fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo do Município que lhe concedeu tal cidadania. Quando a Câmara  outorga um título de cidadania honorária, ela está equiparando a homenageada a uma pessoa nascida no Município, e distinguindo-a com especial destaque no cenário sócio-cultural-administrativo, educativo,  e até religioso no seio daquela comunidade. 



Como se sabe, o  título de cidadão honorário é concedido pela Câmara Municipal de uma cidade, pela Assembleia Legislativa de um Estado, pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal. A bem da verdade,  a cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada. Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa. Por isso,  esta distinção honorífica é bastante difundida e  utilizada nas casas legislativas pelo Brasil afora.



A vereadora Andréa Nunes, através do Projeto de Resolução concedido pelo  Vereador Ary Souto Leal que lhe prestou essa honraria. Quer dizer, a partir da outorga do diploma, a primeira mulher a receber esta comenda no exercício do mandato, passou a fazer parte do rol de cidadã garanhuense fazendo  ou deixando sua marca registrada  do reconhecimento, por parte da comunidade, de suas atividades sociais, culturais e religiosas. De resto, pela amabilidade da vereadora Andréa Nunes, ao receber o título de cidadã honorária, foi reconhecida pelos seus pares por possuir um apego a verdade dos fatos e possuir um relacionamento  conciliatório perante os seus colegas de parlamento. Isto, não é comemoração é constatação!!!

Nenhum comentário: