segunda-feira, 22 de junho de 2020

AL PACINO, O MITO DA INTERPRETAÇÃO EM FILMES DE GÂNGSTERES COMPLETA 80 ANOS



Por Altamir Pinheiro

Pois é, gente, a lenda  Al Pacino já é um idoso: o nova-iorquino  completou  80  anos!!! Como afirma o  próprio Alfredo James Pacino, nascido em  abril de 1040,  “LENDA, EU? Por favor, lenda era Marlon Brando. Claro, o imitei quando era jovem”... Cresceu no Bronx, um dos bairros mais difíceis da Nova Iorque glamourizada. Quando adolescente cometeu alguns delitos e chegou a ser preso aos 20 anos. Sua verdadeira liberdade viria pelo universo da interpretação  quando  começou sua carreira cinematográfica atuando em 1969 no filme “Me, Natalie”, em um papel menor de apoio. A verdadeira estreia em um papel principal foi no drama “The Panic in Needle Park”, de 1971. Ali foi visto pelo grande diretor Francis Ford Coppola, que o levaria a viver o papel que o lançaria à fama mundial, o de Michael Corleone em “O Poderoso Chefão”.

Reverenciado por todos, seu rigor profissional é muito bem reconhecido. Pacino tem sido referência para seus companheiros de profissão, e imagem que garante qualidade e compromisso artístico para o público. A genialidade de Al Pacino também pode ser percebida nas recentes produções de “Era uma vez em Hollywood”, de Quentin Tarantino, e “O Irlandês”, de Martin Scorsese. As duas produções tiveram indicações ao Oscar 2020, mostrando parte do enorme talento do ator. Obra vasta que, para ser melhor entendida, requer um passeio pela trajetória cinematográfica deste grande ator. Um dos poucos atores que já receberam a tríade de prêmios conhecida como “Triple Crown”, usada para definir aqueles que ao longo da carreira ganharam ao menos um Oscar (cinema), um Emmy (televisão) e um Tony (teatro), Al Pacino agora é oitentão.

Incansável e talentoso, além de ser o Michael Corleone de Copolla, ele foi o Tony Montana em “Scarface”, policial, detetive, advogado, ganhou Oscar de Melhor Ator no 65ª Prêmio da Academia por sua atuação como o sedutor Frank Slade do encantador “Perfume de Mulher”, e foi muito premiado, no cinema e no teatro. Antes da vitória como Slade teve outras sete indicações à estatueta de Hollywood. Seu Michael Corleone lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, assim como por seus papeis em “Dick Tracy” e “O Sucesso a Qualquer Preço”. Suas indicações ao Oscar de Melhor Ator incluem “O Poderoso Chefão – Parte 2”, “Serpico”, “Um Dia de Cão” e “E Justiça para todos”.

Em homenagem aos 80 anos da fera, reunimos uma seleção com alguns trabalhos memoráveis do ator para quem quiser assistir nessa quarentena do coronavírus,  desejando-lhe  felicidade por completar 8 décadas de vida, 5 delas dedicadas  ao cinema, teatro e televisão. EIS A SELEÇÃO:  Trilogia O Poderoso Chefão (1972) -  Serpico (1973) - Um Dia de Cão (1975) -  Parceiros da Noite (1980) - Scarface (1983) -  Perfume de Mulher (1992) -  O Sucesso a Qualquer Preço (1992) -  O Pagamento Final (1993) -  Advogado do Diabo (1997) -  O Informante (1999) -  O Irlandês (2019) –  Era Uma Vez em... Hollywood (2019). 



Nenhum comentário: