sexta-feira, 20 de novembro de 2020

BARTÔ GALENO, O BAIXINHO QUE SATISFAZ, JÁ É UM SETENTÃO...

 


Por Altamir Pinheiro

Quem conhece esse clássico que tocava  muito em parque de diversão  e foi parada de sucesso  nas rádios do interior,  no final da década de 70, do paraibano Bartolomeu Silva, que é uma verdadeira lenda viva do nosso cancioneiro  brega romântico?!?!?! EI-LO: No toca-fitas do meu carro / Uma canção me faz lembrar você / Acendo mais um cigarro / E procuro lhe esquecer / Do meu lado está vazio / Você tanta falta me faz / Pois cada dia que passa / Eu te amo muito mais. / Encontrei no porta-luvas um lencinho que você esqueceu / E num cantinho bem bordado o seu nome junto ao meu... Esse autêntico hino gandaieiro composto por Bartô Galeno e Carlos André, sem dúvida alguma estará na cápsula do tempo, pois quase me mata de beber cachaça nos cabarés de Maria do Bago Mole e Maria Gorda na Rua da Madeira.


De Palmares à Arapiraca, de Garanhuns à Caicó ou de Maceió  à cidade de Mossoró, passando por Palmeira dos índios e Carpina,  as casas  embelezadas por LUZ NEGRA e entupidas  com mulheres de corpo ou tipo  violão,  abasteciam seus   frequentadores com verdadeiras pérolas de Bartô Galeno, como Malena, Esta Cidade é Uma Selva sem Você, Olhos Que Eu Não Posso Ver, Pelo Menos Uma Palavra, Nosso Amor Já Morreu e Nesta Casa Onde Morou Felicidade fizeram  o prazer  de muitas pessoas, algumas delas, foram pra cama com uma mulher pela primeira vez... Seu principal parceiro nas composições era Carlos André. Da parceria veio músicas como "Amor Vagabundo" e "Cadeira Vazia", "Coração mentiroso", "Chorei por amor", "De que vale a minha vida agora", "Longe de você" e a emblemática  "No toca-fitas do meu carro". 


Desde  1975,  o cantor e compositor Bartô Galeno  lançava um LP a cada ano, todos eles com músicas que o público nunca esqueceu. Ele tem uma rica discografia e uma baita  história no mercado musical brasileiro, pois na época vendia discos tanto quanto Roberto Carlos.  Por isso, faz parte das lembranças, memórias e vida de muitas pessoas.  Quantos anônimos por aí afora,  não têm uma história desta para contar: “Meu pai amava muito suas músicas, infelizmente ele já faleceu, mas fez questão de colocar o nome da minha irmã de Malena, ele gostava bastante”.  Para quem não sabe, Malena é o nome de uma música que o cantor fez em homenagem para uma namorada. 


Conforme nos conta o locutor, e apresentador de programas musicais, Ronaldo Sá, quando afirma que,  apesar da futura estrela do estilo brega ter nascido em Sousa(PB), aos 10 anos foi residir em Mossoró(RN) e na adolescência, Bastinho Silva, como era conhecido  ganhou um concurso na Rádio Rural da cidade "A Mais Bela Voz”.  Em seguida, resolveu migrar para Recife e logo após para  São Paulo. Teve a participação importante na sua carreira, que foi a do mossoroense Oséas Lopes, hoje CARLOS ANDRÉ, que também saíra daqui a fim de  tentar a sorte no Sudeste do país.  "Bastinho Silva não soa bem como nome artístico", opinou o parceiro. Já que seu nome próprio é Bartolomeu, resolveu adotar Bartô Galeno. Até então o seu forte era compor.


Mas São Paulo não era o ideal, porque na época estava no auge do movimento da Jovem Guarda, promovido basicamente pela gravadora CBS, e todas as atenções estavam voltadas para o Rio de Janeiro. Bartô Galeno mudou-se para lá. Parcerias de peso e seu talento fizeram com que 40 músicas fossem gravadas com suas assinaturas. Os nomes de  Carlos André, Fernando Léllis, Fernando Mendes, Odair José e tantos outros atingiram o ápice do sucesso. 


Agora, foi com Genival Santos (com a música machista  de grande sucesso que diz "Se errar uma vez, dou castigo para não se acostumar; se errar outra vez, mando embora para aprender a me respeitar"),   que alavancou sua carreira de maneira extraordinária. Aí passou, também, a cantar, que ninguém é de ferro.  Em 1975, grava o seu primeiro Long Play(LP), tendo como carro-chefe a música "Só Lembranças", até hoje cantada e servindo de piada quando alguém passa um cheque sem fundos ou desaparece alguma coisa sem chances de recuperação: "Só lembranças... Só lembranças...” . O cantor brega  Bartô Galeno é um pequeno no tamanho, mas um gigante na humildade e um vencedor em quase 50 anos de carreira.

https://www.youtube.com/watch?v=evkTZ61P1Ng

 


Nenhum comentário: