terça-feira, 14 de julho de 2020

FUTURO PREFEITO DE CAPOEIRAS ESTÁ BOM TININDO, RECUPERADO E VENDENDO SAÚDE

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, no último final de semana, o pré-candidato a prefeito de Capoeiras, Nego do Mercado (PSB), comunicou seu retomou as atividades de pré-campanha para as eleições de 2020.

O comerciante Nego do Mercado que ficou alguns dias afastado das atividades da pré-campanha, cumprindo isolamento domiciliar, disse haver sido testado positivo para a Covid-19, mas que já está bem, recuperado e não corre mais risco de transmitir a doença. Ele apresentou o exame que fez.

'Agradeço a cada um de vocês que me mandaram mensagens através das redes sociais no WhatsApp e ligações; também agradeço de coração aos que fizeram orações e pediram por minha saúde e de meus familiares; isso me deixa muito feliz e entusiasmando para seguir em frente lutando por uma Capoeiras cada vez melhor.

Que Jesus em sua infinita bondade derrame suas bênçãos sobre cada um de vocês.

A partir de hoje estarei retomando as atividades de pre-campanha, fazendo visitas, atendendo a população e discutindo o futuro da nossa cidade. Um forte abraço a todos.' - disse o pré-candidato no vídeo.

Já nestes sábado e domingo (11 e 12/07), o pré-candidato Nego do Mercado, mantendo os cuidados necessários do distanciamento social, foi visto conversando com várias pessoas na cidade e também na zona rural retomando de fato sua pré-campanha a prefeitura de Capoeiras. - Fonte: Blog de Capoeiras - A imagem e a manchete não fazem parte do texto original. - 

domingo, 12 de julho de 2020

MORRE O HOMEM FICA A FAMA


Por Altamir Pinheiro

No campo da maestria musical falar de Ennio  Morricone é o mesmo que falar que o açúcar é doce.  Todos nós sabemos que a mente humana é mero artifício da sua manifestação. Em se tratando de obra artística então isso se aprofunda ainda mais quando ouvimos uma música e ficamos a imaginar como pode um ser criar aquele mundo, aquela linguagem poética, aquela verdadeiríssima miniatura do universo que nos transporta para tão longe em um vasto horizonte do conhecimento musical que é a obra que resultou em toda essa maestria e perfeição desse regente  mestre da harmonia que foi  o aclamado maestro Morricone. 

No último  dia seis do mês de julho de Senhora Santana do ano de dois mil e vinte, o maestro italiano se encantou aos 91 anos de idade, em Roma. Em um obituário escrito pelo próprio onde ele se despede de amigos, familiares e da esposa, Maestra Maria, a quem deixou seu “ADEUS MAIS DOLOROSO”. Escreveu ele: Estou anunciando a minha morte a todos os meus amigos que sempre foram próximos de mim e também aqueles que não vejo há algum tempo. Eu os saúdo com grandioso carinho. É impossível nomeá-los todos. E completou com a pureza ou a argumentação singela  dessa frase que é de arrepiar: "Só existe um motivo que me faz dizer adeus a todos vocês dessa forma, e é o fato de eu ter decidido que gostaria de ter um funeral privado: eu não queria incomodar". Ao nos deixar,  Morricone escreveu: Eu, Ennio Morricone, estou morto. 

VIDA QUE SEGUE!!!  Foi na “Bota” da Europa que alguns dos melhores artistas de todos os tempos emergiram, tais como os renascentistas Leonardo da Vinci, Michelangelo ou Rafael. Séculos decorridos, a tendência para a produção artística de grande valor prevaleceu e a Itália orgulha-se de um filho pródigo voltado para a música. Com um currículo repleto de bandas sonoras dos mais diversos filmes, Ennio Morricone é um colosso no que toca à associação do mundo da música com o do universo do cinema. Com o “TOQUE DE MIDAS” da composição, o europeu tem o condão de conceder o complemento necessário para que nenhum detalhe impregnado num filme passe despercebido. Como afirma o ótimo cinéfilo de Caruaru-PE, Joaílton, Ennio Morricone esgotou todos os adjetivos para qualificá-lo…

O escritor Lucas Brandão que escreve para a revista eletrônica Comunidade Cultura e Arte é taxativo em afirmar quando nos relata que o legado do maestro se estende por mais de 6 décadas e de 500 composições para filmes. Ennio Morricone é um satélite que orbita tanto no planeta da música como no do cinema, fazendo a conexão fantasiosa entre os mesmos. Com um legado quase impossível de ser descrito num finito número de parágrafos, importa reforçar o caráter fascinante e unificador das composições musicais que reforçam já a aura única que cada filme transporta. Se já não bastasse que, pelo seu enredo e personagens, nos maravilhasse, a varinha mágica de Morricone dá uma fragrância de musicalidade etérea à história transmitida. 

Um fato curioso e diferenciado na vida do maestro ou uma interessante peculiaridade da sua carreira é a de que nunca abandonou a cidade que o viu nascer e morrer (Roma) para fazer as suas composições e nunca aprendeu a falar inglês, passando esta evidência despercebida com a sua versatilidade tanto como compositor para diversos tipos de trabalhos artísticos como nas funções de maestro e nas de diretor dos mesmos. Abdicando de viajar o máximo possível, o italiano é também conhecido pela originalidade das suas composições musicais, elaborando-as sempre do zero e abdicando de usar elementos predefinidos e já existentes. Atualmente, no mundo do cinema, destaca-se a reciclagem do norte-americano Quentin Tarantino de vários êxitos do compositor em filmes dirigidos pelo cineasta, como por exemplo, em 2013, Django Livre. 

Em janeiro de 2018, na cidade São Paulo, aconteceu uma mostra no Centro Cultural Banco do Brasil, dedicada ao trabalho do maestro e compositor Ennio Morricone, provavelmente o maior de todos os compositores de trilhas sonoras para o cinema. “SONORA: ENNIO MORRICONE“ exibiu 22 filmes de gêneros e diretores diferentes, mas com algo em comum: a trilha marcante do maestro. Para todo o fã de cinema, é impossível medir a importância do SIGNORE MORRICONE para a história. Desde os spaghetti Westerns de Sergio Leone, até Os Oito Odiados, pelo qual finalmente recebeu um Oscar de trilha sonora, Morricone escreveu trilhas fantásticas. As preferidas, recentemente, são as de Os Intocáveis e a simplesmente perfeita de Cinema Paradiso – impossível não se emocionar com todas essas cenas… 

A propósito do filme Era Uma Vez no Oeste que é um majestoso faroeste dirigido por Sergio Leone, muito da beleza visual desse filme deve-se ao maestro e compositor Ennio Morricone pois como é sabido, Leone pediu a Morricone que compusesse os temas musicais do filme, o que o compositor fez a partir da leitura do roteiro e de suas conversas com o diretor. Para as sequências e personagens principais, Morricone criou composições específicas e Leone executava essas peças durante as filmagens. Isso não só ajudou os atores, mas despertou nele, diretor, uma transcendente inspiração. Como diz o estudioso de faroeste Darci Fonseca: “Ennio Morricone já havia criado admiráveis e inovadoras trilhas sonoras para westerns spaghetti. Nenhuma delas, porém, atingiu a perfeição das peças musicais composta para “Era Uma Vez no Oeste”, especialmente o tema principal que tem o mesmo título do filme”. 

Sob encomenda do cineasta SERGIO LEONE, Ennio Morricone escreveu as trilhas sonoras de quatro dos 10 principais filmes de Western Spaghetti: Por um Punhado de Dólares) (1964), Por Uns Dólares a Mais)(1965), Três Homens em Conflito (1966) e Era uma Vez no Oeste) (1968). Aliás, No filme Era Uma Vez no Oeste, a música conjugada com as imagens é uma das coisas mais bonitas que o cinema já proporcionou. Mas como nem só de um estilo vive a obra de um gênio, o maestro também assinou a trilha de obras de comédia, horror e drama. Os filmes Exterminação 2000 (1977), de Alberto De Martino; Áta-me! (1990), de Pedro Almodóvar e Reviravolta(1997), de Oliver Stone são alguns dos destaques da vida musical de Morricone fora do velho oeste. Pelo conjunto da obra, a indústria cultural assume que um gênio do calibre de Ennio Morricone surge uma vez a cada nunca mais.

A seguir, para os apreciadores da boa música, clic no endereço abaixo para ouvir por uma hora esta coleção de músicas originais comandada pelo maestro Ennio Morricone, todas fazem referência aos filmes Spaghetti Westerns.







quinta-feira, 9 de julho de 2020

PROCURA-SE UM FUJÃO!!!



Por Altamir Pinheiro

Os cartazes de PROCURA-SE imortalizados em filmes faroestes, nesses últimos dias, voltaram à moda em Capoeiras.  Não com os dizeres “Vivo ou Morto” e com direitos aos caçadores de recompensas receberem gordas indenizações pela cabeça de alguém, mas SIM com o letreiro estampado nas praças, ruas e bares: CADÊ O FUJÃO!!! Pois bem, na última quarta-feira(8), o pré-candidato a prefeito, Dudu, passou um pito no radialista Sulipa e não deu as caras nem o ar de sua graça à Rádio Jovem Cap, conforme havia prometido e estava agendado para o horário do meio-dia. Quer dizer: Farrapou!!!  Sumiu!!! Escafedeu-se!!! O possível adversário que vai disputar  a eleição com Nego do Mercado, já começou errado ao se esquecer de prestar atenção em um ditado antigo e fundamental numa pré-campanha eleitoral acirrada como será a de Capoeiras que diz o seguinte: “Um fujão nunca vence, um vencedor nunca foge”. Quer dizer, quem desiste ou foge nunca vence e só vence quem nunca desiste...

Mesmo sendo um pré-candidato totalmente despreparado, intelectualmente, para falar sozinho em uma entrevista numa emissora de rádio, geralmente, ele só entra em um estúdio com advogado a tiracolo ou no bolso da algibeira, pois além de ser totalmente limitado no falar, judicialmente, está mais enrolado com a justiça eleitoral do que fumo de corda nas bancas da feira de Capoeiras, por isso exige à presença de advogado para socorrê-lo. Ele não se mancou ainda daquele velho adágio popular: quem não pode com o  pote cheio d’água, não bota a “rudia de pano” na cabeça...

Outra bronca pesada que o fujão tem para resolver é o caso do difícil registro de candidatura desse octogenário ou do oitentão do partido político PL, como se vê,  a cada dia que passa fica ainda mais complicado, pois vai levar toda sua campanha  pendurada nas famosas e indesejáveis  LIMNINARES JUDICIAIS, haja vista que deixa uma suspeita no ar de não reunir a menor condição de se candidatar ao cargo de prefeito de Capoeiras. Deixando claro que, além de ser taxado de fujão de entrevista em rádio, vai tentar a todo custo, burlar as leis para a justiça aceita-lo, mesmo sendo um ficha suja. O possível adversário de Nego do Mercado é um exemplo extremo de como os partidos políticos vão até o limite para viabilizar a candidatura de políticos enrolados com a justiça. 

As redes sociais de Capoeiras e boa parte dos Blogs de Garanhuns e toda região do agreste meridional batem na mesma tecla: “A inelegibilidade de Dudu é uma realidade cagada e cuspida”. Ou seja, Supostamente, o eleitor do município de Capoeiras que pretende sufragar as urnas em favor do possível candidato do PL, corre o risco de perder seu voto, pois, pelo andar da carruagem, sua polêmica candidatura tem tudo para ser anulada. Só nos resta aguardar o que a justiça eleitoral tem a nos dizer!!! Na verdade, o horizonte que se deslumbra é que  ele está numa tremenda encruzilhada que deve ser   humanamente impossível  livrar-se dela, pois: se correr o bicho pega e se ficar o bicho come...

quarta-feira, 8 de julho de 2020

VOCÊ É UMA BRASA, MORO!!!

Roberto Carlos%2C Rosângela e Sergio Moro


Por Altamir Pinheiro

As pessoas no Brasil ainda não entenderam que atacar Moro, o Papa da  Lava jato é ir contra uma nação de  indignados. A lava jato foi uma  conquista dos brasileiros cansados da impunidade e da corrupção. Moro é a encarnação do espírito de justiça que não existia no Brasil. Como se vê, hoje,  Sérgio Moro é vítima de duas facções: a Bozomáfia & Bozolulismo. A jagunçada da BOZOMÁFIA é um bando malfeitor que não tem vergonha nenhuma na cara e se desprendeu completamente de qualquer senso de objetividade. Todos eles estão cientes (mas dão uma de João-Sem-Braço) que o Bunda Suja faz um governo  incapaz, inábil e estúpido, além do Boca Porca do Bolsonaro ser  um governante cruel e desastrado sem falar na falta de competência ou decência que é gritante...  Fazer um devoto ou fanático da Bozomáfia  pensar com lógica não é nem fácil nem difícil. é inútil. Porém, de minha parte, não tenho e nem muito menos nutro  ódio dos puxa-sacos do amigão de Queiroz. Tenho nojo!!!   Observando bem os defensores ou componentes da gangue através da paixão exagerada pelo coadjuvante ou  dublê de presidente  parecem mais filmes pastelão, os bandidos defendendo o “mito” e atacando o Xerife Moro. Portanto, só há uma voz de comando para a gente exortar esse zé povinho:  XÔ, CARNIÇA!!!

Em épocas não muito remotas em que, durante toda a minha vida, ouvi o mesmo discurso de amigos e conhecidos. A mesma queixa, feita num tom entre o amargo e o irônico, entre o resignado e o enojado. DIZIAM ELES: o problema do Brasil era a impunidade, os poderosos jamais pagariam por seus crimes e tudo ficaria para sempre como sempre foi. O Brasil não tinha jeito. Esses meus amigos, muitos deles intelectuais, jornalistas, bancários, advogados, comerciantes, quase todos suspiravam pelos países mais desenvolvidos, onde não havia tolerância com quem descumprisse a lei. Nesses últimos seis anos,  houve uma mudança considerável no Brasil. Poderosos que descumpriram a lei foram enjaulados sem dó nem piedade e,  essa mudança tem nome: chama-se Sérgio Moro!!! Deve doer e muito nas cacholas ou  intelectos de um   Lula, Marcelo Odebrecht, Sérgio Cabral e o intocável  Eike Batista o destino que a maldita história lhes reservou. O próprio Seboso de Caetés tinha o  destino de um Deus, de um Super, de um Monarca, hoje, velho e doente,  descambou-se para uma simples peça de enredo confuso, em que o personagem central  foi um juiz "FUTUQUENTO" de Curitiba e o epílogo é a Odebrecht do pai Emílio. Nunca na história do Brasil, esses culpados pareceram tão inocentes. Ou, por outra, nunca esses inocentes pareceram tão culpados...


Por fim, no final do ano passado, em um show apresentado no  teatro de Curitiba, Roberto Carlos, muito bem-humorado,  resolveu brincar ao anunciar a presença do então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro,  e sua mulher, Rosângela. O cantor usou uma gíria muito popular dos tempos da Jovem Guarda ao apontá-lo na plateia. "VOCÊ É UMA BRASA, MORO". O público caiu na gargalhada e aplaudiu a espiritualidade do Rei.

terça-feira, 7 de julho de 2020

CODESVAF CHEGOU NO AGRESTE MERIDIONAL




































Nivaldo Mendes

Em pouco tempo à frente da chefia da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, vem deixando sua marca registrada com uma gestão inovadora. Neste começo de julho as máquinas de perfurar poços juntamente com suas respectivas equipes de trabalho,  encontram-se ou estão se deslocando  para a  Região do Agreste Meridional, mais precisamente em Capoeiras, Palmeirina e Garanhuns. 

Em pouco tempo no comando da  Superintendente da 3ª. Sr da Codevasf, em Pretrolina-PE, o engenheiro Aurivalter Cordeiro, tem se destacado como chefe desse importante órgão federal. competente, talentoso e humilde, Aurivalter imprimiu o ritmo forte, com uma gestão proativa e inovadora, levando a Codevasf a ter novamente dos sertanejos e outras regiões do estado  o respeito e certeza de que terão ações voltadas aos benefícios de todos.

Aurivalter Cordeiro, recebe a todos que o procuram em seu gabinete, sempre atencioso e prestativo, e outro importante marco dele, foi a de sair do gabinete e ouvir o povo, gestores, e autoridades, em cada município, que a companhia atende, participando de reuniões em câmara municipais e nas associações rurais.

Dono de uma delicadeza única, e de um currículo invejável,  que poucos possuem, Aurivalter nunca deixou de atender as demandas de todos os parlamentares federais de Pernambuco, que destinaram recursos financeiros para a Codevasf, e nem fez discriminação a prefeitos e vereadores, prova disto, são os inúmeros títulos de cidadão que tem recebido em diversas cidades do estado.

Respeitado e admirado, por políticos das mais diversas correntes partidárias de Pernambuco, como o próprio deputado federal da região do agreste, Fernando Rodolfo,  e por todos os servidores da Codevasf, Aurivalter como um grande empreendedor e bastante habilidoso, deixou outra importante marca na companhia, que foi a construção da nova e moderna sede da empresa, que recentemente foi inaugurada com a presença do ministro,  Rogério Marinho, do presidente nacional da Codevasf, Marcelo Moreira, do senador Fernando Bezerra Coelho, do deputado federal Fernando Filho, do deputado estadual Antônio Coelho, do prefeito de Petrolina Miguel Coelho e diversas autoridades da região sertaneja. Este ato simbólico de inauguração, da nova  sede da Superintendência da Codevasf, foi em homenagem ao ex-deputado federal Osvaldo Coelho, um baluarte que foi em defesa Região Nordeste.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

O CINEMA ESTÁ DE LUTO: MORREU O MAESTRO ENNIO MORRICONE

Ennio Morricone, Italian Composer, Dies at 91 | Time

O compositor e maestro italiano Ennio Morricone, autor de algumas das mais celebradas, premiadas e populares bandas sonoras da história do cinema — como claro exemplo, o tema principal de “Era Uma Vez na América“, de Sergio Leone — morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 91 anos, numa clínica em Roma, depois de complicações devido a uma fratura no fémur causada por uma queda, esclareceram os jornais italianos como o La Repubblica. O funeral será privado “em respeito pela humildade que sempre caracterizou a sua existência”, informou o advogado da família.

O maestro “preservou até aos últimos momentos a completa lucidez e grande dignidade. Agradeceu à sua amada esposa Maria, que o acompanhou com dedicação em todos os momentos da sua vida pessoal e profissional e esteve perto dele até ao seu último suspiro. Agradeceu aos filhos e netos pelo amor e carinho que lhe deram. Dedicou uma lembrança emocionante ao seu público, de cujo apoio ele sempre extraiu a força da sua criatividade”, escreveu ainda o advogado.

Ennio Morricone foi autor de mais de 500 músicas para cinema e 100 peças clássicas, entre as quais melodias como a que criou para o filme “O Bom, o Mau e o Vilão” (1966), também de Sergio Leone (realizador com quem manteve uma importante e frutuosa colaboração), protagonizado por Clint Eastwood. Até hoje, vendeu mais de 70 milhões de discos.


Ennio Morricone nasceu a 10 de novembro de 1928. Começou por estudar trompete em 1956, formando-se em composição no Conservatorio di Santa Cecilia, sob orientação do maestro Goffredo Petrassi. Foi na televisão RAI e na editora RCA Itália que deu os primeiros passos no mundo do trabalho.

A sua estreia no cinema foi em 1961, com o filme “Il Federale”, de Luciano Salce, e, ao longo da sua vida, trabalhou em filmes dos mais variados géneros, como “Os Intocáveis”, “O Bom, o Mau e o Vilão”, “A Missão”, “Cinema Paraíso” ou “Aconteceu no Oeste”, e algumas das suas composições são até mais famosas do que os próprios filmes.

Trabalhou ainda com vários diretores, destacando-se Sergio Leone, Hitchcock, Nino Rota e Fellini, tendo sido premiado com três Grammys, quatro Globos de Ouro, seis BAFTAS, 10 prémios David di Donatello, 11 Silver Ribbons, dois European Film Awards, um Golden Lion for “Lifetime Achievement” e um Polar Music Prize.

Mais recentemente, em 2007, o maestro foi ainda presenteado com um Óscar Honorário, recebido pelas mãos de Clint Eastwood. Já em 2016, a banda sonora dos “Oito Odiados”, do realizador Quentin Tarantino, ganhou o Globo de Ouro e o Óscar de “Melhor Banda Sonora Original”. Este ano, o compositor foi distinguido com o Prémio Princesa das Astúrias das Artes, juntamente com o norte-americano John Williams, “por terem enriquecido centenas de filmes com o seu talento”, segundo o júri.

Depois de várias décadas de criação, o “maestro”, que continuou a compor, decidiu retirar-se dos palcos, atuando pela última vez em Portugal em maio de 2019, num concerto integrado na digressão mundial de despedida. O primeiro-ministro italiano já reagiu à morte, utilizando a rede social Twitter para homenagear o compositor. “Iremos recordar sempre, com infinita gratidão, o génio artístico do Maestro #EnnioMorricone. Fez-nos sonhar, emocionar e refletir, escrevendo notas memoráveis que permanecerão indeléveis na história da música e do cinema”, escreveu Giuseppe Conte. Em declarações à Rádio Observador, o maestro António Vitorino D’Almeida afirmou que morreu um dos maiores da música e do cinema. “Foi realmente muito importante e era muito difícil não reconhecer o estilo dele e a [sua] forma de fazer música”, disse. Fonte: jornal português Observador. -

domingo, 5 de julho de 2020

UM BUNDA SUJA GENOCIDA


Fernanda Vivas, Márcio Falcão e Gustavo Garcia


O PDT pediu nesta sexta-feira, dia 3, ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determine o uso obrigatório de máscaras em templos religiosos, comércio, indústria, escolas e locais fechados com reunião de pessoas. Na prática, ao apresentar a ação, o partido quer tornar sem efeito o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto aprovado pelo Congresso que previa o uso obrigatório nesses locais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o uso da máscara como uma das formas de prevenir a disseminação do coronavírus. Como o STF está em recesso, a tendência é que a ação do PDT seja analisada pelo ministro Dias Toffoli, responsável pelas decisões judiciais urgentes durante o período.

PRERROGATIVA – Para o PDT, Bolsonaro usou uma prerrogativa prevista na Constituição (poder de veto a projetos de lei) para violar o direito fundamental à saúde. “O senhor Jair Messias Bolsonaro valeu-se de uma prerrogativa constitucional, com a invocação de um direito fundamental, para violar o direito à saúde e incitar a população brasileira a descumprir as normas locais”, argumentou o PDT.

“Como autoridade máxima do Poder Executivo, o Presidente da República deve zelar pelo cumprimento de todas as normas vigentes no país, sejam elas federais, estaduais, distritais ou municipais, além de promover o bem geral do povo brasileiro”, acrescentou o partido.

A legenda argumentou ainda que há um “perigo incontestável” e que não usar máscara pode “intensificar o contágio do novo coronavírus nos rincões do país”.

sábado, 4 de julho de 2020

SANEAMENTO BÁSICO

Novo marco do saneamento: projeto que abre espaço ao capital privado



Maurício Assuero

O marco regulatório do saneamento básico foi aprovado pelo senado federal na semana passada e já suscitou uma série de críticas de oposicionistas. Importante lembrar que 13 senadores votaram contra e todos eles de partidos de esquerda. Acredito que não votar um projeto faz parte da prerrogativa do parlamentar, assim como o eleitor tem o direito de votar nulo ou votar em branco, no entanto, o parlamento cabe, a ele, muito mais do que dizer que não apoia, por isso se não concorda com determinado projeto, apresente alternativa.

O pessoal que torce contra, logo se apressa a esbravejar a idiotice histórica de que “estão vendendo o patrimônio do Brasil para empresas privadas” ou que “querem privatizar a água” e ganham espaços na mídia de forma assustadora. A água é um bem público. Mas, por quê? Porque da mesma forma que o ar ou que a defesa nacional, o uso de um consumidor adicional não gera custos marginais (desculpem o termo técnico, mas custo marginal é aquele que é incorrido na produção de uma unidade adicional de produto).

Ao invés de falar em privatização, as pessoas deveriam se perguntar: por que de determinados produtos não são ofertados por empresas privadas? Pergunta a Dilma, que é economista, por que não temos empresas privadas estocando ar? O motivo é simples: uma empresa privada só vai ofertar um produto se ele conseguir precificar esse produto. Não tem como vender “ar” porque não tem como precificar esse bem. De modo igual, não tem como colocar preço na defesa nacional e com isso decorre que tais serviços devem ser prestados pelo governo. Eu entendo o mercado dessa forma: o governo deveria fornecer aquilo que a iniciativa privada não é capaz.

Nesse contexto já ouvi muito “imagine, se nessa pandemia, não tivesse o SUS”. Falam assim como se o SUS fosse vacina. Já falei aqui sobre essa imbecilidade de “ser contra a privatização do SUS”. Só se privatiza entidades com capital social e não é o caso do SUS. Essa preocupação vem da discussão do papel do estado. O pessoal da esquerda acha que as coisas só funcionam se o estado for dono. Faço aqui uma analogia: até hoje a melhor seleção brasileira que vi jogar foi a de 1982, comandado por Telê Santana. Um futebol primoroso, harmônico, mas não ganhou a Copa. Tudo bem: a Itália foi mais eficiente naquele jogo. Mas, Telê não jogava com ponteiro direito. Cortou Renato Gaúcho e quando lhes perguntavam sobre não ter ponteiro, ele respondia “o importante não é ter ponta, é jogar pelas pontas”. O importante não é o estado ser dono, importante é o estado estar presente.

Outro detalhe, decorrente da cegueira política, é que o projeto não privatiza, mas permite que a iniciativa privada obtenha concessão, através de um processo licitatório e que a empresa pública ou de economia mista também possa participar do certame. Em seguida surge aqueles pensam apenas com um lado do cérebro pra dizer que o serviço vai aumentar a tarifa e que as pessoas pobres serão afetadas. Pura burrice. Hoje, estamos todos nós enfurnados dentro de casa com um monte de equipamentos elétricos ligados. Minha conta de luz aumentou 30% e as pessoas pobres que consomem até determinada quantidade de Kwh, tem seu consumo pago pelo governo.

Em meio a tudo isso, as pessoas contrárias – diga-se que até agora só vi opinião contrária de esquerdistas – que muito criticaram a privatização das Teles não encontram respostas para explicar o motivo de a telefonia ter dado certo. O mundo não acabou. Hoje, no Brasil há mais celulares do que pessoas. Queria ver se estivesse no governo o quanto de dinheiro de corrupção já tinha rolado porque, no fundo, esse é retrato do Brasil: empresas públicas criadas para abrigar corruptos que sustentam os corruptos que criaram as empresas.

O problema que devemos ficar atento e no contrato. Algumas privatizações são desfeitas porque os contratos são falhos, mas o caminho é esse. Retirar o estado de atividades nas quais a iniciativa privada é capaz de ofertar. Não custa lembrar que o senador Alcolumbre disse que a 30 anos se esperava por isso. Ele tem razão porque o governo, nesse campo, sempre foi paradoxal: não fazia saneamento porque a obra não aparecia e “fazia” saneamento porque o se fosse questionado como gastou somas acreditava que ninguém seria capaz de cavar para os canos. Enquanto isso, o dinheiro ficava registrado como obra e se desviava pelos dutos onde passam um boi, uma boiada e um monte de dinheiro.