sábado, 6 de julho de 2019

NADA DE ÚTIL


J.R.GUZZO
A elite pensante do Brasil, que se imagina capaz de saber o tempo todo o que é o melhor para cada um de nós, frequentemente lembra o personagem do samba “Mocinho Bonito” — o clássico pé rapado de uma Copacabana de outras eras, que passa a vida fingindo ser o que não é. O mocinho, para quem nunca ouviu a história, é o “perfeito improviso do falso grã-fino”, que no “corpo é atleta, no crânio é menino”, e “além do ABC nada mais aprendeu”. Como conta a letra da canção, ele tem “pinta de conde” — mas nessa pinta só “se esconde um coitado, um pobre farsante que a sorte esqueceu”. Olha a nossa elite aí. Ela convenceu a si própria, e tenta convencer o resto do Brasil, que é a única classe de gente neste país realmente capacitada a pensar — e, por via de consequência, como gostava de dizer um antigo político de Minas Gerais, a responsável exclusiva por definir o que é virtude e vício, e separar o certo do errado. Mas na vida real não é nada disso. As cabeças que hoje pretendem falar por todos os brasileiros são puro dinheiro falso; por trás da sua pose de conde o que existe é apenas a média da mediocridade nacional vigente.O que é, na prática, essa elite — ou quem faz parte dela? Não é, com certeza, a “zelite” do ex-presidente Lula, um ente em estado gasoso que ele mesmo jamais conseguiu definir. (Como não explica, supõe-se que a “zelite” seja apenas o conjunto dos seres humanos que não esteja de acordo com ele — porque milionário, gente que manda, empresário “campeão”, empreiteiro de obra e o resto dessa turma nunca tiveram um amigo de fé-irmão-camarada tão dedicado quanto Lula.) Também não é aquilo que os livros de sociologia definem como “burguesia nacional”, nem o pessoal que vai à shopping center, nem a “classe A” dos institutos de pesquisa, ou, simplesmente, quem tem mais dinheiro que você. A elite a que se refere este artigo é a classe social descrita por ela mesma como civilizada, instruída, progressista, “antenada” — as pessoas que se consideram habilitadas, em suma, a dizer como o Brasil deve ser governado e como o brasileiro deve se comportar. Antigamente, nos países considerados cultos, esse bioma social era chamado de intelligentsia. Aqui, considerando-se a soma do que pensam, querem e dizem, formam a burritsia.
Basicamente, faz parte da elite pensante quem influi em alguma coisa, ou se acha capaz de influir. É quem aparece no jornal, fala no rádio e dá entrevista na televisão. É o “especialista” — quer dizer, o sujeito que se especializa, quase sempre, em dizer aquilo que os comunicadores sociais querem que ele diga. É quem dá aula na universidade — ou, pelo menos, está em sua folha de pagamento. Em geral consideram-se “europeus”, embora tomem Nova York, Harvard e as vanguardas americanas do que se chama “diversidade” como santuários da civilização moderna. Acham que o povo brasileiro é altamente insatisfatório. Gosta de combate à corrupção, quando deveria gostar da OAB. Gosta de político ladrão na cadeia, quando deveria gostar do Congresso. Gosta da polícia, quando deveria gostar da Anistia Internacional, da CNBB e do STF. Não sabe votar, quando elege candidatos proibidos por quem tem qualificação para pensar corretamente em política; por conta de sua ignorância, despreparo e maus hábitos, acaba escolhendo gente errada para governar o país. Têm horror a Donald Trump. Vivem preocupados com o avanço da direita mundial. Nunca vão a manifestações de rua desautorizadas — ou seja, tidas como ameaça potencial às instituições.
Qual a utilidade de se falar disso? Uma delas é sugerir uma regra que pode ajudar o leitor a economizar tempo e ansiedade: se a maioria da elite pensante, a autoridade intelectual e os “especialistas no assunto” estão dizendo alguma coisa, pela mídia ou em seus discursos, acredite no exato contrário. Dificilmente você estará errado. Na mesma linha, quando lhe disserem que 2 mais 2 são 22, coisa que acontece com frequência cada vez maior, não se impressione; estão dizendo apenas um disparate. Continue acreditando que são 4 — é garantido que você vai se dar bem. Nove vezes em dez, o que parece ser a lógica será mesmo a lógica. É bom sempre ter em mente, enfim, quem está dizendo uma boa parte do que se ouve o tempo todo por aí. Parecem figuras muito sérias. Mas são apenas o perfeito improviso do falso entendido, que por trás da pose de conde nada têm a oferecer de útil a alguém. Enquanto o mundo avança cada vez mais em busca da inteligência artificial, nossa elite está fazendo o possível para descobrir justo o contrário.

terça-feira, 2 de julho de 2019

CÂMARA DE VEREADORES DE GARANHUNS ENTROU EM RECESSO




Por Altamir Pinheiro 

Como reza na Constituição Federal, o período de recesso das câmaras municipais é definido pelo regimento interno de cada Câmara e também ocorre no meio e no final do ano. No caso de Garanhuns, haverá uma   suspensão temporária das atividades  legislativas do dia 1 a 30 de julho. Nesse primeiro semestre os vereadores se revezaram com apresentações de projetos de lei, de resolução e os conhecidos requerimentos que predominam  entre os 13 vereadores que compõem o quadro de parlamentares da Câmara Municipal de Garanhuns.

Pois bem!!! Uma das prerrogativas de uma Câmara de Vereadores é cobrar do Poder Executivo melhorias para  sociedade. Um vereador NÃO TEM PODER para mandar asfaltar uma rua, construir uma praça púbica ou reformar uma escola municipal. Mas ele pode, mediante REQUERIMENTO, cobrar da prefeitura que sejam tomadas providências para executar tais atividades. Vamos tomar alguns exemplos, com base nos dados dos vereadores de Garanhuns que nesse primeiro semestre  apresentaram Requerimentos de ótima qualidade em prol da rua, bairro ou povoado que ele se diz representar.

Neste ensaio vamos nos deter, único e exclusivamente a bancada feminina da  Câmara Municipal de Garanhuns, começando pela vereadora que faz oposição ao gestor municipal, BETÂNIA DA AÇÃO SOCIAL. Aliás, essa vereadora é massacrada pelas secretarias municipais. Não tem acesso a nadica de nada, pois é tratada a pão e água, mesmo assim resiste as intempéries praticadas pelo poder executivo. Recentemente,  ela apresentou um requerimento digno de aplausos quando naquela oportunidade solicitou que fosse adotada a EQUOTERAPIA como método terapêutico para reabilitação de pessoas com deficiência ou necessidades especiais na rede pública de saúde do município.

Seguindo o diapasão, LUZIA DA SAÚDE, como o seu próprio nome parlamentar diz, ela é uma baluarte em defesa de sua comunidade  no Bairro de  Mané  Chéu, principalmente  no campo da saúde, claro!!! Em um dos  seus últimos requerimentos do semestre a vereadora inovou ao pedir que o chefe do poder executivo exija junto a Secretaria de Turismo que seja disponibilizado um QUIOSQUE DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS na Praça Dom Pedro II, Boa Vista, no período do Festival de Inverno de Garanhuns.

A ex-presidente daquela casa parlamentar, CARLA DE ZÉ DE VILAÇO, em seu último requerimento foi extremamente feliz, diga-se de passagem, bastante oportuna sua reivindicação  por ter uma visão exemplar de preservação do patrimônio público do município  ao pedir pela realização ou  viabilidade para que seja estudada a possibilidade da revitalização da Praça do Monumento Ipiranga(Morro do Pirulito). Para se ter ideia do jubiloso pedido requerido pela Vereadora Carla,  o requerimento   é tão oportuno que, pouca gente sabe, mas  o Monumento Ipiranga foi erguido em 1922(no centenário da Independência do Brasil). A obra construída  tem os rabiscos do arquiteto e grande garanhuense Ruber Van Der Linden. Daqui a três anos o Brasil completará 200 anos de sua independência e o Monumento Ipiranga o seu centenário.

No tocante a ANDRÉA NUNES e por ser a vereadora revelação do ano de 2019, pois   a turma da sombra já  percebeu que ela trabalha de luz acesa, pois não é à toa que, Andréa foi a única parlamentar de Garanhuns que se fez presente, nos dias 26, 27 e 28 de junho no encontro das mulheres vereadoras do Brasil, que foi realizado em Caruaru. Num brilhante discurso  perante suas colegas vereadoras de todo o país, ela foi aplaudida de pé quando informou que a Câmara de Garanhuns é a que tem maior número de mulheres no Agreste e, proporcionalmente, também no Estado de Pernambuco. Quanta à sua atuação parlamentar, seus últimos requerimentos dizem respeito ao FIG. Ela continua batendo forte no Governador e  cobrando das autoridades que a divulgação da grade do  festival seja realizada em Garanhuns e sua programação  antecipada entre 90 ou 60 dias antes  de sua realização. 


Finalmente, não poderia terminar este texto sem formular a seguinte pergunta: POR QUE NEM SEMPRE UM REQUERIMENTO É ATENDIDO?!?!?! Há uma ruma de razão para que uma vez encaminhado um Requerimento aos órgãos competentes, ele não seja atendido. Entre tantas razões à falta de iniciativa ou vontade do Poder Executivo Municipal (algumas vezes com a desculpa esfarrapada de que não há recursos);  a prefeitura pode, de fato, não ter recursos para realizar aquela obra, naquele momento, mas se  o  tal REQUERIMENTO foi proposto por um vereador de um partido de oposição ao governo municipal, aí,  adeus ingrata, pois seu destino é a afamada lata do lixo.  Enfim, são as artimanhas do jogo político, que todo mundo sabe que existe, mas que quase ninguém vê (ou faz questão de não ver). O QUE É UMA PENA...


O LEGADO DO MAESTRO ENNIO MORRICONE




Por Altamir Pinheiro

Foi na “BOTA” da Europa que alguns dos melhores artistas de todos os tempos emergiram, tais como os renascentistas Leonardo da Vinci, Michelangelo ou Rafael. Séculos  decorridos, a tendência para a produção artística de grande valor prevaleceu e a Itália orgulha-se de um filho pródigo voltado para a música. Com um currículo repleto de bandas sonoras dos mais diversos filmes, Ennio Morricone é um colosso no que toca à associação do mundo da música com o do universo do cinema. Com o “TOQUE DE MIDAS” da composição, o europeu tem o condão de conceder o complemento necessário para que nenhum detalhe impregnado num filme passe despercebido. Como afirma o ótimo cinéfilo de Caruaru-PE, Joaílton, Ennio Morricone esgotou todos os adjetivos para qualificá-lo...

O escritor  Lucas Brandão que escreve para a revista eletrônica Comunidade Cultura e Arte  é taxativo em afirmar  quando nos relata que  o legado do maestro, hoje com 90 anos,  se estende por mais de 6 décadas e de 500 composições para filmes.  Ennio Morricone é um SATÉLITE QUE ORBITA TANTO NO PLANETA DA MÚSICA COMO NO DO CINEMA, fazendo a conexão fantasiosa entre os mesmos. Com um legado quase impossível de ser descrito num finito número de parágrafos, importa reforçar o caráter fascinante e unificador das composições musicais que reforçam já a aura única que cada filme transporta. Se já não bastasse que, pelo seu enredo e personagens, nos maravilhasse, a varinha mágica de  Morricone dá uma fragrância de musicalidade etérea à história transmitida.

Um fato curioso e diferenciado na vida do maestro ou uma interessante peculiaridade da sua carreira é a de que nunca abandonou a cidade que o viu nascer (Roma) para fazer as suas composições e nunca aprendeu a falar inglês, passando esta evidência despercebida com a sua versatilidade tanto como compositor para diversos tipos de trabalhos artísticos como nas funções de maestro e nas de diretor dos mesmos. Abdicando de viajar o máximo possível, o italiano é também conhecido pela originalidade das suas composições musicais, elaborando-as sempre do zero e abdicando de usar elementos predefinidos e já existentes. Atualmente, no mundo do cinema, destaca-se a reciclagem do norte-americano Quentin Tarantino de vários êxitos do compositor em filmes dirigidos pelo  cineasta,  como por exemplo, em 2013, Django Livre. 

Em janeiro de 2018, na cidade  São Paulo, aconteceu uma mostra  no Centro Cultural Banco do Brasil, dedicada ao trabalho do maestro e compositor Ennio Morricone, provavelmente o maior de todos os compositores de trilhas sonoras para o cinema, que  em novembro de 2019 completa 91 anos. “SONORA: ENNIO MORRICONE“ exibiu 22 filmes de gêneros e diretores diferentes, mas com algo em comum: a trilha marcante do maestro. Para todo o fã de cinema, é impossível medir a importância do SIGNORE MORRICONE para  a história. Desde os spaghetti Westerns de Sergio Leone, até Os Oito Odiados, pelo qual finalmente recebeu um Oscar de trilha sonora, Morricone escreveu trilhas fantásticas. As  preferidas, recentemente,  são as de Os Intocáveis  e a simplesmente perfeita de Cinema Paradiso – impossível não se emocionar com todas essas  cenas….

A propósito do filme Era Uma Vez no Oeste  que é um majestoso faroeste dirigido por Sergio Leone, muito da beleza visual desse filme deve-se ao maestro e compositor Ennio Morricone pois como é sabido, Leone pediu a Morricone que compusesse os temas musicais do filme, o que o compositor fez a partir da leitura do roteiro e de suas conversas com o diretor. Para as sequências e personagens principais, Morricone criou composições específicas e Leone executava essas peças durante as filmagens. Isso não só ajudou os atores, mas despertou nele, diretor, uma transcendente inspiração. Como diz o estudioso de faroeste Darci Fonseca: “Ennio Morricone já havia criado admiráveis e inovadoras trilhas sonoras para westerns spaghetti. Nenhuma delas, porém, atingiu a perfeição das peças musicais composta para “Era Uma Vez no Oeste”, especialmente o tema principal que tem o mesmo título do filme”.

Sob encomenda do cineasta SERGIO LEONE, Ennio Morricone escreveu as trilhas sonoras de quatro dos 10 principais filmes de Western Spaghetti: Por um Punhado de Dólares) (1964),  Por Uns Dólares a Mais)(1965), Três Homens em Conflito (1966) e Era uma Vez no Oeste) (1968). Aliás,  No filme Era Uma Vez no Oeste, a música conjugada com as imagens é uma das coisas mais bonitas que o cinema já proporcionou. Mas como nem só de um estilo vive a obra de um gênio, o maestro também assinou a trilha de obras de comédia, horror e drama. Os filmes  Exterminação 2000 (1977), de Alberto De Martino; Áta-me! (1990), de Pedro Almodóvar e Reviravolta(1997), de Oliver Stone são alguns dos destaques da vida musical de Morricone fora do velho oeste. Pelo conjunto da obra, a indústria cultural assume que um gênio do calibre de Ennio Morricone surge uma vez a cada nunca mais.

A seguir, para os apreciadores da boa música,  clic no endereço abaixo para ouvir por uma hora esta coleção de músicas originais comandada pelo maestro  Ennio Morricone,  todas fazem referência aos filmes Spaghetti Westerns.


CASABLANCA, A HISTÓRIA DE AMOR MAIS FAMOSA DO CINEMA



Por Altamir Pinheiro

A caminho de completar 80 anos, CASABLANCA transformou-se  num dos mais populares filmes da história do cinema. Ganhou três Oscars da Academia, o de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. A crítica da época elogiou as performances carismáticas de Bogart e Bergman, junto à profundidade das caracterizações, a fotografia poética, a sagacidade do roteiro e do impacto emocional do trabalho. A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, em Casablanca, capital do Marrocos. Rota obrigatória de quem fugia das atrocidades dos nazistas, será em Casablanca que Rick Blane (Humphrey Bogart), dono de um bar local, irá reencontrar Ilsa Lund (Ingrid Bergman), anos depois de terem se apaixonado em Paris. Ela surge acompanhada pelo marido, o herói da resistência tcheca Victor Laszlo Um enredo comovente e uma trama empolgante, inesquecível!!!


Entre tantos problemas ou curiosidades que o filme apresenta, um deles é que, originalmente, no elenco do filme o protagonista seria  Ronald Reagan e não se sabe lá porque carga d’água não aconteceu(há quem diga que o empecilho foi o seu tamanho). Outro,   foi  a diferença de altura entre o par romântico Bogart & Ingrid. Ingrid media 1m75 enquanto Bogart media oficialmente 1m68, e para as cenas que reuniam os dois, Bogart precisava subir em uma plataforma para poder ficar equiparado ou mais alto que Ingrid. Seja como for, tudo foi superado, e Casablanca se tornou um dos títulos mais lendários da fase de ouro de Hollywood, o arquétipo do cinema romântico americano, se tornando um dos maiores clássicos do cinema mundial, consagrando Ingrid Bergman como estrela no cinema americano.


A melhor cena, os melhores diálogos, as melhores frases, o melhor final, enfim, no campo do romantismo, o filme mais perfeito de todos os tempos!!! Não é à toa que, com o passar do  tempo e lá se vão mais de 75 anos, o  mundo sempre deu  boas-vindas aos amantes Rick e Ilsa... A sueca Ingrid, no esplendor da sua beleza, comove o espectador com sensibilidade discreta. Humphrey Bogart, cínico e aparente frio, constrói um personagem que repetiria inúmeras outras vezes. A química entre ambos é total, levando a plateia às lágrimas quando um Bogart apaixonado abre mão do seu amor para que ela siga ao lado do marido, dizendo: “NÓS SEMPRE TEREMOS PARIS”. Além de explorar o contexto histórico, o filme é maravilhoso devido as atuações de Ingrid Bergman e Humphrey Bogart. 


Nas páginas de jornais como  O Globo lê-se que, Humphrey Bogart tinha uma  atuação concentrada, um grande carisma e a intensa presença na tela. transformaram em astro - de "Relíquia macabra" (1941), "Casablanca" (1942) e "Uma aventura na África (1951)", ao lado de Katharine Hepburn, que lhe rendeu o Oscar, entre outros - um ator que fugia dos padrões de Hollywood. Humphrey Bogart era mais velho, mais baixo e mais feio do que os outros galãs de sua época, como Clark Gable, Tyrone Power, Cary Grant. Detratores costumavam dizer que o ator  Bogart tinha duas expressões faciais: com e sem cigarro na boca. Os cigarros eram realmente companhia constante, na tela e fora, e ajudaram a agravar o câncer na garganta que o matou.


Ingrid Bergman foi a  maior descoberta sueca de Hollywood após a aposentadoria da "divina" Greta Garbo. Ela foi a ILSA LUND de "Casablanca", a loira de Hitchcock, a apaixonada amante e esposa de Roberto Rossellini e, finalmente, filmou com o outro Bergman, Ingmar, no crepúsculo de sua carreira: Ingrid Bergman, uma das melhores atrizes da história em qualquer sala de projeção cinematográfica existente no mundo.  No cinema, foi a inspiração para a célebre frase "Nós sempre teremos Paris", com a qual Humphrey Bogart deixava aberta a história de amor mais clássica da telona.


Em 26 de novembro de 1942, Casablanca estreava em Nova York. O longa-metragem foi lançado em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que ainda estava longe de ter um fim. Devido à guerra, o filme demorou a ser exibido na Europa. Na Itália, ele estreou em 1946, na França, em 1947, na Áustria, em 1948, e na Alemanha Ocidental, apenas em 1952, em uma versão com cortes. Na Alemanha Oriental, Casablanca estreou diretamente na televisão, somente em 1983!!! OS BRASILEIROS, por sua vez, puderam conferir o longa-metragem menos de um mês após sua estreia nos Estados Unidos, em 7 de dezembro de 1942.


CASABLANCA com seu ótimo roteiro, trilha sonora perfeita e elenco extraordinário, primeiramente estava previsto para ser filmado em Lisboa,  depois optaram pela capital do Marrocos. O fato é que, com três prêmios Oscar conquistados, uma trama cheia de diálogos inesquecíveis, interpretações espetaculares de Humphrey Bogart(que faleceu em 1957 aos 58 anos) e Ingrid Bergman(encantou-se em 1982 aos 67 anos na data de seu aniversário), “Casablanca” entraria para sempre para a eternidade. É de arrepiar frases antológicas como: "Tantos bares, em tantas cidades em todo o mundo, e ela tinha que entrar logo no meu", “Toque outra vez, Sam”, “Isso foi o barulho de um canhão ou o meu coração que deu um salto?"  ou “O mundo está desmoronando e nós nos apaixonamos”, “Nós sempre teremos Paris”, – não é preciso dizer mais nada… Há 77 anos era iniciada “UMA GRANDE AMIZADE” entre o público de qualquer geração e a história de amor mais famosa do cinema.


segunda-feira, 1 de julho de 2019

COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ...

Resultado de imagem para ROBERTO CARLOS CANTANDO

Luiz Berto

COISA ESTRANHA: Teve uns detalhes que me deixaram intrigado nas manifestações acontecidas ontem, domingo. Olhei, vi as imagens, procurei, pesquisei, futuquei e não achei algumas coisas que são comuns e corriqueiras em outras manifestações. Não vi ninguém cagando na rua, fumando maconha, quebrando vitrines, fudendo nos becos, mijando nas esquinas, cheirando pó, tocando fogo em pneus, atirando bombas em policiais ou incendiando ônibus. Nem mesmo manifestantes com a cara coberta por capuz eu cheguei a ver! E olhe que procurei foi muito. Na verdade, o que vi mesmo foram coisas muito estranhas. Como, por exemplo, uma multidão cantando música de Roberto Carlos, “Como é grande o meu amor por você“, em homenagem a uma autoridade federal. E também uma montanha formada por gente, por pessoas, cantando o Hino Nacional. Vôte!!!

NO GOVERNO DO PT HAVIA MUITA TETA, MUITA BOCADA E MUITA MAMATA...


Jorge Pontes
Acompanhar nos noticiários as idas e vindas da Lava Jato, esse jogo de perde e ganha que setores sombrios do Congresso Nacional e um grupo de ministros do STF insistem em promover para retrocederem com os resultados da operação, é de fato muito cansativo e sofrido para a população brasileira.
Tudo ocorre porque o lado do Mal não dá trégua. Eles têm de fato muito a perder, o que inclui poder, faturamento de milhões de reais e até a própria liberdade, em muito dos casos. É de fato uma batalha difícil por conta do encastelamento dessa resistência da criminalidade empoderada.
CORRUPÇÃO – E o país sofre com esse racha, esse verdadeiro Fla x Flu. Hoje já está claro que a corrupção não tem partido e que nesse momento o Brasil inteiro deveria estar a favor da Lava Jato, que já alcançou políticos corruptos de todas as matizes ideológicas.
E olhem que nunca foi tão fácil para o cidadão comum, de bem, escolher o lado certo. Pois em um flanco está o maior esquema de corrupção política e empresarial da História e no outro a maior e mais bem-sucedida operação policial já realizada.
Quem insiste em escolher errado é porque tem desvio de caráter. Não há argumentos nem cegueira que possam justificar uma pessoa de bem ficar contra uma operação que prende centenas de criminosos fraudadores e recupera bilhões de Reais desviados do erário.
HÁ MOTIVOS? – Os nossos conhecidos que são contra a Lava Jato devem ter certamente motivos inconfessáveis para agir assim. Havia muita teta, muita bocada e muita mamata. Em vários níveis. Desde o dono da JBS e de outros “campeões nacionais”, até ongueiros, passando por professores universitários e por artistas e empresários do show business.
Era, sem dúvida, uma legião de bezerros que agora estão desmamados. Por isso o tamanho do rombo e do prejuízo, e por isso as dimensões da oposição e da choradeira. Esses governos corruptos em sequência fizeram um mal muito maior do que podemos imaginar. Corromperam enormes parcelas e inúmeros setores da população.
A clivagem que a sociedade brasileira experimenta hoje em dia é a pior de todas essas heranças, pois com o país dividido as soluções para a crise se arrastarão por conta da falta de unicidade dos nossos desejos.

CELSO DE MELLO JÁ TIROU AS ESPERANÇAS DE LULA SER SOLTO NO JULGAMENTO DE AGOSTO


Carlos Newton
É impressionante a atuação dos jornalistas que ainda defendem a inocência de Lula da Silva, por acreditarem que se trata de um preso político que vem sendo implacavelmente perseguido pela Justiça brasileira, liderada por Sérgio Moro. Não importa a existência de 10 processos penais contra ele, pois seriam grotescas manipulações, apesar de nem todos eles terem tramitado na Vara Federal de Curitiba, na época em que o juiz Sérgio Moro a conduziu.
CEGUEIRA COLETIVA? – Realmente há pessoas que acreditam nessa fábula, no Brasil e no exterior. Partem da premissa de que Lula é um líder de esquerda, um homem honrado, que conduziu adequadamente seu governo e por isso sofre perseguição. Mas na verdade Lula jamais foi de esquerda, deu feição institucional ao maior esquema de corrupção já implantado no planeta e incluiu os próprios filhos na corrupção. 
O que espanta é que haja importantes jornalistas que não conseguem enxergar essa realidade,  inclusive profissionais que jamais foram beneficiados pelo governo petista. Seria um caso de cegueira coletiva? Ou hipnotização em massa? Ninguém sabe.
PLANTANDO NOTÍCIAS… – O fato concreto é que esses jornalistas existem e desde a terça-feira passada, quando a Segunda Turma do Supremo decidiu manter Lula na cadeia por apertados 3 votos a 2, passaram a plantar notícias de que o ministro Celso de Mello, que definiu a votação, teria deixado claro que na sessão final do julgamento, em agosto, poderá mudar seu voto.
Celso de Mello realmente disse que sua decisão na terça-feira, dia 25, não entrava no mérito do habeas corpus (a suspeição do então juiz Sérgio Moro e sua denunciada “parcilidade”), mas de forma alguma essa ressalva significou que pretenda votar pela libertação de Lula em agosto.
Muito pelo contrário, o decano dos ministros, em seu curto e bem fundamentado voto, fez questão de sinalizar que vai se manter contrário à libertação de Lula no próximo julgamento.
DISSE MELLO – Logo após a decisão da terça-feira, o sempre atento comentarista Tetsuo Oishi enviou à Tribuna da Internet dois trechos do voto de Celso de Mello que não deixam margem a dúvidas em suas afirmações:
  • “O fumus boni iuris [fumaça do bom direito] está descaracterizado, quer pela existência de três títulos condenatórios, emanados do juízo de primeiro grau, do TRF-4 e do STJ; seja também especialmente quando se discute a questão da revelação de fatos e eventos por aquele portal The Intercept Brasil, pela própria iliquidez daqueles fatos”.
O próprio Tetsuo Oishi se encarregou da tradução simultânea e explicou: “Portanto, Celso de Mello considera que Lula perdeu o direito à presunção de boa fé, ou presunção de inocência, uma vez que não é só um preso provisório ou um condenado em primeira instância, mas sim um condenado em três instâncias, o que afasta a presunção de inocência a todos devida.
  • “Em razão de seu conteúdo haver sido contestado pelo ex-juiz federal Sergio Moro quanto à sua autenticidade, havendo ele afirmado – correta ou incorretamente, não vem ao caso – que essa ‘disclosure’ dos dados poderia ter sofrido edição ou até mesmo adulteração”, completou Celso de Mello, citando artigo do Código de Processo Penal que exige perícia de dados particulares e outro do Código de Processo Civil que impede o uso deles quando não se comprova sua veracidade.
CONCLUSÃO – Fica claro que Celso de Mello sinalizou exatamente o contrário do que os jornalistas que defendem Lula tentam nos fazer crer. Na sequência do julgamento, ele votará contra a soltura de Lula, com base neste inquestionável raciocínio citado por Tetsuo Oishi – a inexistência de presunção de inocência.
Quanto aos pré-fabricados escândalos do The Intercept, que sequer podem ser usados como argumento pela defesa de Lula, por constituírem provas ilícitas, suas denúncias estão cada vez mais desmoralizadas, sobretudo depois que foram flagradas as manipulações de datas e a inserção de diálogos falsos, como ficou comprovado pela posição firme da procuradora federal Monique Checker, confirme a TI analisou neste domingo.

P.S.  Por fim, é preciso lembrar que nem mesmo a progressão da pena para regime semiaberto (dormir na prisão) está garantida a Lula, por se tratar de “reincidente específico”, condenado em dois processos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. (C.N.)  

sábado, 29 de junho de 2019

THE ALOPRADO DOSSIER DO GRINGO GLENN GREENWALD GLENNORRAGIA


Não dá pra escrever Intercept sem PT...




Glenn Greenwald primeiro atribuiu a nova troca de mensagens ao procurador
Ângelo Villela, depois disse que seria Ângelo Augusto Costa. A interlocutora, segundo Glenn, era Monique Cheker, a quem o americano atribui lotação na Procuradoria em Osasco – local onde Cheker nunca trabalhou.
Mas quem tem lotação original em Osasco? Justamente o procurador Ângelo Villela, retirado da matéria por “erro de edição”. Villela, como é de conhecimento público, foi preso pela Operação Greenfield, do MPF em Brasília, vendendo informações privilegiadas à JBS. Não se trata, portanto, de erro de edição. MAS DE MANIPULAÇÃO (E ATRAPALHADA) COM CLARO OBJETIVO POLÍTICO.

@@@ - Fonte: Blog O ANTAGONISTA

 

COMPROVADO: O GRINGO GLENNORRAGIA ALTEROU E FALSIFICOU NOMES E DATAS PARA INCRIMINAR O JUIZ SÉRGIO MORO

O VIADO GRINGO GLENNORRAGIA É AMANSEBADO COM O  OUTRO VIADO DEPUTADO  DO PSOL-RJ, DAVID MIRANDA

O Intercept mexe nos arquivos supostamente roubados à Lava Jato. Isso ficou provado hoje. O dono do site, Glenn Greenwald, anunciou no Twitter novos ataques a Sergio Moro. No print publicado em sua página – E QUE ELE APAGOU CORRENDO -, uma frase é atribuída ao procurador Ângelo Goulart Villela preso em 2017. Algum tempo depois, o site corrigiu o nome do procurador para Ângelo Augusto Costa. Na versão final, ficou apenas Ângelo. SE O INTERCEPT PODE MEXER NUM NOME, ELE PODE VIOLAR TAMBÉM QUALQUER OUTRA PARTE DOS ARQUIVOS, ACRESCENTANDO OU ELIMINANDO FRASES. É a prova de que essas provas são lixo. Veja aqui o print de Glenn Greenwald:






E VEJA  A VERSÃO FINAL:


VEJA MAIS:


O Intercept não edita apenas nomes nos arquivos supostamente vazados da Lava Jato – ele edita também datas. Na reportagem do site, há até uma mensagem vinda do futuro – 28 DE OUTUBRO DE 2019. EM SEGUIDA, ELA FOI CORRIGIDA PARA 28 DE OUTUBRO DE 2018.



@@@ - Fonte: Blog O Antagonista.



sexta-feira, 28 de junho de 2019

MORO: "NÃO PRETENDO DESISTIR"


No final do discurso de agradecimento pela homenagem que recebeu de João Dória, Sergio Moro também disse que, apesar dos recentes ataques, continua recebendo apoio das pessoas.

“A palavra que mais ouvi é  "NÃO DESISTA". E posso assegurar: não vamos desistir. Nós vamos prosseguir. Aceitei a missão que foi que me foi dada pelo presidente Jair Bolsonaro, quando foi feito o convite. Saí da magistratura, não foi decisão fácil, foram 22 anos deixados para trás, com todos os benefícios que existem na carreira, e é um caminho sem volta”.

Repetiu que o plano é consolidar os avanços contra a grande corrupção, avançar no enfrentamento do crime organizado e combater o crime violento.

“É essa missão com a qual me comprometi e dessa missão não pretendo desistir. Fico feliz em ter o apoio dos senhores, das senhoras, do presidente Jair Bolsonaro e do governador João Dória”, concluiu. - Fonte: O Antagonista. -

DÓRIA: “O BRASIL, AMIGAS E AMIGOS, PRECISA DE MAIS MOROS E MENOS LULAS"


Ao entregar hoje a Sergio Moro a grã-cruz da Ordem do Ipiranga, a maior honraria do estado de São Paulo, João Doria fez efusivos elogios ao ministro, ressaltando que a parceria entre eles começou antes que assumisse o mandato de governador. Lembrou que um mês após a posse, 22 chefes do PCC foram transferidos. Em seguida, defendeu a atuação do ex-juiz na Lava Jato.

“Se não fosse este homem, liderando um grupo de patriotas, como juízes, desembargadores e promotores nós não teríamos Lava Jato no Brasil. E não teríamos trancafiados em prisões aqueles que usurparam, roubaram e enganaram os brasileiros, inclusive em São Paulo. Se estiverem em dúvida, o triplex é em São Paulo, o sítio também é em São Paulo, o início de um esquema criminoso começou em São Paulo”, afirmou.

Disse que a operação recuperou mais de R$ 13 bilhões desviados dos cofres públicos nos governos do PT e emendou, sob aplausos: “O BRASIL, AMIGAS E AMIGOS, PRECISA DE MAIS MOROS E MENOS LULAS". - Fonte: O Antagonista. -