segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Todo SEVERINO já nasce BIU. Todo CARRASCO já nasce com o seu destino..........


BIU: O CARRASCO DE EMÍLIA
Altamir Pinheiro
A dúvida começa na portaria do edifício. Segue no balcão da padaria. Na barraca de lona  do sarapatel de Dona Zefa do Bufeiro lá na Ceaga. No grudento ponto de ônibus da Praça Irmãos Miranda. Na inútil câmara de vereadores de Garanhuns, Na barraca de melancia e abacaxi fatiadas da feirinha do Mundaú. Onde quer que passe um Severino, vai ter alguém chamando: "Ô BIU!!!". O porquê, poucos se arriscam a explicar. Afinal, por que todo Severino é chamado de Biu?!?!?! Não sei se a forma certa é bio, biu, bil... Mas sei que da mesma forma que chamam "Chico" pra quem se chama Francisco; “Lula” pra quem se chama Luís; também chamam "Biu" pra quem se chama Severino. Qual a origem do apelido?!?!?! O que Biu tem a ver com Severino? Diz a "lenda" que Biu é o apelido do Severino no Nordeste. O apelido é tão popular que vai ESBARRAR até no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Ali, encontra-se o Conselheiro SEVERINO OTÁVIO RAPOSO MONTEIRO, Ex-vereador, Ex-prefeito e Ex-deputado. No Tribunal de Contas já ocupou a Presidência, a Vice-Presidência e a Corregedoria. Atualmente, BIU, ficou mais conhecido na Região do Agreste Meridional como o CARRASCO da Diretora do HRDM.
Carrasco, algoz ou verdugo são nomes dados ao funcionário diretamente encarregado da execução de uma sentença de pena de morte. No caso do enforcamento, por exemplo, é o carrasco quem empurra o condenado para que ele morra pendurado. A figura do carrasco encapuzado tomou ares míticos e assustadores durante a IDADE MÉDIA, onde as execuções aconteciam com frequência. Dois nomes que ativam a nossa memória vem na lembrança as figuras de Joana D’arc que foi queimada na fogueira em praça pública a 30 de maio  de 1431 e o de Tiradentes que foi enforcado no dia 21 de abril de 1742. No tocante à Joana D’arc as labaredas da intolerência as transformou em cinzas. Quanto a nós, jamais essas mesmas  labaredas tomarão conta desse patrimônio do povo que é o sofrido, porém querido Hospital Regional Dom Moura.
No que se refere estritamente aos escândalos da saúde tanto no hospital como na secretaria  de Caetés eles produziram uma PRIVADA de pensamentos profundos. Na verdade, eles partiram para o pedantismo e a vaidade, que aliás, são atributos da grande maioria dos comunistas de araque e, para quem não sabe, ainda por cima esses comunistas e socialistas ostentam a pose de vaidosos, pretensiosos, alarmantes e sabichões. Aliada aí, ao luxo, magnificência e pompa. No poder, comportam-se como aquele conhecido “MILITAR” garboso em que a farda modela o corpo, porém atrofia a mente(Fidel que o diga). Mesmo assim,  se acham o máximo, absolutos e rigorosos e,  acima de tudo  intocáveis. O pedantismo dessa gente  é tanto que, para eles, quem avisa nem sempre amigo é, como fora o nosso caso. Nos trataram como inimigos. E a prova dessa inimizade criada por eles veio a todo vapor e foi devastadora. Não é à toa que  toda a imprensa de Garanhuns foi tratada a “socos e pontapés” pelo PSB  de “DUDU OI DE GATO”. Daí, MESMO SEM A PATENTE DE CARRASCO COMO SEVERINO  BIU DO TRIBUNAL, rebatemos à altura e encurralamos os larápios. De um lado eles esperneando, do outro,  a gente apertando o cerco e rasgando o verbo e, ainda por cima,  tivemos tempo, apoio da sociedade, plena  condição e dados comprobatórios para pintar e bordar, chulear, casear e pregar botão em cima deles.


7 comentários:

TRÊS DIMENSÕES disse...

Tudo indica que alguns personagens da direção do Dom Moura e de Caetés que cheiram a naftalina fizeram uso sofisticado para se apossar dessa grana toda. Desconfia-se que o conhecimento usado foi em 3 d, tudo digital, tudo com a mais alta tecnologia.................... Será que o destino da grana foi os paraísos fiscais?

Dedo Duro disse...

Vamos superlotar a caixa bostal da secretaria de saúde com toda essa roubalheira do hospital dom moura. EIS OS ENDEREÇOS: ouvidoria@saude.pe.gov.br
assessoriases@gmail.com
adm.gab.ses@gmail.com

Anônimo disse...

alguém tá lembrado da ambulância que encontra-se locada de um médico que é diretor médico do hospital? houve licitação? foi publicada? detalhe ela só roda em Garanhuns, pra não gastar!

Hadriel Ferreira disse...

Muito bom texto.

Daniel Carrasco disse...

Muito bom texto... desconhço um pouco o contexto do que se fala. vim ter ao blog a surfar na net. tem piada...o meu apelido é Carrasco, e a minha mãe é Emilia. lol de onde vem este texto? estou curioso. cumprimentos

Daniel Carrasco disse...

Muito bom texto... desconhço um pouco o contexto do que se fala. vim ter ao blog a surfar na net. tem piada...o meu apelido é Carrasco, e a minha mãe é Emilia. lol de onde vem este texto? estou curioso. cumprimentos

Pirul disse...

Que viagem hein, Joe? kkkkkkkkkk