domingo, 12 de julho de 2020

MORRE O HOMEM FICA A FAMA


Por Altamir Pinheiro

No campo da maestria musical falar de Ennio  Morricone é o mesmo que falar que o açúcar é doce.  Todos nós sabemos que a mente humana é mero artifício da sua manifestação. Em se tratando de obra artística então isso se aprofunda ainda mais quando ouvimos uma música e ficamos a imaginar como pode um ser criar aquele mundo, aquela linguagem poética, aquela verdadeiríssima miniatura do universo que nos transporta para tão longe em um vasto horizonte do conhecimento musical que é a obra que resultou em toda essa maestria e perfeição desse regente  mestre da harmonia que foi  o aclamado maestro Morricone. 

No último  dia seis do mês de julho de Senhora Santana do ano de dois mil e vinte, o maestro italiano se encantou aos 91 anos de idade, em Roma. Em um obituário escrito pelo próprio onde ele se despede de amigos, familiares e da esposa, Maestra Maria, a quem deixou seu “ADEUS MAIS DOLOROSO”. Escreveu ele: Estou anunciando a minha morte a todos os meus amigos que sempre foram próximos de mim e também aqueles que não vejo há algum tempo. Eu os saúdo com grandioso carinho. É impossível nomeá-los todos. E completou com a pureza ou a argumentação singela  dessa frase que é de arrepiar: "Só existe um motivo que me faz dizer adeus a todos vocês dessa forma, e é o fato de eu ter decidido que gostaria de ter um funeral privado: eu não queria incomodar". Ao nos deixar,  Morricone escreveu: Eu, Ennio Morricone, estou morto. 

VIDA QUE SEGUE!!!  Foi na “Bota” da Europa que alguns dos melhores artistas de todos os tempos emergiram, tais como os renascentistas Leonardo da Vinci, Michelangelo ou Rafael. Séculos decorridos, a tendência para a produção artística de grande valor prevaleceu e a Itália orgulha-se de um filho pródigo voltado para a música. Com um currículo repleto de bandas sonoras dos mais diversos filmes, Ennio Morricone é um colosso no que toca à associação do mundo da música com o do universo do cinema. Com o “TOQUE DE MIDAS” da composição, o europeu tem o condão de conceder o complemento necessário para que nenhum detalhe impregnado num filme passe despercebido. Como afirma o ótimo cinéfilo de Caruaru-PE, Joaílton, Ennio Morricone esgotou todos os adjetivos para qualificá-lo…

O escritor Lucas Brandão que escreve para a revista eletrônica Comunidade Cultura e Arte é taxativo em afirmar quando nos relata que o legado do maestro se estende por mais de 6 décadas e de 500 composições para filmes. Ennio Morricone é um satélite que orbita tanto no planeta da música como no do cinema, fazendo a conexão fantasiosa entre os mesmos. Com um legado quase impossível de ser descrito num finito número de parágrafos, importa reforçar o caráter fascinante e unificador das composições musicais que reforçam já a aura única que cada filme transporta. Se já não bastasse que, pelo seu enredo e personagens, nos maravilhasse, a varinha mágica de Morricone dá uma fragrância de musicalidade etérea à história transmitida. 

Um fato curioso e diferenciado na vida do maestro ou uma interessante peculiaridade da sua carreira é a de que nunca abandonou a cidade que o viu nascer e morrer (Roma) para fazer as suas composições e nunca aprendeu a falar inglês, passando esta evidência despercebida com a sua versatilidade tanto como compositor para diversos tipos de trabalhos artísticos como nas funções de maestro e nas de diretor dos mesmos. Abdicando de viajar o máximo possível, o italiano é também conhecido pela originalidade das suas composições musicais, elaborando-as sempre do zero e abdicando de usar elementos predefinidos e já existentes. Atualmente, no mundo do cinema, destaca-se a reciclagem do norte-americano Quentin Tarantino de vários êxitos do compositor em filmes dirigidos pelo cineasta, como por exemplo, em 2013, Django Livre. 

Em janeiro de 2018, na cidade São Paulo, aconteceu uma mostra no Centro Cultural Banco do Brasil, dedicada ao trabalho do maestro e compositor Ennio Morricone, provavelmente o maior de todos os compositores de trilhas sonoras para o cinema. “SONORA: ENNIO MORRICONE“ exibiu 22 filmes de gêneros e diretores diferentes, mas com algo em comum: a trilha marcante do maestro. Para todo o fã de cinema, é impossível medir a importância do SIGNORE MORRICONE para a história. Desde os spaghetti Westerns de Sergio Leone, até Os Oito Odiados, pelo qual finalmente recebeu um Oscar de trilha sonora, Morricone escreveu trilhas fantásticas. As preferidas, recentemente, são as de Os Intocáveis e a simplesmente perfeita de Cinema Paradiso – impossível não se emocionar com todas essas cenas… 

A propósito do filme Era Uma Vez no Oeste que é um majestoso faroeste dirigido por Sergio Leone, muito da beleza visual desse filme deve-se ao maestro e compositor Ennio Morricone pois como é sabido, Leone pediu a Morricone que compusesse os temas musicais do filme, o que o compositor fez a partir da leitura do roteiro e de suas conversas com o diretor. Para as sequências e personagens principais, Morricone criou composições específicas e Leone executava essas peças durante as filmagens. Isso não só ajudou os atores, mas despertou nele, diretor, uma transcendente inspiração. Como diz o estudioso de faroeste Darci Fonseca: “Ennio Morricone já havia criado admiráveis e inovadoras trilhas sonoras para westerns spaghetti. Nenhuma delas, porém, atingiu a perfeição das peças musicais composta para “Era Uma Vez no Oeste”, especialmente o tema principal que tem o mesmo título do filme”. 

Sob encomenda do cineasta SERGIO LEONE, Ennio Morricone escreveu as trilhas sonoras de quatro dos 10 principais filmes de Western Spaghetti: Por um Punhado de Dólares) (1964), Por Uns Dólares a Mais)(1965), Três Homens em Conflito (1966) e Era uma Vez no Oeste) (1968). Aliás, No filme Era Uma Vez no Oeste, a música conjugada com as imagens é uma das coisas mais bonitas que o cinema já proporcionou. Mas como nem só de um estilo vive a obra de um gênio, o maestro também assinou a trilha de obras de comédia, horror e drama. Os filmes Exterminação 2000 (1977), de Alberto De Martino; Áta-me! (1990), de Pedro Almodóvar e Reviravolta(1997), de Oliver Stone são alguns dos destaques da vida musical de Morricone fora do velho oeste. Pelo conjunto da obra, a indústria cultural assume que um gênio do calibre de Ennio Morricone surge uma vez a cada nunca mais.

A seguir, para os apreciadores da boa música, clic no endereço abaixo para ouvir por uma hora esta coleção de músicas originais comandada pelo maestro Ennio Morricone, todas fazem referência aos filmes Spaghetti Westerns.







quinta-feira, 9 de julho de 2020

PROCURA-SE UM FUJÃO!!!



Por Altamir Pinheiro

Os cartazes de PROCURA-SE imortalizados em filmes faroestes, nesses últimos dias, voltaram à moda em Capoeiras.  Não com os dizeres “Vivo ou Morto” e com direitos aos caçadores de recompensas receberem gordas indenizações pela cabeça de alguém, mas SIM com o letreiro estampado nas praças, ruas e bares: CADÊ O FUJÃO!!! Pois bem, na última quarta-feira(8), o pré-candidato a prefeito, Dudu, passou um pito no radialista Sulipa e não deu as caras nem o ar de sua graça à Rádio Jovem Cap, conforme havia prometido e estava agendado para o horário do meio-dia. Quer dizer: Farrapou!!!  Sumiu!!! Escafedeu-se!!! O possível adversário que vai disputar  a eleição com Nego do Mercado, já começou errado ao se esquecer de prestar atenção em um ditado antigo e fundamental numa pré-campanha eleitoral acirrada como será a de Capoeiras que diz o seguinte: “Um fujão nunca vence, um vencedor nunca foge”. Quer dizer, quem desiste ou foge nunca vence e só vence quem nunca desiste...

Mesmo sendo um pré-candidato totalmente despreparado, intelectualmente, para falar sozinho em uma entrevista numa emissora de rádio, geralmente, ele só entra em um estúdio com advogado a tiracolo ou no bolso da algibeira, pois além de ser totalmente limitado no falar, judicialmente, está mais enrolado com a justiça eleitoral do que fumo de corda nas bancas da feira de Capoeiras, por isso exige à presença de advogado para socorrê-lo. Ele não se mancou ainda daquele velho adágio popular: quem não pode com o  pote cheio d’água, não bota a “rudia de pano” na cabeça...

Outra bronca pesada que o fujão tem para resolver é o caso do difícil registro de candidatura desse octogenário ou do oitentão do partido político PL, como se vê,  a cada dia que passa fica ainda mais complicado, pois vai levar toda sua campanha  pendurada nas famosas e indesejáveis  LIMNINARES JUDICIAIS, haja vista que deixa uma suspeita no ar de não reunir a menor condição de se candidatar ao cargo de prefeito de Capoeiras. Deixando claro que, além de ser taxado de fujão de entrevista em rádio, vai tentar a todo custo, burlar as leis para a justiça aceita-lo, mesmo sendo um ficha suja. O possível adversário de Nego do Mercado é um exemplo extremo de como os partidos políticos vão até o limite para viabilizar a candidatura de políticos enrolados com a justiça. 

As redes sociais de Capoeiras e boa parte dos Blogs de Garanhuns e toda região do agreste meridional batem na mesma tecla: “A inelegibilidade de Dudu é uma realidade cagada e cuspida”. Ou seja, Supostamente, o eleitor do município de Capoeiras que pretende sufragar as urnas em favor do possível candidato do PL, corre o risco de perder seu voto, pois, pelo andar da carruagem, sua polêmica candidatura tem tudo para ser anulada. Só nos resta aguardar o que a justiça eleitoral tem a nos dizer!!! Na verdade, o horizonte que se deslumbra é que  ele está numa tremenda encruzilhada que deve ser   humanamente impossível  livrar-se dela, pois: se correr o bicho pega e se ficar o bicho come...

quarta-feira, 8 de julho de 2020

VOCÊ É UMA BRASA, MORO!!!

Roberto Carlos%2C Rosângela e Sergio Moro


Por Altamir Pinheiro

As pessoas no Brasil ainda não entenderam que atacar Moro, o Papa da  Lava jato é ir contra uma nação de  indignados. A lava jato foi uma  conquista dos brasileiros cansados da impunidade e da corrupção. Moro é a encarnação do espírito de justiça que não existia no Brasil. Como se vê, hoje,  Sérgio Moro é vítima de duas facções: a Bozomáfia & Bozolulismo. A jagunçada da BOZOMÁFIA é um bando malfeitor que não tem vergonha nenhuma na cara e se desprendeu completamente de qualquer senso de objetividade. Todos eles estão cientes (mas dão uma de João-Sem-Braço) que o Bunda Suja faz um governo  incapaz, inábil e estúpido, além do Boca Porca do Bolsonaro ser  um governante cruel e desastrado sem falar na falta de competência ou decência que é gritante...  Fazer um devoto ou fanático da Bozomáfia  pensar com lógica não é nem fácil nem difícil. é inútil. Porém, de minha parte, não tenho e nem muito menos nutro  ódio dos puxa-sacos do amigão de Queiroz. Tenho nojo!!!   Observando bem os defensores ou componentes da gangue através da paixão exagerada pelo coadjuvante ou  dublê de presidente  parecem mais filmes pastelão, os bandidos defendendo o “mito” e atacando o Xerife Moro. Portanto, só há uma voz de comando para a gente exortar esse zé povinho:  XÔ, CARNIÇA!!!

Em épocas não muito remotas em que, durante toda a minha vida, ouvi o mesmo discurso de amigos e conhecidos. A mesma queixa, feita num tom entre o amargo e o irônico, entre o resignado e o enojado. DIZIAM ELES: o problema do Brasil era a impunidade, os poderosos jamais pagariam por seus crimes e tudo ficaria para sempre como sempre foi. O Brasil não tinha jeito. Esses meus amigos, muitos deles intelectuais, jornalistas, bancários, advogados, comerciantes, quase todos suspiravam pelos países mais desenvolvidos, onde não havia tolerância com quem descumprisse a lei. Nesses últimos seis anos,  houve uma mudança considerável no Brasil. Poderosos que descumpriram a lei foram enjaulados sem dó nem piedade e,  essa mudança tem nome: chama-se Sérgio Moro!!! Deve doer e muito nas cacholas ou  intelectos de um   Lula, Marcelo Odebrecht, Sérgio Cabral e o intocável  Eike Batista o destino que a maldita história lhes reservou. O próprio Seboso de Caetés tinha o  destino de um Deus, de um Super, de um Monarca, hoje, velho e doente,  descambou-se para uma simples peça de enredo confuso, em que o personagem central  foi um juiz "FUTUQUENTO" de Curitiba e o epílogo é a Odebrecht do pai Emílio. Nunca na história do Brasil, esses culpados pareceram tão inocentes. Ou, por outra, nunca esses inocentes pareceram tão culpados...


Por fim, no final do ano passado, em um show apresentado no  teatro de Curitiba, Roberto Carlos, muito bem-humorado,  resolveu brincar ao anunciar a presença do então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro,  e sua mulher, Rosângela. O cantor usou uma gíria muito popular dos tempos da Jovem Guarda ao apontá-lo na plateia. "VOCÊ É UMA BRASA, MORO". O público caiu na gargalhada e aplaudiu a espiritualidade do Rei.

terça-feira, 7 de julho de 2020

CODESVAF CHEGOU NO AGRESTE MERIDIONAL




































Nivaldo Mendes

Em pouco tempo à frente da chefia da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, vem deixando sua marca registrada com uma gestão inovadora. Neste começo de julho as máquinas de perfurar poços juntamente com suas respectivas equipes de trabalho,  encontram-se ou estão se deslocando  para a  Região do Agreste Meridional, mais precisamente em Capoeiras, Palmeirina e Garanhuns. 

Em pouco tempo no comando da  Superintendente da 3ª. Sr da Codevasf, em Pretrolina-PE, o engenheiro Aurivalter Cordeiro, tem se destacado como chefe desse importante órgão federal. competente, talentoso e humilde, Aurivalter imprimiu o ritmo forte, com uma gestão proativa e inovadora, levando a Codevasf a ter novamente dos sertanejos e outras regiões do estado  o respeito e certeza de que terão ações voltadas aos benefícios de todos.

Aurivalter Cordeiro, recebe a todos que o procuram em seu gabinete, sempre atencioso e prestativo, e outro importante marco dele, foi a de sair do gabinete e ouvir o povo, gestores, e autoridades, em cada município, que a companhia atende, participando de reuniões em câmara municipais e nas associações rurais.

Dono de uma delicadeza única, e de um currículo invejável,  que poucos possuem, Aurivalter nunca deixou de atender as demandas de todos os parlamentares federais de Pernambuco, que destinaram recursos financeiros para a Codevasf, e nem fez discriminação a prefeitos e vereadores, prova disto, são os inúmeros títulos de cidadão que tem recebido em diversas cidades do estado.

Respeitado e admirado, por políticos das mais diversas correntes partidárias de Pernambuco, como o próprio deputado federal da região do agreste, Fernando Rodolfo,  e por todos os servidores da Codevasf, Aurivalter como um grande empreendedor e bastante habilidoso, deixou outra importante marca na companhia, que foi a construção da nova e moderna sede da empresa, que recentemente foi inaugurada com a presença do ministro,  Rogério Marinho, do presidente nacional da Codevasf, Marcelo Moreira, do senador Fernando Bezerra Coelho, do deputado federal Fernando Filho, do deputado estadual Antônio Coelho, do prefeito de Petrolina Miguel Coelho e diversas autoridades da região sertaneja. Este ato simbólico de inauguração, da nova  sede da Superintendência da Codevasf, foi em homenagem ao ex-deputado federal Osvaldo Coelho, um baluarte que foi em defesa Região Nordeste.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

O CINEMA ESTÁ DE LUTO: MORREU O MAESTRO ENNIO MORRICONE

Ennio Morricone, Italian Composer, Dies at 91 | Time

O compositor e maestro italiano Ennio Morricone, autor de algumas das mais celebradas, premiadas e populares bandas sonoras da história do cinema — como claro exemplo, o tema principal de “Era Uma Vez na América“, de Sergio Leone — morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 91 anos, numa clínica em Roma, depois de complicações devido a uma fratura no fémur causada por uma queda, esclareceram os jornais italianos como o La Repubblica. O funeral será privado “em respeito pela humildade que sempre caracterizou a sua existência”, informou o advogado da família.

O maestro “preservou até aos últimos momentos a completa lucidez e grande dignidade. Agradeceu à sua amada esposa Maria, que o acompanhou com dedicação em todos os momentos da sua vida pessoal e profissional e esteve perto dele até ao seu último suspiro. Agradeceu aos filhos e netos pelo amor e carinho que lhe deram. Dedicou uma lembrança emocionante ao seu público, de cujo apoio ele sempre extraiu a força da sua criatividade”, escreveu ainda o advogado.

Ennio Morricone foi autor de mais de 500 músicas para cinema e 100 peças clássicas, entre as quais melodias como a que criou para o filme “O Bom, o Mau e o Vilão” (1966), também de Sergio Leone (realizador com quem manteve uma importante e frutuosa colaboração), protagonizado por Clint Eastwood. Até hoje, vendeu mais de 70 milhões de discos.


Ennio Morricone nasceu a 10 de novembro de 1928. Começou por estudar trompete em 1956, formando-se em composição no Conservatorio di Santa Cecilia, sob orientação do maestro Goffredo Petrassi. Foi na televisão RAI e na editora RCA Itália que deu os primeiros passos no mundo do trabalho.

A sua estreia no cinema foi em 1961, com o filme “Il Federale”, de Luciano Salce, e, ao longo da sua vida, trabalhou em filmes dos mais variados géneros, como “Os Intocáveis”, “O Bom, o Mau e o Vilão”, “A Missão”, “Cinema Paraíso” ou “Aconteceu no Oeste”, e algumas das suas composições são até mais famosas do que os próprios filmes.

Trabalhou ainda com vários diretores, destacando-se Sergio Leone, Hitchcock, Nino Rota e Fellini, tendo sido premiado com três Grammys, quatro Globos de Ouro, seis BAFTAS, 10 prémios David di Donatello, 11 Silver Ribbons, dois European Film Awards, um Golden Lion for “Lifetime Achievement” e um Polar Music Prize.

Mais recentemente, em 2007, o maestro foi ainda presenteado com um Óscar Honorário, recebido pelas mãos de Clint Eastwood. Já em 2016, a banda sonora dos “Oito Odiados”, do realizador Quentin Tarantino, ganhou o Globo de Ouro e o Óscar de “Melhor Banda Sonora Original”. Este ano, o compositor foi distinguido com o Prémio Princesa das Astúrias das Artes, juntamente com o norte-americano John Williams, “por terem enriquecido centenas de filmes com o seu talento”, segundo o júri.

Depois de várias décadas de criação, o “maestro”, que continuou a compor, decidiu retirar-se dos palcos, atuando pela última vez em Portugal em maio de 2019, num concerto integrado na digressão mundial de despedida. O primeiro-ministro italiano já reagiu à morte, utilizando a rede social Twitter para homenagear o compositor. “Iremos recordar sempre, com infinita gratidão, o génio artístico do Maestro #EnnioMorricone. Fez-nos sonhar, emocionar e refletir, escrevendo notas memoráveis que permanecerão indeléveis na história da música e do cinema”, escreveu Giuseppe Conte. Em declarações à Rádio Observador, o maestro António Vitorino D’Almeida afirmou que morreu um dos maiores da música e do cinema. “Foi realmente muito importante e era muito difícil não reconhecer o estilo dele e a [sua] forma de fazer música”, disse. Fonte: jornal português Observador. -

domingo, 5 de julho de 2020

UM BUNDA SUJA GENOCIDA


Fernanda Vivas, Márcio Falcão e Gustavo Garcia


O PDT pediu nesta sexta-feira, dia 3, ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determine o uso obrigatório de máscaras em templos religiosos, comércio, indústria, escolas e locais fechados com reunião de pessoas. Na prática, ao apresentar a ação, o partido quer tornar sem efeito o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto aprovado pelo Congresso que previa o uso obrigatório nesses locais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o uso da máscara como uma das formas de prevenir a disseminação do coronavírus. Como o STF está em recesso, a tendência é que a ação do PDT seja analisada pelo ministro Dias Toffoli, responsável pelas decisões judiciais urgentes durante o período.

PRERROGATIVA – Para o PDT, Bolsonaro usou uma prerrogativa prevista na Constituição (poder de veto a projetos de lei) para violar o direito fundamental à saúde. “O senhor Jair Messias Bolsonaro valeu-se de uma prerrogativa constitucional, com a invocação de um direito fundamental, para violar o direito à saúde e incitar a população brasileira a descumprir as normas locais”, argumentou o PDT.

“Como autoridade máxima do Poder Executivo, o Presidente da República deve zelar pelo cumprimento de todas as normas vigentes no país, sejam elas federais, estaduais, distritais ou municipais, além de promover o bem geral do povo brasileiro”, acrescentou o partido.

A legenda argumentou ainda que há um “perigo incontestável” e que não usar máscara pode “intensificar o contágio do novo coronavírus nos rincões do país”.

sábado, 4 de julho de 2020

SANEAMENTO BÁSICO

Novo marco do saneamento: projeto que abre espaço ao capital privado



Maurício Assuero

O marco regulatório do saneamento básico foi aprovado pelo senado federal na semana passada e já suscitou uma série de críticas de oposicionistas. Importante lembrar que 13 senadores votaram contra e todos eles de partidos de esquerda. Acredito que não votar um projeto faz parte da prerrogativa do parlamentar, assim como o eleitor tem o direito de votar nulo ou votar em branco, no entanto, o parlamento cabe, a ele, muito mais do que dizer que não apoia, por isso se não concorda com determinado projeto, apresente alternativa.

O pessoal que torce contra, logo se apressa a esbravejar a idiotice histórica de que “estão vendendo o patrimônio do Brasil para empresas privadas” ou que “querem privatizar a água” e ganham espaços na mídia de forma assustadora. A água é um bem público. Mas, por quê? Porque da mesma forma que o ar ou que a defesa nacional, o uso de um consumidor adicional não gera custos marginais (desculpem o termo técnico, mas custo marginal é aquele que é incorrido na produção de uma unidade adicional de produto).

Ao invés de falar em privatização, as pessoas deveriam se perguntar: por que de determinados produtos não são ofertados por empresas privadas? Pergunta a Dilma, que é economista, por que não temos empresas privadas estocando ar? O motivo é simples: uma empresa privada só vai ofertar um produto se ele conseguir precificar esse produto. Não tem como vender “ar” porque não tem como precificar esse bem. De modo igual, não tem como colocar preço na defesa nacional e com isso decorre que tais serviços devem ser prestados pelo governo. Eu entendo o mercado dessa forma: o governo deveria fornecer aquilo que a iniciativa privada não é capaz.

Nesse contexto já ouvi muito “imagine, se nessa pandemia, não tivesse o SUS”. Falam assim como se o SUS fosse vacina. Já falei aqui sobre essa imbecilidade de “ser contra a privatização do SUS”. Só se privatiza entidades com capital social e não é o caso do SUS. Essa preocupação vem da discussão do papel do estado. O pessoal da esquerda acha que as coisas só funcionam se o estado for dono. Faço aqui uma analogia: até hoje a melhor seleção brasileira que vi jogar foi a de 1982, comandado por Telê Santana. Um futebol primoroso, harmônico, mas não ganhou a Copa. Tudo bem: a Itália foi mais eficiente naquele jogo. Mas, Telê não jogava com ponteiro direito. Cortou Renato Gaúcho e quando lhes perguntavam sobre não ter ponteiro, ele respondia “o importante não é ter ponta, é jogar pelas pontas”. O importante não é o estado ser dono, importante é o estado estar presente.

Outro detalhe, decorrente da cegueira política, é que o projeto não privatiza, mas permite que a iniciativa privada obtenha concessão, através de um processo licitatório e que a empresa pública ou de economia mista também possa participar do certame. Em seguida surge aqueles pensam apenas com um lado do cérebro pra dizer que o serviço vai aumentar a tarifa e que as pessoas pobres serão afetadas. Pura burrice. Hoje, estamos todos nós enfurnados dentro de casa com um monte de equipamentos elétricos ligados. Minha conta de luz aumentou 30% e as pessoas pobres que consomem até determinada quantidade de Kwh, tem seu consumo pago pelo governo.

Em meio a tudo isso, as pessoas contrárias – diga-se que até agora só vi opinião contrária de esquerdistas – que muito criticaram a privatização das Teles não encontram respostas para explicar o motivo de a telefonia ter dado certo. O mundo não acabou. Hoje, no Brasil há mais celulares do que pessoas. Queria ver se estivesse no governo o quanto de dinheiro de corrupção já tinha rolado porque, no fundo, esse é retrato do Brasil: empresas públicas criadas para abrigar corruptos que sustentam os corruptos que criaram as empresas.

O problema que devemos ficar atento e no contrato. Algumas privatizações são desfeitas porque os contratos são falhos, mas o caminho é esse. Retirar o estado de atividades nas quais a iniciativa privada é capaz de ofertar. Não custa lembrar que o senador Alcolumbre disse que a 30 anos se esperava por isso. Ele tem razão porque o governo, nesse campo, sempre foi paradoxal: não fazia saneamento porque a obra não aparecia e “fazia” saneamento porque o se fosse questionado como gastou somas acreditava que ninguém seria capaz de cavar para os canos. Enquanto isso, o dinheiro ficava registrado como obra e se desviava pelos dutos onde passam um boi, uma boiada e um monte de dinheiro.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

SÉRGIO MORO: A ANATOMIA DE UM MORALISTA NATO


Por Altamir Pinheiro

Desde a lamentável saída  do inabalável Sérgio Moro do Ministério da Justiça, quando fazia parte do destrambelhado governo do Mito da Caverna que o Brasil está navegando  ao léo, sem prumo, sem rumo e sem  comando algum. E o pior, a nação  vem se comportando feito uma égua no meio da feira, com um caçuá de cada lado da cangalha, carregada com seis sacos de farinha no lombo, desembestada dando pulo, peido e coice pra tudo quanto é lado. Este é o retrato de uma nação desgovernada por um Cavalão, donde, tem uma manada conhecida por  BOZOMÁFIA que lhe presta reverência de joelhos. Aliás, a BOZOMÁFIA tem como hobby recrutar aloprados, desertores e impostores para com ela se associar. É o esgoto se superando... Enquanto isso,   neste exato  momento,  o Cavalão do Planalto só pensa naquilo:  angariar 200 deputados  picaretas do Centrão para se livrar dos 48 pedidos de  impeachment protocolados na secretaria do Congresso Nacional. No momento o cu cagado ou bunda suja tá tão enrolado que nomeou um ministro que foi sem nunca ter sido... Já pensou!!! Depois da nuvem de gafanhotos que assolou o país durante 13 anos,  agora vem essa praga de milicianos da Baixada Fluminense atanazar  nossas vidas. Quer dizer: saímos da arrasada e corrupta esquerda para cair nos braços de uma corja de péssima índole...


Depois de se lê um parágrafo coberto por trevas e  repleto de escuridão como o que está escrito logo acima, muda-se  o roteiro para que seja tomado um banho de civilização e moralismo para ver desfilar nestas páginas a biografia ou então destrinchar a anatomia  de um moralista nato do quilate de um cidadão da envergadura moral de  Sérgio Moro que, recentemente, foi classificado pela revista Forbes, por estar entre as 50 maiores  personalidades mais adoradas e respeitadas no mundo neste século XXI. A bem da verdade, Moro,  destaca-se como a única celebridade da América Latina que faz parte desse seleto  grupo  da revista norte-americana. A honraria é tamanha e o orgulho do brasileiro tornou-se tão gratificante, que a nação inteira   está de olho e dando todo apoio a Sérgio Moro para elegê-lo presidente da República em 2022, ainda no primeiro turno, haja vista o país está diante de um exemplo de dignidade, respeito, profissionalismo e cidadania. Não é nenhuma novidade para todos nós que o maior  ídolo brasileiro da atualidade,   sempre teve um comportamento pautado na lei, na honestidade, na eficiência e na discrição. Não é à toa que, o excelente e aclamado   Moro, com sua invulgar autoridade moral, hoje, ele é o brasileiro mais admirado pela população por ter sido um excelente servidor público e até porque  cumpriu suas funções dentro do que manda o figurino. Por onde passa  se destaca como  um gigante da moralidade pública; um monumento à moralidade nacional; um monumento de retidão e virtude; como também carrega em seu bojo uma conduta pessoal irrepreensível.


Só uma sociedade formada por BOZOPETISTA ou BOZOMÁFIA, pessoas de má fé e/ou sem nexo algum, podem deduzir sobre Moro o que alguns tem dito: traidor, bandido e outras coisinhas sem pé nem cabeça. Os da esquerda, vá lá. Pois foi ele que mandou o Seboso de Caetés para  cadeia.  Mas aqueles que o amavam, ou diziam respeitá-lo, e nesses últimos  meses o tratam como se traidor fosse, não merecem respeito mas apenas pena: são pessoas que não raciocinam, não conseguem distinguir o certo do errado. Se existe um traidor, certamente é o Bunda Suja Boca Porca Bolsonaro.  E não traiu apenas Moro, quando “revogou” a própria palavra dada!!! E também traiu uma grande parcela dos que o elegeram!!! O engraçado disso tudo é que as mesmas pessoas que hoje execram o Moro são as mesmas que até ontem o glorificavam.  Na verdade, não se poderia esperar que saísse nada que preste desse lixo amigo de Queiroz. Pois é um  DESQUALIFICADO!!!  Essa porqueira ou esgoto a céu aberto não merece ser chamado apenas de desqualificado, pois Moro deferia tê-lo adjetivado como um pulha, sujo, asqueroso, mentiroso, canalha, safado, vigarista, bandido, covarde, gangster, patife, UFA, CANSEI!!! Quem quiser que complemente a lista...

quarta-feira, 1 de julho de 2020

PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE CAPOEIRAS-PE, NEGO DO MERCADO, MOSTROU SEGURANÇA ABSOLUTA EM ENTREVISTA PRESTADA À RÁDIO LOCAL



Por Altamir Pinheiro

Na última segunda-feira(29), acompanhei a entrevista que o pré-candidato, NEGO DO MERCADO, prestou aos microfones  da Rádio Jovem de Capoeiras e, confesso que fiquei impressionado com a desenvoltura do calouro político Joaquim da Costa Teixeira. Na oportunidade, foi interrogado pelo locutor Sulipa, quando o pré-candidato a prefeito pela legenda do PSB, nos passou além de segurança e equilíbrio emocional, muita confiança e demonstrou ter um círculo de amizade bastante avantajado perante seus munícipes. Dirigiu-se ao público ouvinte com uma impressionante capacidade de se comunicar de forma eficaz, o que é de extrema importância para o sucesso de um pré-candidato, pois influencia diretamente o seu marketing pessoal. A introdução, a cadência, a ênfase que ele deu aos seus projetos que serão implementados na sua possível eleição foi didaticamente muito bem explicados ao público ouvinte. Sejam seus futuros eleitores ou não o recado dado por Nego do Mercado foi muito bem passado para compreensão de todos.

Com uma boa dicção, apesar de um pouco gripado, manteve-se calmo e transmitiu tranquilidade enquanto falava. Na introdução da entrevista prestada, dirigiu-se aos moradores dos bairros da cidade e dos povoados citando-os um por um, dando uma demonstração de apreço e consideração a toda  comunidade que estava ligada à emissora para ouvi-lo, além de esbanjar segurança, confiança e demonstrar possuir amizade com o seu público alvo durante todo  o bate papo com seu interlocutor Sulipa. Outro fator preponderante em suas palavras foi expressar, revelar ou exibir  todo o seu conhecimento que  possuía da máquina pública com  pleno domínio sobre os assuntos a que fora submetido e, principalmente, sobre a sua proposta de atuação ou plataforma de governo. Caso sua entrevista tivesse sido uma prova do ENEM, o jovem Nego do Mercado teria passado tranquilamente  e alcançado ou atingido uma baita nota 9. 

Percebeu-se claramente que, em suas palavras e colocações, o pré-candidato a prefeito de Capoeiras tinha um propósito, qual seja, buscou imprimir verdades ou efeito de verdade. Nesse contexto, algumas propostas formuladas e direcionados para o  pessoal da zona rural foi deverasmente  oportuna e acertada, quando se comprometeu, caso seja eleito,  a prefeitura não comprar trator e sim agregar todos os proprietários de tratores à máquina pública para que seja executado os serviços necessários em todo o município beneficiando tanto a comunidade como os seus respectivos donos desses veículos  tão necessárias tanto aos trabalhos urbano quanto  rurais. Nego do Mercado  encerrou sua entrevista com uma  afirmação, onde revelou estar  bastante determinado para o seu cuidado com a coisa pública ao prometer e assegurar que, “Sendo eleito prefeito de Capoeiras, vou cuidar do patrimônio do município com cuido do meu: com muito ZELO e senso de responsabilidade”,  disse ele. Daí, vê-se que, sua estreia nos microfones da emissora local, dirigindo-se a sua comunidade deixou uma marca de segurança, confiança e de profunda amizade que ele tem com o seu povo.



segunda-feira, 29 de junho de 2020

ANIVERSÁRIO DE 75 ANOS DO MAIOR ROQUEIRO BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS: RAUL ROCK SEIXAS



Por Altamir Pinheiro

Raul  Santos Seixas ou Raul Rock Seixas,  faria 75 anos neste domingo (28). lamentavelmente, Raul nos deixou em  agosto de  1989, acometido de pancreatite crônica, hipoglicemia e parada cardiorrespiratória,  por consumo exagerado de vodka com crush, mas suas músicas continuam eternas. Pensando bem, quem foi Raul Seixas?!?!?!  Raul era um cara muito diferente dos demais de sua época, ele não vivia e nem falava coisas atuais, ele estava sempre além da realidade em todos os sentidos. Muitos o chamavam de louco, mas será que ele era mesmo maluco? O que podemos analisar entre loucura e razão? Há quem diga que, a loucura não existe sem razão e nem a razão sem a loucura. Uma pessoa considerada louca em uma certa época, poderá ser considerada um gênio em outra. Ao longo da história da humanidade todas as pessoas que foram consideradas loucas com suas invenções criativas, mais tarde foram reconhecidas como grandes gênios. 

Seixas  teve muita dificuldade em adaptar-se por ver as coisas por uma ótica diferente, ele não se conformava com as mesmices de todos, ele era um protestante às ideias consideradas “IMEXÍVEIS” pela sociedade. E neste mundo em que vivemos, quando uma pessoa tem uma visão diferente dos demais, a pessoa começa a ser excluídas dos diversos grupinhos de luluzinhas que existe por aí. Santos Seixas tinha uma ideia muito forte do que era a vida, e batia contra  muitos movimentos considerados fechados na sociedade, tanto político como religioso. Ele foi filósofo, músico, cantor, compositor e ator, como também cursou filosofia na universidade da Bahia. 

Em sua meteórica carreira, chegou um determinado momento na vida  que ele foi se distanciando de Deus ou das coisas sagradas que ele mesmo lera na Bíblia, e começou a se interessar pela filosofia de Aleister Crowley e do caminho do egoísmo, como ele mesmo se declarava: "Eu sou egoísta”. O Nosso querido Raul Seixas findou o seu tempo e partiu para o mundo das eternas dimensões. No tocante ao seu distanciamento da religião,  ele mesmo cantou na música : EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS. O nosso espírito na verdade é antiguíssimo, todos nós já existíamos antes de ganharmos um corpo humano. Mas a igreja romana fez de tudo para ninguém jamais saber de nada. Já na música PEDRO ele arremata:  eu não tenho nada a ti dizer / Mas não me critique como eu sou / Cada um de nós é um universo, / Pedro, onde você vai eu também vou... 

Uma coisa que se aprende ou detecta-se  nas letras de Raul é que, de um modo geral,  todo cidadão comum nessa  sociedade de consumo ou dos Shoping Center almeja comprar um carro do ano, comprar uma casa, morar num lugar maravilhoso, mais as pessoas que chegam lá, com o passar do tempo, percebem que tudo isso é vazio, lutou a vida inteira que nem um doido, um doente mental para conquistar. E aí chega… Daí percebe que tudo isso é um enorme vazio. Aparece a depressão, começa a vir a angústia, haja vista não ter sentido as pessoas desesperadamente lutarem tanto para viver uma vida sem sentido. Raul, deixa tudo isso muito claro quando compôs OURO DE TOLO e numa das estrofe ele diz: “...E você ainda acredita que é um doutor, um padre ou policial que está contribuindo com sua parte para esse belo quadro social... Nessa música ele retrata,  nas entrelinhas, a repressão, a mesmice, e a chamada tolice ou babaquice. 

Quando é lembrada a passagem dos seus 75 anos de idade, vem a nossa mente a certeza que nas décadas de 50, 60, 70 e  80 houve uma geração de brasileiros que acompanhou os três maiores caipiras da música mundial: Luiz Gonzaga que nasceu em Exu, Elvis Presley em Memphis e Raul Seixas na Bahia... Quem neste mundão de my god é cinquentão curtiu adoidado o Mensageiro ou Profeta do Apocalipse no final de uma era nas saudosas décadas de 70/80 do Século passado. Quem viajou no TREM DAS SETE sabe muito bem do que estou falando... Raul Seixas era um poeta, místico e filósofo catastrófico. Raul Seixas deixou um vácuo gigantesco na música e na cultura moderna, especialmente no que diz respeito a sua mensagem que não foi completada por ter morrido com apenas 44 anos de idade, lamentavelmente. 

Por fim, a  trajetória do carimbador maluco, mais conhecido como  Maluco Beleza sempre esteve atrelada a um certo tom místico e visionário, mas ninguém imaginava que uma letra de sua autoria juntamente com Cláudio Roberto pudesse falar tanto de 2020 quanto O DIA EM QUE A TERRA PAROU.  Todo o desenrolar da letra relata um dia em que o mundo inteiro decidiu não sair às ruas, curiosamente, muito semelhante ao cenário imposto pela pandemia dessa praga esquerdista “incarnada” altamente contagiosa e letal que é o tal do COVID-19.    A letra da música  trata de uma narrativa muito atual, a “antevisão” de Raul falhou em um pormenor ou particularidade. A letra diz que “o doutor não saiu pra medicar, pois sabia que não tinha mais doença pra curar”, ou seja, o enclausuramento imaginado pelo compositor não parece ter relação com a realidade, haja vista que os dirigentes do país não estão nem aí com a pandemia, há um  deles, diga-se de passagem, um bunda suja, que chama isso de uma simples gripezinha, pois o que eles sabem e fazem muito bem  é politicar. O mesmo não se pode dizer dos profissionais de saúde, a turma do jaleco branco: esses sim, saíram de casa  para medicar porque sabiam que tinha uma doença pra curar...







domingo, 28 de junho de 2020

COMPRAS À MODA ANTIGA: CADERNETA DO FIADO

Com a crise, fiado volta a ganhar força | Notícias | SOS Consumidor

Sonia Regina - Santos(SP)

No século passado, antes da era dos Supermercados muitos cidadãos brasileiros utilizavam as famosas “Cadernetas”, não as de “Poupança”, eram do “Fiado”. Funcionava assim: o estabelecimento fornecia uma caderneta que ficava com você onde o comerciante anotava suas compras. Ao final do mês a caderneta era entregue ao comerciante para apurar o valor total, quando o débito era quitado, as vezes no mesmo dia já estreava a nova. Não eram cobrados juros, nem que o freguês estivesse passando por maus momentos. O pequeno comerciante não pertence a classe alta, convive com seus vizinhos, não raro o filho do devedor ser amigo de seu próprio filho. Todos se conheciam no bairro e a maioria sabia que deviam cuidar uns dos outros.

Tivemos também as não menos famosas “Notas Promissórias” logo apelidadas de “Papagaio”. Essa modalidade era utilizada por grandes lojas e somente eram aceitos compradores que não tinham qualquer dívida em atraso na praça, ou seja, a frase “Nada Consta” na ficha cadastral era o ponto de partida. Em seguida, entra nas negociações os carnês que também necessitavam de um bom cadastro para serem aprovados.

A Empresa Brasileira de Comércio e Exportação ltda. proprietária das lojas Erontex, na década de 50/60 divulgava na TV a comercialização de seus tecidos para pagamento na modalidade de carnês acompanhados de cupons para sorteio de vários prêmios.

Vale destacar que a Erontex também inovou vendendo cortes de casimira tropical com preços bem baratos para a época pois, a metragem era adequada para uma calça comprida ou uma saia. Nos dias atuais a quantidade de pano talvez rendesse duas saias. Considero a saia a peça mais eclética do vestuário feminino, a saber: saia godê, envelope, evasê, pregueada comum, prega macho e a preferida “Justa”. A saia justa, com seu comprimento da época, era a mais utilizada afinal, delineava as curvas do corpo com uma abertura que podia ser lateral, dianteira ou traseira para melhor desempenho dos movimentos mas, o tamanho era sempre de acordo com a ousadia da sua dona sem essa neurose pelas medidas: 90 x 60 x90 o importante era cuidar da cintura para fazer jus ao modelo “Violão” e até saborear o não menos famoso “Fiu Fiu.

Nem tudo ficou no passado. Na mesma rua onde moro, tem uma pequena mercearia que até hoje fornece alimentos com anotações em cadernetas e tenho certeza, que essa é uma forma de venda em várias partes do Brasil.

Quanto as saias justas, perderam as aberturas traseiras. Elas ficaram curtíssimas, deram total liberdade de movimentos e para alguns, aboliram o exercício do imaginário.

* * *

Minha receita para serenar nosso Espírito com a beleza da música e dança através dos tempos.


sexta-feira, 26 de junho de 2020

O MUNICÍPIO DE CAPOEIRAS(PE) DÁ EXEMPLO DO BOM COMBATE AO CORONAVÍRUS



Coronavírus: AARB divulga medidas de segurança para Autoridades de ...

Por Altamir Pinheiro

Enquanto o Brasil  anda a passos largos  para atingir os 100 mil óbitos e quem sabe, 2 milhões de casos confirmados e é o 2º com mais vítimas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, o município de Capoeiras que  está encravado entre São Bento do Una e Águas Belas,  que tornaram-se em calamidade pública pelo número de mortes que esses dois municípios já contabilizaram com o Covid-19, Capoeiras é motivo de exemplo no que diz respeito ao bom combate a pandemia que assombrou o mundo. A equipe de epidemiologia, o secretário de saúde e a prefeita do município foram agraciados  com o merecido  Certificado de Reconhecimento no que se refere  ao mês de maio, onde Capoeiras encerrou com uma ótima porcentagem  no grupo dos cinco melhores municípios da abrangência da V GERES, com sede em Garanhuns. 

A prefeita Neide Reino por ter sido uma das melhores secretárias de saúde do estado  na gestão de seu marido, juntou-se ao atual secretário de saúde e uma equipe muito bem formada, escolhida a dedo, e o que vimos e ainda vemos foi um trabalho diuturno que começou lá atrás, quando surgiram os primeiros casos na capital pernambucana no começo de  março.  A partir daí o trabalho foi crescente, incluindo ações que foram desde a reorganização do pessoal da saúde do município até o remanejamento de outros  profissionais  na linha de frente contra o corona; de articulação com a sociedade civil, o cuidado com a feira, principalmente a de verdura,  carne e do queijo,  até a exigência  de máscaras de proteção; de campanhas educativas para população à barreira sanitária com averiguação de  veículos no pórtico de entrada da cidade; todas as investidas que a equipe de saúde fez com a comunidade foram e são dignas de aplausos. Jamais a prefeita politizou a pandemia nem muito menos se propôs  a  procurar  holofotes e refletores para  se promover. Muito pelo contrário, arregaçou as mangas, foi a luta,  e praticou o bom combate. 

Enquanto o país assiste passivo a expansão do vírus, o município de Capoeiras procurou desenvolver um plano de contingência para reagir à eventual contaminação de seus moradores e treinar servidores da área de saúde. Era uma iniciativa de precaução, mas que acabou abrindo caminho para a cidade se destacar, em todo o Agreste Meridional,  na adoção de políticas públicas antecipadas para lidar com a pandemia. Na época que a prefeita começou a comandar  o grupo da saúde  de resposta rápida, ninguém em Capoeiras  tinha ainda a dimensão que essa praga contaminadora e  letal alcançaria, mas isso  deu uma grande vantagem  aos capoeirenses: quando o vírus chegou, a prefeitura já  tinha um planejamento e uma reflexão sobre como agir, pois não é à toa que a saúde de Capoeiras recebeu, MERECIDAMENTE,  o diploma destaque de combate ao vírus da Gerência Regional de Saúde do Estado de Pernambuco. Desde já, o município está de parabéns. Os fatos todos estão aí, à prova. Vejam que são explícitos, escancarados, inquestionáveis.

JUSTIÇA NEGA PEDIDO DE DESBLOQUEIO DE BENS DO ESPÓLIO DE MARISA LETÍCIA


O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou, nesta quarta-feira, dia 24, o desbloqueio de bens do espólio da ex-primeira dama Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O advogado de Lula, Cristiano Zanin, informou ao G1 que vai recorrer. O bloqueio patrimonial foi ordenado pela Justiça Federal do Paraná, no âmbito da Operação Lava Jato.

A ex-primeira dama morreu em fevereiro de 2017. Em julho, a 13ª Vara Federal de Curitiba concedeu o pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou o sequestro judicial de bens do casal, de mais de R$ 13,7 milhões. Entre os bens bloqueados estão apartamentos e terreno localizados em São Bernardo do Campo (SP), veículos, planos de previdência privada e dinheiro depositado em conta bancária.

GARANTIAS – A medida, segundo a Justiça, tem por objetivo garantir o pagamento da pena pecuniária e da reparação dos danos dos crimes de corrupção e lavagem dinheiro pelos quais o ex-presidente foi condenado na ação do triplex do Guarujá (SP), em 2018, e pelo qual ficou preso de abril daquele ano até novembro de 2019.

Além disso, a Justiça cita suspeitas de ilicitude na obtenção dos bens, devido à possibilidade de relação com palestras realizadas por Lula, que estavam sob investigação. “Ocorre que a Polícia Federal, recentemente, relatou o inquérito, após quatro anos, e concluiu que não foi identificada qualquer ilegalidade nas palestras do ex-presidente, tal como sempre demonstramos”, diz Cristiano Zanin.

DESBLOQUEIO – A defesa pediu o desbloqueio em primeira instância, o que foi negado. Apelou, então, ao TRF-4. No ano passado, o tribunal negou pedidos de desbloqueio em setembro e em novembro.

“Vamos recorrer após a publicação do acórdão, para que essa decisão seja revertida, com a liberação do patrimônio do espólio da Dona Marisa, diante da ausência de qualquer razão jurídica para que ele permaneça bloqueado”, afirma Zanin. A decisão foi unânime. O acórdão, com a íntegra dos votos do julgamento, ainda não foi publicado. - Fonte: Deu no G1. -

TRF-4 REJEITA MAIS UM PEDIDO DE SOLTURA E MANTÉM EX-GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL PRESO


Correntes nos pés - Contraponto

Uma semana após negar um pedido de soltura do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) voltou a rejeitar um segundo habeas corpus protocolado pela defesa, nesta quarta-feira (24). Cabral está preso em Bangu por condenações derivadas da Operação Lava Jato.

“Sérgio Cabral é colaborador da Justiça e espera que os órgãos judiciais expliquem através de decisões fundamentadas a atual necessidade da manutenção da sua prisão preventiva”, disse ao G1 o advogado do ex-governador, Márcio Delambert.

ESQUEMA DE PROPINAS – No TRF-4, Cabral foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 14 anos e dois meses, por um esquema de recebimento de propina. Cabral respondeu a mais de 20 processos pela Lava Jato.

No segundo habeas corpus protocolado pela defesa, foi argumentado que não seria necessária a manutenção da prisão, já que foi decretada em 2016, e os fatos relatados no processo ocorreram entre 2009 e 2012. O pedido foi rejeitado por unanimidade. O acórdão com a íntegra dos votos ainda não foi publicado.

INCONSTITUCIONAL  – Na semana passada, a defesa alegava que a prisão seria inconstitucional devido ao novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a impossibilidade de executar a pena antes do trânsito em julgado, ou seja, que todos os recursos sejam esgotados.

Porém, no entendimento dos desembargadores do TRF-4, Cabral cumpre prisão preventiva decretada pela 12ª Vara Federal de Curitiba, o que não atinge a decisão do Supremo. No total, Cabral já foi sentenciado há mais de 200 anos pelos processos a que respondeu na Lava Jato. - Fonte: Deu no G1. -

quinta-feira, 25 de junho de 2020

SE LEONEL BRIZOLA SOUBESSE A FALTA QUE FAZ AO BRASIL, JAMAIS TERIA IDO EMBORA...

Movimento Trabalhista Leonel Brizola - Home | Facebook
Carlos Newton

No último domingo, dia 21, foram completados 16 anos da morte de Leonel Brizola, um dos maiores líderes políticos da História Republicana. Embora tenha sido perseguido implacavelmente pelo regime militar, Brizola nunca foi um esquerdista radical. Classificá-lo de comunista não tem o menor cabimento, até porque o engenheiro gaúcho jamais se interessou em se aprofundar nas teorias de Karl Marx e Friedrich Engels. Mas é claro que estava próximo às ideias do marxismo, devido à sua permanente preocupação com a população carente.

Ainda muito jovem, fez uma carreira extraordinária no Rio Grande do Sul, como deputado estadual, depois federal, prefeito de Porto Alegre e governador, notabilizando-se com um dos maiores construtores de escolas do mundo.

MUTIRÕES EDUCACIONAIS – Como prefeito e governador, sua prioridade sempre foi a educação. Utilizando mutirões nas comunidades, implantou uma rede de ensino primário e médio que atingiu os municípios mais distantes, inclusive nas zonas do pampa, de baixa densidade populacional, onde construiu escolas de madeira.

Foi recordista mundial, pois em quatro anos criou 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas e 131 ginásios, colégios e escolas normais, num total de 6.302 novos estabelecimentos de ensino. Com isso. abriu 688.209 novas matrículas e admitiu 42.153 novos professores.

Cerca vez, assisti a um emocionado relato do grande jornalista Caco Barcellos, que narrou as dificuldades de sua infância pobre, dizendo que somente venceu na vida porque conseguiu estudar numa daqueles escolinhas de Brizola no interior gaúcho.

HERDEIRO DO TRABALHISMO - Brizola foi o legítimo herdeiro do trabalhismo do Alberto Pasqualini, genial sociólogo, advogado e político gaúcho, que tanto influenciou o governo de Getúlio Vargas, ao defender a tese de que o “capitalismo individualista precisa se transformar em capitalismo solidário, com uma socialização parcial do lucro”.

Pasqualini também se aproximava de Marx, por sustentar o princípio do Trabalhismo, de que “nenhum ganho é justo desde que não corresponda a uma atividade socialmente útil”. Além disso, ensinava que nem sempre o que constitui um ganho legal é um ganho justo, porque todo ganho deve estar sempre em função do valor social do trabalho de cada um. “Onde há ganhos sem trabalho, há parasitismo e usura social”, sintetizava Pasqualini.

Num país sem memória, Pasqualini é o gênio desprezado pelos brasileiros, criador de uma versão inovadora e brasileiríssima do Capitalismo, que encantou Brizola e os gaúchos em geral, mas acabou no esquecimento.

AS DESGRAÇAS DA SORTE – Como diziam Cacaso e Sueli Costa, “são as desgraças da sorte, são as traças da paixão”… e assim Brizola não conseguiu chegar à Presidência da República, atropelado por Lula da Silva, o “líder trabalhista” criado nos laboratórios do bruxo Golbery do Coutto e Silva e que desgraçadamente acabou tendo vida própria e levou o Brasil a essa situação que estamos.

Aliás, os militares estão nos devendo essa. Foram eles que conseguiram evitar que Brizola chegasse ao poder, em 1989. Será que estão satisfeitos? À exceção do corretíssimo Itamar Franco, que ameaçou colocar a PM de Minas na represa, para evitar a privatização de Furnas, que Paulo Guedes agora quer concretizar, tivemos de aturar Collor, FHC, Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro, seis perdidos numa noite suja, diria Plínio Marcos.

Será que valeu a pena os militares terem evitado que Brizola assumisse a Presidência? Claro que não. E o pior é que Brizola se foi, não deixou herdeiros e hoje ninguém nem sabe o que significa o Trabalhismo à brasileira, a melhor opção política já criada desde que o homem aprender a votar.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

LEGADO PARA A POSTERIDADE DOS 90 ANOS DE CLINT EASTWOOD



Por Altamir Pinheiro

Qualquer manchete cairá bem quando alguém for  escrever sobre um monstro sagrado da cinematografia mundial, assim como essa!!! CLINT EASTWOOD FAZ 90 ANOS: DE CAUBÓI DURÃO A FINO DIRETOR DE OBRAS-PRIMAS. Alguém, assim como eu,  já escreveu o seguinte ou mais ou menos desta forma   sobre esse noventão: Clint era um magrelo  que não tinha cara de ir muito longe — alto, cabelos cor de areia e tímido, ele mesmo não se via como o tipo certo para o estrelato. Há época da glamourizada Hollywood pedia-se  morenos, mandões, românticos. Só que, no caminho apareceu  um Leone tinha um Leone em seu caminho...  

Pois bem!!! A literatura mundial do cinema e seus respectivos cinéfilos nos afirmam que, Sergio Leone não viu as coisas assim. Com a ida à Itália e Por um Punhado de Dólares, de 1964, Clint tornou popular o caubói silencioso e durão, que chega a um lugar MUDO e, aventuras depois, vai embora CALADO como chegou. O sucesso popular chegou aos 34 anos e consagrou o tipo do estranho sem nome em cujo rosto parecia que o sol batia sempre forte. Mas, para todos os efeitos, era ainda um galãzinho do "western spaghetti", um gênero popularesco, definitivamente menor, de um intruso no Velho Oeste como Leone.

Clint Eastwood veio da TV  quando apareceu  com a série de western Couro Cru - Rawhide,  Ele dividia a Série ao lado de Eric Fleming, cujo papel era mais importante do que o de Clint, embora este seja o segundo nome no elenco. A série foi ao ar até 1965. Mas foi graças a esta série televisiva que a estrela de  Clint acabaria de encontro com o cineasta Sergio Leone (1929-1989), que introduziria o chamado Western Spaghetti, um novo estilo de se fazer faroestes bem diferentes dos americanos. Em 1964 Sergio Leone tinha conseguido 200 mil dólares para rodar seu primeiro western que se chamaria Por um Punhado de Dólares. Pensou em Henry Fonda, James Coburn, e Charles Bronson para o papel principal, mas os três recusaram.

Vejam só que ironia do destino: Indicaram então a Leone  ERIC FLEMING, o astro principal da série de TV  Couro Cru.  Mas Eric pediu 50 mil dólares para participar do filme. Portanto,  Leone recusou a pagar seu preço. Por sua vez, Leone ofereceu o papel a Clint Eastwood, o companheiro de Eric Fleming, com a oferta de 15 mil dólares, quantia esta que foi aceita por Eastwood, que acabou virando um grande astro. Eric Fleming, por sua vez, saiu da série Couro Cru, e foi filmar no Peru, onde acabou morrendo tragicamente em um acidente de filmagem, afogado num rio da floresta amazônica, aos 41 anos de idade.

Daí, Eastwood começou a ter destaque após interpretar o misterioso Homem sem nome na trilogia dos dólares de Sergio Leone. Os filmes Por Um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965), e Três Homens em Conflito (1966) foram um verdadeiro sucesso em terras italianas e norte-americanas, em especial o último, que fez Clint Eastwood se tornar famoso mundialmente. Em que pese ser um ator mediano ou meeiro, ele sempre nos passava a impressão de ser o herói ou anti-herói monossilábico, com ar impenetrável – uma combinação perfeita para o estilo cara-de-pedra. Mesmo não sendo um grande ator era uma figura bastante carismática, pois o vejo, cada um com seu estilo ou linhas bem  diferentes,   como o sucessor do grande John Wayne. Não à toa que o mestre Sérgio Leone costumava afirmar que,  “Eu gosto do Clint Eastwood porque ele tem somente duas expressões faciais. UMA COM O CHAPÉU E OUTRA SEM ELE...”.

O nosso tributo  a Clint Eastwood pelo seu aniversário é em razão  dele ser uma das grandes lendas VIVAS do cinema que no última dia 31 de maio completou 9  décadas de existência,  e uma vida cheia de lutas, prêmios e glórias. Conforme nos relata com muita precisão  o pesquisador e estudioso da biografia de Clint, o carioca Paulo Telles,  ele é  um artista que não se deixou abater pelo avanço da idade e que continua firme e forte em seus projetos, um exemplo para seus amigos, colegas de profissão, e fãs que com o passar do tempo se transformou   nesse espetacular  ator, produtor e diretor. Seu nome de batismo  é Clinton "Clint" Eastwood  Jr, nascido em São Francisco, Califórnia, sua família era  de ascendência escocesa, inglesa e irlandesa,  de classe média e protestante.

Por fim, que fique bem entendido: quando me refiro a esses  dois "monstros" sagrados do cinema,  pois  é bom que fique bem evidenciado  que, na verdade,   John Wayne foi melhor apenas um degrau acima. Eu ousaria afirmar que os dois astros não eram grandes atores, e sim altamente carismáticos. Afinal, os dois tinham uma presença fascinante nas plateias do mundo inteiro!!!